Grandes Jornalistas na ETIC // Master Classes

Um elenco de reconhecidos profissionais da área de Jornalismo e Comunicação enriqueceram, com a sua experiência e conhecimento, as aulas dos alunos do curso de Jornalismo e Novos Media HND. A convite do Professor de Edição Rui Dias, vieram à ETIC Ana Sofia Vinhas, Directora de Marca EDP, Patrícia Gallo, ex-pivô da RTP e actual Consultora de Comunicação, António Esteves, João Tomé de Carvalho, ambos Jornalistas da RTP, Nelson Pereira da Sport TV, Hugo Andrade, ex Director de Programas da RTP, e Luís Costa Branco, Jornalista da Benfica TV.

Os alunos ouviram todas as histórias e experiências, contadas em registo informal, e puderam comprovar o imenso profissionalismo de todos os convidados.

ANA SOFIA VINHAS – Directora de Marca EDP
“Sermos felizes com aquilo que fazemos é o segredo.”

Ana Sofia Vinhas partilhou a sua experiência com os alunos de Jornalismo e Novos Media – HND da ETIC. Na Master Class a ex-jornalista, que continua a contar histórias, deu mais do que “dicas” para uma carreira profissional de sucesso. Ana Sofia Vinhas foi jornalista na RTP, TVI e em 2008 não hesitou em aceitar o desafio lançado pela EDP para dirigir a equipa de comunicação da marca, que está presente em 14 países. Nenhuma pergunta ficou sem resposta. Sempre sorridente, provocou e incentivou os alunos ao trabalho, à busca do conhecimento, e deu exemplos de quão importante é “saber fazer”. O segredo para o sucesso “é sermos felizes com aquilo que fazemos”, nunca  esquecer  o “lado humano” e aceitar desafios. Estas foram algumas das mensagens deixadas por Ana Sofia Vinhas, actualmente Directora de Marca da energética portuguesa.

Paula Sousa Baquero e Alexandre Oliveira 

ANTÓNIO ESTEVES – Jornalista
“É fácil ser jornalista, difícil é ser bom jornalista”

António Esteves é jornalista tem 46 anos e 27 de carreira. António começou na rádio e esteve 8 anos na TSF. Depois da rádio passou pela SIC na qual fez um pouco de tudo, desde enviado especial a pivô de televisão. Como enviado especial esteve na Guerra da Bósnia em 1996, na visita do Papa a Portugal, no Euro 2004, entre outros.António Esteves fez de tudo um pouco, mas sempre ligado ao desporto. É sportinguista mas não é sócio do clube, “pois não se misturam as coisas, é sócio do jornalismo”. Para o jornalista as redes sociais criam uma grande pressão para com os órgãos de comunicação social, devido ao facto de serem demasiado rápidas.“É fácil ser jornalista, difícil é ser bom jornalista” disse o António Esteves aos alunos da ETIC. O que o apaixona no jornalismo é TUDO, entre outras coisas é “estar em todo o lado onde o comum dos mortais não está”.

Raquel Ribeiro


PATRÍCIA GALLO – Consultora de Comunicação
“Ensino técnico prima pelo saber fazer”

Patrícia Gallo, ex-pivô da RTP e actual consultora de comunicação na Pyrsia (empresa por si criada) falou sobre o seu percurso na área do jornalismo e da comunicação.Sempre afável e de sorriso no rosto, mostrou-se a favor do ensino técnico uma vez que este tem uma forte componente prática e prima pelos valores do “saber fazer”. Receptiva a dezenas de questões, não deixou nenhuma sem resposta e ainda se mostrou próxima dos alunos ao esclarecer as suas próprias dúvidas sobre a área, isto porque os tempos são outros e a comunicação regenera-se diariamente.

Mário de Carvalho e Isaura Riethmuler

Os textos são da autoria dos alunos do curso HND de Jornalismo e Novos Media