Ilustração Para Os Novos Media // ANUAL

Sinopse

Prepara profissionais com competências na área da ilustração.
Desenvolve estilos e técnicas de produção de layouts para marcas, produtos ou projectos de autor para implementação nos meios digitais e interactivos.

Estrutura do curso

UNIDADE 1 // PROCESSO CRIATIVO
O conceito de Ilustração e as suas diferentes tipologias.
Como desenvolver um processo criativo.
Experimentação nos domínios da ilustração interpretativa e descritiva.
Estudo da relação entre imagem e texto.
Narrativa: Comunicar com clareza.
Workshop de Desenho à mão livre.
Desenho digital com uso de mesa e caneta digital.

UNIDADE 2 // ILUSTRAÇÃO E OS MEIOS ANALÓGICOS
Responder a briefing de ilustração descritiva / editorial.
Responder a briefing de ilustração interpretativa / de autor.
Exploração da linha e mancha, forma e cor e composição.
Colagem e Recortes: ilustrar sem desenhar.
Carimbos, Stencils e técnicas de transferência de imagem.
Consolidação de valências no uso de materiais analógicos para o posterior tratamento nos meios digitais.
Construção de livros e Pop-ups.
Stippling: técnica de ilustração científica aplicada à ilustração experimental.
Serigrafia em atelier especializado.
Risografia em atelier especializado.

UNIDADE 3 // ILUSTRAÇÃO DIGITAL E PARA O DIGITAL
Tratamento avançado de imagem, integração de imagens provenientes de origens diferentes, retoque digital, integração tipográfica.
Produção de gráficos de natureza fotográfica, edição de côr e efeitos de côr.
Gráficos vectoriais.
Produção de tipografia digital: criação e integração tipográfica, cuidados na utilização de fontes, tipografia criativa.
Pintura digital; converter desenhos analógicos em digitais.
Simulação do analógico no digital.
Resposta a briefings Editoriais (Publicidade, Capas de Livros, Ilustração para Jornais e Revistas).
Artwork para música (Capas de CDs, Merchandise, Gráficos para video-projecção em espetáculos).
Criação de Infografias.
Princípios de ilustração para os novos media, estática e animada.
Construção de um storyboard.
Workshop de Layouts digitais, GUI e icons.
Produzir um E-book

UNIDADE 4 // PROJETO FINAL
Projeto individual, de autor, que pretende desenvolver os conhecimentos e competências
adquiridas no curso, para apresentação de um projecto pessoal do aluno.
Desenvolvimento e execução acompanhados por um professor.
Apresentação a um Juri composto por profissionais do meio.

UNIDADE 5 // PORTFOLIO
Criação de um portfolio profissional.
Como selecionar e apresentar trabalhos online.
Técnicas de divulgação do individuo como Autor.
Técnicas para a divulgação de um projecto.
Workshop de Marketing digital.

UNIDADE 6 // PROGRAMA ETIC_IDEIA
Trabalho real em ambiente Startup.
Briefings lançados por empresas ou marcas.
Trabalho desenvolvido em equipas multidisciplinares.
Projetos em competição com atribuição de prémios.
Criação de conceitos e produtos com potencial de mercado.