Jornalismo e Novos Media // BTEC HND

Sinopse

Competência em todas as áreas do jornalismo – imprensa, rádio, televisão e novos media

Apresentação

O curso de Jornalismo e Novos Media BTEC HND 

Competência em todas as áreas do jornalismo – imprensa, rádio, televisão e novos media 

> Responde às mudanças estruturais que se verificam no jornalismo e na indústria dos média.
> Consagra a alteração na forma de fazer informação com a chegada do mundo digital.
> Desenvolve o perfil do jornalista e treina competências necessárias à construção de uma carreira profissional em jornalismo e comunicação.
> Competências técnico-práticas que incorporam modelos pedagógicos baseados no saber-fazer.
> Explora a pluralidade das Ciências da Comunicação.
> Professores com larga experiência nas várias áreas de Media, Comunicação e da Indústria Criativa.

Estrutura do curso

ESTUDOS CONTEXTUAIS PARA PRODUÇÃO DE MÉDIA CRIATIVOS
Desenvolver o conhecimento dos alunos sobre as abordagens teóricas à produção de média, de forma a informar a sua própria atividade, enquadrando-a num contexto mais vasto.

INVESTIGAÇÃO DE TEMAS ESPECIAIS PARA PRODUÇÃO DE MÉDIA CRIATIVOS
Conhecimento e compreensão de um determinado aspeto da produção de média criativos e as suas competências na pesquisa e apresentação de uma investigação individual.

COMPETÊNCIAS PRÁTICAS PARA JORNALISMO
Gerar capacidades para pesquisar e produzir reportagens claras e precisas que permitam operar profissionalmente no ambiente jornalístico atual.

JORNALISMO DE RÁDIO
Desenvolver competências em termos de compilação, edição e apresentação de boletins noticiosos de rádio, com várias durações e com nível para transmissão.

PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO MULTIPLATAFORMA
As diferentes plataformas de transmissão de programas de radio e a produção de conteúdos para as mesmas. As tecnologias digitais ao serviço da radio e os conteúdos que permitem novas experiências para os públicos utilizadores.

NOTÍCIAS DE TELEVISÃO
Desenvolver a compreensão dos alunos relativamente às notícias de televisão e conferir-lhes competências para planearem, escreverem, registarem e produzirem notícias de televisão com qualidade para transmissão.

DESENVOLVIMENTO E TÉCNICAS DE FILMAGEM E EDIÇÃO VÍDEO
Estudo das técnicas de edição para filme e televisão e a sua aplicação em diferentes formatos e contextos. Explora as opções criativas do editor enquanto parte de uma equipa de produção.

POLÍTICA PARA JORNALISTAS
Compreensão dos alunos sobre as estruturas políticas governamentais e fornecer-lhes as competências necessárias para trabalharem como jornalistas políticos.

CONCEÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
Desenvolver as competências de investigação independente através da realização de uma pesquisa sustentada de importância direta para o seu desenvolvimento vocacional, académico e profissional.

TÉCNICAS DE PESQUISA PARA PRODUÇÃO DE MÉDIA CRIATIVOS
Utilização das técnicas de pesquisa usadas pelos profissionais que trabalham em produção de média criativos.

DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA EM JORNALISMO
Conferir aos alunos um conhecimento da indústria dos media e da comunicação por forma a permitir-lhes empreender e gerar oportunidades de trabalho preparando-os ainda para a criação dos seus próprios projetos profissionais.

TÉCNICAS DE ENTREVISTA E APRESENTAÇÃO PARA RÁDIO
A entrevista e a apresentação para rádio; competências práticas para conduzir entrevistas
e apresentar programas ao vivo e gravados.

TÉCNICAS DE ENTREVISTA E APRESENTAÇÃO PARA TELEVISÃO
Práticas de entrevista e de apresentação para programas de televisão; competências necessárias para a condução de entrevistas e apresentação de programas.

JORNALISMO CONVERGENTE
Desenvolver a compreensão dos alunos relativamente ao jornalismo convergente e
fornecer-lhes as competências para trabalharem na indústria de produção de notícias
multiplataforma.

FOTOJORNALISMO
Promove as capacidades necessárias para desenvolver trabalho em fotojornalismo.
Mais do que fotografar, é necessário produzir imagens que relatem eventos e contem uma história. A competência em redacção são igualmente promovidas.

LIDERANÇA E OPORTUNIDADES NA INDÚSTRIA DOS MEDIA  
Como se prepara um profissional para a excelência? Como se faz a ponte com o mercado? Numa indústria tão competitiva como a dos Media, que desafios se colocam aos novos profissionais? E como se trabalha para chegar à liderança?