Turismo em Negócios Criativos e de Inovação // BTEC HND

Sinopse

Aborda o turismo de forma inovadora e criativa. Combina a viagem e o lazer com a cultura, o ambiente, o design, a tecnologia, a experiência e os novos negócios

Apresentação

O Curso de Turismo em Negócios Criativos e de Inovação BTEC HND (2 Anos)

Aborda o turismo de forma inovadora e criativa. Combina a viagem e o lazer com a cultura, o ambiente, o design, a tecnologia, a experiência e os novos negócios
> Desenvolver conceitos inovadores para reinventar e dinamizar a actividade turística.
> Interpretar contextos culturais de forma alargada e transformá-los em produtos e conteúdos de interesse turístico.
> Comunicar e vender uma ideia de negócio neste sector e fazer uso dos meios digitais.
> Como pensar e desenvolver um produto de turismo que interessa conhecer e experienciar?
> Incorporar o design e a comunicação visual para valorizar e diferenciar um produto turístico.
> Criar produtos turísticos inovadores com base em destinos, património, cultura, recursos ambientais e tecnologias.
> O Turismo como elemento decisivo para o desenvolvimento dos Territórios

Estrutura do curso

O SECTOR DO TURISMO E VIAGENS
Entendimento do setor do turismo e viagens, das influências do governo, dos efeitos da oferta e da procura, bem como dos impactos do turismo.

ASPETOS CONTEMPORÂNEOS NO SECTOR DO TURISMO
Conhecimento sobre as questões e tendências atuais, os impactos, as mudanças e respetivas respostas no sector do turismo e viagens.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TURISMO
Desenvolver o entendimento da lógica de funcionamento do turismo e suas diferentes abordagens, no que respeita o planeamento e desenvolvimento; o turismo sustentável, os impactos da actividade turística.

MARKETING NO SECTOR DO TURISMO
Conceitos, princípios e função do marketing; competências para usar a diversidade das opções promocionais disponíveis para o sector do turismo.

PROJETO DE PESQUISA | INVESTIGAÇÃO
Desenvolver competências para a pesquisa independente e análise crítica no âmbito de um trabalho continuado que tenha relevância direta para o programa de estudos e o desenvolvimento profissional.

RELAÇÕES PÚBLICAS E PROMOÇÃO DO TURISMO
Conhecimento sobre as relações públicas no sector do turismo e viagens, o uso de meios de comunicação social, a criação de estratégias de relações públicas e sobre como aplicar estas competências na área.

LEGISLAÇÃO E ÉTICA NO SECTOR TURISMO E VIAGENS
Conhecimentos sobre o enquadramento jurídico e a regulação do sector; prescrições de segurança e saúde; proteção do consumidor e respetivo código ético.

DESTINOS TURÍSTICOS
Os destinos turísticos nacionais e internacionais; características e especificidades culturais e sociais; factores que influenciam a popularidade dos destinos.

GESTÃO DO NEGÓCIO
Competências para elaborar planos de negócio; avaliar e desenvolver as próprias competências interpessoais, organizacionais e de gestão.

RECURSOS HUMANOS NA INDÚSTRIA DE SERVIÇOS
Conhecimentos sobre a gestão de recursos humanos; relações entre entidade patronal
e colaboradores; leis laborais; processo de recrutamento e selecção; formação e
desenvolvimento no sector dos serviços.

PATRIMÓNIO E TURISMO CULTURAL
Conhecimentos no domínio do turismo e património cultural e as suas instituições; as
atrações naturais e culturais; métodos de interpretação.

GESTÃO DE CARREIRA
Princípios da gestão comportamental; competências necessárias para rever o próprio
potencial de gestão; exemplos de funções e responsabilidades de cargos directivos;
elaboração de um plano de desenvolvimento de carreira.

GERAR E DESENVOLVER IDEIAS EM ARTE E DESIGN
O pensamento criativo e a capacidade de gerar um fluxo de ideias são aptidões essenciais para desenvolver conceitos e produtos; esta unidade desenvolve competências para gerar e comunicar ideias através de suportes de comunicação visual.

IDENTIDADE CORPORATIVA
A natureza social e cultural subjacente à identidade corporativa e à configuração visual de marcas e produtos de turismo; desenvolver competências em design de comunicação na sua vertente comercial.

FINANÇAS E FINANCIAMENTO NO SECTOR DO TURISMO E VIAGENS
Conhecimento sobre custos, volume de negócios, lucro, noções de contabilidade de gestão; fontes e distribuição de financiamentos para o sector do turismo e viagens.

EMPREENDEDORISMO NO TURISMO
Conhecer as competências e características do empreendedor; processo de criação de negócios e de empresas; planeamento e desenvolvimento de uma startup.