Boss AC com Fernando Ribeiro/Moonspell: uma Master class especial

Boss AC, um dos pioneiros do rap em Portugal foi o convidado de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell e Responsável do curso de Produção e Criação Musical (anual) na ETIC.

O diálogo informal e próximo que ambos os músicos estabeleceram com os alunos durante a Masterclass revelou-se útil para perceber que os grandes também eram pequenos quando começaram. Boss AC, que já conta com mais de vinte anos de carreira, deu o seu testemunho e respondeu a todas as perguntas dos alunos: Tu lês muito? – atira um aluno, curioso. “Estou sempre a pesquisar, tem de se ler muito para conseguir escrever… 90 a 95% do que eu faço é baseado na rima…e se eu não lesse, não teria palavras para aplicar”- contou o cantor de Hip Hop.

Fernando Ribeiro acrescentou que “as Ciências Sociais contribuem para a Música, pois as letras são como um script – um argumento”, referindo-se à Psicologia e à presença do João Lameiras, psicólogo que na 1ª parte da aula deu aos alunos uma visão geral da sua área e deixou temas para reflexão.

No essencial, ficaram muitas dicas para os futuros produtores musicais:  não ter medo de arriscar, encarar com normalidade ter poucos meios no início, ter um conceito quando se está a pensar num álbum, e por fim, não confundir o sucesso com algo de bom.

“Estas dúvidas eram as mesmas que nós tínhamos quando começámos, e não tínhamos a quem perguntar” acrescenta boss AC na entrevista final com Fernando Ribeiro. 

A ETIC agradece a ambos a disponibilidade para a reportagem
Créditos: Cãmara Ruben Fajardo, Fotografia Giovanna Franchi/ETIC Crew