Especialistas do mercado premeiam alunos da ETIC na final do Laboratório de Inovação e Criatividade

Os projetos Mood Chill e GoGo foram os grandes vencedores da edição de 2017/18 do Laboratório de Inovação e Criatividade ETIC_Ideia, que chegou ao fim na semana passada, depois de um mês de intenso trabalho de 200 estudantes e seus mentores.

Nesta última Unidade do programa curricular os alunos da ETIC desenvolveram projetos multidisciplinares sob a orientação de mentores convidados. O propósito foi desenvolver a criatividade colaborativa, o espírito inovador, a capacidade de resolução de problemas e fazer acontecer projetos que ganhem vida e revelem potencial de mercado.

A entrega dos prémios decorreu na semana passada no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, durante o Complexo 2018.

O projeto Mood Chill, concebido pelos alunos João Chaves, João Ferreira, Miriam Tomé, Alexandre Fortes, Pedro Cigarro, André Torrinha, André Carmo, Mariana Figueiredo e Pedro Ramalho, consiste num acessório de moda que personaliza mochilas à vontade do utilizador, tornando-a impermeável.

Os jurados consideraram o projeto Mood Chill “simples mas extremamente inovador”, com uma “grande capacidade de escalar comercialmente”, elogiando ainda o “bom pitch” e a “excelente apresentação” dos alunos que constituíram o grupo, que teve como mentor Pedro Valido.

O outro projeto galardoado com o primeiro prémio foi o GoGo, uma aplicação que reúne todos os títulos de transporte da região de Lisboa, permitindo ao utente uma utilização mais simples e intuitiva do transportes públicos.

Com o apoio do Mentor Paulo Soares, os alunos André Silva, Ana Rolim, Patrícia Martins, Ana Pacheco, Eduardo Carvalho, Luís Janeiro, Samuel Amaral, Tomás Garcia, David Berset, Nuno Canelas, Carlota Duarte e André Martins trabalharam no seu modelo de negócio e viram o juri premiar a sua iniciativa.

Na hora da decisão, o júri elogiou o “potencial de mercado” da aplicação GoGo, apontando o seu “impacto social” e as “preocupações ecológicas” reveladas.

Os dois grupos vencedores recebem dois prémios: um fim-de-semana no complexo eco-friendly Zmar, na Zambujeira do Mar, e um fundo de apoio de 2 500 euros para ajudar na produção do negócio.

O laboratório de inovação e criatividade ETIC_IDEIA juntou cerca de 200 estudantes em 20 coletivos que, durante um mês, desenvolveram projetos multidisciplinares. Numa mesma equipa os futuros Designers, Realizadores, Editores, Fotógrafos, Programadores Web, Ilustradores e Produtores Musicais cruzaram competências para um mesmo fim: criar um produto, um negócio, um evento, uma causa ou movimento e dar-lhe corpo através de um pitch final a um júri especializado.