Captura_de_ecra___2018_06_8__a__s_15_59_21.png

ETIC marca presença no Iberanime de Lisboa com desenho ao vivo e workshops

Desenho ao vivo em mesas digitais, pintura digital, desenhos comissionados e workshops temáticos. Foi assim a presença da ETIC durante o fim de semana de 26 e 27 de maio em mais uma edição da Iberanime, no Parque das Nações.

 Ao longo dos dois dias, milhares de pessoas passaram pela Atice Arena, atraídos por áreas como cosplay, gaming, J-Pop e cultura tradicional japonesa, cujo poder de atracão tem vindo a crescer nos últimos anos.

Com uma forte relação com o mercado de trabalho, a ETIC esteve presente, estabelecendo contacto direto com alunos interessados em especializar as suas competências nestas temáticas.

Os workshops Criaturas Fantásticas e Ilustração de Personagens foram dinamizados por alunas da ETIC e foram um sucesso, com auditórios repletos de jovens com vontade de aprender e partilhar histórias.

“Correu muito bem, tivemos a sala cheia, apesar da hora (10h00 da manhã), e a plateia estava muito entusiasmada, com as conversas a fluir naturalmente”, contou Melissa Correia, estudante do curso de Ilustração, que, em conjunto com Mariana Cunha, aluna do curso de Concept Art, dinamizou a sessão de trabalho.

Foi a primeira vez que as duas jovens conduziram um workshop mas “não houve nervoso miudinho”: “Íamos muito seguras do que íamos fazer, muito organizadas, sabendo quando é que cada uma tinha de falar, sem atropelos”, explicou.

Melissa explicou que “as criaturas fantásticas são neste momento um fenómeno a irromper por todos os média, jogos, livros e vídeos”. “São figuras com características humanas e animais, fazem parte do imaginátio cpletivos e são a base de muitos filmes, jogos e livros. O que nós procurámos fazer foi incentivar cada um a construir a sua própria personagem e a procurar no real o que existe para poder criar algo fantástico”.

Com 26 anos, licenciada em Belas Artes e a frequentar o curso anual de Ilustração, Melissa Correia não dá por mal empregue o investimento na ETIC. “Quando entrei no curso, a minha noção sobre o universo da ilustração em Portugal era muito reduzido. A ETIC tem-me ajudado a sair da caixa e da minha zona de conforto, aprendendo novas técnicas e práticas e uma nova forma de me relacionar com os outros. Está a ser melhor do que eu estava à espera”, concluiu.

O outro workshop realizado pela ETIC no Iberanime foi de Ilustração de Personagens e foi ministrado pela aluna Joana Branquinho, de Concept Art e Catarina Gonçalves, do curso HND Animação e Videojogos.