Noticias/Cinemateca/IMG_1929.png Noticias/Cinemateca/IMG_1849.png Noticias/Cinemateca/IMG_1835.png Noticias/Cinemateca/IMG_1838.png Noticias/Cinemateca/IMG_1845.png

Filme de aluno ETIC entra no Plano Nacional de Cinema!

“Terra Ardida", documentário realizado por Francisco Romão e respetiva equipa, irá a fazer parte do Plano Nacional de Cinema.
A ETIC é a primeira escola a ter um filme produzido no âmbito curricular no PNC.

O anúncio feito pela Coordenadora Nacional do PNC, Dra Elsa Mendes, apanhou todos de surpresa: estávamos na CINEMATECA, em dia de estreia dos filmes finais dos cursos Higher National Diploma em Cinema e Televisão e de Sound Design.

"Considerando os benefícios pedagógicos e culturais decorrentes desta divulgação do património cinematográfico português junto das comunidades educativas e no âmbito desta iniciativa foram selecionadas algumas obras cinematográficas que constituem a lista de filmes do PNC, para o ano letivo 2019/2020. O filme Terra Ardida,  de Francisco Romão, produzido no âmbito do curso HND da ETIC, integra esta lista de obras, e foi selecionado para a “short list” de obras cinematográficas a exibir a partir de 2019/2020, em sessões destinadas aos alunos das escolas participantes no projeto." - anunciou Elsa Mendes.

Com a presença em palco do programador e crítico de cinema António Rodrigues e do realizador e coordenador do curso ETIC Pedro Senna Nunes, Francisco Romão não podia estar mais orgulhoso com o reconhecimento e a perspetiva de o seu documentário “Terra Ardida”* poder contribuir para o aumento da literacia sobre cinema junto do público escolar.

A Dra. Elsa Mendes acrescentou:  “Vimos vários projetos muito bons, em que a diversidade imperou, ditada pelos interesses dos próprios jovens. Que boa energia se concentrou na sala...Deixamos os votos de sucesso a estes jovens! Parabéns também aos professores que acompanharam a evolução destes jovens cineastas, com menção especial ao incansável Pedro Senna Nunes, criador e pedagogo fora-de-série que tem desenvolvido um trabalho absolutamente notável nos últimos anos em prol da cultura do cinema e audiovisual, encarados como verdadeiros campos de experiência e crescimento pessoal!”

O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros e operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema e pela Direção-Geral da Educação (DGE). O PNC divulga obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação dessas obras junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.
“Terra Ardida”- vencedor do Prémio Sophia Estudante 2019- retrata um incêndio que destruiu parcialmente uma aldeia de xisto, Fajão, situada na Pampilhosa da Serra, a terra da avó do Realizador. Realização: Francisco Romão  | Produção: Luísa Pereira Santos  | Direção de Fotografia: Rúben Fajardo | Música original: Gonçalo Caboz  | Pós-produção de som: Daniela Carvalho