Joana Areal, coordenadora do curso de Design de Comunicação e Multimédia: “A ETIC é uma escola feliz”

Foi no Alentejo que tudo começou. “O Design entrou na minha vida através das Artes Plásticas e da Literatura. Cresci no Alentejo e, desde cedo, tive tempo e espaço para ler e investigar sobre a prática artística”, conta Joana Areal, licenciada em Design de Comunicação e mestre em Direção de Arte e Estratégias de Comunicação.

Tem 34 anos, é coordenadora do curso de Design de Comunicação e Multimédia – HND e do BA (Top Up Year) em Graphic Design e dá aulas na ETIC desde 2013, “a convite da diretora, Manuela Carlos”.

“Esta experiência continua a ser absolutamente significativa na construção do meu perfil profissional. Para além de me ter dotado de uma capacidade completamente nova de análise e partilha, tem fomentado o meu gosto pela constante procura por conhecimento acrescido, actualização e referenciação na prática do Design”, explica. 

Co-fundadora e Diretora Criativa no atelier de design Thisislove Studio, desenvolve projetos nas áreas do Design de Comunicação, Direção de Arte, Design Editorial e Web Design. Os seus projetos têm uma forte componente cultural e o seu percurso no Design passa pelo desenvolvimento de novos discursos visuais através de formatos de comunicação diferenciados. O seu trabalho foi publicado por várias editoras e revistas internacionais, tais como: Victionary, Laurence King, Rockport, Design2context, Design and Design, Sandu Publishing, Index Book, Novum, NEO2, H Magazine, Vogue Portugal, Slanted Magazine, entre outros.

“Trabalho como Directora Criativa há dez anos e não podia estar mais feliz com as oportunidades que me têm surgido. Já passei por Barcelona (onde tive a minha primeira experiência como docente universitária) e de volta a Lisboa reencontrei o ambiente familiar que me ajudou a solidificar o meu posicionamento criativo”, conta a professora.

Joana Areal trabalha “principalmente na area da moda, cultura e identidade visual”. É responsável pela comunicação gráfica da Moda Lisboa e tem desenvolvido projetos variados em museus, galerias e associações.

Na ETIC coordena o curso de Desgin de Comunicação e Mutimédia – HND, “uma proposta formativa abrangente que se apoia nos princípios gerais da disciplina e passa pelo reconhecimento e utilização das ferramentas multimédia em uso na contemporaneidade”.

Ao longo dos dois anos do curso, os alunos fazem uma viagem pela “prática atual deste discurso: vídeo, web, motion graphics, 3D”, acrescenta.

Joana Areal recorda que neste momento os alunos do curso já têm “a possibilidade de prosseguir estudos e terminar o seu percurso académico com a Licenciatura desta Universidade estrangeira, sem que tenham que sair da ETIC”.

“Pela primeira vez em 2017 iniciámos uma parceria com a Universidade Solent e leccionámos o terceiro ano da Licenciatura Inglesa em Graphic Design”, explica, adiantando que “foi um ano de muito trabalho mas de grandes surpresas e sucessos”.

E não esconde o “orgulho” pelo “trabalho premiado internacionalmente do aluno Ricardo Araújo (um dos vencedores do concurso internacional D&AD Awards) e da aluna Filipa Condez, que recebeu uma menção honrosa também no concurso internacional”.

É também por isso que diz que “a ETIC é uma escola feliz”. E concretiza: “grande proximidade pedagógica com as áreas formativas que oferece, uma equipa formativa abrangente e com reconhecimento no panorama criativo nacional, infraestruturas e equipamentos de topo e, principalmente, uma enorme disponibilidade em ajudar os alunos no desenvolvimento dos seus perfis e carreiras profissionais”.