Produtor e Realizador de Sete Palmos de Terra na ETIC

Alan Poul, produtor e realizador de êxitos como a série "Sete Palmos de Terra" e "The Newsroom”, premiado com um Emmy, esteve na ETIC para uma Masterclass dirigida aos alunos de Cinema e Televisão. No dia 31 de outubro, mais de 150 alunos assistiram de forma muito participativa a esta Masterclass, uma iniciativa do projeto cinematográfico American Film Showcase*, parceria entre a Embaixada dos E.U.A. e o FEST – festival Novos Realizadores Novo Cinema de Espinho.

Os alunos dos cursos Higher National Diploma e Anuais de Cinema e Televisão ETIC, bem como os das turmas de Multimédia, Som e Vídeo da EPI-Escola Profissional de Imagem, visualizaram primeiro um documentário sobre a carreira do Realizador. 

Depois, Alan Poul deu-lhes uma perspetiva do atual panorama da indústria cinematográfica em Hollywood, focando-se na ‘Golden Era’ das séries televisivas e da sua sustentabilidade no mercado mundial. Contou ainda inúmeros detalhes e curiosidades sobre as formas de trabalhar em equipa, como por exemplo com o realizador Aaron Sorkin: “é um caso especial porque não se pode mudar uma palavra, uma sílaba, uma pontuação”. O Produtor respondeu às inúmeras questões colocadas pelos alunos e mostrou-se muito disponível e afável no diálogo estabelecido, inclusive com os professores presentes.

*O projeto cinematográfico American Film Showcase, que procura alimentar o diálogo e o intercâmbio cinematográfico com particular enfâse nos direitos humanos e direitos dos deficientes, liberdade de expressão, igualdade de género, ambiente, empreendedorismo, direitos civis e de diversidade, combate à violência extremista.

Fotografia: Giovanna Franchi - Curso de Fotografia HND- 2ºano

Fontes: Jornal Público, 02/11/2017 (entrevista realizada na ETIC) e Nicolau Andresen | Cultural Affairs Specialist | American Embassy Lisbon, Portugal