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Animação 3D

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 330 horas

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Ao longo de um ano vais experimentar, compreender e aplicar os processos de criação, de modelação e de produção nesta técnica de animação específica.

Em cada unidade vais adquirir competências para desenvolver um projeto de animação 3D. Começando na ideia, passando pela conceção e produção de personagens e ambientes, animação de personagens, materiais, iluminação e rendering, até à pós-produção. Aprendes a controlar forma, cor, tipografia, grafismo, ambiente e luz usando tecnologia específica e aplicando os princípios do cinema de animação.

No final, terás as ferramentas criativas e técnicas que formam o espaço de trabalho de um profissional completo no mundo da animação 3D e multimédia: pintura digital, animação 3D, efeitos visuais e pós-produção.

Orientações Profissionais

Profissionais de Modelação 3D e Animação 3D.
Designers, criadores de imagens digitais para multimédia, profissionais do cinema nas áreas do 3D e pós-produção.

Responsável de Curso

BRUNO DE SOUSA // http://www.behance.net/bruno_sousa
Licenciado em Design pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa.
Áreas de especialização: Animação 3D, Motion Design, e Composição digital.

TUTORIA
Ricardo Toureiro

GESTORA PEDAGÓGICA
Sónia Ferreira

Professores

Luís Soares // Realizador, Animador e Pós-Produtor de Animação / http://luissoares.portfoliobox.net

Tiago Pimentel//Ilustrador // tiagolobopimentel

Ricardo Venâncio // Diretor de Arte //  http://www.behance.net/ricardomfvenancio

Bruno de Sousa// 3D Artist, Motion Designer  // www.behance.net/bruno_sousa

Sebastião Lopes// Rigger e Animador 3D  // www.sebastiaolopes.com

CONVIDADOS
José Alves da Silva // Illustrador 3D / http://www.artofjose.com

PARCERIAS
NEBULA Studios
João Marcos Marchante // Produtor / http://www.nebula-studios.com

Plano Curricular

UNIDADE 1 // DESENHO DIGITAL E CONCEPT ART
  • Breve História da Animação. Correntes estéticas, influências artísticas e técnicas na Animação 3D.
  • Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital.
  • Criação e desenvolvimento de universos gráficos e narrativos.
  • Desenvolvimento de personagens: caracterização física e psicológica a nível conceptual e imagético.
  • Construção de cenários e ambientes. Relação entre o espaço e a personagem.
UNIDADE 2 // MODELAÇÃO E AMBIENTE 3D
  • Introdução ao espaço 3D, interface e componentes de uma geometria 3D.
  • Manipulação de objetos 3D: transformadores e deformadores.
  • Técnicas e ferramentas de modelação paramétrica e poligonal.
  • Modelação de cenários e de uma personagem para animação.
UNIDADE 3 // MATERIAIS E ILUMINAÇÃO
  • Criação e aplicação de materiais e texturas em geometria 3D.
  • Parâmetros de luzes e técnicas de iluminação
  • Criação de ambientes de luz 3D: interior/exterior, diurno/nocturno, natural/artificial.
  • Aplicação das técnicas apreendidas à personagem e cenários criados.
UNIDADE 4 // ANIMAÇÃO 3D
  • Criação e edição de animação – interface e ferramentas.
  • Utilização de transformadores e deformadores para animação 3D.
  • Simulações de animações físico-dinâmicas.
  • Processo de rigging e skinning.
  • Animação da personagem e elementos dos cenários criado, aplicando os princípios da animação.
UNIDADE 5 // RENDERING E PÓS-PRODUÇÃO
  • Renderização e exportação das animações em sequências de imagens.
  • Composição, correcção de cor e efeitos.
  • Introdução à animação de grafismos.
  • Aplicação das técnicas apreendidas às renderizações da personagem e cenário criados.
UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

Laboratório de Inovação e Criatividade.

  • Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.
  • Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.
  • Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Maxon Cinema 4D , Adobe Creative Cloud Suite, Microsoft Office 365.
Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.

Candidaturas

  • Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
    Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.A candidatura inicia-se com uma visita, sempre que possível.
    1.º passo: agendar a visita à ETIC aqui.
    2.º passo: uma entrevista online com o coordenador do curso, para conhecer em pormenor e esclarecer todas as questões sobre o curso.Após a visita, receberá indicações para o agendamento desta entrevista.
    (No caso de impossibilidade de visita, por favor contacte info@etic.pt)

    Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento: 3.128,00€ (15% desconto).
9 prestações: 384,36€ (6% desconto).
12 prestações: 288,27€ (6% desconto).
18 prestações: 204,44€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 3.128,88€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 1,037.76 € mais 9 prestações de: 269.05 €.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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