Apresentação
A Animação é uma das áreas com maior crescimento nas Indústrias Criativas em todo o mundo, abrangendo o Cinema, os Videojogos, a Publicidade a Web, entre muitas outras áreas de trabalho.
Ao longo de um ano, vais explorar e pôr em prática os princípios técnicos e artísticos da Animação. Os módulos são lecionados de forma essencialmente prática, por profissionais experientes da área da animação e estão divididos em duas fases: a inicial em que aprofundarás mais sobre uma temática, seguida pela fase de desenvolvimento do teu filme.
Durante o curso vais avançando no conhecimento necessário para a conceção de um filme de animação, criando e desenvolvendo um projeto em todas as suas fases, da ideia à narrativa e storyboard, da conceção de personagens e ambientes à sua criação e animação em 3D, terminando na “renderização” e pós-produção.
No final, terás não só dominado as ferramentas criativas e técnicas de um profissional completo no mundo da animação 3D, mas também a melhor forma de as apresentar, a tua curta de animação 3D.
Saídas Profissionais
- Produtoras de Animação 3d e Videojogos;
- Produtoras de Cinema e Publicidade;
- Agências de Publicidade e estúdios de design;
- Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como freelancer para este leque alargado de áreas.
Estágios Erasmus+ e Integração Profissional
A ETIC disponibiliza dois tipos de estágios:
– No final do curso e mediante o seu desempenho, os alunos podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+
– Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do departamento de Integração Profissional da ETIC.
Responsável de Curso
BRUNO DE SOUSA
Licenciado em Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa.
Generalista 3D e Motion Designer.
GESTORA PEDAGÓGICA
Sofia Mateus
Certificação
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
Professores
Tiago Pimentel
Ilustrador
Saber +
Ricardo Venâncio
Ilustrador
Saber +
Bruno de Sousa
Generalista 3D e Motion Designer
Saber +
Luís Catalo
Generalista 3D
Saber +
Emanuel Raimundo
Animador 3D e Generalista CG
Saber +
Vera Novais
Designer, Ilustradora e Motion Designer
Saber +
Nuno Rua
Técnico de Som e Pós-produtor
Saber +
PARCERIAS
NEBULA Studios
João Marcos Marchante / Produtor
Miguel Madaíl | Realizador, Supervisor CG e Artista 3D
Saber +
Plano Curricular
- Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital.
- Criação e desenvolvimento de universos gráficos e narrativos.
- Desenvolvimento de personagens: caracterização física e psicológica a nível conceptual e imagético.
- Construção de cenários e ambientes. Relação entre o espaço e a personagem.
- Introdução ao espaço 3D, interface e componentes de uma geometria 3D.
- Manipulação de objetos 3D: transformadores e deformadores.
- Técnicas e ferramentas de modelação paramétrica e poligonal.
- Modelação de cenários e personagens.
- Preparação de geometria para posterior animação.
- Criação e edição de animação – interface e ferramentas.
- Utilização de transformadores e deformadores para animação 3D.
- Processo de rigging e skinning.
- Simulações de animações físico-dinâmicas.
- Animação dapersonagemeelementosdoscenárioscriado,aplicandoosprincípiosdaanimação.
- Iniciação à impressão 3D.
- Neste workshop vais poder imprimir o teu personagem.
- Criação, aplicação e mapeamento de materiais e texturasemgeometria3D.
- Parâmetros de luzes e técnicas de iluminação.
- Criação de ambientes de luz 3D: interior/exterior, diurno/noturno, natural/artificial.
- Aplicaçãodastécnicasapreendidasàpersonagemecenárioscriados.
- Renderização e exportação das animações em sequências de imagens.
- Técnicas de optimização de rendering.
- Composição de imagem 3D em camadas, correcção de cor e efeitos.
- Introdução à animação de grafismos.
- Aplicação das técnicas apreendidas às renderizações da personagem e cenário criados.
WORKSHOP // IMPRESSÃO 3D
Iniciação à impressão 3D.
Impressão do personagem criado na unidade de Modelação.
WORKSHOP // MOTION CAPTURE
Captura de movimento com fato de Motion Capture. Técnicas para preparação de ficheiros e limpeza de keyframes.
WORKSHOP // UNREAL ENGINE
Introdução ao Unreal Engine.
Importação de modelos de Blender e integração em cenário criado em Unreal Engine
WORKSHOP // EDIÇÃO ÁUDIO
Introdução ao Adobe Audition.
Edição áudio multi-pista para sonorização das curtas de Animação.
EQUIPAMENTO
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais e com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Blender, Adobe Creative Cloud Suite, Microsoft Office 365.
Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.
Impressora 3D Blocks One MKII.
Estúdios de Som e Fotografia.
Candidaturas
Bolsa de Mérito:
A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas.
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > PRÉ-CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
Inscrição:
180€
Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 2.997€ (10% desconto).
12 prestações: 266,40€ (4% desconto).
18 prestações: 185€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
1ª prestação(*): 1.598,40€ mais 9 prestações de: 177,60 €.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.