No javascript ETIC | Curso Animação 3DAnimação 3D – ETIC

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    Animação 3D

    Cursos ETIC (1 ANO)

    Duração: 270 horas

    Datas: Outubro a Julho

    Horário: 3ª e 5ª / 14H-18H

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    A Animação é uma das áreas com maior crescimento nas Indústrias Criativas em todo o mundo, abrangendo o Cinema, os Videojogos, a Publicidade a Web, entre muitas outras áreas de trabalho.

    Ao longo de um ano, vais explorar e pôr em prática os princípios técnicos e artísticos da Animação. Os módulos são lecionados de forma essencialmente prática, por profissionais experientes da área da animação e estão divididos em duas fases: a inicial em que aprofundarás mais sobre uma temática, seguida pela fase de desenvolvimento do teu filme.

    Durante o curso vais avançando no conhecimento necessário para a conceção de um filme de animação, criando e desenvolvendo um projeto em todas as suas fases, da ideia à narrativa e storyboard, da conceção de personagens e ambientes à sua criação e animação em 3D, terminando na “renderização” e pós-produção.

    No final, terás não só dominado as ferramentas criativas e técnicas de um profissional completo no mundo da animação 3D, mas também a melhor forma de as apresentar, a tua curta de animação 3D.

    Saídas Profissionais

    • Produtoras de Animação 3d e Videojogos;
    • Produtoras de Cinema e Publicidade;
    • Agências de Publicidade e estúdios de design;
    • Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como freelancer para este leque alargado de áreas.

    Estágios Erasmus+ e Integração Profissional

    A ETIC disponibiliza dois tipos de estágios:
    – No final do curso e mediante o seu desempenho, os alunos podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+
    – Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do departamento de Integração Profissional da ETIC.

    Responsável de Curso

    BRUNO DE SOUSA
    Licenciado em Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa.
    Generalista 3D e Motion Designer.

    GESTORA PEDAGÓGICA
    Sofia Mateus

    Certificação

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    Professores

    Tiago Pimentel
    Ilustrador
    Saber +

    Ricardo Venâncio
    Ilustrador
    Saber +

    Bruno de Sousa
    Generalista 3D e Motion Designer
    Saber +

    Luís Catalo
    Generalista 3D
    Saber +

    Emanuel Raimundo
    Animador 3D e Generalista CG
    Saber +

    Vera Novais
    Designer, Ilustradora e Motion Designer
    Saber +

    Nuno Rua
    Técnico de Som e Pós-produtor
    Saber +

    PARCERIAS
    NEBULA Studios
    João Marcos Marchante / Produtor
    Miguel Madaíl | Realizador, Supervisor CG e Artista 3D
    Saber +

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 // DESENHO DIGITAL E CONCEPT ART
    • Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital.
    • Criação e desenvolvimento de universos gráficos e narrativos.
    • Desenvolvimento de personagens: caracterização física e psicológica a nível conceptual e imagético.
    • Construção de cenários e ambientes. Relação entre o espaço e a personagem.
    MÓDULO 2 // MODELAÇÃO
    • Introdução ao espaço 3D, interface e componentes de uma geometria 3D.
    • Manipulação de objetos 3D: transformadores e deformadores.
    • Técnicas e ferramentas de modelação paramétrica e poligonal.
    • Modelação de cenários e personagens.
    • Preparação de geometria para posterior animação.
    MÓDULO 3 // RIGGING E ANIMAÇÃO

     

    • Criação e edição de animação – interface e ferramentas.
    • Utilização de transformadores e deformadores para animação 3D.
    • Processo de rigging e skinning.
    • Simulações de animações físico-dinâmicas.
    • Animação dapersonagemeelementosdoscenárioscriado,aplicandoosprincípiosdaanimação.
    • Iniciação à impressão 3D.
    • Neste workshop vais poder imprimir o teu personagem.

     

     

    MÓDULO 4 // MATERIAIS, TEXTURAS E ILUMINAÇÃO
    • Criação, aplicação e mapeamento de materiais e texturasemgeometria3D.
    • Parâmetros de luzes e técnicas de iluminação.
    • Criação de ambientes de luz 3D: interior/exterior, diurno/noturno, natural/artificial.
    • Aplicaçãodastécnicasapreendidasàpersonagemecenárioscriados.
    MÓDULO 5 // RENDERING E COMPOSIÇÃO
    • Renderização e exportação das animações em sequências de imagens.
    • Técnicas de optimização de rendering.
    • Composição de imagem 3D em camadas, correcção de cor e efeitos.
    • Introdução à animação de grafismos.
    • Aplicação das técnicas apreendidas às renderizações da personagem e cenário criados.
    WORKSHOPS

    WORKSHOP // IMPRESSÃO 3D
    Iniciação à impressão 3D.
    Impressão do personagem criado na unidade de  Modelação.

    WORKSHOP // MOTION CAPTURE
    Captura de movimento com fato de Motion Capture. Técnicas para preparação de ficheiros e limpeza de keyframes.

    WORKSHOP // UNREAL ENGINE
    Introdução ao Unreal Engine.
    Importação de modelos de Blender e integração em cenário criado em Unreal Engine

    WORKSHOP // EDIÇÃO ÁUDIO
    Introdução ao Adobe Audition.
    Edição áudio multi-pista para sonorização das curtas de Animação.

    EQUIPAMENTO

    Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais e com Mesa Gráfica.
    Programas utilizados: Blender, Adobe Creative Cloud Suite, Microsoft Office 365.
    Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.
    Impressora 3D Blocks One MKII.
    Estúdios de Som e Fotografia.

    Candidaturas

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas.

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
    > Marcação de entrevista
    > Visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    Condições

    Inscrição:
    180€

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento: 2.997€ (10% desconto).
    12 prestações: 266,40€ (4% desconto).
    18 prestações: 185€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(*): 1.598,40€ mais 9 prestações de: 177,60 €.
    (*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual.
    O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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