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Animação 3D

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 330 horas

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

A Animação é uma das áreas com maior crescimento nas Indústrias Criativas em todo o mundo, abrangendo o Cinema, os videojogos, a publicidade a Web, entre muitas outras áreas de trabalho.

Ao longo de um ano, vais explorar e pôr em prática os princípios técnicos e artísticos da Animação.

As unidades são lecionadas de forma essencialmente prática, por profissionais experientes da área da animação e estão divididas em duas fases: a inicial em que aprofundarás mais sobre uma temática, seguida pela fase de desenvolvimento do teu filme.

Em cada unidade vais avançando no conhecimento necessário para a conceção de um filme de animação, criando e desenvolvendo um projeto em todas as suas fases, da ideia à narrativa e storyboard, da conceção de personagens e ambientes à sua criação e animação em 3D, terminando na “renderização” e pós-produção.

No final, terás não só dominado as ferramentas criativas e técnicas de um profissional completo no mundo da animação 3D, mas também a melhor forma de as apresentar, a tua curta de animação 3D.

Saídas Profissionais

  • Produtoras de Animação 3d, Videojogos, Cinema, Vídeo e Publicidade;
  • Agências de publicidade e estúdios de design e webdesign;
  • Ateliers de Arquitetura;
  • Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como freelancer para este leque alargado de áreas.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

Responsável de Curso

BRUNO DE SOUSA // http://www.behance.net/bruno_sousa
Licenciado em Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa.
Áreas de especialização: Animação 3D e Motion Design.

TUTORIA
Ricardo Toureiro

GESTORA PEDAGÓGICA
Sónia Ferreira

Professores

Luís Soares // Realizador, Animador e Pós-Produtor de Animação / http://luissoares.portfoliobox.net

Tiago Pimentel//Ilustrador // tiagolobopimentel

Ricardo Venâncio // Diretor de Arte //  http://www.behance.net/ricardomfvenancio

Bruno de Sousa// 3D Artist, Motion Designer  // www.behance.net/bruno_sousa

Sebastião Lopes// Rigger e Animador 3D  // www.sebastiaolopes.com

CONVIDADOS
José Alves da Silva // Illustrador 3D / http://www.artofjose.com

PARCERIAS
NEBULA Studios
João Marcos Marchante // Produtor / http://www.nebula-studios.com

Plano Curricular

UNIDADE 1 // DESENHO DIGITAL E CONCEPT ART
  • Breve História da Animação. Correntes estéticas, influências artísticas e técnicas na Animação 3D.
  • Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital.
  • Criação e desenvolvimento de universos gráficos e narrativos.
  • Desenvolvimento de personagens: caracterização física e psicológica a nível conceptual e imagético.
  • Construção de cenários e ambientes. Relação entre o espaço e a personagem.
UNIDADE 2 // MODELAÇÃO
  • Introdução ao espaço 3D, interface e componentes de uma geometria 3D.
  • Manipulação de objetos 3D: transformadores e deformadores.
  • Técnicas e ferramentas de modelação paramétrica e poligonal.
  • Modelação de cenários e personagens.
  • Preparação de geometria para posterior animação.
WORKSHOP // IMPRESSÃO 3D
  • Iniciação à impressão 3D.
  • Neste workshop vais poder imprimir o teu personagem.
WORKSHOP // ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO
  • Técnicas essenciais de iluminação num estúdio fotográfico que mais tarde serão aplicadas nos ambientes e personagens 3D.
UNIDADE 3 // MATERIAIS, TEXTURAS E ILUMINAÇÃO
  • Criação, aplicação e mapeamento de materiais e texturas em geometria 3D.
  • Parâmetros de luzes e técnicas de iluminação.
  • Criação de ambientes de luz 3D: interior/exterior, diurno/nocturno, natural/artificial.
  • Aplicação das técnicas apreendidas à personagem e cenários criados.
UNIDADE 4 // ANIMAÇÃO
  • Criação e edição de animação – interface e ferramentas.
  • Utilização de transformadores e deformadores para animação 3D.
  • Processo de rigging e skinning.
  • Simulações de animações físico-dinâmicas.
  • Animação da personagem e elementos dos cenários criado, aplicando os princípios da animação.
WORKSHOP // MOTION CAPTURE
  • Captura de movimento com fato de Motion Capture.
  • Técnicas para preparação de ficheiros e limpeza de keyframes.
UNIDADE 5 // RENDERING E PÓS-PRODUÇÃO
  • Renderização e exportação das animações em sequências de imagens.
  • Técnicas de optimização de rendering.
  • Composição de imagem 3D em camadas, correcção de cor e efeitos.
  • Introdução à animação de grafismos.
  • Aplicação das técnicas apreendidas às renderizações da personagem e cenário criados.
UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
  • Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.
  • Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.
  • Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais e com Mesa Gráfica.

Programas utilizados: Maxon Cinema 4D, Adobe Creative Cloud Suite, Microsoft Office 365.

Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.

Impressora 3D Blocks One MKII.

Estúdios de Som e Fotografia.

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento: 3.128,00€ (15% desconto).
9 prestações: 384,36€ (6% desconto).
12 prestações: 288,27€ (6% desconto).
18 prestações: 204,44€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 3.128,88€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 1,037.76 € mais 9 prestações de: 269.05 €.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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