No javascript ETIC | Curso Animação 3DAnimação 3D – ETIC

Animação 3D

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 330 horas

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

A Animação é uma das áreas com maior crescimento nas Indústrias Criativas em todo o mundo, abrangendo o Cinema, os videojogos, a publicidade a Web, entre muitas outras áreas de trabalho.

Ao longo de um ano, vais explorar e pôr em prática os princípios técnicos e artísticos da Animação.

As unidades são lecionadas de forma essencialmente prática, por profissionais experientes da área da animação e estão divididas em duas fases: a inicial em que aprofundarás mais sobre uma temática, seguida pela fase de desenvolvimento do teu filme.

Em cada unidade vais avançando no conhecimento necessário para a conceção de um filme de animação, criando e desenvolvendo um projeto em todas as suas fases, da ideia à narrativa e storyboard, da conceção de personagens e ambientes à sua criação e animação em 3D, terminando na “renderização” e pós-produção.

No final, terás não só dominado as ferramentas criativas e técnicas de um profissional completo no mundo da animação 3D, mas também a melhor forma de as apresentar, a tua curta de animação 3D.

Saídas Profissionais

  • Produtoras de Animação 3d e Videojogos;
  • Produtoras de Cinema e Publicidade;
  • Agências de Publicidade e estúdios de design;
  • Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como freelancer para este leque alargado de áreas.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

Responsável de Curso

BRUNO DE SOUSA
Licenciado em Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa.
Generalista 3D e Motion Designer.

GESTORA PEDAGÓGICA
Sónia Ferreira

Professores

Tiago Pimentel
Ilustrador
Saber +

Diana David
Animadora 2D/3D, Character Designer e Artista de Storyboard
Saber +

Bruno de Sousa
Generalista 3D e Motion Designer
Saber +

Luís Catalo
Generalista 3D
Saber +

Ricardo Venâncio
Ilustrador
Saber +

Luís Soares
Realizador, Animador e Pós-Produtor de Animação
Saber +

CONVIDADOS
José Alves da Silva
Illustrador 3D
Saber +

PARCERIAS
NEBULA Studios
João Marcos Marchante / Produtor
Saber +

Plano Curricular

UNIDADE 1 // DESENHO DIGITAL E CONCEPT ART
  • Breve História da Animação. Correntes estéticas, influências artísticas e técnicas na Animação 3D.
  • Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital.
  • Criação e desenvolvimento de universos gráficos e narrativos.
  • Desenvolvimento de personagens: caracterização física e psicológica a nível conceptual e imagético.
  • Construção de cenários e ambientes. Relação entre o espaço e a personagem.
UNIDADE 2 // MODELAÇÃO
  • Introdução ao espaço 3D, interface e componentes de uma geometria 3D.
  • Manipulação de objetos 3D: transformadores e deformadores.
  • Técnicas e ferramentas de modelação paramétrica e poligonal.
  • Modelação de cenários e personagens.
  • Preparação de geometria para posterior animação.
WORKSHOP // IMPRESSÃO 3D
  • Iniciação à impressão 3D.
  • Neste workshop vais poder imprimir o teu personagem.
WORKSHOP // ILUMINAÇÃO EM ESTÚDIO
  • Técnicas essenciais de iluminação num estúdio fotográfico que mais tarde serão aplicadas nos ambientes e personagens 3D.
UNIDADE 3 // ANIMAÇÃO
  • Criação e edição de animação – interface e ferramentas.
  • Utilização de transformadores e deformadores para animação 3D.
  • Processo de rigging e skinning.
  • Simulações de animações físico-dinâmicas.
  • Animação da personagem e elementos dos cenários criado, aplicando os princípios da animação.
UNIDADE 4 // MATERIAIS, TEXTURAS E ILUMINAÇÃO
  • Criação, aplicação e mapeamento de materiais e texturas em geometria 3D.
  • Parâmetros de luzes e técnicas de iluminação.
  • Criação de ambientes de luz 3D: interior/exterior, diurno/nocturno, natural/artificial.
  • Aplicação das técnicas apreendidas à personagem e cenários criados.
WORKSHOP // MOTION CAPTURE
  • Captura de movimento com fato de Motion Capture.
  • Técnicas para preparação de ficheiros e limpeza de keyframes.
UNIDADE 5 // RENDERING E COMPOSIÇÃO
  • Renderização e exportação das animações em sequências de imagens.
  • Técnicas de optimização de rendering.
  • Composição de imagem 3D em camadas, correcção de cor e efeitos.
  • Introdução à animação de grafismos.
  • Aplicação das técnicas apreendidas às renderizações da personagem e cenário criados.
UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
  • Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.
  • Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.
  • Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais e com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Blender, Adobe Creative Cloud Suite, Microsoft Office 365.
Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.
Impressora 3D Blocks One MKII.
Estúdios de Som e Fotografia.

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 3.252,95€ (15% desconto).
9 prestações: 399,71€ (6% desconto).
12 prestações: 299,78€ (6% desconto).
18 prestações: 212,61€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 3.252,95€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 1.079,21 € mais 9 prestações de: 279,80 €.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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