No javascript ETIC | Curso Curso de Animação e VideojogosCurso de Animação e Videojogos – ETIC

Curso de Animação e Videojogos

Higher Nationals (2 anos)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª 9H-13H

Participantes: 8-16 Alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

No curso vais criar e promover os teus próprios projetos na área artística em Videojogos e Animação Digital, construindo o portefólio essencial para seres um profissional na indústria a nível nacional e internacional. Participas em Game Jams*, workshops, conferências e também conheces YouTubers e especialistas da indústria em masterclasses na ETIC ou em eventos.

Tens acesso ao programa PlayStation®First para desenvolver jogos em ambiente PlayStation4™ e PlayStationVR™ e és acompanhado por profissionais experientes que trabalharam em títulos como: Strikers Edge (PS4, PC), Under Siege (PS3), Syndrome (PS4, PC) Activision Decathlon (PC), Hasbro Mouse Trap (mobile).

Em 2018, o aluno Francisco Santos foi o Vencedor dos Prémios PlayStation®2017, nas categorias “Melhor Jogo” e “Prémio Imprensa” com o jogo Out of Line desenvolvido durante o curso. Out of Line foi igualmente Vencedor do “Melhor jogo do ano 2017” na ETIC, e nomeado para os 8 finalistas do Eurogamer Summer Fest.

Em 2019, o aluno Rui Santos ganhou a categoria de “Melhor Arte” nos Prémios PlayStation® com Ink Knight, enquanto os alunos Miguel Quintas e Tomás Faial venceram a categoria de “Melhor Jogo Infantil”. No mesmo ano, o aluno Luís Oliveira, foi distinguido com o terceiro lugar no “Nordic Game Discovery Contest” com Shadows of Tomorrow. Na edição de 2020 dos Prémios PlayStation®, os alunos, Raquel Neves e Rui Barata ganharam a categoria “Prémio de Imprensa” e “Melhor uso da PlayStation®” com Prism Seekers.
No mesmo concurso, o prémio “Melhor Jogo” foi entregue a Aquiles Dias, Calebe Motta, Carlos Pinto e Rúben Pereira com o projecto Back Then.

Orientações Profissionais

Concept Art Artist;
2D Artist;
Animador 2D e UI Designer na área dos videojogos;
Modelador 3D;
Animador 3D;
Environment artist.

 

COORDENAÇÃO E TUTORES

Daniel Silvestre — COORDENADOR

Jornalista de videojogos e apresentador. Diretor do projecto PróximoNível, site independente e especializado em videojogos, cinema, anime, entre outros. Expert criativo da Fnac Portugal e produtor de conteúdo audiovisual.

Trabalhou no projecto MyGames como director de conteúdos e apresentação do programa com o mesmo no nome na Sic Radical. Trabalhou como crítico de videojogos na Exame Informática e foi Criador e Co-Criador de vários eventos de videojogos que incluem MyGames Samsung, TuFazes e PróximoNível Meeting Point.

RIicardo Toureiro — TUTOR

Licenciado em Design Industrial pelo IADE. Especializado em visualizações de produto e criação de espaços virtuais. O seu trabalho em desenvolvimento de videojogos tem uma forte componente experimental e assume o papel de designer, artista e programador.

GESTORA PEDAGÓGICA
Sónia Ferreira

 

Plano Curricular

1º ANO
HISTÓRIA E CULTURA DOS VIDEOJOGOS (GAMES IN CONTEXT)

Aquisição de competências em contextos culturais, estruturas lúdicas e narrativas dos jogos de computador. Compreensão do espectro dos últimos 40 anos e a sua herança cultural na atual indústria.

PROJETO I (PROFESSIONAL PRACTICE)

Aquisição de competências práticas necessárias à organização e planeamento de projetos de videojogos: reconhecer a orgânica distinta destes projectos dentro dos médias criativos, analisar o mercado, compreender a importância do desenvolvimento de plano de negócios, planos de produção e planos de marketing.

GAME DESIGN (GAME DESIGN)

Aquisição das competências necessárias para elaborar a documentação necessária para o desenvolvimento orgânico de um videojogo, através de pesquisa aplicada e utilização de diferentes metodologias de produção.

PRINCÍPIOS DE ANIMAÇÃO (PRINCIPLES OF ANIMATION)

Aprendizagem dos princípios da representação do movimento em animação e aquisição de técnicas de animação para produções de nível profissional.

PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, Pearson Set)

Aquisição de competências e metodologias técnicas aplicadas ao processo criativo dentro da indústria dos videojogos. Acompanhamento e orientação dos projetos dos alunos, utilizando diferentes abordagens criativas.

MODELAÇÃO 3D (3D MODELING)

Aprendizagem de técnicas de modelação utilizadas na produção de videojogos. Desenvolvimento de competências na preparação de modelos 3D, prontos a serem importados para um motor de jogo 3D, ou transposição para um nível em que possam ser animados.

MOTOR DE JOGOS I (GAME DEVELOPMENT PRACTICES)

Aquisição de competências em motor de jogos (Unity), necessárias para a produção dum videojogo. Aprendizagem dos princípios organizativos no software, os seus componentes e possíveis metodologias aplicadas em projectos de videojogos.

MEIOS CRIATIVOS E CULTURA (CREATIVE MEDIA)

Introdução e desenvolvimento de cultura dos meios criativos ligados à indústria. São desenvolvidas competências de criatividade com base em conteúdos históricos e produtos já desenvolvidos que servem como base e inspiração para perceber a indústria.

 

2º ANO
PROJETO COLABORATIVO (COLLABORATIVE PROJECT, Pearson Set)

Aquisição de competências colaborativas no desenvolvimento de propostas para videojogos. Acompanhamento dos grupos de trabalho em médias criativos, na orientação dos seus projectos académicos, a sua organização orçamental, o calendário de produção, o planeamento financeiro e o desenvolvimento de diferentes abordagens criativas.

CONCEPT ART II (TECHNICAL DRAWING)

Aquisição de competências em conceção de personagens e ambientes através da aplicação de diferentes metodologias. Desenvolvimento de possíveis técnicas aplicadas ao processo criativo para o desenvolvimento de uma proposta para um videojogo.

LEVEL DESIGN E AMBIENTES (ENVIRONMENT AND LEVEL DESIGN)

Aquisição das competências necessárias para elaborar uma proposta de design de um videojogo através de pesquisa aplicada. Desenvolvimento e preparação de documentação duma proposta de design (Game Design Document).

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

Aquisição novas metodologias de trabalho em projectos de videojogos. Técnicas de pitching e novos métodos de apresentação de projetos de videojogos perante terceiros (investidores).

ANIMAÇÃO AVANÇADA (ADVANCED ANIMATION)

Aquisição e desenvolvimento de processos de animação avançados a nível profissional, aplicado a movimentação e animação de personagens e elementos em 3D.

MODELAÇÃO 3D AVANÇADA (ADVANCED 3D MODELING)

Aquisição de competências em representação do movimento, caracterização, comportamento e animação de personagens em 3D. Competências técnicas e específicas em desenvolvimento de conhecimentos anatómicos e comportamentos da modelação 3D.

MOTOR DE JOGOS II (ADVANCED GAME DEVELOPMENT STUDIES)

Estudo e revisão das técnicas introduzidas no ano anterior. Aquisição de novas competências utilizando software e ferramentas dentro de um motor de jogo (Unity).

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

PROFESSORES

Daniel Silvestre (CORDENADOR) // Jornalista e diretor do projecto PróximoNível. Apresentador e responsável por processos criativos na Fnac Portugal.

Ricardo Toureiro (TUTOR) // Freelancer especializado em criação de espaços virtuais e criação de experiências interactivas. Assume o papel de designer, artista e programador.

Ivan Barroso // Historiador e cronista de videojogos. Autor e cronista especializado em videojogos no Jornal Público. Ex-Game Designer na CAB Games (EUA) e XS Gamerz (EUA), Project Manager do jogo “Out of Line” (PlayStation 4® e PC).

Joana Franco // Senior Concept Artist e GUI Designer. Trabalha na Stories Studio. Desenvolveu títulos como “Moche Surf Trip” (mobile), “Hasbro MouseTrap” (mobile), “Hipster Thief” (mobile) e “Zuper in Space” (mobile).

João Canelo // Game Designer e redactor de conteúdos sobre videojogos na revista BGAMER e no website GLITCH EFFECT.

Filipe Caseirito // Lead programmer e co-Fundador da Fun Punch. Desenvolveu o título “Strikers Edge” para PlayStation 4® e PC.

Rui Gouveia // Lead 3D Artist. Trabalhou em títulos como “MegaRamp” (PC) e “Activision Decathlon” (PC).

Michele Cavaloti // Game Artist. Freelancer em vários projectos de animação e videojogos.

Marta Arnaldo // Especializada em Motion Graphics e edição de vídeo em vários projectos de cinema e multimédia.

Carlos Leituga // Freelancer Game Designer. Trabalhou nos estúdios Sunburned Games, Gameloft e Miniclip.

David Amador // Programador. Criador do jogo Quest of Dungeons (PC, PS4, XBOX ONE, NINTENDO SWITCH, WII U, NINTENDO 3DS, ANDROID E IOS). Fundador do estúdio Upfall Studios.

EQUIPAMENTO

Salas equipadas com 16 postos de trabalho individuais em ambiente PC.
Programas utilizados: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe After Effects, Adobe Indesign, Autodesk Maya, Unity, Spine, Trello, Discord, pacote Microsoft Office.

Candidaturas

Requisitos:

  • 12.º Ano de Escolaridade.
  • Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.