No javascript ETIC | Curso Animação e VideojogosAnimação e Videojogos – ETIC

Pedir informações

    Animação e Videojogos

    Higher Nationals (2 anos / Nível 5)

    Duração: 2 anos + 1 ano B.A.

    Datas: Outubro a Julho

    Horário: 2ª a 6ª / 9H-13H (COMPLETO- SEM VAGAS)

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    A indústria de videojogos movimenta biliões de dólares e milhares de profissionais em todo mundo. Este curso abre portas a uma carreira internacional.

    A construção de um bom portefólio é essencial para entrar na indústria dos videojogos a nível nacional e internacional. No curso vais criar e promover os teus próprios projetos na área artística em Videojogos e Animação Digital.

    O curso promove a participação dos alunos em game jams, workshops e conferências para ampliar conhecimentos e gerar contactos com especialistas. Oferece competências que permitem trabalhar em qualquer local para qualquer parte.

    Os professores do curso são destacados profissionais em atividade no mercado de trabalho.

    PROJETOS E ALUNOS PREMIADOS

    Prémios PLAYSTATION TALENTS®

    “CARETO” de Matilde Albuquerque – Prémio “Melhor Arte”, edição 2021.

    “PRISM SEEKERS” de Raquel Neves e Rui Barata – Prémio de Imprensa e Melhor uso da PlayStation®, edição de 2020.

    “INK KNIGHT” de Rui Santos – Prémio Melhor Arte, edição de 2019

    “OUT OF LINE” de Francisco Santos, – Prémio Melhor Jogo e Prémio Imprensa, edição 2017. Para além do prémio de 10,000€, “Out of Line” foi desenvolvido pela Nerd Monkeys e distribuído internacionalmente pela Hatinh Interactive em 2021.

    Saídas Profissionais

    • Concept Art Artist
    • 2D Artist
    • Animador 2 e Animador 3D
    • Environment artist

    Programa Erasmus+ e Estágios

    Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    COORDENAÇÃO E TUTORES

    DANIEL SILVESTRE – Coordenador

    Jornalista de videojogos e apresentador. Diretor do projecto PróximoNível, site independente e especializado em videojogos, cinema, anime, entre outros. Expert criativo da Fnac Portugal e produtor de conteúdo audiovisual.

    Trabalhou no projecto MyGames como director de conteúdos e apresentação do programa com o mesmo no nome na Sic Radical. Trabalhou como crítico de videojogos na Exame Informática e foi Criador e Co-Criador de vários eventos de videojogos que incluem MyGames Samsung, TuFazes e PróximoNível Meeting Point.

    RICARDO TOUREIRO – Tutor

    Licenciado em Design Industrial pelo IADE. Especializado em visualizações de produto e criação de espaços virtuais. O seu trabalho em desenvolvimento de videojogos tem uma forte componente experimental e assume o papel de designer, artista e programador.

    GESTORA PEDAGÓGICA: Sofia Mateus

    Certificação

    Os BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.

    Os cursos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).

    Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui

    Plano Curricular

    1º ANO
    HISTÓRIA E CULTURA DOS VIDEOJOGOS (GAMES IN CONTEXT)

    Aquisição de competências em contextos culturais, estruturas lúdicas e narrativas dos jogos de computador. Compreensão do espectro dos últimos 40 anos e a sua herança cultural na atual indústria.

    PROJETO I (PROFESSIONAL PRACTICE)

    Aquisição de competências práticas necessárias à organização e planeamento de projetos de videojogos: reconhecer a orgânica distinta destes projectos dentro dos médias criativos, analisar o mercado, compreender a importância do desenvolvimento de plano de negócios, planos de produção e planos de marketing.

    GAME DESIGN (GAME DESIGN)

    Aquisição das competências necessárias para elaborar a documentação necessária para o desenvolvimento orgânico de um videojogo, através de pesquisa aplicada e utilização de diferentes metodologias de produção.

    PRINCÍPIOS DE ANIMAÇÃO (PRINCIPLES OF ANIMATION)

    Aprendizagem dos princípios da representação do movimento em animação e aquisição de técnicas de animação para produções de nível profissional.

    PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, Pearson Set)

    Aquisição de competências e metodologias técnicas aplicadas ao processo criativo dentro da indústria dos videojogos. Acompanhamento e orientação dos projetos dos alunos, utilizando diferentes abordagens criativas.

    MODELAÇÃO 3D (3D MODELING)

    Aprendizagem de técnicas de modelação utilizadas na produção de videojogos. Desenvolvimento de competências na preparação de modelos 3D, prontos a serem importados para um motor de jogo 3D, ou transposição para um nível em que possam ser animados.

    MOTOR DE JOGOS I (GAME DEVELOPMENT PRACTICES)

    Aquisição de competências em motor de jogos (Unity), necessárias para a produção dum videojogo. Aprendizagem dos princípios organizativos no software, os seus componentes e possíveis metodologias aplicadas em projectos de videojogos.

    MEIOS CRIATIVOS E CULTURA (CREATIVE MEDIA)

    Introdução e desenvolvimento de cultura dos meios criativos ligados à indústria. São desenvolvidas competências de criatividade com base em conteúdos históricos e produtos já desenvolvidos que servem como base e inspiração para perceber a indústria.

    2º ANO
    PROJETO COLABORATIVO (COLLABORATIVE PROJECT, Pearson Set)

    Aquisição de competências colaborativas no desenvolvimento de propostas para videojogos. Acompanhamento dos grupos de trabalho em médias criativos, na orientação dos seus projectos académicos, a sua organização orçamental, o calendário de produção, o planeamento financeiro e o desenvolvimento de diferentes abordagens criativas.

    CONCEPT ART II (TECHNICAL DRAWING)

    Aquisição de competências em conceção de personagens e ambientes através da aplicação de diferentes metodologias. Desenvolvimento de possíveis técnicas aplicadas ao processo criativo para o desenvolvimento de uma proposta para um videojogo.

    LEVEL DESIGN E AMBIENTES (ENVIRONMENT AND LEVEL DESIGN)

    Aquisição das competências necessárias para elaborar uma proposta de design de um videojogo através de pesquisa aplicada. Desenvolvimento e preparação de documentação duma proposta de design (Game Design Document).

    DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

    Aquisição novas metodologias de trabalho em projectos de videojogos. Técnicas de pitching e novos métodos de apresentação de projetos de videojogos perante terceiros (investidores).

    ANIMAÇÃO AVANÇADA (ADVANCED ANIMATION)

    Aquisição e desenvolvimento de processos de animação avançados a nível profissional, aplicado a movimentação e animação de personagens e elementos em 3D.

    MODELAÇÃO 3D AVANÇADA (ADVANCED 3D MODELING)

    Aquisição de competências em representação do movimento, caracterização, comportamento e animação de personagens em 3D. Competências técnicas e específicas em desenvolvimento de conhecimentos anatómicos e comportamentos da modelação 3D.

    MOTOR DE JOGOS II (ADVANCED GAME DEVELOPMENT STUDIES)

    Estudo e revisão das técnicas introduzidas no ano anterior. Aquisição de novas competências utilizando software e ferramentas dentro de um motor de jogo (Unity).

    INGLÊS (ENGLISH)

    O inglês é a língua base de comunicação internacional, e facilita a conectividade com profissionais e empresas de todo o mundo.

    Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios globais. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas profissionais, independentemente das geografias ou nacionalidade.

    Nesta unidade, irão praticar a sua competência comunicativa na língua inglesa ao nível da compreensão, interação e produção oral e escrita. Assim, têm a preparação adequada caso seja necessário realizar um teste de competência linguística, para a progressão de estudos ou para trabalhar no estrangeiro.

    3º ANO
    VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

    BACHELOR OF ARTS in DIGITAL & GAME ART

    PROFESSORES

    Daniel Silvestre (Coordenador)
    Jornalista e diretor do projecto PróximoNível. Apresentador e responsável por processos criativos na Fnac Portugal.

    Ricardo Toureiro (Tutor)
    Licenciado em Design Industrial pelo IADE. Especializado em visualizações de produto e criação de espaços virtuais. O seu trabalho em desenvolvimento de videojogos tem uma forte componente experimental e assume o papel de designer, artista e programador.

    Ivan Barroso
    Historiador e cronista de videojogos. Autor e cronista especializado em videojogos no Jornal Público. Ex-Game Designer na CAB Games (EUA) e XS Gamerz (EUA), Project Manager do jogo “Out of Line” (PlayStation 4® e PC).

    João Canelo
    Game Designer e redactor de conteúdos sobre videojogos na revista BGAMER e no website GLITCH EFFECT.

    Rui Humberto
    Game Developer | Fun Punch Games

    Tiago Lobo Pimentel
    Concept Artist, Ilustrador e Artista Plástico
    Saber +

    Bruno de Sousa
    3D Artist, Motion Designer
    Saber +

    Francisco Santos
    Artista e Animador na Twigames. Criador do videojogo Out of Line.
    Saber+

    Alexandre Barbosa
    Publishing Director na Nerd Monkeys. Responsável de comunicação na Fnac Portugal.
    Saber+

    EQUIPAMENTO

    • Salas equipadas com 16 postos de trabalho individuais em ambiente PC.
    • Programas utilizados: Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe After Effects, Adobe Indesign, Autodesk Maya, Unity, Spine, Trello.
    • Discord, pacote Microsoft Office.
    • Estúdios de Som e Fotografia.

    Candidaturas

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel, obrigatória.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    Condições

    INSCRIÇÃO
    600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

    (*) Podem ser pagos 300€ no ato da matricula, seguidos de 2 prestações no valor de 150€/cada a liquidar em setembro e outubro.

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento em duas prestações anuais de 4.725,00€ cada, no 1.º e 2.º anos de curso. (10% desconto).
    24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
    30 prestações de 350,00€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
    (**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

    Soluções de Financiamento:
    Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.