No javascript ETIC | Curso Animação 2DAnimação 2D – ETIC

Animação 2D

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 330 horas

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 19H-23H

Participantes: 8-16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Este é um curso para quem quer iniciar-se na profissão de Animador. Com este programa exploras e pões em prática os princípios técnicos e artísticos de uma das áreas mais procuradas na indústria criativa. A Animação é uma técnica e uma linguagem muito antiga, sempre em constante expansão e reinvenção: encontras hoje a Animação em variadíssimos produtos audiovisuais, sejam eles publicitários, séries televisivas, videoclips, videojogos, conteúdos web e, claro, no Cinema.

Propomos-te um percurso de aprendizagem das técnicas e tecnologias da animação 2D digitais mais utilizadas, abordando principalmente o desenho frame a frame, mas também a animação por keyframes. Com esta aprendizagem, terás uma base técnica sólida para te poderes incluir e desenvolver nas funções de animação, intercalação, traçagem e pintura de Animação em projetos profissionais de várias áreas e naturezas.

No curso, ao mesmo tempo que experimentas as ferramentas, vais aprofundar a tua cultura visual e cinematográfica e vais aperfeiçoar a representação do movimento, desenvolvendo a capacidade de criar formas e personagens animadas. Assim, vais poder reconhecer o que é necessário ou exigido em cada projeto/encomenda e vais poder encontrar as melhores respostas e soluções. No final, através deste roteiro – acompanhado por animadores, realizadores e outros profissionais da animação experientes e inspiradores – reúnes conhecimento sobre as diferentes fases de criação, produção e gestão de projetos.

Vais experimentar ser Animador em dois tipos de produção, de acordo com os parâmetros actuais de organização e de distribuição profissional de funções: numa animação de encomenda, de natureza comercial, e num filme de âmbito autoral.

 

Orientações Profissionais

  • Técnico de Animação, Intercalação, Traçagem e Pintura de Animação;
  • Artista de Storyboard para Animação;
  • Artista de Layouts.

 

Responsável de Curso

LUÍS SOARES // Realizador, Animador e Pós-Produtor de Animação.

É realizador de animação em cinema, séries, videoarte, publicidade e institucionais, mas também anima e faz pós-produção. Trabalha em animação desde 2006, começando como animador na técnica de stop motion, passando para animador e pós-produtor em 2D digital, tendo mais recentemente enverado pelo 3D, trabalhando ao longo destes anos com alguns dos mais reconhecidos realizadores e estúdios de animação portugueses. Membro fundador da Associação de Realizadores de Cinema de Animação e membro fundador do COLA – Coletivo Audiovisual de 2018 a 2020. Dá formação na área da Animação desde 2009.

GESTORA PEDAGÓGICA
Sónia Ferreira

Plano Curricular

UNIDADE 1 // INTRODUÇÃO À REPRESENTAÇÃO DE MOVIMENTO E HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO
  • As várias Técnicas de Animação: Desenho, Stopmotion, 2D e 3D digitais.
  • Origens da imagem animada: dos brinquedos óticos ao surgimento do Cinema; o que se mantém, na atualidade, fruto deste percurso histórico.
  • Desenho e concept design, nível I:
    – Desenho e idealização de personagens;
    – Pintura digital;
    – Modelsheet.
  • Introdução à representação de movimento em animação de desenho (exercícios práticos):
    – Aceleração e desaceleração;
    – Antecipação, ação e reação;
    – Peso, atrito e outras variantes.
  • Animação em contexto prático e projetual (clips curtos):
    – Experimentação prática, paralela à aprendizagem das bases da representação do movimento.
UNIDADE 2 // DESENHO TÉCNICO E DESENVOLVIMENTO DA ANIMAÇÃO DE DESENHO
  • Desenho e concept design, nível II:
    – Desenvolvimento da conceptualização gráfica de uma personagem;
    – Desenho e pintura de cenários e ambientes.
  • Representação de movimento em animação de desenho, nível II;
  • Animação em contexto prático (projeto simples):
    – Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos na unidade anterior, no contexto de um projeto proposto (um conjunto de pequenos clips animados, um spot curto de publicidade ou outros produtos/briefings).
  • Animação 2D digital por keyframes, composição e pós-produção.
UNIDADE 3 // ANIMAÇÃO DE UM PROJETO
  • Animação em contexto prático (projeto complexo orientado)
    – Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos ao longo do curso, aplicados a um projeto proposto mais complexo, como sejam um filme de animação, um videoclip, um vídeo promocional, entre outras possibilidades.
UNIDADE 4 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

Laboratório de Inovação e Criatividade.

  • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
  • Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
  • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
  • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
  • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
  • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

Professores

Luís Soares
Realizador, Animador de Stopmotion, Desenhador 2D Digital e 3D, Pós-produtor.
https://vimeo.com/luisfpsoares
https://luissoares.portfoliobox.net/

Leonor Pacheco
Realizadora, Animadora, Ilustradora
https://www.behance.net/leonorpacheco
https://betweencoffeeandotheruselesstuff.tumblr.com/

Alexandra Ramires
Realizadora, Animadora, Artista Plástica
http://otrabalhodaxa.blogspot.com/

Tiago Lobo Pimentel
Concept Artist, Ilustrador e Artista Plástico
https://tiagolobopimentel.com/

Bruno Sousa
Modelador e Animador 3D, Pós-produtor
https://www.behance.net/Bruno_Sousa
https://www.behance.net/pushfwd

PARCERIAS E CONVIDADOS

SARDINHA EM LATA
Nuno Beato, Produtor e Realizador
https://www.sardinhaemlata.com/

COLA
Bruno Caetano
Produtor e realizador
https://www.colaanimation.com/

Pedro Brito
Realizador, Animador, Ilustrador e Autor de BD
http://cargocollective.com/pedrobrito
http://margemsulcomic.tumblr.com
http://www.facebook.com/PedroBritoIllustration
http://thelisbonstudio.com/

Laura Gonçalves
Realizadora e animadora
https://www.filmin.pt/realizadora/laura-goncalves

João Gonzalez // Realizador e animador
https://vimeo.com/joaogonzalez

Alexandre Siqueira
Realizador, animador
http://www.alexandresiqueira.com/

Rui Gonçalves
Animador, artista de storyboard e layouts

Equipamento

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Krita, Microsoft Office 365.
Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.

Candidaturas

Requisitos:

  • 12o Ano de Escolaridade ou experiência profissional relevante.
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista, caso possua.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 3.128,00€ (15% desconto)
9 prestações: 384,36€ (6% desconto)
12 prestações: 288,27€ (6% desconto)
18 prestações: 204,44€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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