No javascript ETIC | Curso Animação 2DAnimação 2D – ETIC

Animação 2D

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 330 horas

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 19H-23H

Participantes: 8-16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Este é um curso para quem quer iniciar-se na profissão de Animador. Com este programa exploras e pões em prática os princípios técnicos e artísticos de uma das áreas mais procuradas na indústria criativa. A Animação é uma técnica e uma linguagem muito antiga, sempre em constante expansão e reinvenção: encontras hoje a Animação em variadíssimos produtos audiovisuais, sejam eles publicitários, séries televisivas, videoclips, videojogos, conteúdos web e, claro, no Cinema.

Propomos-te um percurso de aprendizagem das técnicas e tecnologias da animação 2D digitais mais utilizadas, abordando principalmente o desenho frame a frame, mas também a animação por keyframes. Com esta aprendizagem, terás uma base técnica sólida para te poderes incluir e desenvolver nas funções de animação, intercalação, traçagem e pintura de Animação em projetos profissionais de várias áreas e naturezas.

No curso, ao mesmo tempo que experimentas as ferramentas, vais aprofundar a tua cultura visual e cinematográfica e vais aperfeiçoar a representação do movimento, desenvolvendo a capacidade de criar formas e personagens animadas. Assim, vais poder reconhecer o que é necessário ou exigido em cada projeto/encomenda e vais poder encontrar as melhores respostas e soluções. No final, através deste roteiro – acompanhado por animadores, realizadores e outros profissionais da animação experientes e inspiradores – reúnes conhecimento sobre as diferentes fases de criação, produção e gestão de projetos.

 

saídas Profissionais

  • Técnico de Animação, Intercalação, Traçagem e Pintura de Animação;
  • Artista de Storyboard para Animação;
  • Artista de Layouts.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

Responsável de Curso

LUÍS SOARES
Realizador, Animador e Pós-Produtor de Animação.

É realizador de animação em cinema, séries, videoarte, publicidade e institucionais, mas também anima e faz pós-produção. Trabalha em animação desde 2006, começando como animador na técnica de stop motion, passando para animador e pós-produtor em 2D digital, tendo mais recentemente enverado pelo 3D, trabalhando ao longo destes anos com alguns dos mais reconhecidos realizadores e estúdios de animação portugueses. Membro fundador da Associação de Realizadores de Cinema de Animação e membro fundador do COLA – Coletivo Audiovisual de 2018 a 2020. Dá formação na área da Animação desde 2009.

GESTORA PEDAGÓGICA
Sónia Ferreira

Plano Curricular

UNIDADE 1 // INTRODUÇÃO À REPRESENTAÇÃO DE MOVIMENTO E HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO
  • As várias Técnicas de Animação: Desenho, Stopmotion, 2D e 3D digitais.
  • Origens da imagem animada: dos brinquedos óticos ao surgimento do Cinema; o que se mantém, na atualidade, fruto deste percurso histórico.
UNIDADE 2 // ANIMAÇÃO I

Introdução à representação de movimento em animação de desenho (exercícios práticos):

  • Aceleração e desaceleração;
  • Antecipação, ação e reação;
  • Peso, atrito e outras variantes.
UNIDADE 3 // DESENHO E PINTURA DIGITAL I
  • Desenho e idealização de personagens;
  • Pintura digital;
  • Modelsheet.
UNIDADE 4 // PROJETO I

Animação em contexto prático e projetual:

  • Experimentação prática, paralela à aprendizagem das bases da representação do movimento.
UNIDADE 5 // ANIMAÇÃO II

Desenvolvimento e elaboração dos conhecimentos adquiridos na unidade anterior (exercícios práticos):

  • Ciclos de andar e correr;
  • Dinâmica, ritmo e acting;
  • Ciclo de andar de um quadrupede;
UNIDADE 6 // DESENHO E PINTURA DIGITAL II
  • Desenvolvimento da conceptualização gráfica de uma personagem;
  • Desenho e pintura de cenários e ambientes.
UNIDADE 7 // PROJETO II

Animação em contexto prático:

  • Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos na unidade anterior, aplicados no contexto de um projeto prático proposto.
UNIDADE 8 // ANIMAÇÃO POR KEYFRAMES E PÓS-PRODUÇÃO

Introdução ao software After Effects para utilização em animação 2D digital por keyframes, composição e pós- produção.

UNIDADE 9 // PROJETO FINAL

Animação em contexto prático:

  • Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos ao longo do curso, aplicados a um projeto proposto mais complexo, como sejam um filme de animação, um videoclip, um vídeo promocional, entre outras possibilidades.
UNIDADE 10 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA Laboratório de Inovação e Criatividade.
  • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar. Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
  • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
  • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
  • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
  • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

Professores

Luís Soares
Realizador, Animador de Stopmotion, Desenhador 2D Digital e 3D, Pós-produtor.
Vimeo
Saber +

Leonor Pacheco
Realizadora, Animadora, Ilustradora
Behance
Saber +

Alexandra Ramires
Realizadora, Animadora, Artista Plástica
Saber +

Tiago Lobo Pimentel
Concept Artist, Ilustrador e Artista Plástico
Saber +

Bruno Sousa
Modelador e Animador 3D, Pós-produtor
Behance
Saber +

PARCERIAS E CONVIDADOS

SARDINHA EM LATA
Nuno Beato, Produtor e Realizador
Saber +

COLA
Bruno Caetano, Produtor e realizador
Saber +

Pedro Brito
Realizador, Animador, Ilustrador e Autor de BD
Cargo Collective
Saber +

Laura Gonçalves
Realizadora e animadora
Saber +

João Gonzalez
Realizador e animador
Saber +

Alexandre Siqueira
Realizador, animador
Saber +

Rui Gonçalves
Animador, artista de storyboard e layouts

Francisco Lourenço
Pintor
Saber +

Equipamento

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Krita, Toon Boom Harmony, Microsoft Office 365.
Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 3.252,95€ (15% desconto).
9 prestações: 399,71€ (6% desconto).
12 prestações: 299,78€ (6% desconto).
18 prestações: 212,61€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 3.252,95€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 1.079,21 € mais 9 prestações de: 279,80 €.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.