No javascript ETIC | Curso Animação 2DAnimação 2D – ETIC

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    Animação 2D

    Cursos ETIC (1 ANO)

    Duração: 330 horas

    Datas: Outubro a Julho

    Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 19H-23H

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    A Animação é uma das áreas com maior crescimento nas Indústrias Criativas em todo o mundo, abrangendo o Cinema, os Videojogos, a Publicidade, a Web, entre outras áreas.

    A Animação está em constante expansão e reinvenção: encontramo-la em variadíssimos produtos audiovisuais, sejam eles publicitários, séries, videoclips, videojogos, conteúdos web e no Cinema.

    No curso aprendes os princípios técnicos e artísticos, aprofundas a tua cultura visual e cinematográfica, aperfeiçoas a representação do movimento e desenvolves a capacidade de criar formas e personagens animadas. Propomos-te um percurso de aprendizagem das técnicas e tecnologias da animação 2D digitais mais utilizadas, abordando principalmente o desenho frame a frame, mas também a animação por keyframes.

    Adquires uma base técnica e criativa sólida e ganhas experiência em todo o processo de produção, que te permite desenvolver as tuas funções na  animação, intercalação, traçagem e pintura de animação em projetos profissionais de várias áreas e naturezas.

    Irás reconhecer o que é necessário ou exigido em cada projeto/encomenda e vais poder encontrar as melhores respostas e soluções.

    Ao longo do curso, acompanhado por animadores, realizadores e outros profissionais da animação experientes e inspiradores, – o aluno reúne conhecimento sobre as diferentes fases de criação, produção e gestão de projetos e constrói o seu portefólio.

    saídas Profissionais

    • Técnico de Animação, Intercalação, Traçagem e Pintura de Animação;
    • Artista de Storyboard para Animação;
    • Artista de Layouts.

    Estágios Erasmus+ e Integração Profissional

    A ETIC disponibiliza dois tipos de estágios:
    – No final do curso e mediante o seu desempenho, os alunos podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+
    – Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do departamento de Integração Profissional da ETIC.

    Responsável de Curso

    LUÍS SOARES
    Realizador, Animador e Pós-Produtor de Animação.

    É realizador de animação em cinema, séries, videoarte, publicidade e institucionais, mas também anima e faz pós-produção. Trabalha em animação desde 2006, começando como animador na técnica de stop motion, passando para animador e pós-produtor em 2D digital, tendo mais recentemente enverado pelo 3D, trabalhando ao longo destes anos com alguns dos mais reconhecidos realizadores e estúdios de animação portugueses. Membro fundador da Associação de Realizadores de Cinema de Animação e membro fundador do COLA – Coletivo Audiovisual de 2018 a 2020. Dá formação na área da Animação desde 2009.

    GESTORA PEDAGÓGICA
    Sofia Mateus

    Certificação

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 // INTRODUÇÃO À REPRESENTAÇÃO DE MOVIMENTO E HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO
    • As várias Técnicas de Animação: Desenho, Stopmotion, 2D e 3D digitais.
    • Origens da imagem animada: dos brinquedos óticos ao surgimento do Cinema; o que se mantém, na atualidade, fruto deste percurso histórico.
    MÓDULO 2 // ANIMAÇÃO I

    Introdução à representação de movimento em animação de desenho (exercícios práticos):

    • Aceleração e desaceleração;
    • Antecipação, ação e reação;
    • Peso, atrito e outras variantes.
    MÓDULO 3 // DESENHO E PINTURA DIGITAL I
    • Desenho e idealização de personagens;
    • Pintura digital;
    • Modelsheet.
    MÓDULO 4 // PROJETO I

    Animação em contexto prático e projetual:

    • Experimentação prática, paralela à aprendizagem das bases da representação do movimento.
    MÓDULO 5 // ANIMAÇÃO II

    Desenvolvimento e elaboração dos conhecimentos adquiridos na unidade anterior (exercícios práticos):

    • Ciclos de andar e correr;
    • Dinâmica, ritmo e acting;
    • Ciclo de andar de um quadrupede;
    MÓDULO 6 // DESENHO E PINTURA DIGITAL II
    • Desenvolvimento da conceptualização gráfica de uma personagem;
    • Desenho e pintura de cenários e ambientes.
    MÓDULO 7 // PROJETO II

    Animação em contexto prático:

    • Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos na unidade anterior, aplicados no contexto de um projeto prático proposto.
    MÓDULO 8 // ANIMAÇÃO POR KEYFRAMES E PÓS-PRODUÇÃO

    Introdução ao software After Effects para utilização em animação 2D digital por keyframes, composição e pós- produção.

    MÓDULO 9 // PROJETO FINAL

    Animação em contexto prático:

    • Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos ao longo do curso, aplicados a um projeto proposto mais complexo, como sejam um filme de animação, um videoclip, um vídeo promocional, entre outras possibilidades.
    MÓDULO 10 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
    Laboratório de Inovação e Criatividade
    • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar. Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
    • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
    • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
    • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
    • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
    • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

    Professores

    Luís Soares
    Realizador, Animador de Stopmotion, Desenhador 2D Digital e 3D, Pós-produtor.
    Vimeo
    Saber +

    Leonor Pacheco
    Realizadora, Animadora, Ilustradora
    Behance
    Saber +

    Alexandra Ramires
    Realizadora, Animadora, Artista Plástica
    Saber +

    Tiago Lobo Pimentel
    Concept Artist, Ilustrador e Artista Plástico
    Saber +

    Bruno Sousa
    Modelador e Animador 3D, Pós-produtor
    Behance
    Saber +

    PARCERIAS E CONVIDADOS

    SARDINHA EM LATA
    Nuno Beato, Produtor e Realizador
    Saber +

    COLA
    Bruno Caetano, Produtor e realizador
    Saber +

    Pedro Brito
    Realizador, Animador, Ilustrador e Autor de BD
    Cargo Collective
    Saber +

    Laura Gonçalves
    Realizadora e animadora
    Saber +

    João Gonzalez
    Realizador e animador
    Saber +

    Alexandre Siqueira
    Realizador, animador
    Saber +

    Rui Gonçalves
    Animador, artista de storyboard e layouts

    Francisco Lourenço
    Pintor
    Saber +

    Equipamento

    Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
    Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Krita, Toon Boom Harmony, Microsoft Office 365.
    Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.

    Candidaturas

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    Condições

    Inscrição:
    180€

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento*: 2.970,00€ (10% desconto).  *a realizar no ato da inscrição.
    12 prestações: 264€ (4% desconto).
    18 prestações: 183,33€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(*): 1.584,00 € mais 9 prestações de: 176,00 €.
    (*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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