Apresentação
Este é um curso para quem quer iniciar-se na profissão de Animador. Com este programa exploras e pões em prática os princípios técnicos e artísticos de uma das áreas mais procuradas na indústria criativa. A Animação é uma técnica e uma linguagem muito antiga, sempre em constante expansão e reinvenção: encontras hoje a Animação em variadíssimos produtos audiovisuais, sejam eles publicitários, séries televisivas, videoclips, videojogos, conteúdos web e, claro, no Cinema.
Propomos-te um percurso de aprendizagem das técnicas e tecnologias da animação 2D digitais mais utilizadas, abordando principalmente o desenho frame a frame, mas também a animação por keyframes. Com esta aprendizagem, terás uma base técnica sólida para te poderes incluir e desenvolver nas funções de animação, intercalação, traçagem e pintura de Animação em projetos profissionais de várias áreas e naturezas.
No curso, ao mesmo tempo que experimentas as ferramentas, vais aprofundar a tua cultura visual e cinematográfica e vais aperfeiçoar a representação do movimento, desenvolvendo a capacidade de criar formas e personagens animadas. Assim, vais poder reconhecer o que é necessário ou exigido em cada projeto/encomenda e vais poder encontrar as melhores respostas e soluções. No final, através deste roteiro – acompanhado por animadores, realizadores e outros profissionais da animação experientes e inspiradores – reúnes conhecimento sobre as diferentes fases de criação, produção e gestão de projetos.
saídas Profissionais
- Técnico de Animação, Intercalação, Traçagem e Pintura de Animação;
- Artista de Storyboard para Animação;
- Artista de Layouts.
Programa Erasmus+ e Estágios
Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
Responsável de Curso
LUÍS SOARES
Realizador, Animador e Pós-Produtor de Animação.
É realizador de animação em cinema, séries, videoarte, publicidade e institucionais, mas também anima e faz pós-produção. Trabalha em animação desde 2006, começando como animador na técnica de stop motion, passando para animador e pós-produtor em 2D digital, tendo mais recentemente enverado pelo 3D, trabalhando ao longo destes anos com alguns dos mais reconhecidos realizadores e estúdios de animação portugueses. Membro fundador da Associação de Realizadores de Cinema de Animação e membro fundador do COLA – Coletivo Audiovisual de 2018 a 2020. Dá formação na área da Animação desde 2009.
GESTORA PEDAGÓGICA
Sónia Ferreira
Plano Curricular
- As várias Técnicas de Animação: Desenho, Stopmotion, 2D e 3D digitais.
- Origens da imagem animada: dos brinquedos óticos ao surgimento do Cinema; o que se mantém, na atualidade, fruto deste percurso histórico.
Introdução à representação de movimento em animação de desenho (exercícios práticos):
- Aceleração e desaceleração;
- Antecipação, ação e reação;
- Peso, atrito e outras variantes.
- Desenho e idealização de personagens;
- Pintura digital;
- Modelsheet.
Animação em contexto prático e projetual:
- Experimentação prática, paralela à aprendizagem das bases da representação do movimento.
Desenvolvimento e elaboração dos conhecimentos adquiridos na unidade anterior (exercícios práticos):
- Ciclos de andar e correr;
- Dinâmica, ritmo e acting;
- Ciclo de andar de um quadrupede;
- Desenvolvimento da conceptualização gráfica de uma personagem;
- Desenho e pintura de cenários e ambientes.
Animação em contexto prático:
- Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos na unidade anterior, aplicados no contexto de um projeto prático proposto.
Introdução ao software After Effects para utilização em animação 2D digital por keyframes, composição e pós- produção.
Animação em contexto prático:
- Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos ao longo do curso, aplicados a um projeto proposto mais complexo, como sejam um filme de animação, um videoclip, um vídeo promocional, entre outras possibilidades.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar. Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Professores
Luís Soares
Realizador, Animador de Stopmotion, Desenhador 2D Digital e 3D, Pós-produtor.
Vimeo
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Leonor Pacheco
Realizadora, Animadora, Ilustradora
Behance
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Alexandra Ramires
Realizadora, Animadora, Artista Plástica
Saber +
Tiago Lobo Pimentel
Concept Artist, Ilustrador e Artista Plástico
Saber +
Bruno Sousa
Modelador e Animador 3D, Pós-produtor
Behance
Saber +
PARCERIAS E CONVIDADOS
SARDINHA EM LATA
Nuno Beato, Produtor e Realizador
Saber +
COLA
Bruno Caetano, Produtor e realizador
Saber +
Pedro Brito
Realizador, Animador, Ilustrador e Autor de BD
Cargo Collective
Saber +
Laura Gonçalves
Realizadora e animadora
Saber +
João Gonzalez
Realizador e animador
Saber +
Alexandre Siqueira
Realizador, animador
Saber +
Rui Gonçalves
Animador, artista de storyboard e layouts
Francisco Lourenço
Pintor
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Equipamento
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Krita, Toon Boom Harmony, Microsoft Office 365.
Estúdio multimédia com área de 50m2 de ciclorama com sistema de Motion Capture.
Candidaturas
Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > PEDIR INFORMAÇÃO
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.
Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 3.252,95€ (15% desconto).
9 prestações: 399,71€ (6% desconto).
12 prestações: 299,78€ (6% desconto).
18 prestações: 212,61€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 3.252,95€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 1.079,21 € mais 9 prestações de: 279,80 €.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.