No javascript ETIC | Curso Cinema e Televisão

Cinema e Televisão

Higher Nationals (2 anos) + TOP UP YEAR (1 ANO)

Duração: 2 anos

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª 9H-13H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Apresentação

O trabalho cinematográfico e televisivo nacional e internacional exigem cada vez mais profissionais preparados para assegurar a reinvenção do sector. Segundo estudos estratégicos, o consumo de filmes, séries e documentários continua a aumentar. É preciso continuar a produzir conteúdos com desafios interdisciplinares, alicerçados numa história das imagens e dos sons em movimento.

Para além dos exercícios curriculares, são lançados ao longo do curso desafios extracurriculares em contexto real que completam a descoberta de uma linguagem artística pessoal. Do portfolio fazem parte projetos individuais e de equipa. O processo de criação é o resultado de metodologias cruzadas entre alunos, professores e convidados, nas suas diversas áreas: produção, realização, escrita, câmara, iluminação, som, casting, direção de atores, pós-produção e exibição, tendo conhecimento real dos desafios atuais do mercado global e sempre disponíveis para ampliar o potencial técnico-criativo de cada aluno.

O cinema, a televisão e o audiovisual estão cada vez mais interligados, destacam-se como experiências sociais e culturais de massa, mas é necessário despoletar novas realidades e perspetivar a execução e a difusão de ideias, pelo que é importante compreender a interligação prática das respetivas áreas criativas e técnicas.

No curso, o aluno participa em festivais, workshops, conferências com especialistas da indústria, tem contacto direto com profissionais da área e vai construindo estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional. Os projetos finais são estreados na Cinemateca Portuguesa e tendencialmente integram as competições em festivais de cinema e vídeo e podem ainda ser candidatos aos prémios nacionais de cinema.

 

 

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

Produtoras de cinema, vídeo, televisão e publicidade
Estações de televisão, canais temáticos e televisões internas
Departamentos de pós-produção de imagem e som de empresas e instituições
Operadores de câmara, assistentes de imagem e de som
Assistentes de produção, realização e régie
Pós-produtores e montadores de vídeo
Anotadores e assistentes na escrita e revisão de argumentos
Criação e gestão de negócio próprio nas diferentes áreas do cinema e audiovisual

COORDENAÇÃO E TUTORIA

PEDRO SENNA NUNES — COORDENADOR

Realizador, Produtor, Programador Cultural, Professor e Investigador do GECAPA na área de imagem e som. Estudou Cinema, Escrita, Fotografia, Vídeo e Teatro em escolas nacionais e europeias. Realizou filmes experimentais, publicitários, ficcionais e documentais. Foi Coordenador e Diretor Criativo da ETIC. É codirector artístico da Vo’Arte e co-programa os Festivais InShadow, InArt, InMotion e os Encontros Cinema Viana, e é colaborador do Festival Filmes do Homem. É cofundador da Companhia de Teatro Meridional e consultor e coordenador de diversos projetos pedagógicos e culturais internacionais. É cofundador do projeto inclusivo “Geração Soma”. Premiado pelo seu trabalho foto-cinematográfico experimental e documental. É doutorando no curso de Artes Performativas e Imagem em Movimento, na Universidade de Lisboa.
www.voarte.com

NUNO MADEIRA — TUTOR

Realizador, Operador de Câmara e Editor. Realizou trabalhos experimentais em cinema e vídeo. Filmou mais de 150 concertos de música. Na área do vídeo, trabalha para várias companhias de teatro. Participou no Festival Temps d’Images, Expo Saragoça 08 e no Festival da Malaposta. Participou em exibições coletivas em São Francisco e Las Vegas (EUA).

 

Plano Curricular

1º ANO
INDÚSTRIA CRIATIVA (Creative Media Industry)

A Unidade faz o enquadramento histórico, social, psicológico, comercial e cultural das áreas criativas. O objetivo é o desenvolvimento do conhecimento, através de abordagens teóricas, em torno do conceito de criatividade enquanto gerador de economias, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão da produção audiovisual, enquadrando-o num contexto contemporâneo nacional e internacional das artes visuais e performativas transversais no espetro das indústrias criativas.

PRÁTICA PROFISSIONAL (Professional Practice)

Esta Unidade centra-se na organização e planeamento de projetos, individuais e coletivos, de produção de imagens e sons em movimento, utilizando as tecnologias de registo num regime de total segurança.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA (Cinematography – Camera)

A Unidade faz a introdução à área de imagem, procurando o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas necessárias para operar uma câmara de filmar. Outros pontos abordados incluem o contato com diferentes tipos de equipamento de câmara e iluminação, a interpretação da luz e as funções da equipa de imagem.

TECNOLOGIAS DE ÁUDIO (Audio Technologies)

A Unidade é orientada para as técnicas de realização e produção de conteúdos áudio para imagens em movimento, visando a aprendizagem de ferramentas de captação, pós-produção e mistura de áudio. O aluno aprende a aplicação de tecnologias à produção de narrativas áudio para projetos digitais de cinema e televisão.

EDIÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO (Editing for Film & Television)

A Unidade estuda os marcos essenciais da história da montagem conferindo ao aluno competências para edição de imagem e som, passando pela digitalização e sincronismo, até à exportação dos trabalhos para a exibição no cinema, na televisão e em plataformas digitais.

PRÁTICA FÍLMICA (Film & Television Practices)

O objetivo desta Unidade é a identificação e exercício de técnicas e processos fundamentais à prática cinematográfica: escrita, realização, direção de atores, produção, câmara, iluminação, som e edição. Procura-se o desenvolvimento de aptidões especializadas nas áreas do cinema, necessárias para comunicar visual e sonoramente ideias fílmicas.

PRODUÇÃO MULTICÂMARA (Multi-camera Production)

A Unidade confere competências, a partir de desafios contextualizados, necessárias para a escrita, planeamento, registo e produção, em equipa, de programas baseados na prática de multicâmara para televisão com qualidade de transmissão.

PROJETO INDIVIDUAL (Individual Project, Pearson-set)

A Unidade propõe a realização de um projeto individual de aplicação criativa de práticas e técnicas em resposta a um tema proposto, cruzando referências e disciplinas numa abordagem investigativa, tendo em conta princípios de sustentabilidade.

2º ANO
DOCUMENTÁRIO (Documentary)

Esta Unidade centra-se em torno da realização de documentários com qualidade para transmissão, desenvolvendo de competências investigativas necessárias para o trabalho na área de produção e realização do género documental: cinematográfico, televisivo e interativo.

ESTUDOS FÍLMICOS (Film Studies)

A Unidade destaca a análise crítica e a compreensão dos enquadramentos teóricos no âmbito da criação cinematográfica, bem como da sua interligação com a prática televisiva.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL (Personal Professional Development)

Esta Unidade confere as competências necessárias para a capacitação e a utilização das técnicas académicas de pesquisa, usadas pelos profissionais que trabalham na área de produção e investigação audiovisual. Faz-se a pesquisa e aprofundamento de temas com o objetivo de os desenvolver no universo cinematográfico e audiovisual.

ESCRITA PARA FILME E TELEVISÃO (Scriptwriting for Film & Television)

A escrita para o desenvolvimento e criação de argumentos, personagens e diálogos, com especial destaque para a prática e compreensão das estruturas narrativas é o tema desta Unidade. Estudam-se processos de escrita de um guião e promovem-se competências para a escrita de guiões com a qualidade exigida na produção de ficção: televisiva e cinematográfica.

ESTUDOS AVANÇADOS DE CINEMA (Advanced Film Production Studies)

Esta Unidade desenrola-se em dois eixos: o desenvolvimento de trabalhos com uma abordagem profissional, experimental e defensável, ao nível da produção, pós-produção e apresentação e a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de um filme e de um programa de televisão.

PROJETO COLABORATIVO (Collaborative Project, Pearson-set)

Esta é uma Unidade de projeto onde se trabalham capacidades individuais, em contexto coletivo, para realizar um projeto na área do cinema e televisão. O foco está no regime de colaboração através do trabalho de equipa, em que todos têm papéis distintos e coordenados, fomentando o envolvimento de elementos externos e de projetos profissionais no âmbito da escola.

EDIÇÃO AVANÇADA E COMPOSIÇÃO (Advanced Editing & Compositing)

A Unidade desenrola-se em torno das ferramentas essenciais à utilização e gestão de processos de motion graphics e efeitos associados a técnicas de grafismo, recorrendo a equipamentos profissionais, para pós-produção audiovisual com incidência na criação de genéricos para cinema e séries televisivas.

3º ANO - TOP UP YEAR

VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

TOP UP YEAR →

Professores

Paulo Soares

Investigador de Estudos de Mercado

Margarida Leitão

Realizadora e Investigadora

Margarida Cardoso

Realizadora e Argumentista

Bárbara Valentina

Produtora de Cinema

Jorge Jácome

Realizador

José Filipe Costa

Realizador

Nélia Cruz

Argumentista e Professora

Ricardo Oliveira

Argumentista

Leonardo António

Realizador

Rui Medeiros

Técnico de Audiovisuais e Controlo de Imagem

Pedro Sousa

Montador e Diretor de Fotografia

João Geada

Diretor Criativo e Curador

Jorge Barrote

Diretor Criativo

Bruno Sousa

Editor e Motion Designer

Pedro Florêncio

Realizador e Investigador

Nádia Henriques

Diretora de Arte

Gonçalo Madail

Diretor RTP Memória

Mafalda Roma

Diretora de Som

António Pascoalinho

Crítico de Cinema

Bruno Cabral

Realizador

Mariana Gaivão

Realizadora e Editora

João Cunha

Orientador de Processos Criativos

Nuno Madeira

Realizador, Operador de Câmara e Editor

Dora Nobre

Produtora

Pedro Senna Nunes

Realizador, Investigador e Programador Cultural

Equipamentos

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Headphones.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Avid Media Composer e ProTools, Microsoft Office 365.
Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama e sistema de cenários virtuais e de Motion Capture.
Salas de captação áudio, Estúdio de fotografia.
Régie Vídeo equipada com Câmaras Broadcast.
Câmaras: Sony XDCAM, NX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider.
Gravadores de áudio e microfones.
Kits de iluminação de estúdio e exterior.

Candidaturas

Requisitos:

  • 12º Ano de Escolaridade.
  • Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.

Candidaturas de maio a setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.162,50€ (10% desconto)
24 prestações de 371.93€ (3.5% desconto)
30 prestações de 308,33€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

CONDIÇÕES GERAIS:
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário
está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos. Excecionalmente podem ser
marcadas aulas fora do horário estabelecido para prática intensiva ou para reposição de aulas. As aulas técnicas específicas e/ou
workshops podem ocorrer aos Sábados. A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática. Em aulas
práticas, a turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem, respeitando-se sempre a carga horária do curso por
aluno. O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões técnico-pedagógicas ou para
responder de forma mais eficaz aos objectivos propostos.

Para mais informações contacte-nos.

Galeria

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.