No javascript ETIC | Curso Cinema e TelevisãoCinema e Televisão – ETIC

Pedir informações

Cinema e Televisão

Higher Nationals (2 anos / Nível 5) + TOP UP YEAR (1 ANO)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: Turma 1: 2ª a 6ª / 9H-13H (COMPLETA)
Turma 2: 2ª a 6ª / 14H-18H

Participantes: Máximo de 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais.

Sabe Mais

Galeria

Apresentação

A produção de conteúdos – ficção, documentário, publicidade – exige competências interdisciplinares. Os projetos do curso combinam as aptidões que são exigidas aos profissionais do audiovisual.

O crescimento da produção de conteúdos para as plataformas de streaming – Netflix, HBO, Amazon, entre outras – veio aumentar a procura de profissionais para o setor do audiovisual.

A capacidade de contar uma história – story telling – e de combinar imagens e sons, é feita através de aprendizagens nas áreas da produção, realização, escrita, iluminação, som, casting, direção de atores, pós-produção e exibição.

No curso, o aluno participa em festivais, workshops e conferências com especialistas da indústria. Tem contacto direto com profissionais da área e desenvolve estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional.

Os projetos finais são estreados na Cinemateca Portuguesa, participam em competições e festivais de cinema e vídeo, nacionais e internacionais, onde são candidatos a prémios.

PROJETOS E ALUNOS PREMIADOS

TORONTO INDEPENDENT FESTIVAL OF CIFT’21: “Com sono, mas não durmo”, de Tiago Bastos Nunes venceu o prémio Melhor Filme de Estudante nesta competição no Canadá.

MOTELX: “Com sono, mas não durmo”, de Tiago Bastos Nunes, foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. O filme esteve na Competição Nacional – Prémio Melhor Curta de Terror.

PRÉMIOS SOPHIA DA ACADEMIA PORTUGUESA DE CINEMA: Na sétima edição, Francisco Romão ganhou o Prémio Sophia Estudante com o filme “Terra Ardida”.

FANTASPORTO: o prestigiado Festival de Cinema elegeu a ETIC como a Melhor Escola Nacional de Cinema. O prémio visa o conjunto dos filmes que as instituições de ensino submetem ao Festival.

Saídas PROFISSIONAIS

  • Produtoras de cinema, vídeo, televisão e publicidade;
  • Estações de televisão, canais temáticos e televisões internas;
  • Departamentos de pós-produção de imagem e som de empresas e instituições;
  • Operadores de câmara, assistentes de imagem e de som;
  • Assistentes de produção, realização e régie;
  • Pós-produtores e montadores de vídeo;
  • Anotadores e assistentes na escrita e revisão de argumentos;
  • Criação e gestão de negócio próprio nas diferentes áreas do cinema e audiovisual.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

COORDENAÇÃO E TUTORIA

COORDENADOR: Pedro Senna Nunes

Realizador, Produtor, Programador Cultural, Professor e Investigador do GECAPA na área de imagem e som. Estudou Cinema, Escrita, Fotografia, Vídeo e Teatro em escolas nacionais e europeias. Realizou filmes experimentais, publicitários, ficcionais e documentais. Foi Coordenador e Diretor Criativo da ETIC. É codirector artístico da Vo’Arte e co-programa os Festivais InShadow, InArt, InMotion e os Encontros Cinema Viana, e é colaborador do Festival Filmes do Homem. É cofundador da Companhia de Teatro Meridional e consultor e coordenador de diversos projetos pedagógicos e culturais internacionais. É cofundador do projeto inclusivo “Geração Soma”. Premiado pelo seu trabalho foto-cinematográfico experimental e documental. É doutorando no curso de Artes Performativas e Imagem em Movimento, na Universidade de Lisboa.

TUTOR: Tiago Ferreira

GESTORA PEDAGÓGICA: Dora Nobre

Plano Curricular

1º ANO
INDÚSTRIA CRIATIVA (Creative Media Industry)

A Unidade faz o enquadramento histórico, social, psicológico, comercial e cultural das áreas criativas. O objetivo é o desenvolvimento do conhecimento, através de abordagens teóricas, em torno do conceito de criatividade enquanto gerador de economias, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão da produção audiovisual, enquadrando-o num contexto contemporâneo nacional e internacional das artes visuais e performativas transversais no espetro das indústrias criativas.

PRÁTICA PROFISSIONAL (Professional Practice)

Esta Unidade centra-se na organização e planeamento de projetos, individuais e coletivos, de produção de imagens e sons em movimento, utilizando as tecnologias de registo num regime de total segurança.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA (Cinematography – Camera)

A Unidade faz a introdução à área de imagem, procurando o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas necessárias para operar uma câmara de filmar. Outros pontos abordados incluem o contato com diferentes tipos de equipamento de câmara e iluminação, a interpretação da luz e as funções da equipa de imagem.

TECNOLOGIAS DE ÁUDIO (Audio Technologies)

A Unidade é orientada para as técnicas de realização e produção de conteúdos áudio para imagens em movimento, visando a aprendizagem de ferramentas de captação, pós-produção e mistura de áudio. O aluno aprende a aplicação de tecnologias à produção de narrativas áudio para projetos digitais de cinema e televisão.

EDIÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO (Editing for Film & Television)

A Unidade estuda os marcos essenciais da história da montagem conferindo ao aluno competências para edição de imagem e som, passando pela digitalização e sincronismo, até à exportação dos trabalhos para a exibição no cinema, na televisão e em plataformas digitais.

PRÁTICA FÍLMICA (Film & Television Practices)

O objetivo desta Unidade é a identificação e exercício de técnicas e processos fundamentais à prática cinematográfica: escrita, realização, direção de atores, produção, câmara, iluminação, som e edição. Procura-se o desenvolvimento de aptidões especializadas nas áreas do cinema, necessárias para comunicar visual e sonoramente ideias fílmicas.

PRODUÇÃO MULTICÂMARA (Multi-camera Production)

A Unidade confere competências, a partir de desafios contextualizados, necessárias para a escrita, planeamento, registo e produção, em equipa, de programas baseados na prática de multicâmara para televisão com qualidade de transmissão.

PROJETO INDIVIDUAL (Individual Project, Pearson-set)

A Unidade propõe a realização de um projeto individual de aplicação criativa de práticas e técnicas em resposta a um tema proposto, cruzando referências e disciplinas numa abordagem investigativa, tendo em conta princípios de sustentabilidade.

2º ANO
DOCUMENTÁRIO (Documentary)

Esta Unidade centra-se em torno da realização de documentários com qualidade para transmissão, desenvolvendo de competências investigativas necessárias para o trabalho na área de produção e realização do género documental: cinematográfico, televisivo e interativo.

ESTUDOS FÍLMICOS (Film Studies)

A Unidade destaca a análise crítica e a compreensão dos enquadramentos teóricos no âmbito da criação cinematográfica, bem como da sua interligação com a prática televisiva.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL (Personal Professional Development)

Esta Unidade confere as competências necessárias para a capacitação e a utilização das técnicas académicas de pesquisa, usadas pelos profissionais que trabalham na área de produção e investigação audiovisual. Faz-se a pesquisa e aprofundamento de temas com o objetivo de os desenvolver no universo cinematográfico e audiovisual.

ESCRITA PARA FILME E TELEVISÃO (Scriptwriting for Film & Television)

A escrita para o desenvolvimento e criação de argumentos, personagens e diálogos, com especial destaque para a prática e compreensão das estruturas narrativas é o tema desta Unidade. Estudam-se processos de escrita de um guião e promovem-se competências para a escrita de guiões com a qualidade exigida na produção de ficção: televisiva e cinematográfica.

ESTUDOS AVANÇADOS DE CINEMA (Advanced Film Production Studies)

Esta Unidade desenrola-se em dois eixos: o desenvolvimento de trabalhos com uma abordagem profissional, experimental e defensável, ao nível da produção, pós-produção e apresentação e a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de um filme e de um programa de televisão.

PROJETO COLABORATIVO (Collaborative Project, Pearson-set)

Esta é uma Unidade de projeto onde se trabalham capacidades individuais, em contexto coletivo, para realizar um projeto na área do cinema e televisão. O foco está no regime de colaboração através do trabalho de equipa, em que todos têm papéis distintos e coordenados, fomentando o envolvimento de elementos externos e de projetos profissionais no âmbito da escola.

EDIÇÃO AVANÇADA E COMPOSIÇÃO (Advanced Editing & Compositing)

A Unidade desenrola-se em torno das ferramentas essenciais à utilização e gestão de processos de motion graphics e efeitos associados a técnicas de grafismo, recorrendo a equipamentos profissionais, para pós-produção audiovisual com incidência na criação de genéricos para cinema e séries televisivas.

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

3º ANO - TOP UP YEAR

VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

TOP UP YEAR →

Professores

Paulo Soares
Investigador de Estudos de Mercado

Margarida Leitão
Realizadora e Investigadora

Margarida Cardoso
Realizadora e Argumentista

Bárbara Valentina
Produtora de Cinema

Jorge Jácome
Realizador

José Filipe Costa
Realizador

Nélia Cruz
Argumentista e Professora

Ricardo Oliveira
Argumentista

Leonardo António
Realizador

Rui Medeiros
Técnico de Audiovisuais e Controlo de Imagem

Pedro Sousa
Montador e Diretor de Fotografia

João Geada
Diretor Criativo e Curador

Jorge Barrote
Diretor Criativo

Bruno Sousa
Editor e Motion Designer

Pedro Florêncio
Realizador e Investigador

Nádia Henriques
Diretora de Arte

Gonçalo Madail
Diretor RTP Memória

Mafalda Roma
Diretora de Som

António Pascoalinho
Crítico de Cinema

Bruno Cabral
Realizador

Mariana Gaivão
Realizadora e Editora

João Cunha
Orientador de Processos Criativos

Dora Nobre
Produtora

Pedro Senna Nunes
Realizador, Investigador e Programador Cultural

Equipamentos

  • Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama e sistema de cenários virtuais e de motion capture;
  • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Avid Media Composer e ProTools, Microsoft Office 365;
  • Salas de captação áudio e estúdios de som;
  • Estúdios de fotografia;
  • Régie Vídeo equipada com Câmaras Broadcast;
  • Câmaras: Sony XDCAM, NX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider;
  • Gravadores de áudio e microfones;
  • Kits de iluminação de estúdio e exterior;
  • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Headphones;

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.495,5€ (10% desconto).
24 prestações de 401,68€ (3.5% desconto).
30 prestações de 333€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.495,5€ (10% desconto).
1ª prestação(*): 2.892,11€ mais 12 prestações de 562,35€.
(*) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

Soluções de Financiamento:
Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.