No javascript ETIC | Curso Cinema e TelevisãoCinema e Televisão – ETIC

Cinema e Televisão

Higher Nationals (2 anos) + TOP UP YEAR (1 ANO)

Duração: 2 anos (900 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Apresentação

O trabalho cinematográfico e televisivo nacional e internacional exigem cada vez mais profissionais preparados para assegurar a reinvenção do sector. Segundo estudos estratégicos, o consumo de filmes, séries e documentários continua a aumentar. É preciso continuar a produzir conteúdos com desafios interdisciplinares, alicerçados numa história das imagens e dos sons em movimento.

Para além dos exercícios curriculares, são lançados ao longo do curso desafios extracurriculares em contexto real que completam a descoberta de uma linguagem artística pessoal. Do portfolio fazem parte projetos individuais e de equipa. O processo de criação é o resultado de metodologias cruzadas entre alunos, professores e convidados, nas suas diversas áreas: produção, realização, escrita, câmara, iluminação, som, casting, direção de atores, pós-produção e exibição, tendo conhecimento real dos desafios atuais do mercado global e sempre disponíveis para ampliar o potencial técnico-criativo de cada aluno.

O cinema, a televisão e o audiovisual estão cada vez mais interligados, destacam-se como experiências sociais e culturais de massa, mas é necessário despoletar novas realidades e perspetivar a execução e a difusão de ideias, pelo que é importante compreender a interligação prática das respetivas áreas criativas e técnicas.

No curso, o aluno participa em festivais, workshops, conferências com especialistas da indústria, tem contacto direto com profissionais da área e vai construindo estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional. Os projetos finais são estreados na Cinemateca Portuguesa e tendencialmente integram as competições em festivais de cinema e vídeo e podem ainda ser candidatos aos prémios nacionais de cinema.

 

 

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

Produtoras de cinema, vídeo, televisão e publicidade
Estações de televisão, canais temáticos e televisões internas
Departamentos de pós-produção de imagem e som de empresas e instituições
Operadores de câmara, assistentes de imagem e de som
Assistentes de produção, realização e régie
Pós-produtores e montadores de vídeo
Anotadores e assistentes na escrita e revisão de argumentos
Criação e gestão de negócio próprio nas diferentes áreas do cinema e audiovisual

COORDENAÇÃO E TUTORIA

PEDRO SENNA NUNES — COORDENADOR

Realizador, Produtor, Programador Cultural, Professor e Investigador do GECAPA na área de imagem e som. Estudou Cinema, Escrita, Fotografia, Vídeo e Teatro em escolas nacionais e europeias. Realizou filmes experimentais, publicitários, ficcionais e documentais. Foi Coordenador e Diretor Criativo da ETIC. É codirector artístico da Vo’Arte e co-programa os Festivais InShadow, InArt, InMotion e os Encontros Cinema Viana, e é colaborador do Festival Filmes do Homem. É cofundador da Companhia de Teatro Meridional e consultor e coordenador de diversos projetos pedagógicos e culturais internacionais. É cofundador do projeto inclusivo “Geração Soma”. Premiado pelo seu trabalho foto-cinematográfico experimental e documental. É doutorando no curso de Artes Performativas e Imagem em Movimento, na Universidade de Lisboa.
www.voarte.com

Plano Curricular

1º ANO
INDÚSTRIA CRIATIVA (Creative Media Industry)

A Unidade faz o enquadramento histórico, social, psicológico, comercial e cultural das áreas criativas. O objetivo é o desenvolvimento do conhecimento, através de abordagens teóricas, em torno do conceito de criatividade enquanto gerador de economias, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão da produção audiovisual, enquadrando-o num contexto contemporâneo nacional e internacional das artes visuais e performativas transversais no espetro das indústrias criativas.

PRÁTICA PROFISSIONAL (Professional Practice)

Esta Unidade centra-se na organização e planeamento de projetos, individuais e coletivos, de produção de imagens e sons em movimento, utilizando as tecnologias de registo num regime de total segurança.

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA (Cinematography – Camera)

A Unidade faz a introdução à área de imagem, procurando o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas necessárias para operar uma câmara de filmar. Outros pontos abordados incluem o contato com diferentes tipos de equipamento de câmara e iluminação, a interpretação da luz e as funções da equipa de imagem.

TECNOLOGIAS DE ÁUDIO (Audio Technologies)

A Unidade é orientada para as técnicas de realização e produção de conteúdos áudio para imagens em movimento, visando a aprendizagem de ferramentas de captação, pós-produção e mistura de áudio. O aluno aprende a aplicação de tecnologias à produção de narrativas áudio para projetos digitais de cinema e televisão.

EDIÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO (Editing for Film & Television)

A Unidade estuda os marcos essenciais da história da montagem conferindo ao aluno competências para edição de imagem e som, passando pela digitalização e sincronismo, até à exportação dos trabalhos para a exibição no cinema, na televisão e em plataformas digitais.

PRÁTICA FÍLMICA (Film & Television Practices)

O objetivo desta Unidade é a identificação e exercício de técnicas e processos fundamentais à prática cinematográfica: escrita, realização, direção de atores, produção, câmara, iluminação, som e edição. Procura-se o desenvolvimento de aptidões especializadas nas áreas do cinema, necessárias para comunicar visual e sonoramente ideias fílmicas.

PRODUÇÃO MULTICÂMARA (Multi-camera Production)

A Unidade confere competências, a partir de desafios contextualizados, necessárias para a escrita, planeamento, registo e produção, em equipa, de programas baseados na prática de multicâmara para televisão com qualidade de transmissão.

PROJETO INDIVIDUAL (Individual Project, Pearson-set)

A Unidade propõe a realização de um projeto individual de aplicação criativa de práticas e técnicas em resposta a um tema proposto, cruzando referências e disciplinas numa abordagem investigativa, tendo em conta princípios de sustentabilidade.

2º ANO
DOCUMENTÁRIO (Documentary)

Esta Unidade centra-se em torno da realização de documentários com qualidade para transmissão, desenvolvendo de competências investigativas necessárias para o trabalho na área de produção e realização do género documental: cinematográfico, televisivo e interativo.

ESTUDOS FÍLMICOS (Film Studies)

A Unidade destaca a análise crítica e a compreensão dos enquadramentos teóricos no âmbito da criação cinematográfica, bem como da sua interligação com a prática televisiva.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL (Personal Professional Development)

Esta Unidade confere as competências necessárias para a capacitação e a utilização das técnicas académicas de pesquisa, usadas pelos profissionais que trabalham na área de produção e investigação audiovisual. Faz-se a pesquisa e aprofundamento de temas com o objetivo de os desenvolver no universo cinematográfico e audiovisual.

ESCRITA PARA FILME E TELEVISÃO (Scriptwriting for Film & Television)

A escrita para o desenvolvimento e criação de argumentos, personagens e diálogos, com especial destaque para a prática e compreensão das estruturas narrativas é o tema desta Unidade. Estudam-se processos de escrita de um guião e promovem-se competências para a escrita de guiões com a qualidade exigida na produção de ficção: televisiva e cinematográfica.

ESTUDOS AVANÇADOS DE CINEMA (Advanced Film Production Studies)

Esta Unidade desenrola-se em dois eixos: o desenvolvimento de trabalhos com uma abordagem profissional, experimental e defensável, ao nível da produção, pós-produção e apresentação e a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de um filme e de um programa de televisão.

PROJETO COLABORATIVO (Collaborative Project, Pearson-set)

Esta é uma Unidade de projeto onde se trabalham capacidades individuais, em contexto coletivo, para realizar um projeto na área do cinema e televisão. O foco está no regime de colaboração através do trabalho de equipa, em que todos têm papéis distintos e coordenados, fomentando o envolvimento de elementos externos e de projetos profissionais no âmbito da escola.

EDIÇÃO AVANÇADA E COMPOSIÇÃO (Advanced Editing & Compositing)

A Unidade desenrola-se em torno das ferramentas essenciais à utilização e gestão de processos de motion graphics e efeitos associados a técnicas de grafismo, recorrendo a equipamentos profissionais, para pós-produção audiovisual com incidência na criação de genéricos para cinema e séries televisivas.

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

3º ANO - TOP UP YEAR

VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

TOP UP YEAR →

Professores

Paulo Soares

Investigador de Estudos de Mercado

Margarida Leitão

Realizadora e Investigadora

Margarida Cardoso

Realizadora e Argumentista

Bárbara Valentina

Produtora de Cinema

Jorge Jácome

Realizador

José Filipe Costa

Realizador

Nélia Cruz

Argumentista e Professora

Ricardo Oliveira

Argumentista

Leonardo António

Realizador

Rui Medeiros

Técnico de Audiovisuais e Controlo de Imagem

Pedro Sousa

Montador e Diretor de Fotografia

João Geada

Diretor Criativo e Curador

Jorge Barrote

Diretor Criativo

Bruno Sousa

Editor e Motion Designer

Pedro Florêncio

Realizador e Investigador

Nádia Henriques

Diretora de Arte

Gonçalo Madail

Diretor RTP Memória

Mafalda Roma

Diretora de Som

António Pascoalinho

Crítico de Cinema

Bruno Cabral

Realizador

Mariana Gaivão

Realizadora e Editora

João Cunha

Orientador de Processos Criativos

Dora Nobre

Produtora

Pedro Senna Nunes

Realizador, Investigador e Programador Cultural

Equipamentos

  • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Headphones.
  • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Avid Media Composer e ProTools, Microsoft Office 365.
  • Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama e sistema de cenários virtuais e de Motion Capture.
  • Salas de captação áudio, Estúdio de fotografia.
  • Régie Vídeo equipada com Câmaras Broadcast.
  • Câmaras: Sony XDCAM, NX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider.
  • Gravadores de áudio e microfones.
  • Kits de iluminação de estúdio e exterior.

Candidaturas

Requisitos:

  • 12º Ano de Escolaridade.
  • Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.

Candidaturas de maio a setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

Para mais informações contacte-nos.

Galeria

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.