Apresentação
A produção de conteúdos – ficção, documentário, publicidade – exige competências interdisciplinares. Os projetos do curso combinam as aptidões que são exigidas aos profissionais do audiovisual.
O crescimento da produção de conteúdos para as plataformas de streaming – Netflix, HBO, Amazon, entre outras – veio aumentar a procura de profissionais para o setor do audiovisual.
A capacidade de contar uma história – story telling – e de combinar imagens e sons, é feita através de aprendizagens nas áreas da produção, realização, escrita, iluminação, som, casting, direção de atores, pós-produção e exibição.
No curso, o aluno participa em festivais, workshops e conferências com especialistas da indústria. Tem contacto direto com profissionais da área e desenvolve estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional.
Os projetos finais são estreados na Cinemateca Portuguesa, participam em competições e festivais de cinema e vídeo, nacionais e internacionais, onde são candidatos a prémios.
PROJETOS E ALUNOS PREMIADOS
TORONTO INDEPENDENT FESTIVAL OF CIFT’21: “Com sono, mas não durmo”, de Tiago Bastos Nunes venceu o prémio Melhor Filme de Estudante nesta competição no Canadá.
MOTELX: “Com sono, mas não durmo”, de Tiago Bastos Nunes, foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. O filme esteve na Competição Nacional – Prémio Melhor Curta de Terror.
PRÉMIOS SOPHIA DA ACADEMIA PORTUGUESA DE CINEMA: Na sétima edição, Francisco Romão ganhou o Prémio Sophia Estudante com o filme “Terra Ardida”.
FANTASPORTO: o prestigiado Festival de Cinema elegeu a ETIC como a Melhor Escola Nacional de Cinema. O prémio visa o conjunto dos filmes que as instituições de ensino submetem ao Festival.
Saídas PROFISSIONAIS
- Produtoras de cinema, vídeo, televisão e publicidade;
- Estações de televisão, canais temáticos e televisões internas;
- Departamentos de pós-produção de imagem e som de empresas e instituições;
- Operadores de câmara, assistentes de imagem e de som;
- Assistentes de produção, realização e régie;
- Pós-produtores e montadores de vídeo;
- Anotadores e assistentes na escrita e revisão de argumentos;
- Criação e gestão de negócio próprio nas diferentes áreas do cinema e audiovisual.
Programa Erasmus+ e Estágios
Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
COORDENAÇÃO E TUTORIA
COORDENADOR: Pedro Senna Nunes
Realizador, Produtor, Programador Cultural, Professor e Investigador do GECAPA na área de imagem e som. Estudou Cinema, Escrita, Fotografia, Vídeo e Teatro em escolas nacionais e europeias. Realizou filmes experimentais, publicitários, ficcionais e documentais. Foi Coordenador e Diretor Criativo da ETIC. É codirector artístico da Vo’Arte e co-programa os Festivais InShadow, InArt, InMotion e os Encontros Cinema Viana, e é colaborador do Festival Filmes do Homem. É cofundador da Companhia de Teatro Meridional e consultor e coordenador de diversos projetos pedagógicos e culturais internacionais. É cofundador do projeto inclusivo “Geração Soma”. Premiado pelo seu trabalho foto-cinematográfico experimental e documental. É doutorando no curso de Artes Performativas e Imagem em Movimento, na Universidade de Lisboa.
TUTOR: Alexandre Afonso
GESTORA PEDAGÓGICA: Dora Nobre
Certificação
Os BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.
Os cursos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).
Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui
Plano Curricular
A Unidade faz o enquadramento histórico, social, psicológico, comercial e cultural das áreas criativas. O objetivo é o desenvolvimento do conhecimento, através de abordagens teóricas, em torno do conceito de criatividade enquanto gerador de economias, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão da produção audiovisual, enquadrando-o num contexto contemporâneo nacional e internacional das artes visuais e performativas transversais no espetro das indústrias criativas.
Esta Unidade centra-se na organização e planeamento de projetos, individuais e coletivos, de produção de imagens e sons em movimento, utilizando as tecnologias de registo num regime de total segurança.
A Unidade faz a introdução à área de imagem, procurando o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas necessárias para operar uma câmara de filmar. Outros pontos abordados incluem o contato com diferentes tipos de equipamento de câmara e iluminação, a interpretação da luz e as funções da equipa de imagem.
A Unidade é orientada para as técnicas de realização e produção de conteúdos áudio para imagens em movimento, visando a aprendizagem de ferramentas de captação, pós-produção e mistura de áudio. O aluno aprende a aplicação de tecnologias à produção de narrativas áudio para projetos digitais de cinema e televisão.
A Unidade estuda os marcos essenciais da história da montagem conferindo ao aluno competências para edição de imagem e som, passando pela digitalização e sincronismo, até à exportação dos trabalhos para a exibição no cinema, na televisão e em plataformas digitais.
O objetivo desta Unidade é a identificação e exercício de técnicas e processos fundamentais à prática cinematográfica: escrita, realização, direção de atores, produção, câmara, iluminação, som e edição. Procura-se o desenvolvimento de aptidões especializadas nas áreas do cinema, necessárias para comunicar visual e sonoramente ideias fílmicas.
A Unidade confere competências, a partir de desafios contextualizados, necessárias para a escrita, planeamento, registo e produção, em equipa, de programas baseados na prática de multicâmara para televisão com qualidade de transmissão.
A Unidade propõe a realização de um projeto individual de aplicação criativa de práticas e técnicas em resposta a um tema proposto, cruzando referências e disciplinas numa abordagem investigativa, tendo em conta princípios de sustentabilidade.
Esta Unidade centra-se em torno da realização de documentários com qualidade para transmissão, desenvolvendo de competências investigativas necessárias para o trabalho na área de produção e realização do género documental: cinematográfico, televisivo e interativo.
A Unidade destaca a análise crítica e a compreensão dos enquadramentos teóricos no âmbito da criação cinematográfica, bem como da sua interligação com a prática televisiva.
Esta Unidade confere as competências necessárias para a capacitação e a utilização das técnicas académicas de pesquisa, usadas pelos profissionais que trabalham na área de produção e investigação audiovisual. Faz-se a pesquisa e aprofundamento de temas com o objetivo de os desenvolver no universo cinematográfico e audiovisual.
A escrita para o desenvolvimento e criação de argumentos, personagens e diálogos, com especial destaque para a prática e compreensão das estruturas narrativas é o tema desta Unidade. Estudam-se processos de escrita de um guião e promovem-se competências para a escrita de guiões com a qualidade exigida na produção de ficção: televisiva e cinematográfica.
Esta Unidade desenrola-se em dois eixos: o desenvolvimento de trabalhos com uma abordagem profissional, experimental e defensável, ao nível da produção, pós-produção e apresentação e a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de um filme e de um programa de televisão.
Esta é uma Unidade de projeto onde se trabalham capacidades individuais, em contexto coletivo, para realizar um projeto na área do cinema e televisão. O foco está no regime de colaboração através do trabalho de equipa, em que todos têm papéis distintos e coordenados, fomentando o envolvimento de elementos externos e de projetos profissionais no âmbito da escola.
A Unidade desenrola-se em torno das ferramentas essenciais à utilização e gestão de processos de motion graphics e efeitos associados a técnicas de grafismo, recorrendo a equipamentos profissionais, para pós-produção audiovisual com incidência na criação de genéricos para cinema e séries televisivas.
O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.
Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
VER BACHELOR OF ARTS IN FILM & TELEVISION
Professores
Paulo Soares
Investigador de Estudos de Mercado
Margarida Leitão
Realizadora e Investigadora
Margarida Cardoso
Realizadora e Argumentista
Bárbara Valentina
Produtora de Cinema
Jorge Jácome
Realizador
José Filipe Costa
Realizador
Nélia Cruz
Argumentista e Professora
Ricardo Oliveira
Argumentista
Leonardo António
Realizador
Rui Medeiros
Técnico de Audiovisuais e Controlo de Imagem
Pedro Sousa
Montador e Diretor de Fotografia
João Geada
Diretor Criativo e Curador
Jorge Barrote
Diretor Criativo
Bruno Sousa
Editor e Motion Designer
Pedro Florêncio
Realizador e Investigador
Nádia Henriques
Diretora de Arte
Gonçalo Madail
Diretor RTP Memória
Mafalda Roma
Diretora de Som
António Pascoalinho
Crítico de Cinema
Bruno Cabral
Realizador
Mariana Gaivão
Realizadora e Editora
João Cunha
Orientador de Processos Criativos
Dora Nobre
Produtora
Pedro Senna Nunes
Realizador, Investigador e Programador Cultural
Equipamento
- Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama e sistema de cenários virtuais e de motion capture;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Avid Media Composer e ProTools, Microsoft Office 365;
- Salas de captação áudio e estúdios de som;
- Estúdios de fotografia;
- Régie Vídeo equipada com Câmaras Broadcast;
- Câmaras: Sony XDCAM, NX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider;
- Gravadores de áudio e microfones;
- Kits de iluminação de estúdio e exterior;
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Headphones;
Candidaturas
Bolsa de Mérito:
A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
INSCRIÇÃO
600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.
(*) Podem ser pagos 300€ no ato da matricula, seguido de 2 prestações no valor de 150€/cada, a liquidar em setembro e outubro
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais, de 4.725,00€ cada, no 1.º e 2.º anos do curso. (10% desconto).
24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
30 prestações de 350,00€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
(**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
Soluções de Financiamento:
Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.