No javascript ETIC | Curso Computer Science

Computer Science

Higher Nationals (2 anos)

Duração: 2 anos

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª / 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Apresentação

Este curso em Ciências da Computação e Programação Prática tem como objetivo desenvolver as competências que permitem transformar ideias em inovação digital através de criatividade, lógica e código computacional.

O percurso curricular é desenhado para que o aluno adquira conhecimentos sobre a estrutura, arquitetura e desenvolvimento de qualquer aplicação, desde a conceção de projeto, à arquitetura de sistemas e base de dados, programação funcional, prototipagem em ambientes de impressão 3D e Arduino, segurança e webdesign (frontend/backend).

A Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Desenvolvimento de Jogos são algumas das áreas abordadas. O curso alia a teoria à prática e aprofunda o conhecimento através de exercícios aplicados, individuais e em equipa, que te preparam para o mundo profissional.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

Programador de software;
WebDeveloper;
Analista de software;
Project Manager de projetos de computação;
Técnico de Sistemas Informáticos;
Profissional de Sistemas e Segurança computacional.

Coordenação

FERNANDO MOREIRA

Fundador e Diretor Geral da Angry Ventures – Venture builder de produtos tecnológicos, Fundador do Etherify – Blockchain Venture Builder, Autor de 3 livros sobre computação, geração de ideias e criação de negócios.

SÓNIA FERREIRA — COORDENADORA PEDAGÓGICA

UNIDADES CURRICULARES

1º Ano
Desenho e Desenvolvimento em Base de Dados (Database Design & Development)

Nesta Unidade, o aluno aprende princípios básicos sobre bases de dados, a construir modelos entidade relação, com base no modelo E-R, entre outros. Trabalha-se também com bases de dados utilizando a linguagem SQL.

Prática Profissional (Professional Practice)

Esta Unidade dá a conhecer de perto o mercado de trabalho com mais de cinco visitas de estudo a empresas da área da computação. É uma preparação para o mercado de trabalho, um desafio para que o aluno crie oportunidades de estágio e emprego na área.

Programação (Programming)

Esta Unidade estrutura-se em torno da compreensão dos princípios de programação, explorando a natureza orientada a objetos da linguagem e a versatilidade de múltiplas plataformas oferecidas. C, Python, C++ e outras são as linguagens a explorar.

Redes (Networking)

A definição e avaliação de uma arquitetura de rede para uma determinada aplicação e da necessidade de redes de alto desempenho são os objetivos desta Unidade a par da seleção de ferramentas de Redes de Computadores que permitam a gestão autónoma da implementação de uma rede.

Segurança (Security)

Nesta Unidade, pretende-se partilhar a história e conceitos de segurança física e lógica, o paradigma atual da área (vulnerabilidades e tipos de ataque mais comuns, estatísticas etc.), arquitetura TCP/IP (serviços TCP/IP, protocolos, DNS), criptografia e políticas e padrões de segurança da informação.

Gestão de Projetos Informáticos de Sucesso (Managing a Successful Computing Project, Pearson Set)

Esta Unidade tem como finalidade que o aluno desenvolva competências de pesquisa, criando um processo ágil de gestão de projetos de computação com a ajuda de metodologias Agile (Scrum e Kanban)

Website Design & Development (Website Design & Development)

Conhecer o mundo do webdesign bem como as linguagens relativas ao desenvolvimento de frontend, HTML, CSS e Javascript são os pontos essenciais desta Unidade.

Arquitetura de Sistemas (Computer Systems Architecture)

Procura-se nesta Unidade, dar a conhecer e desenvolver a compreensão da arquitectura de computação e os seus sistemas: hardware, peopleware e software.

2º Ano
Estratégia Empresarial (Business Intelligence)

Esta Unidade analisa as vantagens do uso das ferramentas de inteligência empresarial e das suas tecnologias nomeadamente no apoio à tomada de decisão, aprendendo a configurar ferramentas como Tableau, Microsoft Power BI ou Google Data Studio.

Projeto de Investigação em Computação (Computing Research Project, Pearson-set)

Esta Unidade de projeto foca-se no desenvolvimento de competências de investigação independente, sustentada e de relevância direta para o desenvolvimento profissional e académico do aluno.

Sistemas de Gestão de Bases de Dados (Database Management Systems)

Esta Unidade permite a compreensão do uso de estruturas de dados em algoritmos de forma a que os alunos possam projetar e implementar semelhante tipo de projeto.

Estruturas de Dados e Algoritmos (Data Structures & Algorithms)

Nesta Unidade, o aluno deverá conhecer e compreender como as estruturas de dados são usadas em algoritmos e de que forma é possível desenhar e construir estruturas de dados.

Criação de Protótipos (Prototyping)

A Unidade faz a introdução ao desenho e implementação de projetos e protótipos usando Arduino, Raspberry Pi e Impressora 3D.

Desenvolvimento de Realidade Virtual e Aumentada (Virtual & Augmented Reality Development)

Esta Unidade centra-se nos conceitos de realidade aumentada e da realidade virtual bem como as suas tecnologias, com o objetivo de pensar, desenhar e criar aplicações.

Desenvolvimento de Jogos (Games Development)

A Unidade ensina as metodologias e tecnologias mais recentes de desenho e construção de jogos.

Professores

Fernando Moreira

Raquel Canelas

Nuno Frutuoso

António Almeida

António Regadas

Equipamento

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados:
Python, Pycharm Community, notepad++, WordPress, Filezilla, Source Tree, Excel, Google Stack, Tableau, VISUAL STUDIO, MS SQL, Arduinos, Protoboards, Sensores, Oculus Rift, Unity/Build, Unity3D.
Laboratório de trabalho com diversos, equipamentos ativos de rede e computadores de testes.

Candidaturas

Requisitos:

  • 12º Ano de Escolaridade.
  • Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.

Candidaturas de maio a setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.162,50€ (10% desconto)
24 prestações de 371.93€ (3.5% desconto)
30 prestações de 308,33€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

Para mais informações contacte-nos.

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