No javascript ETIC | Curso Gestão e Comunicação de ModaGestão e Comunicação de Moda – ETIC

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    Gestão e Comunicação de Moda

    Higher Nationals (2 anos / Nível 5)

    DURAÇÃO: 2 anos

    DATAS: outubro a julho

    HORÁRIO: 2.ª a 6.ª / 14h-18h

    PARTICIPANTES : Máximo de 16 alunos

    IDIOMA: Português

    FORMATO: Aulas presenciais e projetuais

    Pré
    Candidatura

    GALERIA

    APRESENTAÇÃO

    Um curso para descobrir e implementar as tendências de um setor em transformação. Exploras as formas de gerir e comunicar as grandes marcas, ou até de criar a tua própria marca.

    Os profissionais especializados em negócios da moda trabalham na produção, comunicação, marketing e venda de produtos de moda e devem possuir um profundo conhecimento do setor. São capazes de identificar com grande precisão os meios que precisam para posicionar com sucesso uma marca, uma coleção ou mesmo um único produto nos mercados de moda.

    O curso de Gestão e Comunicação de Moda prepara os alunos para trabalharem nos vários campos de negócios da moda, nomeadamente na gestão de design, na gestão de produção, em vendas e na comunicação de moda.

    Num processo de aprendizagem que combina conhecimentos teóricos com o desenvolvimento de trabalhos práticos, irás adquirir competências especializadas sobre os processos de design, de produção e de gestão, necessárias para atuar na área dos negócios de moda.

    Ao longo do curso vais aprender a usar todo o teu potencial criativo para tomar decisões inovadoras como líder, seja desenvolvendo seu teu próprio projeto ou como parte de uma equipa de gestão de marca de moda. Irás desenvolver vários trabalhos, individuais ou em equipa, que farão parte do teu portefólio.

    Os professores e convidados deste curso são profissionais do setor da Comunicação e da Moda, nas áreas de Design, Produção, Marketing, Comunicação e Gestão de Marca, com um conhecimento real dos desafios profissionais a nível global.

    SAÍDAS PROFISSIONAIS

    • Gestão de produção
    • Gestão de produto
    • Gestão de marketing
    • Gestão de design
    • Criação e gestão de marca
    • Comunicação e Publicidade
    • Relações públicas

    PROGRAMA ERASMUS+ E ESTÁGIOS

    Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    COORDENAÇÃO

    COORDENADOR: Luís Santos

    Criativo multidisciplinar, docente e profissional nas áreas do design gráfico e do design de moda, com especialização em comunicação visual e digital. Com formação base em Estudos Avançados em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, aplica a metodologia de projeto na sua ação enquanto designer e consultor de comunicação, procurando incorporar ao espírito metódico e crítico uma abordagem criativa e espontânea.

    GESTORA PEDAGÓGICA: Dora Nobre

    CERTIFICAÇÃO

    Os cursos BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.

    Os curos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).

    Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui

    PLANO CURRICULAR

    1.º ANO
    CULTURA DE MODA (FASHION STUDIES)

    Esta Unidade centra-se na compreensão da moda enquanto fenómeno cultural. Exploram-se as principais teorias e conceitos no âmbito da moda e da imagem de moda, através do seu enquadramento histórico, social e cultural no séc. XX.

    GESTÃO DA MARCA I (BRAND MANAGEMENT I)

    Esta unidade foca-se na gestão de um negócio de moda. Apresentam-se formas de gestão de recursos humanos assim como estratégias de venda e de distribuição de produtos de forma física (ponto de venda) e digital (e-commerce).

     

    MARKETING DE MODA I (FASHION MARKETING I)

    Ao longo da unidade são apresentados os pilares do marketing de moda, introduzindo a noção de mercado, de consumidor e de estratégia de marca.
    É também explicado o conceito de branding e a forma como as marcas de moda constroem as suas experiências diferenciadoras.

    COMUNICAÇÃO DE MODA I (FASHION COMMUNICATION I)

    Nesta unidade apresentam-se os passos para a criação de uma estratégia de comunicação de marca, agilizando a sua concretização com recurso a ferramentas digitais de design de comunicação para moda.

     

    GESTÃO DE PRODUTO I (PRODUCT MANAGEMENT I)

    Ao longo desta unidade explica-se como realizar uma gestão de produção e quais as principais ferramentas de comunicação com os diversos intervenientes da indústria da moda. Serão apresentados os principais processos da cadeia de produção, assim como a importância da sustentabilidade no atual panorama das marcas da moda.

    PROJETO I (PROJECT I)

    Na unidade de projeto I serão aplicados na prática a construção de uma estratégia de comunicação de marca de acordo com um briefing, recorrendo a técnicas de pesquisa e ao processo criativo.

    PROJETO II (PROJECT II)

    Na unidade de projeto II será explorado o processo de criação de imagens de moda: como efetuar o planeamento, produção e o acompanhamento de sessões fotográficas.

    2.º ANO
    MARKETING PESSOAL (PERSONAL MARKETING)

    A unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho. Abordam-se estratégias de autopromoção, de autoavaliação e de definição de objetivos de carreira.

    MARKETING DE MODA II (FASHION MARKETING II)

    Na unidade são explorados os mecanismos de tendência e a forma como estes impactam as estratégias de inovação das marcas de moda.
    São também abordadas as estratégias de marketing digital e marketing de influência.

    COMUNICAÇÃO DE MODA II (FASHION COMMUNICATION II)

    Na unidade de comunicação de moda II são aprofundadas as estratégias de criação de imagens de moda, online e offline. Exploram-se os universos da produção e do styling de moda e da exploração artística no âmbito das imagens de moda.

    GESTÃO DE MARCA II (BRAND MANAGEMENT II)

    Na unidade são abordados os trâmites legais e financeiros de uma marca de moda. Apresentam-se formas de gestão e de planeamento de processos e estudam-se modelos de negócio em moda.
    Abordam-se também estratégias logísticas e de internacionalização de negócios de moda.

    GESTÃO DE PRODUTO II (PRODUCT MANANGEMENT II)

    Esta unidade foca-se na gestão do produto, desde o design, à sua produção, fitting, cálculo de custos e controlo de qualidade.

    PROJETO III (PROJECT III)

    Na unidade de processo III é explorada a prática de direção de arte em design de moda na criação de imagens e mensagens visuais.

    PROJETO IV (PROJECT IV)

    Na unidade de projeto IV é introduzido o evento no contexto de moda e a forma como este responde a contextos culturais e a tendências sociais. Aborda-se toda a organização de uma ação de comunicação desta índole, culminando na operacionalização do evento em si.

    PROFESSORES

    Marta Cordeiro

    Marketeer de moda, Consultora

    Patrícia de Sá Oliveira

    Produtora e Diretora Criativa de Moda

    Luís Santos

    Designer, Consultor

    Diogo Sousa

    Brand Manager

    Luís Emílio

    Designer de Moda, Produção

    Daniel Fonseca

    Retail Expert, E-commerce, Visual Merchandising, Product Management

    David Motta

    Visual Artist, Creative Director, Art director, Creative Consultant, Curator, Fashion Stylist, Fashion Producer

    António Custódio

    Social Media Manager, Press Officer

    Irina Chitas

    Copywriter, Storyteller and Communications Officer

    equipamento

    Atelier de moda equipado com material industrial;

    Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;

    Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture; Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc;

    Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

     

    CANDIDATURAS

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    CONDIÇÕES

    INSCRIÇÃO
    600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

    (*) Podem ser pagos 300€ no ato da matricula, seguidos de 2 prestações no valor de 150€/cada, a liquidar em setembro e outubro

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento em duas prestações anuais de 4.725,00€ cada, no 1.º e 2.º anos do curso. (10% desconto).
    24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
    30 prestações de 350,00€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
    (**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

     

    Soluções de Financiamento:
    Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.

     

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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