No javascript ETIC | Curso Concept Art

Concept Art

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 330 horas

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 19H-23H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Apresentação

Propomos um curso que te apresenta à Concept Art onde, através do Desenho, da Pintura digital e do 3D podes desenvolver a tua capacidade de criação e comunicação visual – para expressar ideias, contar histórias e criar universos gráficos e narrativos.

A Concept Art é uma área de desenvolvimento criativo que tem como objetivo materializar ideias e conceitos, aplicados em projetos de Cinema e Animação, Videojogos, Banda Desenhada, Publicidade e Marketing, entre muitos outros, desde o início da pré-produção até ao produto final.

Vamos desafiar-te com exercícios e propostas de projetos práticos, com ferramentas virtuais e tradicionais, para que possas desenvolver uma cultura e uma linguagem visual flexível, organizar um fluxo de trabalho coerente, desenvolver a autonomia e aprofundar as tuas singularidades – para saber aplicá-las num trabalho de desenvolvimento de propriedade intelectual pessoal ou inserido numa pipeline de produção profissional.

Terás preparação para criares trabalho conceptual – figuras, objetos e ambientes – para servir de base ao desenvolvimento de projetos gráficos e audiovisuais em todas as fases de produção.

Orientações Profissionais

  • Ilustrador/a.
  • Artista de Videojogos.
  • Artista de Banda Desenhada.
  • Artista de Storyboard.
  • Director/a de Arte.
  • Character Designer em Cinema, Televisão e Publicidade.

Responsável do Curso

TIAGO LOBO PIMENTEL // www.tiagolobopimentel.com
Concept artist, Ilustrador e Artista Plástico.

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Z-BRUSH, Microsoft Office 365.

Plano Curricular

UNIDADE 1 // DESENHO E COMUNICAÇÃO VISUAL
  • Introdução à comunicação visual e à construção básica do Desenho (linha, mancha, valores e texturas); Exercícios de experimentação técnica e material.
  • Composição visual – construção de imagem, estrutura, equilíbrio, narrativa e storytelling.
  • Estudo de ambientes e perspectiva: adquirir noções básicas de perspetiva e de espacialidade; caracterização e tratamento de espaços através de valores, cromatismo, luz e técnicas materiais.
  • Estudo da figura humana: exercícios de desenho rápido de observação a partir de modelo; compreensão e estudo da anatomia e da personalidade do corpo humano.
  • Síntese gráfica e estilização; seleção dos elementos característicos e definidores de carácter.
UNIDADE 2 // PINTURA E TÉCNICAS DIGITAIS
  • Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital; exploração das possibilidades e diversas vertentes digitais.
  • Bases e ferramentas do Photoshop: brushes, layers, texturas e volumes.
  • Construção de imagens através de colagens (Photobash), manipulação digital e composições híbridas.
  • Pintura e Desenho digital: aplicação da manualidade do desenho ao suporte digital; expressão e tradução das técnicas analógicas ao contexto digital.
  • Exercícios de desenho, pintura e composição gráfica em mesas gráficas (tablets Wacom).
UNIDADE 3 // CONSTRUÇÃO 3D
  • Construção de figuras tridimensionais a partir de model sheets e referências bidimensionais: transformação do 2D para 3D.
  • Renderização tridimensional da Imagem através de softwares 3D (Maya, Zbrush); Modelação 3D.
  • Aplicar mapas de textura 2D a modelos 3D.
  • Criação de mapas de UVs; aplicação e simulação de sombras e efeitos de luz.
  • Posicionamento e enquadramentos de plano; pontos de vista de câmara/observador.
UNIDADE 4 // CONCEPT ART: DESENVOLVIMENTO VISUAL E NARRATIVO
  • Storytelling e ideação; interpretação de narrativas e criação de identidade visual e propriedade intelectual.
  • Metodologias de organização de referências e de material de trabalho; pesquisa e moodboard.
  • Introdução às técnicas de thumbnailing e iteração como processo de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento de personagens, adereços (props) e ambientes. > Métodos de integração de game assets na pipeline de produção.
UNIDADE 5 // OFICINA DE PORTFÓLIO
  • Entendimento da indústria e saídas profissionais.
  • Elaboração e acompanhamento do projeto final.
  • Preparação de portfólio profissional: review e acompanhamento dos trabalhos do aluno.
UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
  • Laboratório de Inovação e Criatividade.
  • Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.
  • Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.
  • Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

Professores

TIAGO LOBO PIMENTEL

Concept artist, Ilustrador e Artista Plástico

RUI GOUVEIA

Lead 3D Artist

RICARDO VENÂNCIO

Diretor de Arte

TIAGO FRANCO

Director de Arte

Candidaturas

  • 12o Ano de Escolaridade ou experiência profissional relevante.
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista, caso possua.
  • Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações

Pronto pagamento: 3.128,00€ (15% desconto)
9 prestações: 384,36€ (6% desconto)
12 prestações: 288,27€ (6% desconto)
18 prestações:204,44€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional
Para mais informações contacte-nos.

CONDIÇÕES GERAIS:
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário
está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos. Excecionalmente podem ser
marcadas aulas fora do horário estabelecido para prática intensiva ou para reposição de aulas. As aulas técnicas específicas e/ou
workshops podem ocorrer aos Sábados. A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática. Em aulas
práticas, a turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem, respeitando-se sempre a carga horária do curso por
aluno. O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões técnico-pedagógicas ou para
responder de forma mais eficaz aos objectivos propostos.

Para mais informações contacte-nos.

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