No javascript ETIC | Curso Concept ArtConcept Art – ETIC

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Concept Art

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 330 horas

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 19H-23H (COMPLETO)

Participantes: Máximo de 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais.

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Apresentação

Propomos um curso que te apresenta à Concept Art onde, através do Desenho, da Pintura digital e do 3D podes desenvolver a tua capacidade de criação e comunicação visual – para expressar ideias, contar histórias e criar universos gráficos e narrativos.

A Concept Art é uma área de desenvolvimento criativo que tem como objetivo materializar ideias e conceitos, aplicados em projetos de Cinema e Animação, Videojogos, Banda Desenhada, Publicidade e Marketing, entre muitos outros, desde o início da pré-produção até ao produto final.
Vamos desafiar-te com exercícios e propostas de projetos práticos, com ferramentas virtuais e tradicionais, para que possas desenvolver uma cultura e uma linguagem visual flexível, organizar um fluxo de trabalho coerente, desenvolver a autonomia e aprofundar as tuas singularidades – para saber aplicá-las num trabalho de desenvolvimento de propriedade intelectual pessoal ou inserido numa pipeline de produção profissional.

Terás preparação para criares trabalho conceptual – figuras, objetos e ambientes – para servir de base ao desenvolvimento de projetos gráficos e audiovisuais em todas as fases de produção.

saídas Profissionais

  • Ilustrador/a.
  • Artista de Videojogos.
  • Artista de Banda Desenhada.
  • Artista de Storyboard.
  • Director/a de Arte.
  • Character Designer em Cinema, Televisão e Publicidade.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

Responsável do Curso

TIAGO LOBO PIMENTEL
Saber +
Concept artist, Ilustrador e Artista Plástico.

GESTORA PEDAGÓGICA
Sónia Ferreira

Plano Curricular

MÓDULO 1 // DESENHO E COMUNICAÇÃO VISUAL
  • Introdução à comunicação visual e à construção básica do Desenho (linha, mancha, valores e texturas); Exercícios de experimentação técnica e material.
  • Composição visual – construção de imagem, estrutura, equilíbrio, narrativa e storytelling.
  • Estudo de ambientes e perspetiva: adquirir noções básicas de perspetiva e de espacialidade; caracterização e tratamento de espaços através de valores, cromatismo, luz e técnicas materiais.
  • Estudo da figura humana: exercícios de desenho rápido de observação a partir de modelo; compreensão e estudo da anatomia e da personalidade do corpo humano.
  • Síntese gráfica e estilização; seleção dos elementos característicos e definidores de carácter.
MÓDULO 2 // PINTURA E TÉCNICAS DIGITAIS
  • Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital; exploração das possibilidades e diversas vertentes digitais.
  • Bases e ferramentas do Photoshop: brushes, layers, texturas e volumes.
  • Construção de imagens através de colagens (Photobash), manipulação digital e composições híbridas.
  • Pintura e Desenho digital: aplicação da manualidade do desenho ao suporte digital; expressão e tradução das técnicas analógicas ao contexto digital.
  • Exercícios de desenho, pintura e composição gráfica em mesas gráficas (tablets Wacom).
MÓDULO 3 // CONSTRUÇÃO 3D
  • Construção de figuras tridimensionais a partir de model sheets e referências bidimensionais: transformação do 2D para 3D.
  • Renderização tridimensional da Imagem através de softwares 3D (Maya, Zbrush); Modelação 3D.
  • Aplicar mapas de textura 2D a modelos 3D.
  • Criação de mapas de UVs; aplicação e simulação de sombras e efeitos de luz.
  • Posicionamento e enquadramentos de plano; pontos de vista de câmara/observador.
MÓDULO 4 // CONCEPT ART
  • Storytelling e ideação; interpretação de narrativas e criação de identidade visual e propriedade intelectual.
  • Metodologias de organização de referências e de material de trabalho; pesquisa e moodboard.
  • Introdução às técnicas de thumbnailing e iteração como processo de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento de personagens, adereços (props) e ambientes.
  • Métodos de integração de game assets na pipeline de produção.
MÓDULO 5 // OFICINA DE PORTEFÓLIO
  • Entendimento da indústria e saídas profissionais.
  • Elaboração e acompanhamento do projeto final.
  • Preparação de portefólio profissional: review e acompanhamento dos trabalhos do aluno.
MÓDULO 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

Laboratório de Inovação e Criatividade.

  • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
  • Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
  • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
  • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
  • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
  • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

Professores

Tiago Lobo Pimentel
Concept artist, Ilustrador e Artista Plástico
Saber +

Ricardo Venâncio
Diretor de Arte
Saber +

Tiago Franco
Diretor de Arte

Bruno de Sousa
Saber +

Ricardo Manso
Saber +

CONVIDADOS

Luís Melo
Concept Artist

 

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Z-BRUSH, Blender, Microsoft Office 365.

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

idaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 3.252,95€ (15% desconto).
9 prestações: 399,71€ (6% desconto).
12 prestações: 299,78€ (6% desconto).
18 prestações: 212,61€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 3.252,95€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 1,079,21 € mais 9 prestações de: 279,80 €.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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