No javascript ETIC | Curso Concept Art

Concept Art

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 330 horas

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 19H-23H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Apresentação

Propomos um curso que te apresenta à Concept Art onde, através do Desenho, da Pintura digital e do 3D podes desenvolver a tua capacidade de criação e comunicação visual – para expressar ideias, contar histórias e criar universos gráficos e narrativos.

A Concept Art é uma área de desenvolvimento criativo que tem como objetivo materializar ideias e conceitos, aplicados em projetos de Cinema e Animação, Videojogos, Banda Desenhada, Publicidade e Marketing, entre muitos outros, desde o início da pré-produção até ao produto final.

Vamos desafiar-te com exercícios e propostas de projetos práticos, com ferramentas virtuais e tradicionais, para que possas desenvolver uma cultura e uma linguagem visual flexível, organizar um fluxo de trabalho coerente, desenvolver a autonomia e aprofundar as tuas singularidades – para saber aplicá-las num trabalho de desenvolvimento de propriedade intelectual pessoal ou inserido numa pipeline de produção profissional.

Terás preparação para criares trabalho conceptual – figuras, objetos e ambientes – para servir de base ao desenvolvimento de projetos gráficos e audiovisuais em todas as fases de produção.

Orientações Profissionais

  • Ilustrador/a.
  • Artista de Videojogos.
  • Artista de Banda Desenhada.
  • Artista de Storyboard.
  • Director/a de Arte.
  • Character Designer em Cinema, Televisão e Publicidade.

Responsável do Curso

TIAGO LOBO PIMENTEL // www.tiagolobopimentel.com
Concept artist, Ilustrador e Artista Plástico.

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais, com Mesa Gráfica.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Z-BRUSH, Microsoft Office 365.

Plano Curricular

UNIDADE 1 // DESENHO E COMUNICAÇÃO VISUAL
  • Introdução à comunicação visual e à construção básica do Desenho (linha, mancha, valores e texturas); Exercícios de experimentação técnica e material.
  • Composição visual – construção de imagem, estrutura, equilíbrio, narrativa e storytelling.
  • Estudo de ambientes e perspectiva: adquirir noções básicas de perspetiva e de espacialidade; caracterização e tratamento de espaços através de valores, cromatismo, luz e técnicas materiais.
  • Estudo da figura humana: exercícios de desenho rápido de observação a partir de modelo; compreensão e estudo da anatomia e da personalidade do corpo humano.
  • Síntese gráfica e estilização; seleção dos elementos característicos e definidores de carácter.
UNIDADE 2 // PINTURA E TÉCNICAS DIGITAIS
  • Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital; exploração das possibilidades e diversas vertentes digitais.
  • Bases e ferramentas do Photoshop: brushes, layers, texturas e volumes.
  • Construção de imagens através de colagens (Photobash), manipulação digital e composições híbridas.
  • Pintura e Desenho digital: aplicação da manualidade do desenho ao suporte digital; expressão e tradução das técnicas analógicas ao contexto digital.
  • Exercícios de desenho, pintura e composição gráfica em mesas gráficas (tablets Wacom).
UNIDADE 3 // CONSTRUÇÃO 3D
  • Construção de figuras tridimensionais a partir de model sheets e referências bidimensionais: transformação do 2D para 3D.
  • Renderização tridimensional da Imagem através de softwares 3D (Maya, Zbrush); Modelação 3D.
  • Aplicar mapas de textura 2D a modelos 3D.
  • Criação de mapas de UVs; aplicação e simulação de sombras e efeitos de luz.
  • Posicionamento e enquadramentos de plano; pontos de vista de câmara/observador.
UNIDADE 4 // CONCEPT ART: DESENVOLVIMENTO VISUAL E NARRATIVO
  • Storytelling e ideação; interpretação de narrativas e criação de identidade visual e propriedade intelectual.
  • Metodologias de organização de referências e de material de trabalho; pesquisa e moodboard.
  • Introdução às técnicas de thumbnailing e iteração como processo de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento de personagens, adereços (props) e ambientes. > Métodos de integração de game assets na pipeline de produção.
UNIDADE 5 // OFICINA DE PORTFÓLIO
  • Entendimento da indústria e saídas profissionais.
  • Elaboração e acompanhamento do projeto final.
  • Preparação de portfólio profissional: review e acompanhamento dos trabalhos do aluno.
UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
  • Laboratório de Inovação e Criatividade.
  • Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.
  • Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.
  • Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

Professores

TIAGO LOBO PIMENTEL

Concept artist, Ilustrador e Artista Plástico

RUI GOUVEIA

Lead 3D Artist

RICARDO VENÂNCIO

Diretor de Arte

TIAGO FRANCO

Director de Arte

Candidaturas

  • 12o Ano de Escolaridade ou experiência profissional relevante.
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista, caso possua.
  • Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações

Pronto pagamento: 3.128,00€ (15% desconto)
9 prestações: 384,36€ (6% desconto)
12 prestações: 288,27€ (6% desconto)
18 prestações:204,44€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional
Para mais informações contacte-nos.

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