No javascript ETIC | Curso Curso de Animação e Efeitos VisuaisCurso de Animação e Efeitos Visuais – ETIC

Curso de Animação e Efeitos Visuais

Higher Nationals (2 anos)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário : 2ª a 6ª 9H-13H

Participantes: 8-16 Alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Apresentação

A imagem em movimento está em toda a parte, veiculada pelas mais variadas plataformas e suportes digitais. A crescente produção de conteúdos e comunicação através destes suportes é protagonizada em grande parte pelas indústrias criativas. Neste contexto, o curso Higher Nationals em Animação e Efeitos Visuais apresenta um currículo que irá dotar os alunos de conhecimento técnico, ferramentas criativas e de planeamento, o que lhes permitirá encontrar o seu caminho dentro desta área múltipla

As técnicas de animação e efeitos visuais serão aplicadas em projetos onde o aluno irá também criar os personagens ou objetos a animar, escolhendo a técnica e a estética que mais se adequam à peça que está a desenvolver. Este objetivo implica desenvolver o conhecimento de ferramentas cruciais, tais como: softwares de criação gráfica e animação 2D; modelação e animação 3D; captação e pós-produção de vídeo; experimentação com stop-motion e motion control, e com estúdio de televisão multicâmara preparado para exercícios de motion capture e chroma-key.

O objetivo do curso pressupõe, em simultâneo, trabalhar uma componente técnica em articulação permanente com uma componente criativa e autoral. A aprendizagem do processo criativo, o desenvolvimento de uma visão estratégica, da capacidade de storytelling e o aprofundamento contínuo da cultura visual vão permitir ao técnico e ao autor a criação de conteúdos pertinentes. Deste percurso irão surgir profissionais que podem participar de distintas áreas laborais.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

Produtoras de Cinema, de Publicidade e de Animação 2d e 3d;
Agências de publicidade e estúdios de design;
Estúdios de televisão;
Em geral, meios de Comunicação Social, marcas e indústria;
Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como freelancer para este leque alargado de áreas.

Coordenação e Tutoria

SÍLVIO TEIXEIRA — Coordenador
https://silvioteixeira.pt/

É realizador de projetos e objetos audiovisuais e mixed media, criador de imagens e designer. Estudou Design e Fotografia. Trabalhou em projetos de design, em diferentes vertentes: branding, posters, editorial e web. Alimentou sempre, paralelamente, a sua experiência na realização e na fotografia.
Atualmente dedica-se à imagem em movimento, à criação de imagens e de filmes, alimentando-se dos processos herdados do design thinking. O seu trabalho é especialmente marcado pela multiplicidade de recursos procedentes de diferentes media: animação 2D digital e animação 3D, ilustração e design gráfico, adereços e cenários artesanais, stop-motion, fotografia, on air graphics para televisão, instalações audiovisuais, etc.
Depois de um início de percurso profissional a trabalhar exclusivamente para estúdios e agências em Amsterdão, Barcelona e Viena, intensificou a sua atividade como freelancer.
É co-fundador da Raquete Studio, com Afonso Gonsalves, entre 2015 e 2019. É parceiro da agência de publicidade Uzina, ao mesmo tempo que desenvolve projetos sob encomenda.

RICARDO TOUREIRO — Tutor

Licenciado em Design Industrial pelo IADE. Tem-se especializado em visualizações de produto e criação de espaços virtuais.
O seu trabalho em desenvolvimento de videojogos tem uma forte componente experimental e assume o papel de designer, artista e programador.


GESTORA PEDAGÓGICA DA ÁREA
: Sónia Ferreira

 

PARCERIAS

WTVision
Jorge Gomes / Director de Design e Multimédia
https://www.wtvision.com/pt/

TRIX
João Sacadura /Produtor Executivo
https://www.trix.pt/

 

Galeria

Professores

Carlos Marques
Digital Motion Designer, animador 2D e 3D
http://checkitout.studio

César Furtado
Realizador de Animação, Diretor Criativo e Produtor Executivo
http://dialogue.pt

Diogo de Tita
3D Artist, Modelador e Animador
https://www.instagram.com/diogodetita/

Miguel Diogo
Compositing e pós-produção 3D
http://bamp.pt

Nuno Soares
Guionista e Copywriter
https://www.linkedin.com/in/nunovascosoares/

Sílvio Teixeira
Realizador Audiovisual e Mix media, Artista Gráfico, Designer
https://silvioteixeira.pt/

Vitor Teixeira
3D Artist, compositing
http://vitor-teixeira.com

Marta Simões
Diretora de Fotografia
http://martatpsimoes.com

Rui Medeiros
Técnico Audiovisual

Luís Soares
Realizador, Animador de Stopmotion, Desenho, 2D Digital e 3D, Pós-produtor
https://luissoares.portfoliobox.net/

Ao longo do curso, no contexto das diferentes Unidades Curriculares, serão convidados profissionais das várias áreas abrangidas pelo programa curricular.

 

PLANO CURRICULAR

1.º ANO
História e Cultura da Animação e Efeitos Visuais (Visual Effects & Motion Graphics Cultures)

Nesta Unidade estuda-se a história da animação e dos efeitos visuais, os seus contextos sociais e tecnológicos. São trabalhadas as bases de uma cultura visual lata que irá permitir aos alunos identificar contextos históricos, e assim compreender o momento da produção atual em que se situam como criadores.

Princípios da Animação (Principles of Animation)

Explicam-se e exercitam-se os principais conceitos da animação, as bases que vão servir de campo de práticas e experimentação das técnicas e softwares fundamentais ao trabalho de um animador.

Prática de Efeitos Visuais (Visual Effects Practices)

Através da aprendizagem das técnicas e softwares principais na criação de efeitos visuais simples, os alunos adquirem experiencia prática do processo completo de criação de uma sequência, desde a captação à composição.

Projecto Individual (Individual Project, Pearson-set)

Nesta Unidade será criado um projeto de animação e efeitos visuais do princípio ao fim. Serão aplicadas as técnicas aprendidas nas demais Unidades e postas em prática as fases principais do processo criativo e de produção, desde a investigação, ideia, storyboard, animatic, animação e/ou captura de imagem e pós-produção, num projeto da autoria de cada aluno.

Modelação 3D (3D Modelling)

Nesta unidade serão trabalhadas as capacidades de modelação e renderização de ambientes, objectos ou personagens 3D, dentro do contexto da animação e produção de conteúdos para os media.

Indústrias Criativas e Produção dos Media (Creative Media Industry)

O objetivo é conhecer e refletir sobre o panorama contemporâneo das Indústrias Criativas, com foco na animação e efeitos visuais, de forma a que os alunos consigam situar o seu trabalho no contexto actual e comecem a desenhar de modo informado e consequente as suas ambições futuras.

Prática Profissional 1 (Professional Practice)

Nesta Unidade analisam-se os processos de criação de animações e efeitos visuais, conhecendo diferentes estratégias e métodos, com vista à optimização do processo de trabalho. São também debatidas as possíveis carreiras profissionais e o seu planeamento, bem como as qualidades individuais necessárias a um percurso de sucesso nesta atividade profissional.

Criação de Arte Visual (Art Development)

Aprendizagem e exploração de diversas técnicas de expressão artística e criação de imagens, da produção de composições vectoriais a noções tipográficas, da integração de modelação 3D à mistura de todas estas técnicas na criação de imagens finais originais.

2.º ANO
Projeto Colaborativo (Collaborative Project, Pearson-set)

Nesta unidade será desenvolvido um projecto de animação e efeitos visuais em grupo. Cada aluno irá experimentar ter um papel especializado, de acordo com as necessidades do projeto e perfil do grupo de trabalho, numa simulação de trabalho em estúdio profissional.

Prática Profissional 2 (Personal Professional Development)

Continua-se a trilha iniciada no primeiro ano, contribuindo para a optimização de métodos de trabalho e desenvolvendo especificidades desta área e percursos profissionais, abordando a criação de portfólio, CV, peças de auto-promoção, planeamento de negócios, networking, etc.

Efeitos Visuais Avançados (Advanced Visual Effects Studies)

O vasto universo dos efeitos visuais é explorado em detalhe. A compreensão dos mais variados processos e papéis dentro de uma equipa será conseguida através da execução de projectos complexos.

Animação (Advanced Animation)
Compositing para Cinema e Televisão (Advanced Compositing for Film and Television)

Exploração dos processos de compositing e de edição de filmes. O processo de compositing — sobreposição de diferentes layers de vídeo numa peça coerente — é posto em prática, convocando as capacidades de storytelling e de criação e desenvolvimento de projetos.

Narrativa (Narrative)

Compreender os ingredientes e as estruturas que fazem uma boa história é uma capacidade essencial nesta área. Nesta Unidade os alunos vão trabalhar as suas capacidades de criação e análise de narrativas, dentro das diversas áreas de produção de conteúdos para os media.

Produção de Live Studio para Televisão (Live Studio Operations for Television)

Esta Unidade coloca o aluno como parte integrante de uma equipa de estúdio de televisão multi-câmara, com croma key, capacidades de motion tracking e de realidade aumentada. Ao compreender este ambiente de grande complexidade, poderá levar a cabo criação de conteúdos que tiram partido destes instrumentos e capacidades técnicas.

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso Top Up Year.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstations de trabalho individuais, com headphones e mesa gráfica.
Programas disponíveis: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Avid Media Composer, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Unity, Toon Boom Harmony, Cinema 4D, Dragonframe, Microsoft Office.
Estúdio e Régie HD equipados ao nível Broadcast.
Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama, e sistema de cenários virtuais e Motion Capture.
Câmaras: Sony XDCAM, NX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider.
Gravadores de áudio e microfones.
Kits de iluminação de estúdio e exterior.
Salas de captação áudio.
Estúdio de fotografia.

CANDIDATURAS

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail). Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.

Candidaturas de Maio a Setembro.

CONDIÇÕES

INSCRIÇÃO
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

Para mais informações contacte-nos.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

 

 

 

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