No javascript ETIC | Curso Efeitos Visuais e Animação 3DEfeitos Visuais e Animação 3D – ETIC

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    Efeitos Visuais e Animação 3D

    Higher Nationals (2 anos / Nível 5)

    Duração: 2 anos + 1 ano B.A.

    Datas: Outubro a Julho

    Horário : 2.ª a 6.ª / 9H-13H

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    Efeitos Visuais (VFX) e Animação 3D fazem parte das indústrias com maior crescimento em todo o mundo: Entretenimento e Media.
    A Imagem em movimento está em toda a parte, nas mais variadas plataformas e suportes digitais. A produção e difusão de conteúdos visuais faz hoje parte do nosso dia a dia.

    O curso apresenta um currículo que oferece conhecimento técnico, ferramentas criativas e de planeamento, o que permitirá ao aluno encontrar o seu caminho dentro desta área multidisciplinar. Aprender com profissionais da área, num curso com uma grande componente prática, formará um profissional qualificado.

    As técnicas de animação e efeitos visuais serão aplicadas em projetos onde são criados os personagens ou objetos a animar, escolhendo a técnica e a estética que mais se adequam à peça a desenvolver.

    Este objetivo implica desenvolver o conhecimento de ferramentas cruciais, tais como: softwares de criação gráfica e animação 2D; modelação e animação 3D; captação e pós-produção de vídeo; experimentação com stop-motion e motion control, e com estúdio de televisão multicâmara preparado para exercícios de motion capture e chroma-key.

    Saídas PROFISSIONAIS

    • Produtoras de Cinema, de Publicidade e de Animação 2d e 3d;
    • Agências de publicidade e estúdios de design;
    • Estúdios de televisão;
    • Em geral, meios de Comunicação Social, marcas e indústria;
    • Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como freelancer para este leque alargado de áreas.

    Programa Erasmus+ e Estágios

    Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    Coordenação e Tutoria

    CÉSAR FURTADO — Coordenador

    Cedo saiu da ETIC e tornou o design gráfico como o seu habitat natural, passando por vários projectos editoriais. A paixão pela animação levou-o a fundar o estúdio de motion design e pós-produção Dialogue. Desde 2005 acumula as funções de Diretor Criativo, Realizador e produtor de projetos de Animação e Motion Graphics para clientes nacionais e internacionais como MEO, Guaraná, Ciência Viva, DPD, Federação Portuguesa de Futebol,  Copa América, entre outros.

    Fundador do Festival Sines Digital focado na área de pós-produção e efeitos visuais realizado em 2009 e 2010, tendo como principais convidados ManVsMachine, PostPanic e Tavo Studio.

    A Dialogue tem participação direta em projetos galardoados, sendo o mais recente atribuido pelo Clube de Criativos de Portugal no XXII Festival do Clube de Criativos de 2020, premiado com Bronze na categoria de Pós-Produção e Efeitos Visuais. Acumula funções como Design Director no magazine on-line Rimas e Batidas da Antena 3.

    Showreel – Dialogue Studio

    RICARDO TOUREIRO — Tutor

    Licenciado em Design Industrial pelo IADE. Tem-se especializado em visualizações de produto e criação de espaços virtuais.
    O seu trabalho em desenvolvimento de videojogos tem uma forte componente experimental e assume o papel de designer, artista e programador.

    GESTORA PEDAGÓGICA: Sofia Mateus

    CERTIFICAÇÃO

    Os cursos BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.

    Os cursos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).

    Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui

    PLANO CURRICULAR

    1. º ANO
    História e Cultura da Animação e Efeitos Visuais (Visual Effects & Motion Graphics Cultures)

    Nesta Unidade estuda-se a história da animação e dos efeitos visuais, os seus contextos sociais e tecnológicos. São trabalhadas as bases de uma cultura visual lata que irá permitir aos alunos identificar contextos históricos, e assim compreender o momento da produção atual em que se situam como criadores.

    Prática de Efeitos Visuais (Visual Effects Practices)

    Através da aprendizagem das técnicas e softwares principais na criação de efeitos visuais simples, os alunos adquirem experiência prática do processo completo de criação de uma sequência, desde a captação à composição.

    Modelação 3D (3D Modelling)

    Nesta unidade serão trabalhadas as capacidades de modelação e renderização de ambientes, objectos ou personagens 3D, dentro do contexto da animação e produção de conteúdos para os media.

    Prática Profissional 1 (Professional Practice)

    Nesta Unidade analisam-se os processos de criação de animações e efeitos visuais, conhecendo diferentes estratégias e métodos, com vista à optimização do processo de trabalho. São também debatidas as possíveis carreiras profissionais e o seu planeamento, bem como as qualidades individuais necessárias a um percurso de sucesso nesta atividade profissional.

    Princípios da Animação (Principles of Animation)

    Explicam-se e exercitam-se os principais conceitos da animação, as bases que vão servir de campo de práticas e experimentação
    das técnicas e softwares fundamentais ao trabalho de um animador.

    Projeto Individual (Individual Project, Pearson-set)

    Nesta Unidade será criado um projeto de animação e efeitos visuais do princípio ao fim. Serão aplicadas as técnicas aprendidas nas demais Unidades e postas em prática as fases principais do processo criativo e de produção, desde a investigação, ideia, storyboard, animatic, animação e/ou captura de imagem e pós-produção, num projeto da autoria de cada aluno.

    Indústrias Criativas e Produção dos Media (Creative Media Industry)

    O objetivo é conhecer e refletir sobre o panorama contemporâneo das Indústrias Criativas, com foco na animação e efeitos visuais, de forma a que os alunos consigam situar o seu trabalho no contexto actual e comecem a desenhar de modo informado e consequente as suas ambições futuras.

    Princípios da Fotografia (Principles of Photography)

    Esta unidade dará o aluno a oportunidade de aprender e explorar técnicas de fotografia que serão essenciais na composição de um “shot” em visual effects e animação. Ver o mundo através da perspectiva de fotografia, aprender a interpretrar a luz, as suas formas e intensidades, assim como composição de imagem, ajudará o artista a transpor para “CG” este conhecimento e a direcionar o espectador para o que é importante no “shot” que está em produção.

    2.º ANO
    Projeto Colaborativo (Collaborative Project, Pearson-set)

    Nesta unidade será desenvolvido um projecto de animação e efeitos visuais em grupo. Cada aluno irá experimentar ter um papel especializado, de acordo com as necessidades do projeto e perfil do grupo de trabalho, numa simulação de trabalho em estúdio profissional.

    Efeitos Visuais Avançados (Advanced Visual Effects Studies)

    O vasto universo dos efeitos visuais é explorado em detalhe. A compreensão dos mais variados processos e papéis dentro de uma equipa será conseguida através da execução de projectos complexos.

    Prática Profissional 2 (Personal Professional Development)

    Continua-se a trilha iniciada no primeiro ano, contribuindo para a optimização de métodos de trabalho e desenvolvendo especificidades desta área e percursos profissionais, abordando a criação de portfólio, CV, peças de auto-promoção, planeamento de negócios, networking, etc.

    Animação (Advanced Animation)

    Aquisição e desenvolvimento de processos de animação avançados a nível profissional, aplicado a movimentação e animação de personagens e elementos em 3D.

    Advanced 3D Modelling

    Aquisição de competências em representação do movimento, caracterização, comportamento e animação de personagens em 3D. Competências técnicas e específicas em desenvolvimento de conhecimentos anatómicos e comportamentos da modelação 3D.

    Tecnologias emergentes (Emerging Technologies)

    A evolução tecnológica na área de visual effects e animação está em modo “warp speed”. O aluno poderá explorar e investigar as mais recentes inovações na área de visual effects e motion gaphics e trabalhar em primeira mão com Virtual Reality e Augmented Reality utilizando softwares como UNREAL ENGINE.

    Narrativa (Narrative)

    Compreender os ingredientes e as estruturas que fazem uma boa história é uma capacidade essencial nesta área. Nesta Unidade os alunos vão trabalhar as suas capacidades de criação e análise de narrativas, dentro das diversas áreas de produção de conteúdos para os media.

    INGLÊS (ENGLISH)

    O inglês é a língua base de comunicação internacional, e facilita a conectividade com profissionais e empresas de todo o mundo.

    Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios globais. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas profissionais, independentemente das geografias ou nacionalidade.

    Nesta unidade, irão praticar a sua competência comunicativa na língua inglesa ao nível da compreensão, interação e produção oral e escrita. Assim, têm a preparação adequada caso seja necessário realizar um teste de competência linguística, para a progressão de estudos ou para trabalhar no estrangeiro.

    3.º ANO
    VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

    BACHELOR DEGREE IN DIGITAL & GAME ART

    Professores

    César Furtado
    Realizador de Animação, Diretor Criativo e Produtor Executivo
    LinkedIn
    Saber +

    Luís Catalo
    Generalista 3D
    LinkedIn
    Saber +

    Nuno Caroço
    Compositor Digital // After Effects – Adobe Certified Professional
    Saber +

    Bruno Sousa
    Especialista em Animação 3D e Motion Design.
    Saber +

    Rui Medeiros
    Técnico de Broadcast.

    Ricardo Toureiro
    Designer, Artista e Programador.
    Saber +

    (Entre outros)

    Ao longo do curso, no contexto das diferentes Unidades Curriculares, serão convidados profissionais das várias áreas abrangidas pelo programa curricular.

    EQUIPAMENTO

    Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama, e sistema de cenários virtuais e de Motion Capture.
    Régie de Vídeo equipada com Câmaras Broadcast;
    Câmaras: Sony XDCAM, NX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider.
    Estúdio de Fotografia.
    Gravadores de áudio e microfones.
    Kits de iluminação de estúdio e exterior.
    Salas de captação áudio.

    Salas de computadores equipadas com workstations de trabalho individuais, com headphones e mesa gráfica.
    Programas disponíveis: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Avid Media Composer, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Unity, Toon Boom Harmony, Cinema 4D, Dragonframe, Microsoft Office.

    CANDIDATURAS

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    CONDIÇÕES

    INSCRIÇÃO
    600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

    (*) Podem ser pagos 300€ no ato da matricula, seguido de 2 prestações no valor de 150€/cada a liquidar em setembro e outubro.

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento em duas prestações anuais de 4.725,00€ cada, no 1.º e 2.º anos do curso. (10% desconto).
    24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
    30 prestações de 350,00€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
    (**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

    Soluções de Financiamento:
    Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.

    CONDIÇÕES GERAIS

    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis. O ensino é presencial e projetual.
    O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.