No javascript

Curso de Efeitos Visuais e Animação 3D

Higher Nationals (2 anos / Nível 5)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário : 2ª a 6ª 9H-13H

Participantes: 8-16 Alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Apresentação

Efeitos Visuais (VFX) e Animação 3D fazem parte das indústrias com maior crescimento em todo o mundo: Entretenimento e Media.   A Imagem em movimento está em toda a parte, nas mais variadas plataformas e suportes digitais. A produção e difusão de conteúdos visuais faz hoje parte do nosso dia a dia.

O curso apresenta um currículo que oferece conhecimento técnico, ferramentas criativas e de planeamento, o que permitirá ao aluno encontrar o seu caminho dentro desta área multidisciplinar. Aprender com profissionais da área, num curso com uma grande componente prática, formará um profissional qualificado.

As técnicas de animação e efeitos visuais serão aplicadas em projetos onde são criados os personagens ou objetos a animar, escolhendo a técnica e a estética que mais se adequam à peça a desenvolver.

Este objetivo implica desenvolver o conhecimento de ferramentas cruciais, tais como: softwares de criação gráfica e animação 2D; modelação e animação 3D; captação e pós-produção de vídeo; experimentação com stop-motion e motion control, e com estúdio de televisão multicâmara preparado para exercícios de motion capture e chroma-key.

Saídas PROFISSIONAIS

  • Produtoras de Cinema, de Publicidade e de Animação 2d e 3d;
  • Agências de publicidade e estúdios de design;
  • Estúdios de televisão;
  • Em geral, meios de Comunicação Social, marcas e indústria;
  • Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como freelancer para este leque alargado de áreas.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

Coordenação e Tutoria

CÉSAR FURTADO — Coordenador

Cedo saiu da ETIC e tornou o design gráfico como o seu habitat natural, passando por vários projectos editoriais. A paixão pela animação levou-o a fundar o estúdio de motion design e pós-produção Dialogue. Desde 2005 acumula as funções de Diretor Criativo, Realizador e produtor de projetos de Animação e Motion Graphics para clientes nacionais e internacionais como MEO, Guaraná, Ciência Viva, DPD, Federação Portuguesa de Futebol,  Copa América, entre outros.

Fundador do Festival Sines Digital focado na área de pós-produção e efeitos visuais realizado em 2009 e 2010, tendo como principais convidados ManVsMachine, PostPanic e Tavo Studio.

A Dialogue tem participação direta em projetos galardoados, sendo o mais recente atribuido pelo Clube de Criativos de Portugal no XXII Festival do Clube de Criativos de 2020, premiado com Bronze na categoria de Pós-Produção e Efeitos Visuais. Acumula funções como Design Director no magazine on-line Rimas e Batidas da Antena 3.

Showreel – Dialogue Studio

RICARDO TOUREIRO — Tutor

Licenciado em Design Industrial pelo IADE. Tem-se especializado em visualizações de produto e criação de espaços virtuais.
O seu trabalho em desenvolvimento de videojogos tem uma forte componente experimental e assume o papel de designer, artista e programador.


GESTORA PEDAGÓGICA DA ÁREA
: Sónia Ferreira

 

Galeria

Professores

César Furtado
Realizador de Animação, Diretor Criativo e Produtor Executivo
http://dialogue.pt
Llinkedin/Cesar Furtado

Luís Catalo
Generalista 3D
https://lightfilm.pt/
Linked In/LuisCatalo

Nuno Caroço
Compositor Digital // After Effects – Adobe Certified Professional
Behance.net/nunocaroco

Bruno Sousa
Especialista em Animação 3D e Motion Design.
behance.net/bruno_sousa

Rui Medeiros
Técnico de Broadcast

Ricardo Toureiro
Designer, Artista e Programador.

(Entre outros)

Ao longo do curso, no contexto das diferentes Unidades Curriculares, serão convidados profissionais das várias áreas abrangidas pelo programa curricular.

PLANO CURRICULAR

1.º ANO
História e Cultura da Animação e Efeitos Visuais (Visual Effects & Motion Graphics Cultures)

Nesta Unidade estuda-se a história da animação e dos efeitos visuais, os seus contextos sociais e tecnológicos. São trabalhadas as bases de uma cultura visual lata que irá permitir aos alunos identificar contextos históricos, e assim compreender o momento da produção atual em que se situam como criadores.

Princípios da Animação (Principles of Animation)

Explicam-se e exercitam-se os principais conceitos da animação, as bases que vão servir de campo de práticas e experimentação das técnicas e softwares fundamentais ao trabalho de um animador.

Prática de Efeitos Visuais (Visual Effects Practices)

Através da aprendizagem das técnicas e softwares principais na criação de efeitos visuais simples, os alunos adquirem experiencia prática do processo completo de criação de uma sequência, desde a captação à composição.

Projecto Individual (Individual Project, Pearson-set)

Nesta Unidade será criado um projeto de animação e efeitos visuais do princípio ao fim. Serão aplicadas as técnicas aprendidas nas demais Unidades e postas em prática as fases principais do processo criativo e de produção, desde a investigação, ideia, storyboard, animatic, animação e/ou captura de imagem e pós-produção, num projeto da autoria de cada aluno.

Modelação 3D (3D Modelling)

Nesta unidade serão trabalhadas as capacidades de modelação e renderização de ambientes, objectos ou personagens 3D, dentro do contexto da animação e produção de conteúdos para os media.

Indústrias Criativas e Produção dos Media (Creative Media Industry)

O objetivo é conhecer e refletir sobre o panorama contemporâneo das Indústrias Criativas, com foco na animação e efeitos visuais, de forma a que os alunos consigam situar o seu trabalho no contexto actual e comecem a desenhar de modo informado e consequente as suas ambições futuras.

Prática Profissional 1 (Professional Practice)

Nesta Unidade analisam-se os processos de criação de animações e efeitos visuais, conhecendo diferentes estratégias e métodos, com vista à optimização do processo de trabalho. São também debatidas as possíveis carreiras profissionais e o seu planeamento, bem como as qualidades individuais necessárias a um percurso de sucesso nesta atividade profissional.

Princípios da Fotografia (Principles of Photography)

Esta unidade dará o aluno a oportunidade de aprender e explorar técnicas de fotografia que serão essenciais na composição de um “shot” em visual effects e animação.  Ver o mundo através da perspectiva de fotografia, aprender a interpretrar a luz, as suas formas e intensidades, assim como composição de imagem, ajudará o artista a transpor para “CG” este conhecimento e a direccionar o espectador para o que é importante no “shot” que está em produção.

2.º ANO
Projeto Colaborativo (Collaborative Project, Pearson-set)

Nesta unidade será desenvolvido um projecto de animação e efeitos visuais em grupo. Cada aluno irá experimentar ter um papel especializado, de acordo com as necessidades do projeto e perfil do grupo de trabalho, numa simulação de trabalho em estúdio profissional.

Prática Profissional 2 (Personal Professional Development)

Continua-se a trilha iniciada no primeiro ano, contribuindo para a optimização de métodos de trabalho e desenvolvendo especificidades desta área e percursos profissionais, abordando a criação de portfólio, CV, peças de auto-promoção, planeamento de negócios, networking, etc.

Efeitos Visuais Avançados (Advanced Visual Effects Studies)

O vasto universo dos efeitos visuais é explorado em detalhe. A compreensão dos mais variados processos e papéis dentro de uma equipa será conseguida através da execução de projectos complexos.

Animação (Advanced Animation)
Compositing para Cinema e Televisão (Advanced Compositing for Film and Television)

Exploração dos processos de compositing e de edição de filmes. O processo de compositing — sobreposição de diferentes layers de vídeo numa peça coerente — é posto em prática, convocando as capacidades de storytelling e de criação e desenvolvimento de projetos.

Narrativa (Narrative)

Compreender os ingredientes e as estruturas que fazem uma boa história é uma capacidade essencial nesta área. Nesta Unidade os alunos vão trabalhar as suas capacidades de criação e análise de narrativas, dentro das diversas áreas de produção de conteúdos para os media.

Tecnologias emergentes (Emerging Technologies)

A evolução tecnológica na área de visual effects e animação está em modo “warp speed”. O aluno poderá explorar e investigar as mais recentes inovações na área de visual effects e motion gaphics e trabalhar em primeira mão com Virtual Reality e Augmented Reality utilizando softwares como UNREAL ENGINE

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso Top Up Year.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

EQUIPAMENTO

Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama, e sistema de cenários virtuais e de Motion Capture.
Régie de Vídeo equipada com Câmaras Broadcast;
Câmaras: Sony XDCAM, NX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider.
Estúdio de Fotografia.
Gravadores de áudio e microfones.
Kits de iluminação de estúdio e exterior.
Salas de captação áudio.

Salas de computadores equipadas com workstations de trabalho individuais, com headphones e mesa gráfica.
Programas disponíveis: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Avid Media Composer, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Unity, Toon Boom Harmony, Cinema 4D, Dragonframe, Microsoft Office.

CANDIDATURAS

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

CONDIÇÕES

INSCRIÇÃO
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
24 prestações de 386€ (3.5% desconto).
30 prestações de 320€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
1ª prestação(*): 2,779.20€ mais 12 prestações de 540.40€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.