Apresentação
Efeitos Visuais (VFX) e Animação 3D fazem parte das indústrias com maior crescimento em todo o mundo: Entretenimento e Media.
A Imagem em movimento está em toda a parte, nas mais variadas plataformas e suportes digitais. A produção e difusão de conteúdos visuais faz hoje parte do nosso dia a dia.
O curso apresenta um currículo que oferece conhecimento técnico, ferramentas criativas e de planeamento, o que permitirá ao aluno encontrar o seu caminho dentro desta área multidisciplinar. Aprender com profissionais da área, num curso com uma grande componente prática, formará um profissional qualificado.
As técnicas de animação e efeitos visuais serão aplicadas em projetos onde são criados os personagens ou objetos a animar, escolhendo a técnica e a estética que mais se adequam à peça a desenvolver.
Este objetivo implica desenvolver o conhecimento de ferramentas cruciais, tais como: softwares de criação gráfica e animação 2D; modelação e animação 3D; captação e pós-produção de vídeo; experimentação com stop-motion e motion control, e com estúdio de televisão multicâmara preparado para exercícios de motion capture e chroma-key.
Saídas PROFISSIONAIS
- Produtoras de Cinema, de Publicidade e de Animação 2d e 3d;
- Agências de publicidade e estúdios de design;
- Estúdios de televisão;
- Em geral, meios de Comunicação Social, marcas e indústria;
- Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como freelancer para este leque alargado de áreas.
Programa Erasmus+ e Estágios
Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
Coordenação e Tutoria
CÉSAR FURTADO — Coordenador
Cedo saiu da ETIC e tornou o design gráfico como o seu habitat natural, passando por vários projectos editoriais. A paixão pela animação levou-o a fundar o estúdio de motion design e pós-produção Dialogue. Desde 2005 acumula as funções de Diretor Criativo, Realizador e produtor de projetos de Animação e Motion Graphics para clientes nacionais e internacionais como MEO, Guaraná, Ciência Viva, DPD, Federação Portuguesa de Futebol, Copa América, entre outros.
Fundador do Festival Sines Digital focado na área de pós-produção e efeitos visuais realizado em 2009 e 2010, tendo como principais convidados ManVsMachine, PostPanic e Tavo Studio.
A Dialogue tem participação direta em projetos galardoados, sendo o mais recente atribuido pelo Clube de Criativos de Portugal no XXII Festival do Clube de Criativos de 2020, premiado com Bronze na categoria de Pós-Produção e Efeitos Visuais. Acumula funções como Design Director no magazine on-line Rimas e Batidas da Antena 3.
RICARDO TOUREIRO — Tutor
Licenciado em Design Industrial pelo IADE. Tem-se especializado em visualizações de produto e criação de espaços virtuais.
O seu trabalho em desenvolvimento de videojogos tem uma forte componente experimental e assume o papel de designer, artista e programador.
GESTORA PEDAGÓGICA: Sofia Mateus
CERTIFICAÇÃO
Os cursos BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.
Os cursos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).
Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui
PLANO CURRICULAR
Nesta Unidade estuda-se a história da animação e dos efeitos visuais, os seus contextos sociais e tecnológicos. São trabalhadas as bases de uma cultura visual lata que irá permitir aos alunos identificar contextos históricos, e assim compreender o momento da produção atual em que se situam como criadores.
Através da aprendizagem das técnicas e softwares principais na criação de efeitos visuais simples, os alunos adquirem experiência prática do processo completo de criação de uma sequência, desde a captação à composição.
Nesta unidade serão trabalhadas as capacidades de modelação e renderização de ambientes, objectos ou personagens 3D, dentro do contexto da animação e produção de conteúdos para os media.
Nesta Unidade analisam-se os processos de criação de animações e efeitos visuais, conhecendo diferentes estratégias e métodos, com vista à optimização do processo de trabalho. São também debatidas as possíveis carreiras profissionais e o seu planeamento, bem como as qualidades individuais necessárias a um percurso de sucesso nesta atividade profissional.
Explicam-se e exercitam-se os principais conceitos da animação, as bases que vão servir de campo de práticas e experimentação
das técnicas e softwares fundamentais ao trabalho de um animador.
Nesta Unidade será criado um projeto de animação e efeitos visuais do princípio ao fim. Serão aplicadas as técnicas aprendidas nas demais Unidades e postas em prática as fases principais do processo criativo e de produção, desde a investigação, ideia, storyboard, animatic, animação e/ou captura de imagem e pós-produção, num projeto da autoria de cada aluno.
O objetivo é conhecer e refletir sobre o panorama contemporâneo das Indústrias Criativas, com foco na animação e efeitos visuais, de forma a que os alunos consigam situar o seu trabalho no contexto actual e comecem a desenhar de modo informado e consequente as suas ambições futuras.
Esta unidade dará o aluno a oportunidade de aprender e explorar técnicas de fotografia que serão essenciais na composição de um “shot” em visual effects e animação. Ver o mundo através da perspectiva de fotografia, aprender a interpretrar a luz, as suas formas e intensidades, assim como composição de imagem, ajudará o artista a transpor para “CG” este conhecimento e a direcionar o espectador para o que é importante no “shot” que está em produção.
Nesta unidade será desenvolvido um projecto de animação e efeitos visuais em grupo. Cada aluno irá experimentar ter um papel especializado, de acordo com as necessidades do projeto e perfil do grupo de trabalho, numa simulação de trabalho em estúdio profissional.
O vasto universo dos efeitos visuais é explorado em detalhe. A compreensão dos mais variados processos e papéis dentro de uma equipa será conseguida através da execução de projectos complexos.
Continua-se a trilha iniciada no primeiro ano, contribuindo para a optimização de métodos de trabalho e desenvolvendo especificidades desta área e percursos profissionais, abordando a criação de portfólio, CV, peças de auto-promoção, planeamento de negócios, networking, etc.
Aquisição e desenvolvimento de processos de animação avançados a nível profissional, aplicado a movimentação e animação de personagens e elementos em 3D.
Aquisição de competências em representação do movimento, caracterização, comportamento e animação de personagens em 3D. Competências técnicas e específicas em desenvolvimento de conhecimentos anatómicos e comportamentos da modelação 3D.
A evolução tecnológica na área de visual effects e animação está em modo “warp speed”. O aluno poderá explorar e investigar as mais recentes inovações na área de visual effects e motion gaphics e trabalhar em primeira mão com Virtual Reality e Augmented Reality utilizando softwares como UNREAL ENGINE.
Compreender os ingredientes e as estruturas que fazem uma boa história é uma capacidade essencial nesta área. Nesta Unidade os alunos vão trabalhar as suas capacidades de criação e análise de narrativas, dentro das diversas áreas de produção de conteúdos para os media.
O inglês é a língua base de comunicação internacional, e facilita a conectividade com profissionais e empresas de todo o mundo.
Os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios globais. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas profissionais, independentemente das geografias ou nacionalidade.
Nesta unidade, irão praticar a sua competência comunicativa na língua inglesa ao nível da compreensão, interação e produção oral e escrita. Assim, têm a preparação adequada caso seja necessário realizar um teste de competência linguística, para a progressão de estudos ou para trabalhar no estrangeiro.
BACHELOR DEGREE IN DIGITAL & GAME ART
Professores
César Furtado
Realizador de Animação, Diretor Criativo e Produtor Executivo
LinkedIn
Saber +
Luís Catalo
Generalista 3D
LinkedIn
Saber +
Nuno Caroço
Compositor Digital // After Effects – Adobe Certified Professional
Saber +
Bruno Sousa
Especialista em Animação 3D e Motion Design.
Saber +
Rui Medeiros
Técnico de Broadcast.
Ricardo Toureiro
Designer, Artista e Programador.
Saber +
(Entre outros)
Ao longo do curso, no contexto das diferentes Unidades Curriculares, serão convidados profissionais das várias áreas abrangidas pelo programa curricular.
EQUIPAMENTO
Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama, e sistema de cenários virtuais e de Motion Capture.
Régie de Vídeo equipada com Câmaras Broadcast;
Câmaras: Sony XDCAM, NX50, Panasonic DVX-200 4K, Blackmagic cinema câmara 2.5K, Panasonic (GH4 e GH5). Diferentes lentes e estabilizadores de imagem gimbal, slider.
Estúdio de Fotografia.
Gravadores de áudio e microfones.
Kits de iluminação de estúdio e exterior.
Salas de captação áudio.
Salas de computadores equipadas com workstations de trabalho individuais, com headphones e mesa gráfica.
Programas disponíveis: Adobe Creative Cloud Suite, Davinci Resolve, Avid Media Composer, Autodesk Media & Entertainment Collection Suite, Unity, Toon Boom Harmony, Cinema 4D, Dragonframe, Microsoft Office.
CANDIDATURAS
Bolsa de Mérito:
A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
CONDIÇÕES
INSCRIÇÃO
600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.
(*) Podem ser pagos 300€ no ato da matricula, seguido de 2 prestações no valor de 150€/cada a liquidar em setembro e outubro.
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais de 4.725,00€ cada, no 1.º e 2.º anos do curso. (10% desconto).
24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
30 prestações de 350,00€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
(**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
Soluções de Financiamento:
Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis. O ensino é presencial e projetual.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.