No javascript ETIC | Curso Design Gráfico, Comunicação e MultimédiaDesign Gráfico, Comunicação e Multimédia – ETIC

Pedir informações

    Design Gráfico, Comunicação e Multimédia

    Higher Nationals (2 anos / Nível 5)

    Duração: 2 anos + 1 ano B.A.

    Datas: Outubro a Julho

    Horário: Turma 1: 2ª a 6ª / 9H-13H
    Turma 2: 2ª a 6ª / 14H-18H
    (COMPLETAS- SEM VAGAS)

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    O design como ferramenta de reflexão e resolução.
    Áreas e saídas profissionais: Design Gráfico, Direção de Arte, Imagem Corporativa, Campanhas Integradas, Design Editorial, Web Design, Design de Informação, Motion Design, Web Design.

    Os media digitais permitem a rápida difusão e implementação das ideias, pelo que é importante compreender a prática do design como disciplina potenciadora de novos discursos e significados.

    Ao longo do curso, os alunos desenvolvem o seu perfil criativo e criam o seu portfólio pessoal, que lhes permite apresentar-se junto do mercado de trabalho a nível internacional.

    O corpo docente é constituído por profissionais em atividade e é promovida uma constante participação em workshops, conferências e visitas de estudo, de forma a fomentar o conhecimento e contacto com contextos reais de trabalho.

    Com uma forte componente criativa, o curso propõe desafios à definição de uma linguagem autoral própria, seja em projetos de cariz cultural, social ou comercial, relacionando a prática tradicional com novos formatos e mecanismos de comunicação.

    Os alunos têm contacto com o contexto profissional actual, desenvolvendo projetos de comunicação integrados para eventos ou organizações e construindo estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional.

    PROJETOS E ALUNOS PREMIADOS.

    D&AD – Design & Advertising Awards

    Ricardo Araújo (aluno Higher nationals e B.A. em Graphic Design) foi premiado na categoria New Blood, que é apoiada pela BBC, adidas e Adobe e visa reconhecer os melhores projetos entre os criativos mais jovens. A ideia consiste numa aplicação que permite entrar num estado de imersão ao assistir aos episódios da BBC Earth. Ricardo Araújo chamou-lhe BBC Dimension.

    Os D&AD Awards também elegeram o trabalho da aluna Daniela Sobral (Higher Nationals e B.A. em Graphic Design). Um projeto de comunicação visual que responde a um briefing da marca Nike para estimular a prática do desporto entre o público adolescente feminino.

    Saídas PROFISSIONAIS

    • Ateliers de design e agências de publicidade;
    • Departamentos de design e/ou comunicação de empresas e instituições;
    • Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como designer freelancer.

    Programa Erasmus+ e Estágios

    Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    Coordenação e tutoria

    COORDENADORA: Joana Areal // Saber +

    Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Mestre em Direção de Arte e Estratégias de Comunicação pela ELISAVA – Escola Superior de Design e Engenharia de Barcelona. Trabalha como Diretora Criativa nas áreas do Design de Comunicação, Direção de Arte, Design Editorial e Web Design. Os seus projetos têm uma forte componente cultural e o seu percurso no Design passa pelo desenvolvimento de novos discursos visuais através de formatos de comunicação diferenciados. O seu trabalho foi publicado por várias editoras e revistas internacionais, tais como: Victionary, Laurence King, Rockport, Design2context, Design and Design, Sandu Publishing, Index Book, Novum, NEO2, H Magazine, Vogue Portugal, Slanted Magazine, entre outros.

    TUTORA: Vera Novais // Saber +

    Licenciada em Design de Comunicação e Mestre em Design de Comunicação e Novos Media pela Universidade de Belas Artes de Lisboa, Pós Graduada em Projecto Cinematográfico. Iniciou o seu percurso profissional ainda como estudante e desde então tem desenvolvido trabalho como Ilustradora e Designer Gráfica e Multimédia para várias agências de Publicidade e marca nacionais e internacionais, entre as quais podemos destacar: Ford, Red Bull, Coca-Cola, Nike, Timex, Galo Olive Oil, Kia Motors, Danone, Montepio General, Revista Visão, Nokia, Compal, Ice Tea, Fula, Fox Crime, Mafre Seguros, Nokia, Sagres, Super Bock, Record Tv Entertainment, Oficina Do Livro, Fimfa, Malaposta, Belio Magazine, Musa Design Collective, Le Cool, Re-Searcher, Roof – Interior Design Fair Trade, Arquipélago-Arquitectos.Lda.

    GESTORA PEDAGÓGICA: Sofia Mateus

    Certificação

    Os cursos BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.

    Os curos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).

    Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui

    PLANO CURRICULAR

    1º ANO
    DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (Professional Development)

    Nesta Unidade o aluno deverá identificar áreas de desenvolvimento profissional, aprender a gerir o tempo de reflexão, planeamento e desenvolvimento projectual. Deverá ser capaz de identificar tendências e indústrias criativas especializadas.

    REFERÊNCIAS CONTEXTUAIS E CULTURAIS EM ARTE E DESIGN (CONTEXTUAL STUDIES)

    Nesta Unidade pretende-se estimular a compreensão dos fatores sociais, psicológicos, culturais, históricos e comerciais que servem de base a toda a teoria e prática das artes visuais e são transversais ao espetro de temas da especialidade.

    PROJETO GRÁFICO I (INDIVIDUAL PROJECT, PERSON-SET)

    O pensamento criativo e a capacidade de gerar um fluxo livre de ideias são aptidões essenciais a artistas e designers. Esta Unidade desenvolve as competências necessárias para gerar e comunicar conceitos visualmente. Dentro do amplo contexto das indústrias criativas existem muitas especialidades. O objetivo desta Unidade é fornecer ao aluno a oportunidade de descobrir mais-valias pessoais e informar práticas independentes. A prática criativa será desenvolvida em resposta a um projeto proposto, onde o aluno deverá aplicar o conhecimento e técnicas aprendidas noutras áreas de estudo.

    TÉCNICAS E PROCESSOS (TECHNIQUES & PROCESSES)

    As habilidades criativas e as aptidões técnicas que sustentam a prática do Design são a chave para desenhar uma forte abordagem pessoal, desenvolvimento de ideias e execução de projeto. Nesta Unidade pretende-se estabelecer as bases para o futuro desenvolvimento da prática individual. O aluno irá explorar conceitos, materiais e processos através da experimentação, adquirir conhecimento e compreensão das questões que têm centrado o debate sobre as finalidades e os processos do Design.

    TIPOGRAFIA (TYPOGRAPHY)

    Desenvolver a compreensão e as competências do aluno relativamente à tipografia e sua aplicação em trabalhos impressos e digitais são os temas desta Unidade, ao longo da qual se explora a aplicação da prática tipográfica em diversos formatos e se estudam tecnologias e processos tipográficos em contextos específicos.

    DESIGN GRÁFICO I (GRAPHIC DESIGN PRACTICES)

    O Design Gráfico incorpora um amplo espectro de práticas, da ilustração à identidade corporativa, do packaging à interface digital. Nesta Unidade pretende-se que o aluno desenvolva confiança na gestão de um projeto gráfico, compreensão quanto à forma e ao significado.

    COMUNICAÇÃO VISUAL EM ARTE E DESIGN (COMMUNICATION IN ART & DESIGN)

    A capacidade de comunicar visualmente é uma habilidade fundamental para todos os campos especializados nas indústrias criativas. Nesta Unidade desenvolvem-se as competências necessárias para comunicar ideias através de aplicações especializadas, tendo em mente um cliente ou uma finalidade.

    TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS (PHOTOGRAPHIC PRACTICES)

    O desenvolvimento de novas tecnologias e a manipulação digital alterou a forma como processamos as imagens. A prática fotográfica foi evoluindo ao longo da história, no entanto permanecem constantes técnicas e processos para sustentar a criação de significados visuais. Nesta Unidade o aluno irá desenvolver competências em técnicas fotográficas que passam pelo correto uso dos mecanismos da máquina, seleção das objetivas, medição da luz (natural e artificial) e aquisição de noções de enquadramento e composição fotográfica.

    2º ANO
    PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)

    Alargar o conhecimento do aluno relativamente a práticas profissionais na sua área de especialidade, relacionando-as com objetivos pessoais e oportunidades de carreira é o objetivo desta Unidade.

    PROJETO GRÁFICO II (APPLIED PRACTICE COLLABORATIVE PROJECT, PERSON-SET)

    Esta Unidade contempla o desenvolvimento de projeto interdisciplinar, a exploração da prática colaborativa e o envolvimento com a comunidade (indústria, organizações culturais, grupos comunitários, organizações não governamentais, entre outros). O aluno irá definir, planear e implementar um projeto segundo os procedimentos da prática do Design.

    DESIGN GRÁFICO II (ADVANCED GRAPHIC DESIGN STUDIES)

    Neste Unidade faz-se o estudo e desenvolvimento de práticas de design diversificadas, nomeadamente a metodologia projetual, a definição de abordagem criativa própria, compreensão de objetivos de comunicação e exploração da relação entre o designer, o cliente e o público-alvo.

    IDENTIDADE CORPORATIVA (BRANDING & IDENTITY)

    Nesta Unidade o aluno deverá compreender os conceitos de marca e identidade e o seu impacto no mercado comercial. Deverá identificar a natureza social e cultural subjacente à configuração visual de marcas e produtos, desenvolvendo competências de design gráfico na sua projeção comercial.

    EDIÇÃO DE VÍDEO E MOTION DESIGN (MOVING IMAGE)

    Nesta Unidade o aluno irá adquirir competências em planeamento, preparação e produção de imagens em movimento, elaborar um projeto em resposta a um briefing e usar equipamentos, processos e software da indústria.

    WEB DESIGN (Web Design)

    Nesta Unidade o aluno irá adquirir competências e conhecimentos na criação e gestão de websites. O aluno explora os princípios do UI e terá domínio das linguagens HTML, CSS e Javascript.

    INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

    O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
    As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
    É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

    Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
    Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

    3º ANO - BACHELOR OF ARTS
    VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

    BACHELOR OF ART IN GRAPHIC DESIGN

    Professores

    Joana Areal
    Designer de Comunicação
    Saber +

    Vera Novais
    Designer de Comunicação e Ilustradora
    Saber +

    Paulo Freitas
    Designer de Comunicação
    Saber +

    Ana Freitas
    Designer Gráfica
    Saber +

    Isabel Lucena
    Designer Gráfica
    Saber +

    Mariana Veloso
    Designer de Comunicação
    Saber +

    Margarida Borges
    Designer Gráfica
    Saber +

    Margarida Rego
    Designer de Comunicação
    Saber +

    Ricardo Martins
    Designer Gráfico
    Saber +

    José Mendes
    Designer Gráfico
    Saber +

    João Silva
    Designer de Comunicação
    Saber +

    Fábio Cunha
    Fotógrafo
    Saber +

    Claúdia Lancaster
    Designer Gráfica
    Saber +

    Bruno Sousa
    3D Artist e Motion Designer
    Saber +

    Sara Orsi
    Web Designer
    Saber +

    Joana Tavares
    Designer de Comunicação
    Saber +

    Ana Teresa Ascensão
    Designer de Comunicação
    Saber +

    Marta Ferreira
    Designer de Comunicação
    Saber +

    Ana Palma Silva
    Designer Gráfica
    Saber +

    EQUIPAMENTO

    • Salas equipadas com workstations de trabalho individual Apple iMac;
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Cinema 4D, Brackets, Sublime Text;
    • Estúdios de Som, Fotografia, Vídeo e Multimédia.

    Candidaturas

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > Visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    Condições

    INSCRIÇÃO
    600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

    (*) Podem ser pagos 300€ no ato da matricula, seguidos de 2 prestações no valor de 150€/cada, a liquidar em setembro e outubro

    Opções de pagamento:

    Pronto pagamento em duas prestações anuais de 4.725,00€ cada, no 1.º e 2.º anos do curso. (10% desconto).
    24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
    30 prestações de 350,00€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
    (**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

     

    Soluções de Financiamento:
    Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
    O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

    Outros cursos

    Everything Is Now.
    Learn. Do. Create.
    BEGIN HERE Get Everywhere.
    Dare To Try.