No javascript

Design de Comunicação e Multimédia

Higher Nationals (2 anos / Nível 5) + TOP UP YEAR (1 ANO)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: Turma 1: 2ª a 6ª / 9H-13H
Turma 2: 2ª a 6ª / 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Criatividade e projeto multidisciplinar nas áreas do Design Gráfico, Motion Design, Vídeo, Artes Visuais, Fotografia e Web Design.
O aluno cria um portfólio para o mercado de trabalho global.

Os media digitais permitem a rápida difusão e implementação das ideias, pelo que é importante compreender a prática do design como disciplina potenciadora de novos formatos e significados.

Ao longo do curso, os alunos criam o seu portfólio o que lhes permite apresentar-se junto do mercado de trabalho a nível internacional. É promovida a participação dos alunos em workshops, conferências e visitas de forma a aumentar o conhecimento e contactos com profissionais da área.

Os professores são profissionais em atividade no mercado de trabalho.

Com forte componente criativa, o curso propõe desafios à definição de uma linguagem artística própria, seja em projetos de intervenção cultural, social ou comercial.

Têm contacto com a realidade profissional desenvolvendo objetos de comunicação integrada para eventos ou organizações e vão construindo estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional.

PROJETOS E ALUNOS PREMIADOS.

D&AD – Design & Advertising Awards

Ricardo Araújo (aluno Higher nationals e B.A. em Graphic Design) foi premiado na categoria New Blood, que é apoiada pela BBC, adidas e Adobe e visa reconhecer os melhores projetos entre os criativos mais jovens. A ideia consiste numa aplicação que permite entrar num estado de imersão ao assistir aos episódios da BBC Earth. Ricardo Araújo chamou-lhe BBC Dimension.

Os D&AD Awards também elegeram o trabalho da aluna Daniela Sobral (Higher Nationals e B.A. em Graphic Design). Um projeto de comunicação visual que responde a um briefing da marca Nike para estimular a prática do desporto entre o público adolescente feminino.

Saídas PROFISSIONAIS

  • Ateliers de design e agências de publicidade;
  • Departamentos de design e/ou comunicação de empresas e instituições;
  • Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou trabalhar como designer freelancer.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

Coordenação e tutoria

COORDENADORA: Joana Areal // joanaareal.pt

Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Mestre em Direção de Arte e Estratégias de Comunicação pela ELISAVA – Escola Superior de Design e Engenharia de Barcelona. Trabalha como Diretora Criativa nas áreas do Design de Comunicação, Direção de Arte, Design Editorial e Web Design. Os seus projetos têm uma forte componente cultural e o seu percurso no Design passa pelo desenvolvimento de novos discursos visuais através de formatos de comunicação diferenciados. O seu trabalho foi publicado por várias editoras e revistas internacionais, tais como: Victionary, Laurence King, Rockport, Design2context, Design and Design, Sandu Publishing, Index Book, Novum, NEO2, H Magazine, Vogue Portugal, Slanted Magazine, entre outros.

TUTORA: Vera Novais // veranovais.myportfolio.com

Licenciada em Design de Comunicação e Mestre em Design de Comunicação e Novos Media pela Universidade de Belas Artes de Lisboa, Pós Graduada em Projecto Cinematográfico. Iniciou o seu percurso profissional ainda como estudante e desde então tem desenvolvido trabalho como Ilustradora e Designer Gráfica e Multimédia para várias agências de Publicidade e marca nacionais e internacionais, entre as quais podemos destacar: Ford, Red Bull, Coca-Cola, Nike, Timex, Galo Olive Oil, Kia Motors, Danone, Montepio General, Revista Visão, Nokia, Compal, Ice Tea, Fula, Fox Crime, Mafre Seguros, Nokia, Sagres, Super Bock, Record Tv Entertainment, Oficina Do Livro, Fimfa, Malaposta, Belio Magazine, Musa Design Collective, Le Cool, Re-Searcher, Roof – Interior Design Fair Trade, Arquipélago-Arquitectos.Lda.

GESTORA PEDAGÓGICA: Sónia Ferreira

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (Professional Development)

Nesta Unidade o aluno deverá identificar áreas de desenvolvimento profissional, aprender a gerir o tempo de reflexão, planeamento e desenvolvimento projectual. Deverá ser capaz de identificar tendências e indústrias criativas especializadas.

REFERÊNCIAS CONTEXTUAIS E CULTURAIS EM ARTE E DESIGN (CONTEXTUAL STUDIES)

Nesta Unidade pretende-se estimular a compreensão dos fatores sociais, psicológicos, culturais, históricos e comerciais que servem de base a toda a teoria e prática das artes visuais e são transversais ao espetro de temas da especialidade.

PROJETO GRÁFICO I (INDIVIDUAL PROJECT, PERSON-SET)

O pensamento criativo e a capacidade de gerar um fluxo livre de ideias são aptidões essenciais a artistas e designers. Esta Unidade desenvolve as competências necessárias para gerar e comunicar conceitos visualmente. Dentro do amplo contexto das indústrias criativas existem muitas especialidades. O objetivo desta Unidade é fornecer ao aluno a oportunidade de descobrir mais-valias pessoais e informar práticas independentes. A prática criativa será desenvolvida em resposta a um projeto proposto, onde o aluno deverá aplicar o conhecimento e técnicas aprendidas noutras áreas de estudo.

TÉCNICAS E PROCESSOS (TECHNIQUES & PROCESSES)

As habilidades criativas e as aptidões técnicas que sustentam a prática do Design são a chave para desenhar uma forte abordagem pessoal, desenvolvimento de ideias e execução de projeto. Nesta Unidade pretende-se estabelecer as bases para o futuro desenvolvimento da prática individual. O aluno irá explorar conceitos, materiais e processos através da experimentação, adquirir conhecimento e compreensão das questões que têm centrado o debate sobre as finalidades e os processos do Design.

TIPOGRAFIA (TYPOGRAPHY)

Desenvolver a compreensão e as competências do aluno relativamente à tipografia e sua aplicação em trabalhos impressos e digitais são os temas desta Unidade, ao longo da qual se explora a aplicação da prática tipográfica em diversos formatos e se estudam tecnologias e processos tipográficos em contextos específicos.

DESIGN GRÁFICO I (GRAPHIC DESIGN PRACTICES)

O Design Gráfico incorpora um amplo espectro de práticas, da ilustração à identidade corporativa, do packaging à interface digital. Nesta Unidade pretende-se que o aluno desenvolva confiança na gestão de um projeto gráfico, compreensão quanto à forma e ao significado.

COMUNICAÇÃO VISUAL EM ARTE E DESIGN (COMMUNICATION IN ART & DESIGN)

A capacidade de comunicar visualmente é uma habilidade fundamental para todos os campos especializados nas indústrias criativas. Nesta Unidade desenvolvem-se as competências necessárias para comunicar ideias através de aplicações especializadas, tendo em mente um cliente ou uma finalidade.

TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS (PHOTOGRAPHIC PRACTICES)

O desenvolvimento de novas tecnologias e a manipulação digital alterou a forma como processamos as imagens. A prática fotográfica foi evoluindo ao longo da história, no entanto permanecem constantes técnicas e processos para sustentar a criação de significados visuais. Nesta Unidade o aluno irá desenvolver competências em técnicas fotográficas que passam pelo correto uso dos mecanismos da máquina, seleção das objetivas, medição da luz (natural e artificial) e aquisição de noções de enquadramento e composição fotográfica.

2º ANO
PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)

Alargar o conhecimento do aluno relativamente a práticas profissionais na sua área de especialidade, relacionando-as com objetivos pessoais e oportunidades de carreira é o objetivo desta Unidade.

PROJETO GRÁFICO II (APPLIED PRACTICE COLLABORATIVE PROJECT, PERSON-SET)

Esta Unidade contempla o desenvolvimento de projeto interdisciplinar, a exploração da prática colaborativa e o envolvimento com a comunidade (indústria, organizações culturais, grupos comunitários, organizações não governamentais, entre outros). O aluno irá definir, planear e implementar um projeto segundo os procedimentos da prática do Design.

DESIGN GRÁFICO II (ADVANCED GRAPHIC DESIGN STUDIES)

Neste Unidade faz-se o estudo e desenvolvimento de práticas de design diversificadas, nomeadamente a metodologia projetual, a definição de abordagem criativa própria, compreensão de objetivos de comunicação e exploração da relação entre o designer, o cliente e o público-alvo.

IDENTIDADE CORPORATIVA (BRANDING & IDENTITY)

Nesta Unidade o aluno deverá compreender os conceitos de marca e identidade e o seu impacto no mercado comercial. Deverá identificar a natureza social e cultural subjacente à configuração visual de marcas e produtos, desenvolvendo competências de design gráfico na sua projeção comercial.

EDIÇÃO DE VÍDEO E MOTION DESIGN (MOVING IMAGE)

Nesta Unidade o aluno irá adquirir competências em planeamento, preparação e produção de imagens em movimento, elaborar um projeto em resposta a um briefing e usar equipamentos, processos e software da indústria.

WEB DESIGN (Web Design)

Nesta Unidade o aluno irá adquirir competências e conhecimentos na criação e gestão de websites. O aluno explora os princípios do UI e terá domínio das linguagens HTML, CSS e Javascript.

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

3º ANO - TOP UP YEAR

VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

TOP UP YEAR →

Professores

Joana Areal// Designer de Comunicação
joanaareal.pt

Vera Novais//Designer de Comunicação e Ilustradora
veranovais.myportfolio.com

Paulo Freitas//Designer de Comunicação
flatland-design.pt

Ana Freitas//Designer Gráfica
many-islands.com

Sílvia Prudêncio//Designer de Comunicação

Isabel Lucena//Designer Gráfica
isabellucena.com

Mariana Veloso//Designer de Comunicação
marianaveloso.com

Margarida Borges//Designer Gráfica
desisto.pt

Ricardo Martins//Designer Gráfico
desisto.pt

José Mendes//Designer Gráfico
desisto.pt

João Silva//Designer de Comunicação
vivoeusebio.com

Fábio Cunha//Fotógrafo
fabiocunha.pt

Claúdia Lancaster//Designer Gráfica
claudia-lancaster.com

Bruno Sousa//3D Artist e Motion Designer
pusfwd.com.pt

Sara Orsi//Web Designer
saraorsi.com

Joana Tavares//Designer de Comunicação
obembom.com

Ana Teresa Ascensão//Designer de Comunicação
ata-design.net

EQUIPAMENTO

  • Salas equipadas com workstations de trabalho individual Apple iMac;
  • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Cinema 4D, Brackets, Sublime Text;
  • Estúdios de Som, Fotografia, Vídeo e Multimédia.

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
24 prestações de 386€ (3.5% desconto).
30 prestações de 320€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
1ª prestação(*): 2,779.20€ mais 12 prestações de 540.40€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.