No javascript ETIC | Curso Design de Comunicação e MultimédiaDesign de Comunicação e Multimédia – ETIC

Design de Comunicação e Multimédia

Higher Nationals (2 anos) + TOP UP YEAR (1 ANO)

Duração: 2 anos (850 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª / 9H-13H ou 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Apresentação

Com a globalização de uma cultura visual em massa é necessário diferenciar-se e criar novas realidades para a comunicação de conceitos nos contextos sociais e culturais. Os media digitais permitem a rápida difusão e implementação das ideias, pelo que é importante compreender a prática do design como disciplina potenciadora de novos formatos e significados.

Com forte componente criativa, o curso propõe desafios à definição de uma linguagem artística própria, seja em projetos de intervenção cultural, social ou comercial. Da metodologia ao processo de criação, da planificação à consolidação prática, o aluno amplia o seu potencial criativo com trabalho multidisciplinar nas áreas do Design Gráfico, Motion Design, Vídeo, Artes Visuais, Fotografia e Web Design. O aluno contacta com a realidade profissional, desenvolvendo objetos de comunicação integrada para eventos ou organizações e vai construindo estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

Ateliers de design e agências de publicidade;
Departamentos de design e/ou comunicação de empresas e instituições;
Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou como designer freelancer.

Coordenação e Tutoria

JOANA AREAL

www.joanaareal.pt Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Mestre em Direção de Arte e Estratégias de Comunicação pela ELISAVA – Escola Superior de Design e Engenharia de Barcelona. Trabalha como Diretora Criativa nas áreas do Design de Comunicação, Direção de Arte, Design Editorial e Web Design. Os seus projetos têm uma forte componente cultural e o seu percurso no Design passa pelo desenvolvimento de novos discursos visuais através de formatos de comunicação diferenciados. O seu trabalho foi publicado por várias editoras e revistas internacionais, tais como: Victionary, Laurence King, Rockport, Design2context, Design and Design, Sandu Publishing, Index Book, Novum, NEO2, H Magazine, Vogue Portugal, Slanted Magazine, entre outros.

TUTORA

Vera Novais
Licenciada em Design de Comunicação e Mestre em Design de Comunicação e Novos Media pela Universidade de Belas Artes de Lisboa, Pós Graduada em Projecto Cinematográfico. Iniciou o seu percurso profissional ainda como estudante e desde então tem desenvolvido trabalho como Ilustradora e Designer Gráfica e Multimédia para várias agências de Publicidade e marca nacionais e internacionais, entre as quais podemos destacar: Ford, Red Bull, Coca-Cola, Nike, Timex, Galo Olive Oil, Kia Motors, Danone,
Montepio General, Revista Visão, Nokia, Compal, Ice Tea, Fula, Fox Crime, Mafre Seguros, Nokia, Sagres, Super Bock, Record Tv Entertainment, Oficina Do Livro, Fimfa, Malaposta,
Belio Magazine, Musa Design Collective, Le Cool, Re-Searcher, Roof – Interior Design Fair Trade, Arquipélago-Arquitectos.Lda.

GESTORA PEDAGÓGICA DA ÁREA

Sónia Ferreira

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (Professional Development)

Nesta Unidade o aluno deverá identificar áreas de desenvolvimento profissional, aprender a gerir o tempo de reflexão, planeamento e desenvolvimento projectual. Deverá ser capaz de identificar tendências e indústrias criativas especializadas.

REFERÊNCIAS CONTEXTUAIS E CULTURAIS EM ARTE E DESIGN (CONTEXTUAL STUDIES)

Nesta Unidade pretende-se estimular a compreensão dos fatores sociais, psicológicos, culturais, históricos e comerciais que servem de base a toda a teoria e prática das artes visuais e são transversais ao espetro de temas da especialidade.

PROJETO GRÁFICO I (INDIVIDUAL PROJECT, PERSON-SET)

O pensamento criativo e a capacidade de gerar um fluxo livre de ideias são aptidões essenciais a artistas e designers. Esta Unidade desenvolve as competências necessárias para gerar e comunicar conceitos visualmente. Dentro do amplo contexto das indústrias criativas existem muitas especialidades. O objetivo desta Unidade é fornecer ao aluno a oportunidade de descobrir mais-valias pessoais e informar práticas independentes. A prática criativa será desenvolvida em resposta a um projeto proposto, onde o aluno deverá aplicar o conhecimento e técnicas aprendidas noutras áreas de estudo.

TÉCNICAS E PROCESSOS (TECHNIQUES & PROCESSES)

As habilidades criativas e as aptidões técnicas que sustentam a prática do Design são a chave para desenhar uma forte abordagem pessoal, desenvolvimento de ideias e execução de projeto. Nesta Unidade pretende-se estabelecer as bases para o futuro desenvolvimento da prática individual. O aluno irá explorar conceitos, materiais e processos através da experimentação, adquirir conhecimento e compreensão das questões que têm centrado o debate sobre as finalidades e os processos do Design.

TIPOGRAFIA (TYPOGRAPHY)

Desenvolver a compreensão e as competências do aluno relativamente à tipografia e sua aplicação em trabalhos impressos e digitais são os temas desta Unidade, ao longo da qual se explora a aplicação da prática tipográfica em diversos formatos e se estudam tecnologias e processos tipográficos em contextos específicos.

DESIGN GRÁFICO I (GRAPHIC DESIGN PRACTICES)

O Design Gráfico incorpora um amplo espectro de práticas, da ilustração à identidade corporativa, do packaging à interface digital. Nesta Unidade pretende-se que o aluno desenvolva confiança na gestão de um projeto gráfico, compreensão quanto à forma e ao significado.

COMUNICAÇÃO VISUAL EM ARTE E DESIGN (COMMUNICATION IN ART & DESIGN)

A capacidade de comunicar visualmente é uma habilidade fundamental para todos os campos especializados nas indústrias criativas. Nesta Unidade desenvolvem-se as competências necessárias para comunicar ideias através de aplicações especializadas, tendo em mente um cliente ou uma finalidade.

TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS (PHOTOGRAPHIC PRACTICES)

O desenvolvimento de novas tecnologias e a manipulação digital alterou a forma como processamos as imagens. A prática fotográfica foi evoluindo ao longo da história, no entanto permanecem constantes técnicas e processos para sustentar a criação de significados visuais. Nesta Unidade o aluno irá desenvolver competências em técnicas fotográficas que passam pelo correto uso dos mecanismos da máquina, seleção das objetivas, medição da luz (natural e artificial) e aquisição de noções de enquadramento e composição fotográfica.

2º ANO
PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)

Alargar o conhecimento do aluno relativamente a práticas profissionais na sua área de especialidade, relacionando-as com objetivos pessoais e oportunidades de carreira é o objetivo desta Unidade.

PROJETO GRÁFICO II (APPLIED PRACTICE COLLABORATIVE PROJECT, PERSON-SET)

Esta Unidade contempla o desenvolvimento de projeto interdisciplinar, a exploração da prática colaborativa e o envolvimento com a comunidade (indústria, organizações culturais, grupos comunitários, organizações não governamentais, entre outros). O aluno irá definir, planear e implementar um projeto segundo os procedimentos da prática do Design.

DESIGN GRÁFICO II (ADVANCED GRAPHIC DESIGN STUDIES)

Neste Unidade faz-se o estudo e desenvolvimento de práticas de design diversificadas, nomeadamente a metodologia projetual, a definição de abordagem criativa própria, compreensão de objetivos de comunicação e exploração da relação entre o designer, o cliente e o público-alvo.

IDENTIDADE CORPORATIVA (BRANDING & IDENTITY)

Nesta Unidade o aluno deverá compreender os conceitos de marca e identidade e o seu impacto no mercado comercial. Deverá identificar a natureza social e cultural subjacente à configuração visual de marcas e produtos, desenvolvendo competências de design gráfico na sua projeção comercial.

EDIÇÃO DE VÍDEO E MOTION DESIGN (MOVING IMAGE)

Nesta Unidade o aluno irá adquirir competências em planeamento, preparação e produção de imagens em movimento, elaborar um projeto em resposta a um briefing e usar equipamentos, processos e software da indústria.

WEB DESIGN (Web Design)

Nesta Unidade o aluno irá adquirir competências e conhecimentos na criação e gestão de websites. O aluno explora os princípios do UI e terá domínio das linguagens HTML, CSS e Javascript.

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

3º ANO - TOP UP YEAR

VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

TOP UP YEAR →

Galeria

Professores

Joana Areal

Designer de Comunicação / joanaareal.pt

Vera Novais

Designer de Comunicação, Ilustradora e Coordenadora Pedagógica / veranovais.carbonmade.com

Paulo Freitas

Designer de Comunicação / flatland-design.pt

Ana Freitas

Designer Gráfica / many-islands.com

Sílvia Prudêncio

Designer de Comunicação

Isabel Lucena

Designer Gráfica / isabellucena.com

Mariana Veloso

Designer de Comunicação / marianaveloso.com

Margarida Borges

Designer Gráfica / desisto.pt

Ricardo Martins

Designer Gráfico / desisto.pt

José Mendes

Designer Gráfico / desisto.pt

João Silva

Designer de Comunicação / vivoeusebio.com

Fábio Cunha

Fotógrafo / fabiocunha.pt

Claúdia Lancaster

Designer Gráfica / cargocollective.com/claudialancaster

Bruno Sousa

3D Artist e Motion Designer / pusfwd.com.pt

Maria João Carvalho

Motion Designer / moopievideos.com

Sara Orsi

Web Designer / saraorsi.com

Héloïse Maréchal

Designer de Comunicação

Ana Palma Silva

Designer Gráfica

José Pedro Abreu

Director Criativo / zepedroabreu.com

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite, Cinema 4D, Brackets, Sublime Text. Estúdios de Som, Fotografia, Vídeo e Multimédia.

Candidaturas

Requisitos:

  • 12º Ano de Escolaridade.
  • Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.

Candidaturas de maio a setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.