Apresentação
A Moda está em grande transformação – no design, na comunicação e nos formatos de apresentação. Neste curso, o aluno explora tendências, estuda vestuário e acessórios, experimenta com têxteis, desenha, construi e comunica coleções e desenvolve a sua criatividade usando as metodologias do design para resolver problemas e criar soluções.
O método pedagógico é inovador e promove a interdisciplinaridade de saberes. No final do percurso o aluno apresenta publicamente a sua coleção, que será fotografada através de uma produção de moda ou registada através de outros media. Os professores e convidados deste curso são parte integrante do universo da Moda, nas suas diversas áreas de Design de Moda, Têxteis, Acessórios, Calçado, Media e Produção, tendo conhecimento real dos desafios atuais do mundo profissional global e estão disponíveis para incentivar e descobrir a potencialidade do aluno.
Orientações Profissionais
Designer de Moda em atelier e na indústria;
Criação de marca e novos produtos;
Comunicação de Moda;
Consultor de Moda;
Áreas complementares: figurinismo, styling, merchandising, buyer, gestão de atelier, design de acessórios, têxteis.
COORDENAÇÃO E TUTORIA
BRÍGIDA RIBEIROS — COORDENADORA
Licenciada e mestre em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Design e Marketing pela Universidade do Minho. Conta com experiência profissional internacional no gabinete Peclers Paris e nacional diversa. Designer independente e Consultora.
LUÍS SANTOS — TUTOR
Doutorando em Design, vertente Moda (FAUL). Investigador na área de comunicação visual e digital em Moda. Designer multidisciplinar, tendo trabalhado na comunicação visual de marcas nacionais de moda tais como Ana by Ana Salazar e Mike Davis. Professor nas áreas de representação e ilustração digital, design gráfico e comunicação visual.
GESTORA PEDAGÓGICA
Dora Nobre
Plano Curricular
A Unidade faz a introdução às diferentes áreas profissionais e campos de trabalho da indústria da Moda, desenvolvendo competências para comunicar visualmente as ideias no contexto de domínios especializados.
Esta Unidade centra-se na compreensão das referências históricas e culturais dos fenómenos da Moda, cruzando aprendizagens essenciais na área da cultura de moda, marketing e semiótica. Faz-se o enquadramento histórico, social e cultural do séc. XX, e a sua relação com o mundo da Moda.
Nesta Unidade, o aluno executa um projeto individual que promove a aplicação de práticas criativas em resposta a um tema importante, cruzando referências e disciplinas, numa prática da Moda completa e contemporânea. Cruzam-se conhecimentos de tendências, processos e sustentabilidade.
A Unidade aborda e identifica técnicas e processos fundamentais à prática do Design de Moda. O aluno desenvolve um projeto assente numa componente prática e experimental em atelier, fomentando-se uma abordagem pessoal no desenvolvimento de ideias e execução de trabalho. Os processos de pesquisa, interpretação, experimentação, testes e apresentação de projetos são desenvolvidos nesta Unidade.
A produção de conteúdos digitais no âmbito do Design de Moda é o tema desta Unidade, abordando-se as ferramentas para apresentação e comunicação e produção de narrativas visuais para projetos de moda no contexto digital.
A Unidade centra-se na iniciação aos têxteis em várias vertentes, explorando conhecimentos essenciais em várias matérias, fibras, tecidos, propriedades e comportamentos. Faz-se uma abordagem multidisciplinar da superfície têxtil, através da introdução a práticas de manipulação dos materiais, tais como técnicas de estampagem e bordado.
A Unidade trabalha a criação de moldes para peças de vestuário, recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais, apresentando os processos de confeção para realização de vestuário.
A análise do papel dos acessórios no vasto negócio da moda é o tema desta Unidade durante a qual o aluno toma conhecimento das ferramentas práticas e teóricas que permitem estruturar, conceber e desenvolver projetos nesta área.
A Unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho ou conceção de um negócio. Abordase a astruturação de carreira. A produção de conteúdos de promoção profissional e o Portfolio.
Esta Unidade contempla o desenvolvimento de um projeto na área da moda com enfoque na prática de colaboração. Através do trabalho de equipa, em que todos assumem papéis distintos e coordenados, a Unidade fomenta o envolvimento da comunidade exterior e de projetos profissionais no âmbito da escola. São passadas informações essenciais sobre gestão de processos e equipa, onde cada um aprende a conhecer as suas capacidades individuais.
Nesta Unidade faz-se o desenvolvimento de uma coleção de moda, procurando a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de uma coleção de moda. A abordagem é experimental e sustentável.
A Unidade centra-se nos têxteis – materiais e processos de produção. O método é a experimentação e produção de amostras de têxteis com diferentes técnicas com o objetivo de desenvolver uma coleção de superfícies têxteis e sua apresentação em portfólio.
A construção de modelos 3D direcionados para a área do design de Moda, a produção de protótipos com recurso a técnicas e equipamentos profissionais são os objetivos da Unidade.
O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.
Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
Professores
Designer de Moda, Consultora
Designer, Consultor
Designer de Moda, Modelista
Designer de Moda Sustentável
Designer de Moda
Designer de Moda, Produção
Marketeer de moda, Consultora
Equipamentos
Atelier de moda equipado com material industrial. Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite
Candidaturas
Requisitos:
- 12º Ano de Escolaridade.
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
- Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
- Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.
Candidaturas de maio a setembro.
Condições
Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€
Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias
Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.