Apresentação
A Moda está em grande transformação – no design, na comunicação e nos formatos de apresentação. Neste curso, o aluno explora tendências, estuda vestuário e acessórios, experimenta com têxteis, desenha, construi e comunica coleções e desenvolve a sua criatividade usando as metodologias do design para resolver problemas e criar soluções.
O método pedagógico é inovador e promove a interdisciplinaridade de saberes. No final do percurso o aluno apresenta publicamente a sua coleção, que será fotografada através de uma produção de moda ou registada através de outros media. Os professores e convidados deste curso são parte integrante do universo da Moda, nas suas diversas áreas de Design de Moda, Têxteis, Acessórios, Calçado, Media e Produção, tendo conhecimento real dos desafios atuais do mundo profissional global e estão disponíveis para incentivar e descobrir a potencialidade do aluno.
Orientações Profissionais
Designer de Moda em atelier e na indústria;
Criação de marca e novos produtos;
Comunicação de Moda;
Consultor de Moda;
Áreas complementares: figurinismo, styling, merchandising, buyer, gestão de atelier, design de acessórios, têxteis.
COORDENAÇÃO E TUTORIA
BRÍGIDA RIBEIROS — COORDENADORA
Licenciada e mestre em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Design e Marketing pela Universidade do Minho. Conta com experiência profissional internacional no gabinete Peclers Paris e nacional diversa. Designer independente e Consultora.
LUÍS SANTOS — TUTOR
Doutorando em Design, vertente Moda (FAUL). Investigador na área de comunicação visual e digital em Moda. Designer multidisciplinar, tendo trabalhado na comunicação visual de marcas nacionais de moda tais como Ana by Ana Salazar e Mike Davis. Professor nas áreas de representação e ilustração digital, design gráfico e comunicação visual.
GESTORA PEDAGÓGICA
Dora Nobre
Plano Curricular
A Unidade faz a introdução às diferentes áreas profissionais e campos de trabalho da indústria da Moda, desenvolvendo competências para comunicar visualmente as ideias no contexto de domínios especializados.
Esta Unidade centra-se na compreensão das referências históricas e culturais dos fenómenos da Moda, cruzando aprendizagens essenciais na área da cultura de moda, marketing e semiótica. Faz-se o enquadramento histórico, social e cultural do séc. XX, e a sua relação com o mundo da Moda.
Nesta Unidade, o aluno executa um projeto individual que promove a aplicação de práticas criativas em resposta a um tema importante, cruzando referências e disciplinas, numa prática da Moda completa e contemporânea. Cruzam-se conhecimentos de tendências, processos e sustentabilidade.
A Unidade aborda e identifica técnicas e processos fundamentais à prática do Design de Moda. O aluno desenvolve um projeto assente numa componente prática e experimental em atelier, fomentando-se uma abordagem pessoal no desenvolvimento de ideias e execução de trabalho. Os processos de pesquisa, interpretação, experimentação, testes e apresentação de projetos são desenvolvidos nesta Unidade.
A produção de conteúdos digitais no âmbito do Design de Moda é o tema desta Unidade, abordando-se as ferramentas para apresentação e comunicação e produção de narrativas visuais para projetos de moda no contexto digital.
A Unidade centra-se na iniciação aos têxteis em várias vertentes, explorando conhecimentos essenciais em várias matérias, fibras, tecidos, propriedades e comportamentos. Faz-se uma abordagem multidisciplinar da superfície têxtil, através da introdução a práticas de manipulação dos materiais, tais como técnicas de estampagem e bordado.
A Unidade trabalha a criação de moldes para peças de vestuário, recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais, apresentando os processos de confeção para realização de vestuário.
A análise do papel dos acessórios no vasto negócio da moda é o tema desta Unidade durante a qual o aluno toma conhecimento das ferramentas práticas e teóricas que permitem estruturar, conceber e desenvolver projetos nesta área.
A Unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho ou conceção de um negócio. Abordase a astruturação de carreira. A produção de conteúdos de promoção profissional e o Portfolio.
Esta Unidade contempla o desenvolvimento de um projeto na área da moda com enfoque na prática de colaboração. Através do trabalho de equipa, em que todos assumem papéis distintos e coordenados, a Unidade fomenta o envolvimento da comunidade exterior e de projetos profissionais no âmbito da escola. São passadas informações essenciais sobre gestão de processos e equipa, onde cada um aprende a conhecer as suas capacidades individuais.
Nesta Unidade faz-se o desenvolvimento de uma coleção de moda, procurando a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de uma coleção de moda. A abordagem é experimental e sustentável.
A Unidade centra-se nos têxteis – materiais e processos de produção. O método é a experimentação e produção de amostras de têxteis com diferentes técnicas com o objetivo de desenvolver uma coleção de superfícies têxteis e sua apresentação em portfólio.
A construção de modelos 3D direcionados para a área do design de Moda, a produção de protótipos com recurso a técnicas e equipamentos profissionais são os objetivos da Unidade.
O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.
Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
Professores
Designer, Consultora
Designer, investigador
Designer de Moda
Designer de Moda
Designer de Moda e Modelista
Equipamentos
Atelier de moda equipado com material industrial. Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite
Candidaturas
Requisitos:
- 12º Ano de Escolaridade.
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
- Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
- Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.
Candidaturas de maio a setembro.
Condições
Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€
Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias
Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.