No javascript ETIC | Curso Design de ModaDesign de Moda – ETIC

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    Design de Moda

    Higher Nationals (2 anos / Nível 5)

    Duração: 2 anos + 1 ano B.A.

    Datas: Outubro a julho.

    Horário: 2ª a 6ª / 14H-18H

    Participantes: Máximo de 16 alunos.

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    Um curso para explorar as tendências de um setor em transformação, para estudar vestuário, têxteis e acessórios, criar e apresentar uma coleção sustentável e desenvolver uma marca.

    A Moda está em grande transformação – no design, na comunicação, nos formatos de apresentação e na sua sustentabilidade. Neste curso, o aluno explora tendências, estuda vestuário e acessórios, experimenta com têxteis, desenha, construi e comunica coleções e desenvolve a sua criatividade usando as metodologias do design para resolver problemas e criar soluções.

    O método pedagógico é inovador e promove a interdisciplinaridade. No final do percurso o aluno apresenta publicamente a sua coleção, que será fotografada através de uma produção de moda ou registada através de outros media.

    Os alunos aprendem noções de marketing para promover as suas criações bem como os conceitos de branding necessários para desenvolver a sua própria marca.

    Os professores e convidados deste curso são profissionais do setor da Moda, nas áreas de Design, Têxteis, Acessórios, Calçado, Media e Produção, com um conhecimento real dos desafios profissionais a nível global. Estão disponíveis para descobrir e incentivar o potencial único e diferenciador de cada estudante.

    SAÍDAS Profissionais

    • Designer de Moda em atelier e na indústria;
    • Criação de marca e novos produtos;
    • Comunicação de Moda;
    • Consultor de Moda;
    • Áreas complementares: figurinismo, styling, merchandising, buyer, gestão de atelier, design de acessórios, têxteis.

    Programa Erasmus+ e Estágios

    Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    COORDENAÇÃO E TUTORIA

    COORDENADORA: Brígida Ribeiros

    Licenciada e mestre em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Design e Marketing pela Universidade do Minho. Conta com experiência profissional internacional no gabinete Peclers Paris e nacional diversa. Designer independente e Consultora.

    TUTOR: Luís Santos

    Criativo multidisciplinar, docente e profissional nas áreas do design gráfico e do design de moda, com especialização em comunicação visual e digital. Com formação base em Estudos Avançados em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, aplica a metodologia de projeto na sua ação enquanto designer e consultor de comunicação, procurando incorporar ao espírito metódico e crítico uma abordagem criativa e espontânea.

    GESTORA PEDAGÓGICA: Dora Nobre

    Certificação

    Os BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.

    Os curos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).

    Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui

    Plano Curricular

    1º Ano
    DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (Professional Development)

    A Unidade faz a introdução às diferentes áreas profissionais e campos de trabalho da indústria da Moda, desenvolvendo competências para comunicar visualmente as ideias no contexto de domínios especializados.

    CULTURA VISUAL (Contextual Studies)

    Esta Unidade centra-se na compreensão das referências históricas e culturais dos fenómenos da Moda, cruzando aprendizagens essenciais na área da cultura de moda, marketing e semiótica. Faz-se o enquadramento histórico, social e cultural do séc. XX, e a sua relação com o mundo da Moda.

    PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, PEARSON-SET)

    Nesta Unidade, o aluno executa um projeto individual que promove a aplicação de práticas criativas em resposta a um tema importante, cruzando referências e disciplinas, numa prática da Moda completa e contemporânea. Cruzam-se conhecimentos de tendências, processos e sustentabilidade.

    TÉCNICAS & PROCESSOS (TECHNIQUES & PROCESSES)

    A Unidade aborda e identifica técnicas e processos fundamentais à prática do Design de Moda. O aluno desenvolve um projeto assente numa componente prática e experimental em atelier, fomentando-se uma abordagem pessoal no desenvolvimento de ideias e execução de trabalho. Os processos de pesquisa, interpretação, experimentação, testes e apresentação de projetos são desenvolvidos nesta Unidade.

    DESIGN ASSISTIDO POR COMPUTADOR (COMPUTER AIDED DESIGN)

    A produção de conteúdos digitais no âmbito do Design de Moda é o tema desta Unidade, abordando-se as ferramentas para apresentação e comunicação e produção de narrativas visuais para projetos de moda no contexto digital.

    PRÁTICAS DE MODA E TÊXTEIS (FASHION & TEXTILES PRACTICES)

    A Unidade centra-se na iniciação aos têxteis em várias vertentes, explorando conhecimentos essenciais em várias matérias, fibras, tecidos, propriedades e comportamentos. Faz-se uma abordagem multidisciplinar da superfície têxtil, através da introdução a práticas de manipulação dos materiais, tais como técnicas de estampagem e bordado.

    MODELAGEM E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO EM DESIGN DE MODA (PATTERN CUTTING & GARMENT MAKING)

    A Unidade trabalha a criação de moldes para peças de vestuário, recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais, apresentando os processos de confeção para realização de vestuário.

    ACESSÓRIOS (ACCESSORIES)

    A análise do papel dos acessórios no vasto negócio da moda é o tema desta Unidade durante a qual o aluno toma conhecimento das ferramentas práticas e teóricas que permitem estruturar, conceber e desenvolver projetos nesta área.

    2º Ano
    PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)

    A Unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho ou conceção de um negócio. Abordase a astruturação de carreira. A produção de conteúdos de promoção profissional e o Portfolio.

    PROJECTO COLABORATIVO DE PRÁTICA APLICADA (APPLIED PRACTICE COLLABORATIVE PROJECT, PEARSON-SET)

    Esta Unidade contempla o desenvolvimento de um projeto na área da moda com enfoque na prática de colaboração. Através do trabalho de equipa, em que todos assumem papéis distintos e coordenados, a Unidade fomenta o envolvimento da comunidade exterior e de projetos profissionais no âmbito da escola. São passadas informações essenciais sobre gestão de processos e equipa, onde cada um aprende a conhecer as suas capacidades individuais.

    ESTUDOS DE MODA AVANÇADOS (ADVANCED FASHION STUDIES)

    Nesta Unidade faz-se o desenvolvimento de uma coleção de moda, procurando a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de uma coleção de moda. A abordagem é experimental e sustentável.

    ESTUDOS AVANÇADOS EM TÊXTEIS (ADVANCED TEXTILE STUDIES)

    A Unidade centra-se nos têxteis – materiais e processos de produção. O método é a experimentação e produção de amostras de têxteis com diferentes técnicas com o objetivo de desenvolver uma coleção de superfícies têxteis e sua apresentação em portfólio.

    ESTUDOS AVANÇADOS DE PROTOTIPAGEM (PROFESSIONAL MODELMAKING)

    A construção de modelos 3D direcionados para a área do design de Moda, a produção de protótipos com recurso a técnicas e equipamentos profissionais são os objetivos da Unidade.

    INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

    O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
    As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
    É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

    Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
    Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

    Professores

    Brígida Ribeiros

    Designer de Moda, Consultora

    Luís Santos

    Designer, Consultor

    Isabel Pedro

    Designer de Moda, Modelista

    Ana Afonso Marques

    Designer de Moda Sustentável

    Alexandra Moura

    Designer de Moda

    Luís Emílio

    Designer de Moda, Produção

    Marta Cordeiro

    Marketeer de moda, Consultora

    Equipamentos

    • Atelier de moda equipado com material industrial;
    • Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
    • Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
    • Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc;
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

    Candidaturas

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
    Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão MAIS INFO

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    Condições

    INSCRIÇÃO
    600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

    (*) Pode ser pago 300€ no ato da matricula seguido de 2 prestações no valor de 150€/cada a liquidar em setembro e outubro

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.725,00€ (10% desconto).
    24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
    30 prestações de 350,00€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
    (**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

     

    Soluções de Financiamento:
    Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
    O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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