No javascript ETIC | Curso Design de Moda

Design de Moda

Higher Nationals (2 anos)

Duração: 2 anos

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª / 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Apresentação

A Moda está em grande transformação – no design, na comunicação e nos formatos de apresentação. Neste curso, o aluno explora tendências, estuda vestuário e acessórios, experimenta com têxteis, desenha, construi e comunica coleções e desenvolve a sua criatividade usando as metodologias do design para resolver problemas e criar soluções.

O método pedagógico é inovador e promove a interdisciplinaridade de saberes. No final do percurso o aluno apresenta publicamente a sua coleção, que será fotografada através de uma produção de moda ou registada através de outros media. Os professores e convidados deste curso são parte integrante do universo da Moda, nas suas diversas áreas de Design de Moda, Têxteis, Acessórios, Calçado, Media e Produção, tendo conhecimento real dos desafios atuais do mundo profissional global e estão disponíveis para incentivar e descobrir a potencialidade do aluno.

Orientações Profissionais

Designer de Moda em atelier e na indústria;
Criação de marca e novos produtos;
Comunicação de Moda;
Consultor de Moda;
Áreas complementares: figurinismo, styling, merchandising, buyer, gestão de atelier, design de acessórios, têxteis.

COORDENAÇÃO E TUTORIA

BRÍGIDA RIBEIROS — COORDENADORA

Licenciada e mestre em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Pós-Graduada em Design e Marketing pela Universidade do Minho. Conta com experiência profissional internacional no gabinete Peclers Paris e nacional diversa. Designer independente e Consultora.

LUÍS SANTOS — TUTOR

Doutorando em Design, vertente Moda (FAUL). Investigador na área de comunicação visual e digital em Moda. Designer multidisciplinar, tendo trabalhado na comunicação visual de marcas nacionais de moda tais como Ana by Ana Salazar e Mike Davis. Professor nas áreas de representação e ilustração digital, design gráfico e comunicação visual.

Plano Curricular

1º Ano
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (Professional Development)

A Unidade faz a introdução às diferentes áreas profissionais e campos de trabalho da indústria da Moda, desenvolvendo competências para comunicar visualmente as ideias no contexto de domínios especializados.

CULTURA VISUAL (Contextual Studies)

Esta Unidade centra-se na compreensão das referências históricas e culturais dos fenómenos da Moda, cruzando aprendizagens essenciais na área da cultura de moda, marketing e semiótica. Faz-se o enquadramento histórico, social e cultural do séc. XX, e a sua relação com o mundo da Moda.

PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, PEARSON-SET)

Nesta Unidade, o aluno executa um projeto individual que promove a aplicação de práticas criativas em resposta a um tema importante, cruzando referências e disciplinas, numa prática da Moda completa e contemporânea. Cruzam-se conhecimentos de tendências, processos e sustentabilidade.

TÉCNICAS & PROCESSOS (TECHNIQUES & PROCESSES)

A Unidade aborda e identifica técnicas e processos fundamentais à prática do Design de Moda. O aluno desenvolve um projeto assente numa componente prática e experimental em atelier, fomentando-se uma abordagem pessoal no desenvolvimento de ideias e execução de trabalho. Os processos de pesquisa, interpretação, experimentação, testes e apresentação de projetos são desenvolvidos nesta Unidade.

DESIGN ASSISTIDO POR COMPUTADOR (COMPUTER AIDED DESIGN)

A produção de conteúdos digitais no âmbito do Design de Moda é o tema desta Unidade, abordando-se as ferramentas para apresentação e comunicação e produção de narrativas visuais para projetos de moda no contexto digital.

PRÁTICAS DE MODA E TÊXTEIS (FASHION & TEXTILES PRACTICES)

A Unidade centra-se na iniciação aos têxteis em várias vertentes, explorando conhecimentos essenciais em várias matérias, fibras, tecidos, propriedades e comportamentos. Faz-se uma abordagem multidisciplinar da superfície têxtil, através da introdução a práticas de manipulação dos materiais, tais como técnicas de estampagem e bordado.

MODELAGEM E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO EM DESIGN DE MODA (PATTERN CUTTING & GARMENT MAKING)

A Unidade trabalha a criação de moldes para peças de vestuário, recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais, apresentando os processos de confeção para realização de vestuário.

ACESSÓRIOS (ACCESSORIES)

A análise do papel dos acessórios no vasto negócio da moda é o tema desta Unidade durante a qual o aluno toma conhecimento das ferramentas práticas e teóricas que permitem estruturar, conceber e desenvolver projetos nesta área.

2º Ano
PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)

A Unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho ou conceção de um negócio. Abordase a astruturação de carreira. A produção de conteúdos de promoção profissional e o Portfolio.

PROJECTO COLABORATIVO DE PRÁTICA APLICADA (APPLIED PRACTICE COLLABORATIVE PROJECT, PEARSON-SET)

Esta Unidade contempla o desenvolvimento de um projeto na área da moda com enfoque na prática de colaboração. Através do trabalho de equipa, em que todos assumem papéis distintos e coordenados, a Unidade fomenta o envolvimento da comunidade exterior e de projetos profissionais no âmbito da escola. São passadas informações essenciais sobre gestão de processos e equipa, onde cada um aprende a conhecer as suas capacidades individuais.

ESTUDOS DE MODA AVANÇADOS (ADVANCED FASHION STUDIES)

Nesta Unidade faz-se o desenvolvimento de uma coleção de moda, procurando a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de uma coleção de moda. A abordagem é experimental e sustentável.

ESTUDOS AVANÇADOS EM TÊXTEIS (ADVANCED TEXTILE STUDIES)

A Unidade centra-se nos têxteis – materiais e processos de produção. O método é a experimentação e produção de amostras de têxteis com diferentes técnicas com o objetivo de desenvolver uma coleção de superfícies têxteis e sua apresentação em portfólio.

ESTUDOS AVANÇADOS DE PROTOTIPAGEM (PROFESSIONAL MODELMAKING)

A construção de modelos 3D direcionados para a área do design de Moda, a produção de protótipos com recurso a técnicas e equipamentos profissionais são os objetivos da Unidade.

Galeria

Professores

Brígida Ribeiros

Designer, Consultora

Luís Santos

Designer, investigador

Dora Nobre

Gestora Pedagógica

Isabel Marcos

Designer de Moda

Ana Afonso Marques

Designer de Moda

Isabel Pedro

Designer de Moda e Modelista

Equipamentos

Atelier de moda equipado com material industrial. Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite

Candidaturas

Requisitos:

  • 12º Ano de Escolaridade.
  • Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.

Candidaturas de maio a setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.162,50€ (10% desconto)
24 prestações de 371.93€ (3.5% desconto)
30 prestações de 308,33€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

CONDIÇÕES GERAIS:
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário
está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos. Excecionalmente podem ser
marcadas aulas fora do horário estabelecido para prática intensiva ou para reposição de aulas. As aulas técnicas específicas e/ou
workshops podem ocorrer aos Sábados. A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática. Em aulas
práticas, a turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem, respeitando-se sempre a carga horária do curso por
aluno. O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões técnico-pedagógicas ou para
responder de forma mais eficaz aos objectivos propostos.

Para mais informações contacte-nos.

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