No javascript ETIC | Curso Design GráficoDesign Gráfico – ETIC

Design Gráfico

Cursos ETIC (1 ANO)

Turma da tarde: 330H / 2a, 4a e 6a / 14H-18H

Turma da noite: 290H / 2a, 4a e 6a / 19H-22H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Apresentação

Aprendes a produzir projetos de comunicação visual para marcas, produtos e serviços através de competências especializadas e ferramentas de edição de imagem, tratamento de texto e desenho vetorial.

Desenvolves capacidades criativas e técnicas para a execução de projetos de identidade visual, campanhas de publicidade e design editorial. Crias projetos reais que comunicam ideias e conceitos.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Ateliers de design e agências de publicidade.
  • Departamentos de design e/ou comunicação de empresas e instituições.
  • Criação e gestão do seu próprio negócio e/ou como freelancer.

RESPONSÁVEL DE CURSO

Joana Sobral — Designer de Comunicação / vivoeusebio.com
Licenciada em Design de Comunicação (Faculdade de Belas Artes de Lisboa), Politécnico de Milão (Programa Erasmus). Fundadora do Atelier de Design Vivóeusébio. Mestre em “Design Gráfico e Projetos editoriais”

Programa Curricular

UNIDADE 1 // PROCESSO CRIATIVO
  • Gerar e desenvolver ideias em design.
  • Como desenvolver um processo criativo.
  • Referências contextuais e culturais em design.
  • Pensamento estratégico enquanto metodologia de projeto.
  • Como apresentar um projeto/ideia.
  • Aula no exterior/visita de estudo
  • Apresentação do Projeto de final de Unidade.
UNIDADE 2 // TIPOGRAFIA E DESIGN EDITORIAL
  • Análise tipográfica.
  • Compreender, explorar, e aplicar tipografia em diferentes contextos.
  • Hierarquia visual aplicada a um objecto essencial no design gráfico: cartaz.
  • Estrutura e organização de página: layout e grelha. > Paginação de um projeto editorial chave: revista.
  • Aula no exterior/visita de estudo
  • Aprendizagem do software InDesign.
UNIDADE 3 // IDENTIDADE VISUAL
  • Desenho vetorial (formas, objetos, seleção e cor).
  • Imagem digital (correção e retoques de imagem, criação de máscaras e layers, utilização de efeitos e distorção).
  • Desenvolvimento da identidade visual de uma marca ou produto. > Derivação da imagem para variados suportes gráficos e 3D.
  • Execução do manual de normas.
  • Aprendizagem dos softwares Illustrator e Photoshop.
  • Aula no exterior/visita de estudo
  • Apresentação do Projeto de final de Unidade.
UNIDADE 4 // PUBLICIDADE E PRODUÇÃO GRÁFICA
  • Desenvolvimento de uma campanha publicitária multimeios a partir de briefing.
  • Perceção dos diferentes tipos de campanha.
  • Compreender e definir conceitos criativos adequados a um público alvo.
  • Trabalhar direção de arte e copy/ texto.
  • Aprendizagem dos sistemas de pré-impressão, impressão e acabamentos.
  • Contacto com as diferentes técnicas de impressão.
  • Como arte-finalizar um projeto.
  • Como orçamentar e apresentar um orçamento.
  • Aula no exterior/visita de estudo
  • Apresentação do Projeto de final de Unidade.
UNIDADE 5 // ATELIER DE DESIGN
  • Projeto auto-iniciado que reúne os conhecimentos e competências adquiridas no curso.
  • Desenvolvimento e execução do projeto acompanhados por um professor.
  • Aula no exterior/visita de estudo
  • Apresentação do Projeto de final de Unidade.
UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
  • Laboratório de Inovação e Criatividade.
  • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
  • Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
  • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
  • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
  • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
  • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

Professores

Vera Novais

Tutora

Joana Sobral

Designer de Comunicação / vivoeusebio.com

Ana Franco

Copywriter e Diretora Criativa

Ana Freitas

Designer Gráfica / many-islands.com

Joana Areal

Diretora Criativa / joanaareal.pt

Equipamento

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

Candidaturas

Requisitos:

  • 12o Ano de Escolaridade ou experiência profissional relevante.
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista, caso possua.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

TURMA DA TARDE: 330 HORAS

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 3.198,13€ (15% desconto)
9 prestações: 392,97€ (6% desconto)
12 prestações: 294,73€ (6% desconto)
18 prestações: 209,03€

TURMA DA NOITE: 290 HORAS

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 2.810,10€ (15% desconto)
9 prestações: 345,29€ (6% desconto)
12 prestações: 258,97€ (6% desconto)
18 prestações: 183,67€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.