Apresentação
Aprendes a produzir projetos de comunicação visual para marcas, produtos e serviços através de competências especializadas e ferramentas de edição de imagem, tratamento de texto e desenho vetorial.
Desenvolves capacidades criativas e técnicas para a execução de projetos de identidade visual, campanhas de publicidade e design editorial. Crias projetos reais que comunicam ideias e conceitos.
Saídas PROFISSIONAIS
- Ateliers de design e agências de publicidade.
- Departamentos de design e/ou comunicação de empresas e instituições.
- Criação e gestão do seu próprio negócio e/ou como freelancer.
Programa Erasmus+ e Estágios
Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
RESPONSÁVEL DE CURSO
Joana Sobral — Designer de Comunicação
Saber +
Licenciada em Design de Comunicação (Faculdade de Belas Artes de Lisboa), Politécnico de Milão (Programa Erasmus). Fundadora do Atelier de Design Vivóeusébio. Mestre em “Design Gráfico e Projetos editoriais”
GESTORA PEDAGÓGICA
Sónia Ferreira
Programa Curricular
- Gerar e desenvolver ideias em design.
- Como desenvolver um processo criativo.
- Referências contextuais e culturais em design.
- Pensamento estratégico enquanto metodologia de projeto.
- Como apresentar um projeto/ideia.
- Aula no exterior/visita de estudo
- Apresentação do Projeto de final de Unidade.
- Análise histórica e formal da tipografia.
- Compreender, explorar, e aplicar tipografia em diferentes contextos.
- Hierarquia visual aplicada.
- Estrutura e organização de página: layout e grelha.
- Especificidades dos formatos editoriais: revista e livro.
- Aula no exterior/workshop de Serigrafia.
- Aprendizagem do software InDesign.
- Desenvolvimento da identidade visual de uma marca ou produto.
- Desdobramento da imagem para variados suportes gráficos e 3D.
- Desenho vetorial (formas, objetos, seleção e cor).
- Imagem digital (correção e retoques de imagem, criação de máscaras e layers, utilização de efeitos e distorção).
- Aprendizagem dos softwares Illustrator e Photoshop.
- Realização de workshop de Infografia.
- Apresentação do Projeto de final de Unidade.
- Desenvolvimento de uma campanha publicitária multimeios a partir de briefing real.
- Perceção dos diferentes tipos de campanha.
- Compreender e definir conceitos criativos adequados a um público alvo.
- Trabalhar direção de arte e copy/ texto.
- Criar peças animadas para redes sociais e/ou media.
- Aprendizagem das ferramentas de animação – de palavras, imagens e outros elementos gráficas – do software After Effects.
- Apresentação do Projeto de final de Unidade.
- Projeto auto-iniciado que reúne os conhecimentos e competências adquiridas no curso.
- Desenvolvimento e execução do projeto acompanhados por um professor.
- Aprendizagem dos sistemas de pré-impressão, impressão e acabamentos.
- Contacto com as diferentes técnicas de impressão.
- Como arte-finalizar um projeto.
- Como orçamentar e apresentar um orçamento.
- Aula no exterior: visita a uma Gráfica.
- Apresentação do Projeto de final de Unidade
Laboratório de Inovação e Criatividade.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
- Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
Professores
Vera Novais
Designer Gráfica e de Multimédia e Ilustradora
Saber +
Joana Sobral
Designer de Comunicação
Saber +
Ana Franco
Copywriter e Diretora Criativa
Saber +
Ana Freitas
Designer Gráfica
Saber +
Joana Areal
Diretora Criativa
Saber +
Margarida Borges
Designer Gráfica
Saber +
Marta Teixeira
Designer Gráfica
Saber +
Equipamento
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
Candidaturas
Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > PEDIR INFORMAÇÃO
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
TURMA DA TARDE: 330 HORAS
Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.
Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 3.208,75€ (15% desconto).
9 prestações: 394,28€ (6% desconto).
12 prestações: 295,71€ (6% desconto).
18 prestações: 209,72€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 3.208,75€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 1.064,55€ mais 9 prestações de: 275,99€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.
TURMA DA NOITE: 280 HORAS
Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.
Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 2.722.55€ (15% desconto).
9 prestações: 334.54€ (6% desconto).
12 prestações: 250.90€ (6% desconto).
18 prestações: 177.94€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.722.55€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 903.25€ mais 9 prestações de: 234.17€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.