SOBRE
Este terceiro ano é realizado na ETIC em parceria com a Solent University, de Southampton, Reino Unido. Com a conclusão deste ano curricular, os alunos obtêm o grau académico BA (Hons) – Bachelor of Arts, diploma do ensino superior britânico de nível 6/180 créditos.
É um ano de progressão de estudos para os alunos que frequentam os cursos de Animação e Videojogos e Efeitos Visuais (VFX) e Animação 3D /Higher Nationals, na ETIC.
Podem ainda entrar e frequentar este 3.º ano alunos vindos de outras escolas cuja equivalência possa ser concedida. É necessária competência certificada na língua inglesa.
O curso oferece uma combinação eficaz entre pesquisa, análise crítica, projeto e prática profissional, e permite o aperfeiçoamento e conhecimento de metodologias necessárias para uma carreira internacional.
ORIENTAÇÃO PARA UMA CARREIRA INTERNACIONAL.
Para além do desenvolvimento de portefólio e de competências criativas, vais explorar novas práticas e metodologias que abrirão caminho para entrar numa indústria cada vez mais especializada e competitiva, a nível internacional.
UM PERCURSO INDIVIDUAL E PERSONALIZADO.
A aprendizagem no curso é individual e permite uma variedade de orientações de carreira. Os alunos são acompanhados e orientados nos seus projetos por professores ativos nesta indústria especializada, o que lhes permite a criação de uma rede de contactos, acesso a briefings reais e a oportunidades profissionais.
ESTÚDIOS E EQUIPAMENTOS
A ETIC tem recursos tecnológicos de topo aos quais os estudantes têm acesso para trabalho curricular e projetos pessoais. Podem fazer da escola o seu espaço de trabalho, o seu estúdio, o lugar onde podem criar livremente.
CERTIFICAÇÃO
Os cursos Bachelor Degree são certificados pela Solent University, que se rege pelo processo da FHEQ –Framework for Higher Education Qualifications– na Inglaterra, compatível com o sistema de qualificações Europeu.
Para saber mais, aceder ao website da Solent University, aqui
FAQ
O ensino britânico permite obter um diploma universitário com um ano de estudos a quem tenha concluído dois anos de formação numa área específica ou obtido uma qualificação de nível 5 (120 créditos).
Com a conclusão deste ano curricular (6o créditos), os alunos obtêm o grau académico BA (Hons) – Bachelor of Arts, diploma do ensino superior britânico.
É o equivalente ao 3.º ano de um curso de nível superior. Durante um ano letivo são adquiridos conhecimentos e desenvolvidas competências avançadas numa área específica. Com a conclusão deste 3.º ano, o aluno obtém o Bachelors Degree, um diploma reconhecido internacionalmente.
Pode candidatar-se quem tenha obtido uma qualificação de Nível 5/120 créditos numa área de formação relevante para o curso a que se propõe. Podem ter diferentes backgrounds como Design, Cinema, Moda, Animação, Visual Effects (VFX), Som e Música.
O programa curricular é definido pela Solent University e as aulas decorrem na ETIC, em Lisboa, em formato
presencial. O diploma B.A. Bachelors of Arts é atribuído e emitido pela Solent University- Southampton.
Sim, é necessário um dos seguintes testes:
– DUOLINGO mínimo 115 (95 em todas as componentes);
– IELTS mínimo 6.0 (5.5 em todas as componentes);
– TOEFL IBT mínimo 80 (20 em todas as componentes).
A ETIC é uma escola de referência nas áreas criativas. Orientada para o projeto, alia a técnica, a criatividade, e o desenvolvimento pessoal e profissional. A ligação a empresas e instituições, aproximam os projetos escolares à realidade
do mundo de trabalho. Tem recursos tecnológicos de topo, tais como, estúdio de vídeo HD e realidade virtual, régie profissional HD, estúdios de som, laboratórios e estúdios defotografia, ateliers e computer labs.
O que vou aprender
You will evaluate the industry skills requirements for your future career plan and identify gaps in your knowledge that
you really want to fill. List all the things you still want to try before you graduate be they technical (e.g. rigging) or
creative (e.g. creating assets in the anime style), and then design a project to allow you to achieve these things.
This unit is front-loaded and will take most of your attention for the first few weeks of your final year. The decisions you make in this unit will inform everything else you do in your final year and ensure your Final Major Project ticks all the boxes you need it to.
ETIC Module Leader: Nuno Caroço
Solent Module Leader: Yulia Gleed
Solent Link Tutor: Ken Pitts
The Professional Engagement module has been designed to develop three key areas that are vital for professional success.
The three areas are: graduate skills and employability; professionalism; career and personal development.
ETIC Module Leader: Daniel Silvestre
Solent Module Leader: Ken Pitts
Solent Link Tutor: Ken Pitts
This unit is a chance to press all the buttons you haven’t pressed yet and develop industry level skills in the areas you need for your future career. The things you learn in this unit will directly inform your Final Major Project (FMP) so that you know when you start it that you can hit the ground running and spend more time in production and less in making mistakes.
You will also do any previz and concept work you need for your FMP.
ETIC Module Leader: Bruno Sousa & Ricardo Toureiro
Solent Module Leader: Ken Pitts
Solent Link Tutor: Ken Pitts
Although practically based, this unit will encourage you to engage with the theories of art and their relation to CGI/VFX and challenge you to connect your practical and theoretical understanding of art with your practice in CGI/VFX. Within this unit you will also make preparatory material for your final major project such as concept art and story boards.
ETIC Module Leader: Tiago Lobo Pimentel
Solent Module Leader: Mark Lloyd
Solent Link Tutor: Ken Pitts
This module is designed to provide you with the opportunity to conduct a self-managed project of significant scale and complexity to support your Honours award. This project will form the main part of your portfolio for future employability or further study.
Show just how good you can be at your subject when you get the chance to devote significant ntime and effort to it. It is the culmination of all you have learned and could be your last chance (for a while at least) to channel your main energies to your own project.
ETIC Module Leader: Luis Catalo & Ricardo Toureiro
Solent Module Leader: Ken Pitts
Solent Link Tutor: Ken Pitts
Professores
ETIC Course Leader
Ricardo Toureiro
ETIC Course Leader
Ricardo is a 3d artist, independent game developer and
teacher. In 2008 he achieved his bachelor’s degree in
industrial design, where he focused in merging the design
process with his passion for 3d art. After graduating,
Ricardo followed his ambitions, working as a 3d generalist
and creating interactive virtual environments for games.
With a wide range of knowledge, from game design, 3d
modeling, and programming, Ricardo has been a part of
several productions, ranging from games, architectural
visualization, and virtual environment design. Ricardo
joined ETIC in 2019 where he’s passionate about sharing
his wide range of knowledge and experience, helping
students find their path. When his not teaching or working
on personal projects, he likes to engage in landscape
photography, and organizing hikes with his friends in the
local game development community.
Unit Leader
Tiago Lobo Pimentel
Unit Leader
Tiago is an independent illustrator, concept artist, painter and
teacher. He has created conceptual and illustration work
professionally for a diverse range of projects in the video game,
advertising and publishing industries. He’s passionate about
teaching and helping aspiring artists to begin their careers, and
splits his time between freelance work and being the course
leader of the concept art course and concept art teacher at the
videogames course, both at the ETIC multimedia school. Tiago
currently lives, works and teaches in Lisbon, Portugal. And when
he’s not battling deadlines and working on top secret projects
that he can’t talk about, you’ll find him sketching outside,
drinking a good cappuccino, and playing one of the latest video
games.
Unit Leader
Nuno Caroço
Unit Leader
Nuno Caroço has over 20 years of professional experience
in After Effects. Since 1996 has been experimenting with
manipulating pixels to create, Art Pieces, Illustrations,
Motion Graphics and 2D Visual Effects. Working for 3D
Architecture Visualization, Animation, Advertising and
Motion Graphics studios, into Compositing workflows and
as a Postproduction on-set supervisor both in Portugal and
abroad. With a background and master’s degree in Fine
Arts, since 2009 he collaborates as an independent trainer
in After Effects and in the areas of Postproduction, Motion
Graphics and Visual Effects. Courses that he created,
managed and developed for some schools and with programs
created by himself. In 2010 he was invited by Adobe to the
1st European Meeting of Video Leaders in London,
becoming the first Adobe Influencer in After Effects in the
country. He is also the only Adobe ACP certified specialist
in Portugal, in all Adobe After Effects released versions
since 2009, collaborating as a partner and influencer in this
software.
Unit Leader
Daniel Silvestre
Unit Leader
A busy bee since childhood. In the Gaming industry for more
than 15 years working as a Journalist, creator, show host and a
teacher. Founder of PróximoNível, one of the first big
independent gaming websites in Portugal, that led to MyGames,
a gaming website with a TV show and magazine. The doors were
open for me to create the content and host many shows and
events, and create reviews for the magazine Exame Informatica.
Working for FNAC as a content creator was just a step away, a
road that led me to apply all my knowledge and experience,
creating written and video content about videogames and
technology, and becoming responsible for communications.
Becoming a teacher was the culmination of a life goal, as
teaching and sharing my knowledge and experience with
students is one of the most rewarding things in life. When I do
have a bit of free time, you can find me playing videogames,
writing novels, watching movies, going for walks and
micromanaging my collections.
Unit Leader
Luis Catalo
Unit Leader
Luis worked in ITs for 14 years, before an opportunity arose
to merge two of his areas of interest: Code and Art.
After graduating in Digital Animation with recognition
through “Alda” short film that was created in 2014, he
started to work on animation and 3D art full time for TV
commercials and movies.
In 2021 he began teaching 3d modeling in the 3D Animation
and VFX course at ETIC.
Unit Leader
Bruno Sousa
Unit Leader
After graduating in Architecture of Design in 2001, Bruno has
worked as 3D Generalist and Motion Designer in collaboration
with various animation production companies and advertising
agencies. Bruno also shares a passion for education and has
been a technical trainer for 14 years.
Solent Link Tutor
Dr Ken Pits
Solent Link Tutor
Ken has been teaching CGI and VFX to degree level for over 15 years and has been responsible for designing innovative degree courses across three providers, including Solent. He teaches animation, motion capture, rigging, simulation
effects, VFX coding and leads the final year projects as well as finding time for generalist freelancing work across all areas of CGI. Ken’s passion is connecting students to industry for networking and feedback on their work. He is
instrumental in organising the industry events that his courses are renowned for, where students not only hear the latest cutting-edge workflows and careers advice, but also
get to meet and interact with potential employers. Outside Solent, Ken is a family man with three daughters, and is an occasional preacher at his local church. He likes astronomy,
rugby, Formula 1, real ales and keeping chickens.
Candidatura
- Ter concluído dois anos de formação ou obtido uma qualificação de Nível 5 (120 créditos).
- Apresentar um Portefólio.
- Realizar um dos seguintes testes: DUOLINGO mínimo 115 (95 em todas as componentes), IELTS mínimo 6.0 (5.5 em todas as
componentes) ou TOEFL IBT mínimo 80 (20 em todas as componentes).
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação. Para agendar a visita, clicar aqui
Condições
EX–ALUNOS GRUPO ETIC:
Inscrição: 600€
Pronto pagamento: 4.737,60€
12 prestações consecutivas: 438,67€
14 prestações consecutivas: 376,00€
NOVOS ALUNOS:
Inscrição: 600€
Pronto pagamento: 5.040€
12 prestações consecutivas: 466,67€
14 prestações consecutivas: 400€
Cidadãos sem residência fiscal em Portugal:
Pronto pagamento
1ª prestação(*): correspondente a 30% do valor do curso, seguida de mais 12 prestações mensais e consecutivas.
(*) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Protocolos.
Parcerias.
Soluções de Financiamento:
Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada
curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.