No javascript ETIC | Curso FotografiaFotografia – ETIC

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    Fotografia

    Higher Nationals (2 anos / Nível 5)

    Duração: 2 anos

    Datas: Outubro a Julho

    Horário: 2ª a 6ª 9H-13H

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    O fotógrafo é hoje um profissional que tem oportunidade de trabalhar no mundo inteiro e viver as mais fantásticas experiências.

    Fotografar uma campanha publicitária vista por milhões de pessoas. Revelar as tendências da moda através da sua câmara. Fotografar os grandes concertos e músicos internacionais. Comunicar causas fraturantes, através do seu olhar, em foto-documentário.

    Em exterior ou em estúdio, nas áreas de moda, fotojornalismo, vídeo ou publicidade, o aluno aprende e aplica técnicas fotográficas (em formato analógico e digital), experimenta com iluminação modelar e aprende métodos de impressão convencionais e alternativos.

    O aluno explora conceitos técnicos e estéticos, aplicando formas de captura e de expressão singulares em projetos individuais e colaborativos.

    O curso permite encontrar uma linguagem própria e original, no campo da expressão autoral, ao mesmo tempo que o prepara para responder de forma diferenciada aos desafios e necessidades de natureza comercial.

    É o curso indicado para quem pretende ser um profissional da fotografia contemporânea, na sua vertente artística e comercial.

    Saídas PROFISSIONAIS

    • Fotógrafo de publicidade, moda, documental, eventos.
    • Editor de Imagem e impressor de fotografia.
    • Fotógrafo em agências de publicidade, comunicação e media, jornais, revistas, produtoras e plataformas digitais.

    Programa Erasmus+ e Estágios

    Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    Coordenação e Tutoria

    COORDENADOR: Fábio Cunha

    Arquiteto pela Universidade do Porto (FAUP), obteve o Mestrado em Fotografia no Centro Internacional de Fotografia e Cinema – Madrid (EFTI).
    Trabalha como fotógrafo freelance para clientes como: Esporão, Bureau, We The Knot, Double (O) Studio, Trienal de Arquitectura, Le Monde Diplomatique (versão francesa), Galerias Municipais, Silva Designers, Ilhas Estúdio, entre outros.
    É artista visual. Foi-lhe atribuído o DocField Dummy Award – Fundació Banc Sabadell, para publicar o fotolivro “ZONA – An Investigation Report”. Em 2019 recebeu o “Parallel Award” pela exposição “Urgent Arts of Living”. O seu trabalho faz parte de coleções públicas e privadas.

    TUTORA: Ana Caria Pereira

    Licenciatura em Arte e Comunicação, pela ESAP. Mestrado em Programação Cultural, Arte e Intervenção Social pela UFP.
    Técnica Superior de Fotografia na FBAUL e docente de Laboratório Avançado na Pós-Graduação em Discursos da Fotografia Contemporânea na FBAUL.
    Saber +

    GESTORA PEDAGÓGICA: Sofia Mateus

    Certificação

    Os BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.

    Os cursos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).

    Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui

    PLANO CURRICULAR

    1º ANO
    HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (Contextual Studies)

    Com História da Fotografia, o aluno terá oportunidade de embarcar num estudo reflexivo sobre como “escrever” e “ler” imagens fotográficas. Neste contexto, o estudo da cultura fotográfica abrange os momentos mais marcantes da sua história, desde o seu nascimento oficial – em 1839 –até à contemporaneidade, não esquecendo a sua pré-história e os princípios científicos que a viram nascer, e que continuam a potenciar o seu desenvolvimento tecnológico.

    TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS (Techniques & Processes)

    Esta unidade introduz os alunos às técnicas fotográficas básicas, permitindo que desenvolvam competências na utilização de diferentes equipamentos, no exterior e em estúdio. Aqui, os alunos terão oportunidade de contactar com diferentes materiais e resultados, de modo a serem capazes de tomar decisões autónomas aquando da escolha de equipamento e parametrização da câmara, passando pela captura da imagem até ao resultado final.

    ILUMINAÇÃO (Lighting For Photography)

    Os alunos tomarão contacto com diferentes técnicas de iluminação – em ambiente de estúdio e exterior –, aprendendo a manusear equipamentos e a modelar a luz. Com esta aprendizagem pretende-se que os alunos sejam capazes de planear sessões fotográficas, respondendo às necessidades de diversos clientes e produzindo resultados que demonstrem domínio técnico e criativo.

    FOTOJORNALISMO E FOTOGRAFIA DOCUMENTAL (Photographic Practices)

    Ao encarar a fotografia como imagem do real, os alunos serão convidados a pensá-la na relação com o seu contexto social e a desenvolver um corpo de trabalho que dê conta dos mecanismos técnicos e teóricos próprios de um trabalho de cariz documental. Esta unidade visa alargar o conhecimento dos alunos sobre o fotojornalismo, a fotografia documental e as suas características históricas, técnicas e éticas, relacionando-as com objetivos pessoais e possibilidades de carreira nesta área.

    NARRATIVAS VISUAIS (Visual Narrativas)

    Esta unidade tem como objetivo desenvolver a compreensão dos alunos sobre narrativas visuais, em concreto o fotolivro. Através da experimentação prática, os alunos trabalharão a narrativa pictórica. Espera-se que os alunos aprendam a reconhecer as estratégias discursivas do fotógrafo e o modo como estas influenciam a experiência do observador.

    TÉCNICAS DE IMPRESSÃO (Printmaking)

    O aluno terá oportunidade de conhecer, experimentar e executar alguns processos de impressão de relevância na história na fotografia, bem como na prática contemporânea, produzindo provas em processos como a cianotipia, o colódio húmido ou o papel salgado, entre outros. A partir destas experiências, o aluno poderá aplicar essas mesmas técnicas aos seus trabalhos, com diferentes enquadramentos e finalidades.

    CRIAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS (Professional Development)

    Esta unidade introduz o pensamento crítico sobre as diferentes profissões na área da fotografia. Pretende-se conhecer e analisar a indústria e as suas necessidades, realizando exercícios práticos e criativos de fotografia aplicada à captura, edição e pós-produção em ambiente digital.

    PROJETO INDIVIDUAL (Individual Project, Pearson-set)

    Adquiridas as competências básicas, os alunos realizarão um projeto individual, exercitando as ferramentas necessárias para desenvolverem a sua prática pessoal de forma independente. A capacidade de definir e realizar um projeto é extremamente valiosa nas indústrias criativas. Ao longo desta unidade os alunos aprenderão a reconhecer os obstáculos e a ultrapassar as dificuldades que vão surgindo nas diferentes etapas que marcam o desenvolvimento de um projeto individual.

    2º Ano
    VÍDEO (Moving Image)

    Esta unidade trata de técnicas de captação, pós-produção e edição em vídeo. Visa desenvolver as competências dos alunos no planeamento, preparação, captação e edição de breves vídeos sobre um tema sugerido.

    FOTOGRAFIA DE MODA E PUBLICIDADE (Advanced Photography Studies)

    Aborda-se a Fotografia aplicada à moda: o aluno deve compreender as influências contextuais e conseguir apresentar e definir uma estratégia criativa para uma sessão fotográfica de moda, devendo conseguir concretizá-la.

    No que respeita à Fotografia aplicada à publicidade, o aluno irá adquirir as competências necessárias para criar uma campanha publicitária com um contexto sólido e um grande impacto visual.

    FOTOGRAFIA EXPERIMENTAL E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (Advanced Art Practice Studies)

    O aluno será convidado a explorar outras disciplinas artísticas e os diferentes modos como as mesmas se relacionam com a prática fotográfica. O percurso explorado poderá ir desde a arte efémera à pintura, passando pela performance, o desenho e a escultura.

    PRÁTICA PROFISSIONAL EM FOTOGRAFIA (Professional Practice)

    O objetivo desta unidade é proporcionar o contacto com os recursos humanos e técnicos necessários para a boa prática profissional. Abordam-se novas tecnologias e promoção de portefólio, bem como estratégias de marketing e aperfeiçoamento da carreira.

    PROJETO COLABORATIVO (Applied Practice – Collaborative Project, Pearson-set)

    O aluno irá desenvolver um projeto colaborativo, sendo-lhe facultadas as ferramentas necessárias para elaborar um plano que contemple os recursos humanos e técnicos necessários para a sua boa concretização, de acordo com um tema dado.

    INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

    O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
    As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
    É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

    Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
    Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

    MASTERCLASSES

    Há um programa de masterclasses integrado no curso, que contará com a participação de vários convidados: fotógrafos, artistas visuais e especialistas em diversas áreas da fotografia. Cada autor/profissional partilhará com o público o seu processo de trabalho e a sua prática artística.

    Professores

    Alexandre de Magalhães
    Fotógrafo e Impressor.
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    Fábio Cunha
    Fotógrafo e artista visual.
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    Diogo Bento
    Fotógrafo e Educador.
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    Ana Caria Pereira
    Técnica Superior de Fotografia e docente de Laboratório Avançado FBAUL.
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    José Fabião
    Fotógrafo

    José Soudo
    Curador, Investigador independente em História da Fotografia, Fotógrafo.

    Marta Simões
    Diretora de fotografia.
    Saber +

    Paula Lourenço
    Fotógrafa e impressora.
    Fundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental.
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    Pauliana Valente Pimentel
    Artista visual e fotógrafa.
    Saber +

    Paulo Petronilho
    Fotojornalista.

    Mário Príncipe
    Fotógrafo  de Moda.
    Saber +

    Tiago Casanova
    Fotógrafo, Artista e Editor.
    Saber +

    EQUIPAMENTO

    • Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
    • Máquinas DSLR e analógicas. Equipamento de médio e grande formato;
    • Laboratório Analógico e Digital;
    • Equipamento de impressão e digitalização em grande formato;
    • Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
    • Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc.

    Candidaturas

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de conjunto de 15 fotografias da sua autoria.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    Condições

    INSCRIÇÃO
    600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

    (*) Podem ser pagos 300€ no ato da matricula, seguidos de 2 prestações no valor de 150€/cada, a liquidar em setembro e outubro

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento em duas prestações anuais de 4.725,00€ cada, no 1.º e 2.º anos do curso. (10% desconto).
    24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
    30 prestações de 350,00€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
    (**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

     

    Soluções de Financiamento:
    Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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