No javascript ETIC | Curso FotografiaFotografia – ETIC

Fotografia

Higher Nationals (2 anos) + TOP UP YEAR (1 ANO)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª 9H-13H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Em exterior ou em estúdio, com fotografia de moda ou fotojornalismo, vídeo ou publicidade, o aluno terá oportunidade de apreender e aplicar técnicas fotográficas básicas e avançadas (em formato analógico e digital), experimentar com iluminação modelar, bem como aprender métodos de impressão convencionais e alternativos.

Ao longo de dois anos, o aluno explora conceitos da técnica e da estética fotográfica, aplicando formas de captura e de expressão singulares, e desenvolvendo projetos individuais e colaborativos.

Este curso estrutura-se de modo a permitir ao aluno encontrar uma linguagem própria e original, enquadrada no campo da expressão autoral, ao mesmo tempo que o prepara para responder de forma diferenciada aos desafios e necessidades dos trabalhos de natureza comercial.

É o curso indicado para quem procura ser um profissional da fotografia contemporânea, na sua vertente artística e comercial.

 

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Fotógrafo;
  • Repórter independente;
  • Assistente de fotografia (publicidade, moda, etc.);
  • Impressor de fotografia;
  • Editor de imagem (web e publicações).

Coordenação e Tutoria

FÁBIO CUNHA // Coordenador
https://fabiocunha.pt/

Arquiteto pela Universidade do Porto (FAUP), obteve o Mestrado em Fotografia no Centro Internacional de Fotografia e Cinema – Madrid (EFTI).

Trabalha como fotógrafo freelance para clientes como: Esporão, Bureau, We The Knot, Double (O) Studio, Trienal de Arquitectura, Le Monde Diplomatique (versão francesa), Galerias Municipais, Silva Designers, Ilhas Estúdio, entre outros.

É artista visual. Foi-lhe atribuído o DocField Dummy Award – Fundació Banc Sabadell, para publicar o fotolivro “ZONA – An Investigation Report”. Em 2019 recebeu o “Parallel Award” pela exposição “Urgent Arts of Living”. O seu trabalho faz parte de coleções públicas e privadas.

SUSANA JESUS // Tutora

Fotógrafa. Formação especializada em Fotografia de Moda e Fotografia de Reportagem e Documental. O seu trabalho já integrou várias exposições. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra.
cargocollective.com/susanajesus

Unidades Curriculares

1º ANO
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (Contextual Studies)

Com História da Fotografia, o aluno terá oportunidade de embarcar num estudo reflexivo sobre como “escrever” e “ler” imagens fotográficas. Neste contexto, o estudo da cultura fotográfica abrange os momentos mais marcantes da sua história, desde o seu nascimento oficial – em 1839 –até à contemporaneidade, não esquecendo a sua pré-história e os princípios científicos que a viram nascer, e que continuam a potenciar o seu desenvolvimento tecnológico.

 

TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS (Techniques & Processes)

Esta unidade introduz os alunos às técnicas fotográficas básicas, permitindo que desenvolvam competências na utilização de diferentes equipamentos, no exterior e em estúdio. Aqui, os alunos terão oportunidade de contactar com diferentes materiais e resultados, de modo a serem capazes de tomar decisões autónomas aquando da escolha de equipamento e parametrização da câmara, passando pela captura da imagem até ao resultado final.

ILUMINAÇÃO (Lighting For Photography)

Os alunos tomarão contacto com diferentes técnicas de iluminação – em ambiente de estúdio e exterior –, aprendendo a manusear equipamentos e a modelar a luz. Com esta aprendizagem pretende-se que os alunos sejam capazes de planear sessões fotográficas, respondendo às necessidades de diversos clientes e produzindo resultados que demonstrem domínio técnico e criativo.

FOTOJORNALISMO E FOTOGRAFIA DOCUMENTAL (Photographic Practices)

Ao encarar a fotografia como imagem do real, os alunos serão convidados a pensá-la na relação com o seu contexto social e a desenvolver um corpo de trabalho que dê conta dos mecanismos técnicos e teóricos próprios de um trabalho de cariz documental. Esta unidade visa alargar o conhecimento dos alunos sobre o fotojornalismo, a fotografia documental e as suas características históricas, técnicas e éticas, relacionando-as com objetivos pessoais e possibilidades de carreira nesta área.

NARRATIVAS VISUAIS (Visual Narrativas)

Esta unidade tem como objetivo desenvolver a compreensão dos alunos sobre narrativas visuais, em concreto o fotolivro. Através da experimentação prática, os alunos trabalharão a narrativa pictórica. Espera-se que os alunos aprendam a reconhecer as estratégias discursivas do fotógrafo e o modo como estas influenciam a experiência do observador.

TÉCNICAS DE IMPRESSÃO (Printmaking)

O aluno terá oportunidade de conhecer, experimentar e executar alguns processos de impressão de relevância na história na fotografia, bem como na prática contemporânea, produzindo provas em processos como a cianotipia, o colódio húmido ou o papel salgado, entre outros. A partir destas experiências, o aluno poderá aplicar essas mesmas técnicas aos seus trabalhos, com diferentes enquadramentos e finalidades.

CRIAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS (Professional Development)

Esta unidade introduz o pensamento crítico sobre as diferentes profissões na área da fotografia. Pretende-se conhecer e analisar a indústria e as suas necessidades, realizando exercícios práticos e criativos de fotografia aplicada à captura, edição e pós-produção em ambiente digital.

PROJETO INDIVIDUAL (Individual Project, Pearson-set)

Adquiridas as competências básicas, os alunos realizarão um projeto individual, exercitando as ferramentas necessárias para desenvolverem a sua prática pessoal de forma independente. A capacidade de definir e realizar um projeto é extremamente valiosa nas indústrias criativas. Ao longo desta unidade os alunos aprenderão a reconhecer os obstáculos e a ultrapassar as dificuldades que vão surgindo nas diferentes etapas que marcam o desenvolvimento de um projeto individual.

2º Ano
VÍDEO (Moving Image)

Esta unidade trata de técnicas de pós-produção e edição em vídeo. Visa desenvolver as competências dos alunos no planeamento, preparação, captação e edição de breves vídeos sobre um tema sugerido.

FOTOGRAFIA DE MODA E PUBLICIDADE (Advanced Photography Studies)

Aborda-se a Fotografia aplicada à moda: o aluno deve compreender as influências contextuais e conseguir apresentar e definir uma estratégia criativa para uma sessão fotográfica de moda, devendo conseguir concretizá-la.

No que respeita à Fotografia aplicada à publicidade, o aluno irá adquirir as competências necessárias para criar uma campanha publicitária com um contexto sólido e um grande impacto visual.

FOTOGRAFIA EXPERIMENTAL E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (Advanced Art Practice Studies)

O aluno será convidado a explorar outras disciplinas artísticas e os diferentes modos como as mesmas se relacionam com a prática fotográfica. O percurso explorado poderá ir desde a arte efémera à pintura, passando pela performance, o desenho e a escultura.

PRÁTICA PROFISSIONAL EM FOTOGRAFIA (Professional Practice)

O objetivo desta unidade é proporcionar o contacto com os recursos humanos e técnicos necessários para a boa prática profissional. Abordam-se novas tecnologias e promoção de portefólio, bem como estratégias de marketing e aperfeiçoamento da carreira.

PROJETO COLABORATIVO (Applied Practice – Collaborative Project, Pearson-set)

O aluno irá desenvolver um projeto colaborativo, sendo-lhe facultadas as ferramentas necessárias para elaborar um plano que contemple os recursos humanos e técnicos necessários para a sua boa concretização, de acordo com um tema dado.

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

MASTERCLASSES

Há um programa de masterclasses integrado no curso, que contará com a participação de vários convidados: fotógrafos, artistas visuais e especialistas em diversas áreas da fotografia. Cada autor/profissional partilhará com o público o seu processo de trabalho e a sua prática artística.

3 º ANO - TOP UP YEAR

VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

TOP UP YEAR →

Professores

Alexandre de Magalhães // Fotógrafo e Impressor
https://www.facebook.com/TIRAOLHOSFotografiaExperimental/

Fábio Cunha // Fotógrafo e artista visual
https://fabiocunha.pt/

Helena Gonçalves // Fotógrafa e artista visual. Co-fundadora da Black Box Atelier
http://www.blackboxatelier.com/index.html

José Fabião // Fotógrafo

José Soudo // Curador, Investigador independente em História da Fotografia, Fotógrafo

Marta Simões // Diretora de fotografia
http://martatpsimoes.com/

Paula Lourenço // Fotógrafa e impressora.
Fundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental
https://www.instagram.com/tiraolhos_atelier_

Pauliana Valente Pimentel // Artista visual, fotógrafa
http://www.paulianavalentepimentel.com/

Paulo Petronilho // Fotojornalista

Rui Aguiar // Fotógrafo de moda e publicidade
http://ruiaguiar.com/

Rodrigo Cabral // Fotógrafo publicitário e de moda
http://www.rodrigocabral.com/

Sofia Silva //  Artista visual e experimentalista, desenvolve trabalho na Associação Tira-Olhos
https://nihilsentimentalgia.com/

Susana Jesus // Fotógrafa
https://cargocollective.com/susanajesus

Tatiana Macedo // Artista visual e investigadora
http://www.tatianamacedo.com/

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais
Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico.
Máquinas DSLR e analógicas. Equipamento de médio e grande formato.
Laboratório Analógico e Digital, equipamento de impressão e digitalização em grande formato.

Candidaturas

Requisitos:

  • 12.º Ano de Escolaridade.
  • Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.

Candidaturas de maio a setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.