Apresentação
Em exterior ou em estúdio, com fotografia de moda ou fotojornalismo, vídeo ou publicidade, o aluno terá oportunidade de apreender e aplicar técnicas fotográficas básicas e avançadas (em formato analógico e digital), experimentar com iluminação modelar, bem como aprender métodos de impressão convencionais e alternativos.
Ao longo de dois anos, o aluno explora conceitos da técnica e da estética fotográfica, aplicando formas de captura e de expressão singulares, e desenvolvendo projetos individuais e colaborativos.
Este curso estrutura-se de modo a permitir ao aluno encontrar uma linguagem própria e original, enquadrada no campo da expressão autoral, ao mesmo tempo que o prepara para responder de forma diferenciada aos desafios e necessidades dos trabalhos de natureza comercial.
É o curso indicado para quem procura ser um profissional da fotografia contemporânea, na sua vertente artística e comercial.
ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS
- Fotógrafo;
- Repórter independente;
- Assistente de fotografia (publicidade, moda, etc.);
- Impressor de fotografia;
- Editor de imagem (web e publicações).
Coordenação e Tutoria
FÁBIO CUNHA // Coordenador
https://fabiocunha.pt/
Arquiteto pela Universidade do Porto (FAUP), obteve o Mestrado em Fotografia no Centro Internacional de Fotografia e Cinema – Madrid (EFTI).
Trabalha como fotógrafo freelance para clientes como: Esporão, Bureau, We The Knot, Double (O) Studio, Trienal de Arquitectura, Le Monde Diplomatique (versão francesa), Galerias Municipais, Silva Designers, Ilhas Estúdio, entre outros.
É artista visual. Foi-lhe atribuído o DocField Dummy Award – Fundació Banc Sabadell, para publicar o fotolivro “ZONA – An Investigation Report”. Em 2019 recebeu o “Parallel Award” pela exposição “Urgent Arts of Living”. O seu trabalho faz parte de coleções públicas e privadas.
SUSANA JESUS // Tutora
Fotógrafa. Formação especializada em Fotografia de Moda e Fotografia de Reportagem e Documental. O seu trabalho já integrou várias exposições. Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra.
cargocollective.com/susanajesus
Unidades Curriculares
Com História da Fotografia, o aluno terá oportunidade de embarcar num estudo reflexivo sobre como “escrever” e “ler” imagens fotográficas. Neste contexto, o estudo da cultura fotográfica abrange os momentos mais marcantes da sua história, desde o seu nascimento oficial – em 1839 –até à contemporaneidade, não esquecendo a sua pré-história e os princípios científicos que a viram nascer, e que continuam a potenciar o seu desenvolvimento tecnológico.
Esta unidade introduz os alunos às técnicas fotográficas básicas, permitindo que desenvolvam competências na utilização de diferentes equipamentos, no exterior e em estúdio. Aqui, os alunos terão oportunidade de contactar com diferentes materiais e resultados, de modo a serem capazes de tomar decisões autónomas aquando da escolha de equipamento e parametrização da câmara, passando pela captura da imagem até ao resultado final.
Os alunos tomarão contacto com diferentes técnicas de iluminação – em ambiente de estúdio e exterior –, aprendendo a manusear equipamentos e a modelar a luz. Com esta aprendizagem pretende-se que os alunos sejam capazes de planear sessões fotográficas, respondendo às necessidades de diversos clientes e produzindo resultados que demonstrem domínio técnico e criativo.
Ao encarar a fotografia como imagem do real, os alunos serão convidados a pensá-la na relação com o seu contexto social e a desenvolver um corpo de trabalho que dê conta dos mecanismos técnicos e teóricos próprios de um trabalho de cariz documental. Esta unidade visa alargar o conhecimento dos alunos sobre o fotojornalismo, a fotografia documental e as suas características históricas, técnicas e éticas, relacionando-as com objetivos pessoais e possibilidades de carreira nesta área.
Esta unidade tem como objetivo desenvolver a compreensão dos alunos sobre narrativas visuais, em concreto o fotolivro. Através da experimentação prática, os alunos trabalharão a narrativa pictórica. Espera-se que os alunos aprendam a reconhecer as estratégias discursivas do fotógrafo e o modo como estas influenciam a experiência do observador.
O aluno terá oportunidade de conhecer, experimentar e executar alguns processos de impressão de relevância na história na fotografia, bem como na prática contemporânea, produzindo provas em processos como a cianotipia, o colódio húmido ou o papel salgado, entre outros. A partir destas experiências, o aluno poderá aplicar essas mesmas técnicas aos seus trabalhos, com diferentes enquadramentos e finalidades.
Esta unidade introduz o pensamento crítico sobre as diferentes profissões na área da fotografia. Pretende-se conhecer e analisar a indústria e as suas necessidades, realizando exercícios práticos e criativos de fotografia aplicada à captura, edição e pós-produção em ambiente digital.
Adquiridas as competências básicas, os alunos realizarão um projeto individual, exercitando as ferramentas necessárias para desenvolverem a sua prática pessoal de forma independente. A capacidade de definir e realizar um projeto é extremamente valiosa nas indústrias criativas. Ao longo desta unidade os alunos aprenderão a reconhecer os obstáculos e a ultrapassar as dificuldades que vão surgindo nas diferentes etapas que marcam o desenvolvimento de um projeto individual.
Esta unidade trata de técnicas de pós-produção e edição em vídeo. Visa desenvolver as competências dos alunos no planeamento, preparação, captação e edição de breves vídeos sobre um tema sugerido.
Aborda-se a Fotografia aplicada à moda: o aluno deve compreender as influências contextuais e conseguir apresentar e definir uma estratégia criativa para uma sessão fotográfica de moda, devendo conseguir concretizá-la.
No que respeita à Fotografia aplicada à publicidade, o aluno irá adquirir as competências necessárias para criar uma campanha publicitária com um contexto sólido e um grande impacto visual.
O aluno será convidado a explorar outras disciplinas artísticas e os diferentes modos como as mesmas se relacionam com a prática fotográfica. O percurso explorado poderá ir desde a arte efémera à pintura, passando pela performance, o desenho e a escultura.
O objetivo desta unidade é proporcionar o contacto com os recursos humanos e técnicos necessários para a boa prática profissional. Abordam-se novas tecnologias e promoção de portefólio, bem como estratégias de marketing e aperfeiçoamento da carreira.
O aluno irá desenvolver um projeto colaborativo, sendo-lhe facultadas as ferramentas necessárias para elaborar um plano que contemple os recursos humanos e técnicos necessários para a sua boa concretização, de acordo com um tema dado.
O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.
Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
MASTERCLASSES
Há um programa de masterclasses integrado no curso, que contará com a participação de vários convidados: fotógrafos, artistas visuais e especialistas em diversas áreas da fotografia. Cada autor/profissional partilhará com o público o seu processo de trabalho e a sua prática artística.
Professores
Alexandre de Magalhães // Fotógrafo e Impressor
https://www.facebook.com/TIRAOLHOSFotografiaExperimental/
Fábio Cunha // Fotógrafo e artista visual
https://fabiocunha.pt/
Helena Gonçalves // Fotógrafa e artista visual. Co-fundadora da Black Box Atelier
http://www.blackboxatelier.com/index.html
José Fabião // Fotógrafo
José Soudo // Curador, Investigador independente em História da Fotografia, Fotógrafo
Marta Simões // Diretora de fotografia
http://martatpsimoes.com/
Paula Lourenço // Fotógrafa e impressora.
Fundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental
https://www.instagram.com/tiraolhos_atelier_
Pauliana Valente Pimentel // Artista visual, fotógrafa
http://www.paulianavalentepimentel.com/
Paulo Petronilho // Fotojornalista
Rui Aguiar // Fotógrafo de moda e publicidade
http://ruiaguiar.com/
Rodrigo Cabral // Fotógrafo publicitário e de moda
http://www.rodrigocabral.com/
Sofia Silva // Artista visual e experimentalista, desenvolve trabalho na Associação Tira-Olhos
https://nihilsentimentalgia.com/
Susana Jesus // Fotógrafa
https://cargocollective.com/susanajesus
Tatiana Macedo // Artista visual e investigadora
http://www.tatianamacedo.com/
EQUIPAMENTO
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais
Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico.
Máquinas DSLR e analógicas. Equipamento de médio e grande formato.
Laboratório Analógico e Digital, equipamento de impressão e digitalização em grande formato.
Candidaturas
Requisitos:
- 12.º Ano de Escolaridade.
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
- Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
- Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.
Candidaturas de maio a setembro.
Condições
Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€
Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias
Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.