Apresentação
O fotógrafo é hoje um profissional que tem oportunidade de trabalhar no mundo inteiro e viver as mais fantásticas experiências.
Fotografar uma campanha publicitária vista por milhões de pessoas. Revelar as tendências da moda através da sua câmara. Fotografar os grandes concertos e músicos internacionais. Comunicar causas fraturantes, através do seu olhar, em foto-documentário.
Em exterior ou em estúdio, nas áreas de moda, fotojornalismo, vídeo ou publicidade, o aluno aprende e aplica técnicas fotográficas (em formato analógico e digital), experimenta com iluminação modelar e aprende métodos de impressão convencionais e alternativos.
O aluno explora conceitos técnicos e estéticos, aplicando formas de captura e de expressão singulares em projetos individuais e colaborativos.
O curso permite encontrar uma linguagem própria e original, no campo da expressão autoral, ao mesmo tempo que o prepara para responder de forma diferenciada aos desafios e necessidades de natureza comercial.
É o curso indicado para quem pretende ser um profissional da fotografia contemporânea, na sua vertente artística e comercial.
Saídas PROFISSIONAIS
- Fotógrafo de publicidade, moda, documental, eventos.
- Editor de Imagem e impressor de fotografia.
- Fotógrafo em agências de publicidade, comunicação e media, jornais, revistas, produtoras e plataformas digitais.
Programa Erasmus+ e Estágios
Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
Coordenação e Tutoria
COORDENADOR: Fábio Cunha
Arquiteto pela Universidade do Porto (FAUP), obteve o Mestrado em Fotografia no Centro Internacional de Fotografia e Cinema – Madrid (EFTI).
Trabalha como fotógrafo freelance para clientes como: Esporão, Bureau, We The Knot, Double (O) Studio, Trienal de Arquitectura, Le Monde Diplomatique (versão francesa), Galerias Municipais, Silva Designers, Ilhas Estúdio, entre outros.
É artista visual. Foi-lhe atribuído o DocField Dummy Award – Fundació Banc Sabadell, para publicar o fotolivro “ZONA – An Investigation Report”. Em 2019 recebeu o “Parallel Award” pela exposição “Urgent Arts of Living”. O seu trabalho faz parte de coleções públicas e privadas.
TUTORA: Ana Caria Pereira
Licenciatura em Arte e Comunicação, pela ESAP. Mestrado em Programação Cultural, Arte e Intervenção Social pela UFP.
Técnica Superior de Fotografia na FBAUL e docente de Laboratório Avançado na Pós-Graduação em Discursos da Fotografia Contemporânea na FBAUL.
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GESTORA PEDAGÓGICA: Sofia Mateus
Certificação
Os BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.
Os cursos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).
Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui
PLANO CURRICULAR
Com História da Fotografia, o aluno terá oportunidade de embarcar num estudo reflexivo sobre como “escrever” e “ler” imagens fotográficas. Neste contexto, o estudo da cultura fotográfica abrange os momentos mais marcantes da sua história, desde o seu nascimento oficial – em 1839 –até à contemporaneidade, não esquecendo a sua pré-história e os princípios científicos que a viram nascer, e que continuam a potenciar o seu desenvolvimento tecnológico.
Esta unidade introduz os alunos às técnicas fotográficas básicas, permitindo que desenvolvam competências na utilização de diferentes equipamentos, no exterior e em estúdio. Aqui, os alunos terão oportunidade de contactar com diferentes materiais e resultados, de modo a serem capazes de tomar decisões autónomas aquando da escolha de equipamento e parametrização da câmara, passando pela captura da imagem até ao resultado final.
Os alunos tomarão contacto com diferentes técnicas de iluminação – em ambiente de estúdio e exterior –, aprendendo a manusear equipamentos e a modelar a luz. Com esta aprendizagem pretende-se que os alunos sejam capazes de planear sessões fotográficas, respondendo às necessidades de diversos clientes e produzindo resultados que demonstrem domínio técnico e criativo.
Ao encarar a fotografia como imagem do real, os alunos serão convidados a pensá-la na relação com o seu contexto social e a desenvolver um corpo de trabalho que dê conta dos mecanismos técnicos e teóricos próprios de um trabalho de cariz documental. Esta unidade visa alargar o conhecimento dos alunos sobre o fotojornalismo, a fotografia documental e as suas características históricas, técnicas e éticas, relacionando-as com objetivos pessoais e possibilidades de carreira nesta área.
Esta unidade tem como objetivo desenvolver a compreensão dos alunos sobre narrativas visuais, em concreto o fotolivro. Através da experimentação prática, os alunos trabalharão a narrativa pictórica. Espera-se que os alunos aprendam a reconhecer as estratégias discursivas do fotógrafo e o modo como estas influenciam a experiência do observador.
O aluno terá oportunidade de conhecer, experimentar e executar alguns processos de impressão de relevância na história na fotografia, bem como na prática contemporânea, produzindo provas em processos como a cianotipia, o colódio húmido ou o papel salgado, entre outros. A partir destas experiências, o aluno poderá aplicar essas mesmas técnicas aos seus trabalhos, com diferentes enquadramentos e finalidades.
Esta unidade introduz o pensamento crítico sobre as diferentes profissões na área da fotografia. Pretende-se conhecer e analisar a indústria e as suas necessidades, realizando exercícios práticos e criativos de fotografia aplicada à captura, edição e pós-produção em ambiente digital.
Adquiridas as competências básicas, os alunos realizarão um projeto individual, exercitando as ferramentas necessárias para desenvolverem a sua prática pessoal de forma independente. A capacidade de definir e realizar um projeto é extremamente valiosa nas indústrias criativas. Ao longo desta unidade os alunos aprenderão a reconhecer os obstáculos e a ultrapassar as dificuldades que vão surgindo nas diferentes etapas que marcam o desenvolvimento de um projeto individual.
Esta unidade trata de técnicas de captação, pós-produção e edição em vídeo. Visa desenvolver as competências dos alunos no planeamento, preparação, captação e edição de breves vídeos sobre um tema sugerido.
Aborda-se a Fotografia aplicada à moda: o aluno deve compreender as influências contextuais e conseguir apresentar e definir uma estratégia criativa para uma sessão fotográfica de moda, devendo conseguir concretizá-la.
No que respeita à Fotografia aplicada à publicidade, o aluno irá adquirir as competências necessárias para criar uma campanha publicitária com um contexto sólido e um grande impacto visual.
O aluno será convidado a explorar outras disciplinas artísticas e os diferentes modos como as mesmas se relacionam com a prática fotográfica. O percurso explorado poderá ir desde a arte efémera à pintura, passando pela performance, o desenho e a escultura.
O objetivo desta unidade é proporcionar o contacto com os recursos humanos e técnicos necessários para a boa prática profissional. Abordam-se novas tecnologias e promoção de portefólio, bem como estratégias de marketing e aperfeiçoamento da carreira.
O aluno irá desenvolver um projeto colaborativo, sendo-lhe facultadas as ferramentas necessárias para elaborar um plano que contemple os recursos humanos e técnicos necessários para a sua boa concretização, de acordo com um tema dado.
O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.
Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
MASTERCLASSES
Há um programa de masterclasses integrado no curso, que contará com a participação de vários convidados: fotógrafos, artistas visuais e especialistas em diversas áreas da fotografia. Cada autor/profissional partilhará com o público o seu processo de trabalho e a sua prática artística.
Professores
Alexandre de Magalhães
Fotógrafo e Impressor.
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Fábio Cunha
Fotógrafo e artista visual.
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Diogo Bento
Fotógrafo e Educador.
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Ana Caria Pereira
Técnica Superior de Fotografia e docente de Laboratório Avançado FBAUL.
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José Fabião
Fotógrafo
José Soudo
Curador, Investigador independente em História da Fotografia, Fotógrafo.
Marta Simões
Diretora de fotografia.
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Paula Lourenço
Fotógrafa e impressora.
Fundadora da Tira-Olhos – Associação de Fotografia Experimental.
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Pauliana Valente Pimentel
Artista visual e fotógrafa.
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Paulo Petronilho
Fotojornalista.
Mário Príncipe
Fotógrafo de Moda.
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Tiago Casanova
Fotógrafo, Artista e Editor.
Saber +
EQUIPAMENTO
- Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
- Máquinas DSLR e analógicas. Equipamento de médio e grande formato;
- Laboratório Analógico e Digital;
- Equipamento de impressão e digitalização em grande formato;
- Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
- Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc.
Candidaturas
Bolsa de Mérito:
A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
Apresentação de conjunto de 15 fotografias da sua autoria.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
INSCRIÇÃO
600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.
(*) Podem ser pagos 300€ no ato da matricula, seguidos de 2 prestações no valor de 150€/cada, a liquidar em setembro e outubro
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais de 4.725,00€ cada, no 1.º e 2.º anos do curso. (10% desconto).
24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
30 prestações de 350,00€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
(**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
Soluções de Financiamento:
Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.