Apresentação
Um curso global de Jornalismo, Comunicação e Media Digitais, com certificação internacional. Oportunidade para aprender com profissionais respeitados e com amplo conhecimento dos Média.
O percurso de aprendizagem é feito de aulas teóricas, práticas e projetuais em contexto real, numa experiência pedagógica e social enriquecedora, a pensar no crescimento pessoal e na inserção no mercado de trabalho.
Haverá também contacto com convidados de várias áreas, valorizando-se a partilha de conhecimento, a experiência e a criação de um network profissional.
Saídas Profissionais
- Jornalismo Profissional: Imprensa, Rádio, Televisão e Multimédia;
- Produção de conteúdo para publicações em suporte impresso ou digital;
- Programas de entretenimento TV e Rádio;
- Produção de guiões, escrita para conteúdos diversos;
- Criação e produção de blogues, canais de youtube e gestão de redes sociais;
- Assessoria de Imprensa, marketing de comunicação e outros.
Programa Erasmus+ e Estágios
Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
Competências
- Compreender a importância do jornalismo nas sociedades contemporâneas e refletir sobre o papel do jornalismo num mundo globalizado e democrático;
- Desenvolver a capacidade de leitura crítica da atualidade e pugnar por uma conduta ética e deontologicamente verdadeira;
- Ampliar competências na comunicação escrita e oral, com absoluto domínio da língua materna, condições essenciais para um jornalista ou comunicador;
- Dominar as técnicas e géneros jornalísticos nos diversos media;
- Trabalhar a capacidade de hierarquizar informação e contar histórias em várias plataformas;
- Produzir conteúdos informativos em diversos géneros e nas várias plataformas;
- Compreender como o digital veio alterar o paradigma da Comunicação, quer do ponto de vista da produção de conteúdos, quer do consumo de informação, quer na criação de modelo de negócio;
- Perceber como, na era da imagem, as redes sociais passaram a ter um papel essencial na comunicação;
- Dominar as técnicas de comunicação audiovisual, seja em frente às câmaras, seja com um microfone à frente;
- Trabalhar a escrita de conteúdos não informativos, tais como guiões para ficção, publicidade ou outras plataformas.
Coordenação e Tutoria
COORDENADOR: Nuno Azinheira
Profissional de Comunicação, foi jornalista durante 30 anos, com experiência em todas as áreas dos Média: imprensa, rádio, online e televisão. Especialista em Média, integrou a chefia de redação do DN, foi diretor de jornais e revistas, apresentou programas da TV Globo Portugal e na RTP, é comentador da SIC. É consultor de Comunicação, produtor de conteúdos, professor de Jornalismo e formador certificado, e ainda diretor-geral da empresa 4 Live Comunicação.
TUTOR: João Cunha
É jornalista profissional há mais de duas décadas. Quadro da Rádio Renascença, onde apresenta noticiários e faz reportagens de rádio e multimédia. Já percorreu os quatro cantos do mundo em serviço. Contar histórias é a sua maior paixão.
GESTORA PEDAGÓGICA: Dora Nobre
Professores
Nuno Azinheira
Consultor de Comunicação
Saber +
João Cunha
Jornalista da Rádio Renascença
Saber +
Francisco Sena Santos
Jornalista
Saber +
Conceição Queiroz
Jornalista da TVI
Saber +
Miguel Crespo
Jornalista, investigador e professor universitário
Saber +
Pedro Miguel Costa
Jornalista da SIC e professor
Saber +
Odacir JúniorRepórter de Imagem da SIC
Saber +
Ana Rute Peixinho
Content Manager na Roche
Saber +
Paula Sá
Editora de Política no DN
Saber +
Joana Petiz
Diretora do Dinheiro Vivo e Subdiretora do Diário de Notícias
Saber +
João Pedro Mendonça
Editor de desporto da RTP
Saber +
Raquel Costa
Diretora Executiva da Magg
Saber +
Catarina Santos
Editora Multimédia do Observador
Saber +
Caterina Foà
Investigadora e professora universitária
Saber +
José Vegar
Jornalista e escritor
Saber +
João Porfírio
Fotojornalista / Editor de Fotografia no Observador
Saber +
Catarina Carvalho
Diretora Executiva do jornal A Mensagem
Saber +
André Fontinha Raposo
Advogado
Saber +
Dora Santos Silva
Investigadora e professora universitária
Saber +
José Moreno
Consultor em Comunicação Digital
Saber +
Patrícia Muller
Escritora e guionista
Saber +
Eduarda Laia
Argumentista
Saber +
Rúben de Almeida Domingues
Consultor de Marketing e Empreendedor
Saber +
Pedro Coelho dos Santos
Consultor de Comunicação
Saber +
UNIDADES CURRICULARES
Nesta Unidade, o aluno deve compreender a importância dos Media e do papel do jornalista nas sociedades contemporâneas, desenvolver competências básicas para a pesquisa e desenvolvimento de notícias, entrevistas e reportagens, em linguagem cuidada e em condições de serem publicadas.
Ao mesmo tempo que procuram ganhar competências práticas jornalísticas e ferramentas comunicacionais, o aluno explora, nesta Unidade, as características específicas deste mercado, tendo em atenção as suas realidades históricas, políticas, económicas e tecnológicas.
Os jornalistas trabalham num contexto social, político e legal muito particular. Esta Unidade permitirá ao aluno entender a relação entre os jornalistas e a sociedade, seja na sua vertente institucional, seja na sua componente ética e deontológica.
As indústrias criativas estão em permanente mudança, na sequência do desenvolvimento da tecnologia, das mudanças sociais e dos contextos culturais. O objetivo desta unidade é apoiar o aluno na sua reflexão prática e nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. O aluno deve saber refletir sobre o desenvolvimento da sua carreira e reunir as competências necessárias para tal.
Esta Unidade introduz a importância da imagem fotográfica na elaboração de uma história. O aluno deverá apreender a importância da imagem no desenvolvimento da comunicação e no design de páginas impressas ou de layouts multimédia.
Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de se habituar aos processos e práticas de reportagem para Imprensa, Rádio e Televisão. Irá aprender como captar e editar imagens de forma a contar uma história e montá-la de forma estética e jornalisticamente relevantes para melhor informar.
Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de estudar e praticar entrevistas e técnicas de apresentação em televisão e rádio, aprendendo a procurar os factos, escrever para televisão e rádio, e desenvolver guiões para entrevistas.
Perante um determinado tema, previamente definido, o aluno deve ser capaz, ao longo desta Unidade, de pesquisar, refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano para ser capaz de concretizar o projeto individual, que deve ser apresentado em um de dois suportes (vídeo ou digital). Ou seja, um programa de televisão ou blogue.
O jornalismo não é só hard News. É também a capacidade de envolvermos os leitores com histórias que informem, façam pensar e emocionem. Em papel ou online, o jornalismo é cada vez mais reportagem, explicação, contextualização. Nesta unidade, vamos trabalhar essa capacidade de contar histórias relevantes (escritas ou Multimédia) que permitam a capacidade de criar magazines online e revistas em papel.
A Comunicação moderna e o jornalismo exigem profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta Unidade, o aluno desenvolve a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade. É ainda confrontado com as questões contemporâneas, éticas e deontológicas que são traduzidas no Direito dos Media.
A Comunicação moderna e o jornalismo exigem profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta Unidade, o aluno desenvolve a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade. É ainda confrontado com as questões contemporâneas, éticas e deontológicas que são traduzidas no Direito dos Media.
O objetivo desta Unidade é apoiar o aluno na transição entre os estudos e o mercado de trabalho ou o trabalho freelance. Elaborar planos de carreira, escrever currículos vitae, ferramentas legais, planos de negócio, criação de agendas próprias são os pontos abordados.
Comunicar é criar afectos e gerar emoções. A escrita em Comunicação não é apenas a que se rege segundo os cânones jornalísticos. A criatividade, a originalidade e a desformatação são essenciais na geração de conteúdos para Televisão e Cinema. Nesta Unidade os alunos são convocados a criar as suas próprias histórias.
No mundo da comunicação, do jornalismo e das suas relações com os vários poderes, instituídos, os profissionais têm de ser capazes de conhecer o mercado e perceber de que forma devem chegar de modo eficaz aos seus recetores. Esta Unidade visa perceber a importância das relações públicas e desenvolver estratégias de comunicação e marketing.
Esta Unidade foi pensada para desenvolver a interdisciplinariedade e a colaboração entre alunos, na concretização de um trabalho coletivo com base num conceito estabelecido previamente. O aluno tem a oportunidade de trabalhar em grupo e/ou com parceiros externos, criando experiências partilhadas.
O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.
Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
Equipamento
- Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama, cenários virtuais e Motion Capture;
- Estúdios de Fotografia; Estúdios de Som;
- Equipamentos de registo de áudio e Imagem profissional;
- Salas equipadas com workstations de trabalho individual;
- Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite e Microsoft Office 365.
Candidaturas
Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > PEDIR INFORMAÇÃO
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC.
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.495,5€ (10% desconto).
24 prestações de 401,68€ (3.5% desconto).
30 prestações de 333€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.495,5€ (10% desconto).
1ª prestação(*): 2.892,11€ mais 12 prestações de 562,35€.
(*) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
Soluções de Financiamento:
Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.