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Jornalismo, Comunicação e Media Digitais

Higher Nationals (2 anos / Nível 5)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª 9H-13H

Participantes: 8-16 Alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Um curso global de Jornalismo, Comunicação e Media Digitais, com certificação internacional. Oportunidade para aprender com profissionais respeitados e com amplo conhecimento dos Média.

O percurso de aprendizagem é feito de aulas teóricas, práticas e projetuais em contexto real, numa experiência pedagógica e social enriquecedora, a pensar no crescimento pessoal e na inserção no mercado de trabalho.

Haverá também contacto com convidados de várias áreas, valorizando-se a partilha de conhecimento, a experiência e a criação de um network profissional.

Saídas Profissionais

  • Jornalismo Profissional: Imprensa, Rádio, Televisão e Multimédia;
  • Produção de conteúdo para publicações em suporte impresso ou digital;
  • Programas de entretenimento TV e Rádio;
  • Produção de guiões, escrita para conteúdos diversos;
  • Criação e produção de blogues, canais de youtube e gestão de redes sociais;
  • Assessoria de Imprensa, marketing de comunicação e outros.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

Competências

  • Compreender a importância do jornalismo nas sociedades contemporâneas e refletir sobre o papel do jornalismo num mundo globalizado e democrático;
  • Desenvolver a capacidade de leitura crítica da atualidade e pugnar por uma conduta ética e deontologicamente verdadeira;
  • Ampliar competências na comunicação escrita e oral, com absoluto domínio da língua materna, condições essenciais para um jornalista ou comunicador;
  • Dominar as técnicas e géneros jornalísticos nos diversos media;
  • Trabalhar a capacidade de hierarquizar informação e contar histórias em várias plataformas;
  • Produzir conteúdos informativos em diversos géneros e nas várias plataformas;
  • Compreender como o digital veio alterar o paradigma da Comunicação, quer do ponto de vista da produção de conteúdos, quer do consumo de informação, quer na criação de modelo de negócio;
  • Perceber como, na era da imagem, as redes sociais passaram a ter um papel essencial na comunicação;
  • Dominar as técnicas de comunicação audiovisual, seja em frente às câmaras, seja com um microfone à frente;
  • Trabalhar a escrita de conteúdos não informativos, tais como guiões para ficção, publicidade ou outras plataformas.

Coordenação e Tutoria

COORDENADOR: Nuno Azinheira

Profissional de Comunicação, foi jornalista durante 30 anos, com experiência em todas as áreas dos Média: imprensa, rádio, online e televisão. Especialista em Média, integrou a chefia de redação do DN, foi diretor de jornais e revistas, apresentou programas da TV Globo Portugal e na RTP, é comentador da SIC. É consultor de Comunicação, produtor de conteúdos, professor de Jornalismo e formador certificado, e ainda diretor-geral da empresa 4 Live Comunicação.

TUTOR: João Cunha

É jornalista profissional há mais de duas décadas. Quadro da Rádio Renascença, onde apresenta noticiários e faz reportagens de rádio e multimédia. Já percorreu os quatro cantos do mundo em serviço. Contar histórias é a sua maior paixão.

GESTORA PEDAGÓGICA: Dora Nobre

Professores

Nuno Azinheira
Consultor de Comunicação
https://www.linkedin.com/in/nunoazinheira/

João Cunha
Jornalista da Rádio Renascença
https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-cunha-1895932b/

Francisco Sena Santos
Jornalista
https://24.sapo.pt/autor/francisco-sena-santos

Conceição Queiroz
Jornalista da TVI
https://www.instagram.com/conceicaoqueiroztvi/?hl=pt

Miguel Crespo
Jornalista, investigador e professor universitário
https://www.linkedin.com/in/miguel-crespo-175450/

Pedro Miguel Costa
Jornalista da SIC e professor
https://www.linkedin.com/in/pedro-miguel-costa-022a48182/

Odacir JúniorRepórter de Imagem da SIC
https://www.linkedin.com/in/odacir-jr-90148917/

Ana Rute Peixinho
Content Manager na Roche
https://www.linkedin.com/in/rute-peixinho-483b2b86/

Paula Sá
Editora de Política no DN
https://www.linkedin.com/in/paula-s%C3%A1-720b612a/

Joana Petiz
Diretora do Dinheiro Vivo e Subdiretora do Diário de Notícias
https://www.linkedin.com/in/joana-petiz-75290329/

João Pedro Mendonça
Editor de desporto da RTP
https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-pedro-mendon%C3%A7a-31269540/

Raquel Costa
Diretora Executiva da Magg
https://www.linkedin.com/in/costraquel/

Catarina Santos
Editora Multimédia do Observador
https://www.linkedin.com/in/catarina-santos-journalist/

Caterina Foà
Investigadora e professora universitária
https://www.linkedin.com/in/caterina-foa/

José Vegar
Jornalista e escritor
https://www.linkedin.com/in/josevegar13/

Gonçalo Borges Dias
Fotojornalista
https://www.linkedin.com/in/goncaloborgesdias/

Catarina Carvalho
Diretora Executiva do jornal A Mensagem
https://www.linkedin.com/in/catarina-carvalho-0a669b78/

André Fontinha Raposo
Advogado
https://www.linkedin.com/in/andr%C3%A9-fontinha-raposo-a6b233a/

Dora Santos Silva
Investigadora e professora universitária
https://www.linkedin.com/in/dorasantossilva/

José Moreno
Consultor em Comunicação Digital
https://www.linkedin.com/in/jcmoreno/

Patrícia Muller
Escritora e guionista
https://www.linkedin.com/in/patricia-muller-1b408093/

Eduarda Laia
Argumentista
https://www.linkedin.com/in/eduarda-laia-5081b396/

Rúben de Almeida Domingues
Consultor de Marketing e Empreendedor
https://www.linkedin.com/in/rpadomingues/

Pedro Coelho dos Santos
Consultor de Comunicação
https://www.linkedin.com/in/pedro-coelho-dos-santos-594243112/

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO
Prática Jornalística e Novos Formatos de Media (Jornalism Practices)

Nesta Unidade, o aluno deve compreender a importância dos Media e do papel do jornalista nas sociedades contemporâneas, desenvolver competências básicas para a pesquisa e desenvolvimento de notícias, entrevistas e reportagens, em linguagem cuidada e em condições de serem publicadas.

INDÚSTRIA DOS MÉDIA (CREATIVE MEDIA INDUSTRY)

Ao mesmo tempo que procuram ganhar competências práticas jornalísticas e ferramentas comunicacionais, o aluno explora, nesta Unidade, as características específicas deste mercado, tendo em atenção as suas realidades históricas, políticas, económicas e tecnológicas.

JORNALISMO E SOCIEDADE (JOURNALISM & SOCIETY)

Os jornalistas trabalham num contexto social, político e legal muito particular. Esta Unidade permitirá ao aluno entender a relação entre os jornalistas e a sociedade, seja na sua vertente institucional, seja na sua componente ética e deontológica.

EMPREENDEDORISMO E CARREIRA (PROFESSIONAL PRACTICE)

As indústrias criativas estão em permanente mudança, na sequência do desenvolvimento da tecnologia, das mudanças sociais e dos contextos culturais. O objetivo desta unidade é apoiar o aluno na sua reflexão prática e nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. O aluno deve saber refletir sobre o desenvolvimento da sua carreira e reunir as competências necessárias para tal.

Fotojornalismo e Design de Comunicação (Digital Page Production)

Esta Unidade introduz a importância da imagem fotográfica na elaboração de uma história. O aluno deverá apreender a importância da imagem no desenvolvimento da comunicação e no design de páginas impressas ou de layouts multimédia.

Reportagem Multiplataforma (Reportage)

Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de se habituar aos processos e práticas de reportagem para Imprensa, Rádio e Televisão. Irá aprender como captar e editar imagens de forma a contar uma história e montá-la de forma estética e jornalisticamente relevantes para melhor informar.

Entrevista e Técnicas de Apresentação de Rádio e TV (Interview and Presentation Techniques)

Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de estudar e praticar entrevistas e técnicas de apresentação em televisão e rádio, aprendendo a procurar os factos, escrever para televisão e rádio, e desenvolver guiões para entrevistas.

PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT)

Perante um determinado tema, previamente definido, o aluno deve ser capaz, ao longo desta Unidade, de pesquisar, refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano para ser capaz de concretizar o projeto individual, que deve ser apresentado em um de dois suportes (vídeo ou digital). Ou seja, um programa de televisão ou blogue.

2º ANO
NOTÍCIAS E CONTEÚDOS (NEWS AND EDITORIAL)

Os avanços tecnológicos significativos dos últimos anos vieram alterar o velho conceito de que apenas os jornalistas, comentadores e colunistas podem constituir-se como fonte de notícias e de conteúdos editoriais. A Internet veio permitir o acesso de todos a tudo e deu poder para que qualquer pessoa possa construir, na sua própria plataforma, o seu conteúdo. A Unidade lança as seguintes questões: De que forma isso é possível? Que limites éticos e deontológicos? Que credibilidade?

ESTUDOS AVANÇADOS DE COMUNICAÇÃO (ADVANCED JOURNALISM STUDIES)

A Comunicação moderna e o jornalismo exigem profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta Unidade, o aluno desenvolve a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade. É ainda confrontado com as questões contemporâneas, éticas e deontológicas que são traduzidas no Direito dos Media.

JORNALISMO ESPECIALIZADO (SPECIALIST JOURNALISM)

A Comunicação moderna e o jornalismo exigem profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta Unidade, o aluno desenvolve a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade. É ainda confrontado com as questões contemporâneas, éticas e deontológicas que são traduzidas no Direito dos Media.

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

O objetivo desta Unidade é apoiar o aluno na transição entre os estudos e o mercado de trabalho ou o trabalho freelance. Elaborar planos de carreira, escrever currículos vitae, ferramentas legais, planos de negócio, criação de agendas próprias são os pontos abordados.

Escrita para Cinema e Televisão (Scripwriting for Film and TV)

Comunicar é criar afectos e gerar emoções. A escrita em Comunicação não é apenas a que se rege segundo os cânones jornalísticos. A criatividade, a originalidade e a desformatação são essenciais na geração de conteúdos para Televisão e Cinema. Nesta Unidade os alunos são convocados a criar as suas próprias histórias.

Marketing, Comunicação e Assessoria de Imprensa (Marketing & Promotion)

No mundo da comunicação, do jornalismo e das suas relações com os vários poderes, instituídos, os profissionais têm de ser capazes de conhecer o mercado e perceber de que forma devem chegar de modo eficaz aos seus recetores. Esta Unidade visa perceber a importância das relações públicas e desenvolver estratégias de comunicação e marketing.

PROJETO COLETIVO (COLABORATIVE PROJECT)

Esta Unidade foi pensada para desenvolver a interdisciplinariedade e a colaboração entre alunos, na concretização de um trabalho coletivo com base num conceito estabelecido previamente. O aluno tem a oportunidade de trabalhar em grupo e/ou com parceiros externos, criando experiências partilhadas.

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

Equipamento

  • Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama, cenários virtuais e Motion Capture;
  • Estúdios de Fotografia; Estúdios de Som;
  • Equipamentos de registo de áudio e Imagem profissional;
  • Salas equipadas com workstations de trabalho individual;
  • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite e Microsoft Office 365.

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
24 prestações de 386€ (3.5% desconto).
30 prestações de 320€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
1ª prestação(*): 2,779.20€ mais 12 prestações de 540.40€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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