No javascript ETIC | Curso Jornalismo, Comunicação e Media DigitaisJornalismo, Comunicação e Media Digitais – ETIC

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    Jornalismo, Comunicação e Media Digitais

    Higher Nationals (2 anos / Nível 5)

    Duração: 2 anos

    Datas: Outubro a Julho

    Horário: 2ª a 6ª 9H-13H

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    Um curso global de Jornalismo, Comunicação e Media Digitais, com certificação internacional. Oportunidade para aprender com profissionais respeitados e com amplo conhecimento dos Média.

    O percurso de aprendizagem é feito de aulas teóricas, práticas e projetuais em contexto real, numa experiência pedagógica e social enriquecedora, a pensar no crescimento pessoal e na inserção no mercado de trabalho.
    Haverá também contacto com convidados de várias áreas, valorizando-se a partilha de conhecimento, a experiência e a criação de um network profissional.

    Ao nível de competências, o aluno irá:
    > Compreender a importância do jornalismo nas sociedades contemporâneas e refletir sobre o papel do jornalismo num mundo globalizado e democrático;
    > Desenvolver a capacidade de leitura crítica da atualidade e pugnar por uma conduta ética e deontologicamente verdadeira;
    > Ampliar competências na comunicação escrita e oral, com absoluto domínio da língua materna, condições essenciais para um jornalista ou comunicador;
    > Dominar as técnicas e géneros jornalísticos nos diversos media;
    > Trabalhar a capacidade de hierarquizar informação, contar histórias, produzir conteúdos informativos em diversos géneros e nas várias plataformas;
    > Compreender como o digital veio alterar o paradigma da Comunicação, quer do ponto de vista da produção de conteúdos, quer do consumo de informação, quer na criação de modelo de negócio;
    > Perceber como, na era da imagem, as redes sociais passaram a ter um papel essencial na comunicação;
    > Dominar as técnicas de comunicação audiovisual, seja em frente às câmaras, seja com um microfone à frente;
    > Trabalhar a escrita de conteúdos não informativos, tais como guiões para ficção, publicidade ou outras plataformas.

    Saídas Profissionais

    • Jornalismo Profissional: Imprensa, Rádio, Televisão e Multimédia;
    • Produção de conteúdo para publicações em suporte impresso ou digital;
    • Programas de entretenimento TV e Rádio;
    • Produção de guiões, escrita para conteúdos diversos;
    • Criação e produção de blogues, canais de youtube e gestão de redes sociais;
    • Assessoria de Imprensa, marketing de comunicação e outros.

    Programa Erasmus+ e Estágios

    Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

    Coordenação e Tutoria

    COORDENADOR: Nuno Azinheira

    Profissional de Comunicação, foi jornalista durante 30 anos, com experiência em todas as áreas dos Média: imprensa, rádio, online e televisão. Especialista em Média, integrou a chefia de redação do DN, foi diretor de jornais e revistas, apresentou programas da TV Globo Portugal e na RTP, é comentador da SIC. É consultor de Comunicação, produtor de conteúdos, professor de Jornalismo e formador certificado, e ainda diretor-geral da empresa 4 Live Comunicação.

    TUTOR: João Cunha

    É jornalista profissional há mais de duas décadas. Quadro da Rádio Renascença, onde apresenta noticiários e faz reportagens de rádio e multimédia. Já percorreu os quatro cantos do mundo em serviço. Contar histórias é a sua maior paixão.

    GESTORA PEDAGÓGICA: Dora Nobre

    Certificação

    Os BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.

    Os cursos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).

    Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui

    Professores

    Nuno Azinheira
    Consultor de Comunicação
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    João Cunha
    Jornalista da Rádio Renascença
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    Francisco Sena Santos
    Jornalista
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    Marco Pinto
    Jornalista da TVI/CNN Portugal
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    Pedro Miguel Costa
    Jornalista da SIC e professor
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    Jorgue Guerreiro

    Repórter de Imagem da SIC
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    Ana Rute Peixinho
    Content Manager na Roche
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    Eunice Lourenço
    Editora de Política do Expresso
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    Joana Petiz
    Diretora do Dinheiro Vivo e Subdiretora do Diário de Notícias
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    João Pedro Mendonça
    Editor de desporto da RTP
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    Patrícia Correia Branco
    Diretora da Nova Gente
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    Caterina Foà
    Investigadora e professora universitária
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    José Vegar
    Jornalista e escritor
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    João Porfírio
    Fotojornalista / Editor de Fotografia no Observador
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    Catarina Carvalho
    Diretora Executiva do jornal A Mensagem
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    André Fontinha Raposo
    Advogado
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    José Moreno
    Consultor em Comunicação Digital
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    Manuel Mora Marques
    Guionista
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    Rúben de Almeida Domingues
    Consultor de Marketing e Empreendedor
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    Pedro Coelho dos Santos
    Consultor de Comunicação
    Saber +

    PLANO CURRICULAR

    1º ANO
    Prática Jornalística e Novos Formatos de Media (Jornalism Practices)

    Nesta Unidade, o aluno deve compreender a importância dos Media e do papel do jornalista nas sociedades contemporâneas, desenvolver competências básicas para a pesquisa e desenvolvimento de notícias, entrevistas e reportagens, em linguagem cuidada e em condições de serem publicadas.

    INDÚSTRIA DOS MÉDIA (CREATIVE MEDIA INDUSTRY)

    Ao mesmo tempo que procuram ganhar competências práticas jornalísticas e ferramentas comunicacionais, o aluno explora, nesta Unidade, as características específicas deste mercado, tendo em atenção as suas realidades históricas, políticas, económicas e tecnológicas.

    JORNALISMO E SOCIEDADE (JOURNALISM & SOCIETY)

    Os jornalistas trabalham num contexto social, político e legal muito particular. Esta Unidade permitirá ao aluno entender a relação entre os jornalistas e a sociedade, seja na sua vertente institucional, seja na sua componente ética e deontológica.

    EMPREENDEDORISMO E CARREIRA (PROFESSIONAL PRACTICE)

    As indústrias criativas estão em permanente mudança, na sequência do desenvolvimento da tecnologia, das mudanças sociais e dos contextos culturais. O objetivo desta unidade é apoiar o aluno na sua reflexão prática e nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. O aluno deve saber refletir sobre o desenvolvimento da sua carreira e reunir as competências necessárias para tal.

    Fotojornalismo e Design de Comunicação (Digital Page Production)

    Esta Unidade introduz a importância da imagem fotográfica na elaboração de uma história. O aluno deverá apreender a importância da imagem no desenvolvimento da comunicação e no design de páginas impressas ou de layouts multimédia.

    Reportagem Multiplataforma (Reportage)

    Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de se habituar aos processos e práticas de reportagem para Imprensa, Rádio e Televisão. Irá aprender como captar e editar imagens de forma a contar uma história e montá-la de forma estética e jornalisticamente relevantes para melhor informar.

    Entrevista e Técnicas de Apresentação de Rádio e TV (Interview and Presentation Techniques)

    Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de estudar e praticar entrevistas e técnicas de apresentação em televisão e rádio, aprendendo a procurar os factos, escrever para televisão e rádio, e desenvolver guiões para entrevistas.

    PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT)

    Perante um determinado tema, previamente definido, o aluno deve ser capaz, ao longo desta Unidade, de pesquisar, refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano para ser capaz de concretizar o projeto individual, que deve ser apresentado em um de dois suportes (vídeo ou digital). Ou seja, um programa de televisão ou blogue.

    2º ANO
    PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS E MAGAZINES (Magazine & Feature Production)

    O jornalismo não é só hard News. É também a capacidade de envolvermos os leitores com histórias que informem, façam pensar e emocionem. Em papel ou online, o jornalismo é cada vez mais reportagem, explicação, contextualização. Nesta unidade, vamos trabalhar essa capacidade de contar histórias relevantes (escritas ou Multimédia) que permitam a capacidade de criar magazines online e revistas em papel.

    ESTUDOS AVANÇADOS DE COMUNICAÇÃO (ADVANCED JOURNALISM STUDIES)

    A Comunicação moderna e o jornalismo exigem profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta Unidade, o aluno desenvolve a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade. É ainda confrontado com as questões contemporâneas, éticas e deontológicas que são traduzidas no Direito dos Media.

    JORNALISMO ESPECIALIZADO (SPECIALIST JOURNALISM)

    A Comunicação moderna e o jornalismo exigem profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta Unidade, o aluno desenvolve a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade. É ainda confrontado com as questões contemporâneas, éticas e deontológicas que são traduzidas no Direito dos Media.

    NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

    O objetivo desta Unidade é apoiar o aluno na transição entre os estudos e o mercado de trabalho ou o trabalho freelance. Elaborar planos de carreira, escrever currículos vitae, ferramentas legais, planos de negócio, criação de agendas próprias são os pontos abordados.

    Escrita para Cinema e Televisão (Scripwriting for Film and TV)

    Comunicar é criar afectos e gerar emoções. A escrita em Comunicação não é apenas a que se rege segundo os cânones jornalísticos. A criatividade, a originalidade e a desformatação são essenciais na geração de conteúdos para Televisão e Cinema. Nesta Unidade os alunos são convocados a criar as suas próprias histórias.

    Marketing, Comunicação e Assessoria de Imprensa (Marketing & Promotion)

    No mundo da comunicação, do jornalismo e das suas relações com os vários poderes, instituídos, os profissionais têm de ser capazes de conhecer o mercado e perceber de que forma devem chegar de modo eficaz aos seus recetores. Esta Unidade visa perceber a importância das relações públicas e desenvolver estratégias de comunicação e marketing.

    PROJETO COLETIVO (COLABORATIVE PROJECT)

    Esta Unidade foi pensada para desenvolver a interdisciplinariedade e a colaboração entre alunos, na concretização de um trabalho coletivo com base num conceito estabelecido previamente. O aluno tem a oportunidade de trabalhar em grupo e/ou com parceiros externos, criando experiências partilhadas.

    INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

    O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
    As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
    É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

    Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
    Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

    Equipamento

    • Estúdio de Vídeo e Multimédia com ciclorama, cenários virtuais e Motion Capture;
    • Estúdios de Fotografia; Estúdios de Som;
    • Equipamentos de registo de áudio e Imagem profissional;
    • Salas equipadas com workstations de trabalho individual;
    • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite e Microsoft Office 365.

    Candidaturas

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    – 12.º Ano de Escolaridade.
    – Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
    – Elaboração de um texto durante a entrevista de seleção sobre um tema de atualidade informativa – 1.000 / 1.500 caracteres.
    Esta prova tem como objetivo testar os conhecimentos do candidato sobre a atualidade informativa e a sua capacidade de expressão escrita.
    – Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > Visita à escola (opcional )

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    Condições

    INSCRIÇÃO
    600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

    (*) Pode ser pago 300€ no ato da matricula seguido de 2 prestações no valor de 150€/cada a liquidar em setembro e outubro

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.725,00€ (10% desconto).
    24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
    30 prestações de 350,00€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
    (**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

     

    Soluções de Financiamento:
    Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
    O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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