Apresentação
Este é um curso global de Jornalismo, Comunicação e Media Digitais, com certificação internacional HND. O aluno tem a oportunidade de aprender jornalismo com profissionais de renome, com amplo conhecimento da vida nas redações. Aqui lecionam profissionais como José Alberto Carvalho, Judite Sousa, Pedro Mourinho, Rita Marrafa de Carvalho, José Vegar, Paulo Moura, Filomena Martins, Ricardo Martins Pereira, Nuno Santos, entre muitos outros. O percurso académico é feito de aulas teóricas e práticas em contexto real, numa experiência pedagógica e social enriquecedora, a pensar no crescimento pessoal e na inserção no mercado de trabalho.
orientações Profissionais
Jornalismo Profissional: Imprensa, Rádio, Televisão e Multimédia
Produção de conteúdo para publicações jornalísticas em suporte impresso ou digital
Programas de entretenimento TV e Rádio
Criação e produção de blogues, canais de youtube e gestão de redes sociais
Coordenação e Tutoria
NUNO AZINHEIRA — Coordenador
Profissional de Comunicação, foi jornalista durante 30 anos, com experiência em todas as áreas dos Média: imprensa, rádio, online e televisão. Especialista em Média, integrou a chefia de redação do DN, foi diretor de jornais e revistas, apresentou programas da TV Globo Portugal e na RTP, é comentador da SIC. É consultor de Comunicação, professor de Jornalismo e formador certificado e diretor-geral da empresa 4 Live Comunicação.
JOÃO CUNHA PEIXINHO — Tutor
É jornalista profissional há mais de duas décadas. Quadro da Rádio Renascença, onde apresenta noticiários e faz reportagens de rádio e multimédia. Já percorreu os quatro cantos do mundo em serviço. Contar histórias é a sua maior paixão.
Professores
Nuno Azinheira//Coordenador
João Cunha Peixinho//Tutor
Miguel Crespo
João Lopes
Caterina Foa
João Silva
António Pedro Santos
Sena Santos
Joana Latino
Rodrigo Lobo
Pedro Mourinho
Conceição Queiroz
José Vegar
Germano de Almeida
Catarina Santos
José Moreno
André Fontinha Raposo
Anselmo Crespo
Filipe Alves
Ana Rute Peixinho
João Pedro Mendonça
Raquel Costa
Nuno Galopim
Luís Filipe Borges
Ruben de Almeida Domingues
Convidados:
José Alberto Carvalho
José Vegar
António Granado
Judite de Sousa
Bento Rodrigues
Luís Paixão Martins
Tiago Silva Ferreira
Pedro Coelho dos Santos
UNIDADES CURRICULARES
Nesta Unidade, o aluno deve compreender a importância dos Media e do papel do jornalista nas sociedades contemporâneas, desenvolver competências básicas para a pesquisa e desenvolvimento de notícias, entrevistas e reportagens, em linguagem cuidada e em condições de serem publicadas.
PROFESSOR: Nuno Azinheira.
Convidados:José Alberto Carvalho, José Vegar e António Granado
Ao mesmo tempo que procuram ganhar competências práticas jornalísticas e ferramentas comunicacionais, o aluno explora, nesta Unidade, as características específicas deste mercado, tendo em atenção as suas realidades históricas, políticas, económicas e tecnológicas.
PROFESSOR: Miguel Crespo
Os jornalistas trabalham num contexto social, politico e legal muito particular. Esta Unidade permitirá ao aluno entender a relação entre os jornalistas e a sociedade, seja na sua vertente institucional, quer na sua componente ética e deontológica.
PROFESSOR: João Lopes
As indústrias criativas estão em permanente mudança, na sequência do desenvolvimento da tecnologia, das mudanças sociais e dos contextos culturais. O objetivo desta unidade é apoiar o aluno na sua reflexão prática e nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. O aluno deve saber refletir sobre o desenvolvimento da sua carreira e reunir as competências necessárias para tal.
PROFESSORES: Miguel Crespo e Caterina Foa
Esta Unidade introduz a importância da imagem fotográfica na elaboração de uma história. O aluno deverá apreender a importância da imagem no desenvolvimento da comunicação e no design de páginas impressas ou de layouts multimédia.
PROFESSORES: João Silva e António Pedro Santos
Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de se habituar aos processos e práticas de reportagem para rádio e televisão, captação e edição de imagem. Irá aprender como captar imagens de forma a contar uma história e montá-la de forma estética e jornalisticamente relevantes para melhor informar.
PROFESSORES: Sena Santos, Nuno Azinheira, João Cunha, Joana Latino, Rodrigo Lobo
Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de estudar e praticar entrevistas e técnicas de apresentação em televisão e rádio, aprendendo a procurar os factos, escrever para televisão e rádio, formular guiões para entrevistas.
PROFESSORES: Nuno Azinheira, João Cunha, Pedro Mourinho/Conceição Queiroz,.
Convidados; Judite de Sousa e Bento Rodrigues
Perante um determinado tema, previamente definido, o aluno deve ser capaz, ao longo desta Unidade, de pesquisar, refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano para ser capaz de concretizar o projeto individual, que deve ser apresentado em um de dois suportes (vídeo ou digital). Ou seja, um programa de televisão ou blogue.
PROFESSOR: José Vegar
Os avanços tecnológicos significativos dos últimos anos vieram alterar o velho conceito de que apenas os jornalistas, comentadores e colunistas podem constituir-se como fonte de notícias e de conteúdos editoriais. A Internet veio permitir o acesso de todos a tudo e deu poder para que qualquer pessoa possa construir, na sua própria plataforma, o seu conteúdo. A Unidade lança as seguintes questões: De que forma isso é possível? Que limites éticos e deontológicos? Que credibilidade?
PROFESSORES: Nuno Azinheira. Germano de Almeida e Catarina Santos.
A Comunicação moderna e o jornalismo exigem profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta Unidade, o aluno desenvolve a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade.
PROFESSORES: Miguel Crespo, José Moreno, André Fontinha Raposo.
O Jornalista é um especialista em generalidades. No mundo global, em que todos têm acesso a tudo, só os mais especializados são capazes de chegar mais longe na profissão. Nesta Unidade, o aluno trabalha na especialização das suas competências (nos mais diferentes formatos). No final, será capaz de comunicar para leitores e consumidores especializados em política, justiça, economia, saúde ou desporto
PROFESSORES: Nuno Azinheira , Anselmo Crespo, Filipe Alves, Ana Rute Peixinho., João Pedro Mendonça, Raquel Costa, Nuno Galopim.
O objetivo desta Unidade é apoiar o aluno na transição entre os estudos e o mercado de trabalho ou o trabalho freelance. Elaborar planos de carreira, escrever currículos vitae, ferramentas legais, planos de negócio, criação de agendas próprias são os pontos abordados.
PROFESSORES: Miguel Crespo e Caterina Foa.
PROFESSORES: João Lopes e Luís Filipe Borges
No mundo da comunicação, do jornalismo e das suas relações com os vários poderes, instituídos, os profissionais têm de ser capazes de conhecer o mercado e perceber de que forma devem chegar de modo eficaz aos seus recetores. Esta Unidade visa perceber a importância das relações públicas e desenvolver estratégias de comunicação e marketing.
PROFESSORES: Nuno Azinheira e Ruben de Almeida Domingues
Convidados: Luís Paixão Martins, Tiago Silva Ferreira, Pedro Coelho dos Santos
Esta Unidade foi pensada para desenvolver a interdisciplinariedade e a colaboração entre alunos, na concretização de um trabalho coletivo com base num conceito estabelecido previamente. O aluno tem a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, e/ou com parceiros externos com experiências partilhadas.
PROFESSORES: José Vegar
O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.
Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
Equipamento
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite e Microsoft Office 365. Estúdios de Som, Fotografia, Vídeo e Multimédia com ciclorama e sistema de cenários virtuais e de Motion Capture. Equipamentos de registo de áudio e Imagem profissional.
Candidaturas
Requisitos:
- 12.º Ano de Escolaridade.
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
- Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
- Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€
Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias
Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.