No javascript ETIC | Curso Jornalismo, Comunicação e Media Digitais

Jornalismo, Comunicação e Media Digitais

Higher Nationals (2 anos)

Duração: 2 anos

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª 9H-13H

Participantes: 8-16 Alunos

Idioma: Português

Apresentação

Este é um curso global de Jornalismo, Comunicação e Media Digitais, com certificação internacional HND. O aluno tem a oportunidade de aprender jornalismo com profissionais de renome, com amplo conhecimento da vida nas redações. Aqui lecionam profissionais como José Alberto Carvalho, Judite Sousa, Pedro Mourinho, Rita Marrafa de Carvalho, José Vegar, Paulo Moura, Filomena Martins, Ricardo Martins Pereira, Nuno Santos, entre muitos outros. O percurso académico é feito de aulas teóricas e práticas em contexto real, numa experiência pedagógica e social enriquecedora, a pensar no crescimento pessoal e na inserção no mercado de trabalho.

orientações Profissionais

Jornalismo Profissional: Imprensa, Rádio, Televisão e Multimédia
Produção de conteúdo para publicações jornalísticas em suporte impresso ou digital
Programas de entretenimento TV e Rádio
Criação e produção de blogues, canais de youtube e gestão de redes sociais

Coordenação e Tutoria

NUNO AZINHEIRA — Coordenador

Jornalista há 30 anos, com experiência em todas as áreas dos Média: imprensa, rádio, online e televisão. Especialista em Média, integrou a chefia de redação do DN, foi diretor de jornais e revistas, apresentou programas da TV Globo Portugal e na RTP, é comentador da SIC. Dirige a NTV desde 2008 (em papel e em canal digital). É professor de Jornalismo e formador certificado e diretor-geral da empresa Palavras Ditas.

JOÃO CUNHA PEIXINHO — Tutor

joao.peixinho@professores.etic.pt. Jornalista da Rádio Renascença.

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO
INTRODUÇÃO À PRÁTICA JORNALÍSTICA (Journalism Practices)

Nesta Unidade, o aluno deve compreender a importância dos Media e do papel do jornalista nas sociedades contemporâneas, desenvolver competências básicas para a pesquisa e desenvolvimento de notícias, entrevistas e reportagens, em linguagem cuidada e em condições de serem publicadas.

PROFESSORES: Nuno Azinheira, José Alberto Carvalho, António Granado e José Vegar

INDÚSTRIA DOS MÉDIA (CREATIVE MEDIA INDUSTRY)

Ao mesmo tempo que procuram ganhar competências práticas jornalísticas e ferramentas comunicacionais, o aluno explora, nesta Unidade, as características específicas deste mercado, tendo em atenção as suas realidades históricas, políticas, económicas e tecnológicas.

PROFESSORES: Miguel Crespo e João Lopes

JORNALISMO E SOCIEDADE (JOURNALISM & SOCIETY)

Os jornalistas trabalham num contexto social, politico e legal muito particular. Esta Unidade permitirá ao aluno entender a relação entre os jornalistas e a sociedade, seja na sua vertente institucional, quer na sua componente ética e deontológica.

PROFESSORES: Miguel Crespo, Filomena Martins

EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA (PROFESSIONAL PRACTICE)

As indústrias criativas estão em permanente mudança, na sequência do desenvolvimento da tecnologia, das mudanças sociais e dos contextos culturais. O objetivo desta unidade é apoiar o aluno na sua reflexão prática e nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. O aluno deve saber refletir sobre o desenvolvimento da sua carreira e reunir as competências necessárias para tal.

PROFESSORES: Nuno Azinheira e Nuno Santos

INOVAÇÃO E DESIGN DE COMUNICAÇÃO (Digital Page Production)

Esta Unidade introduz a importância da imagem fotográfica na elaboração de uma história. O aluno deverá apreender a importância da imagem no desenvolvimento da comunicação e no design de páginas impressas ou de layouts multimédia.

PROFESSORES: João Silva e António Pedro Santos

REPORTAGEM, CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGEM (FILM & VÍDEO EDITING)

Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de se habituar aos processos e práticas de reportagem para rádio e televisão, captação e edição de imagem. Irá aprender como captar imagens de forma a contar uma história e montá-la de forma estética e jornalisticamente relevantes para melhor informar.

PROFESSORES: João Cunha, Carlos Pinota e Rita Marrafa de Carvalho

ENTREVISTAS E TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO (INTERVIEW & PRESENTATION TECHNIQUES)

Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de estudar e praticar entrevistas e técnicas de apresentação em televisão e rádio, aprendendo a procurar os factos, escrever para televisão e rádio, formular guiões para entrevistas.

PROFESSORES: Nuno Azinheira, Judite Sousa, Pedro Mourinho

PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT)

Perante um determinado tema, previamente definido, o aluno deve ser capaz, ao longo desta Unidade, de pesquisar, refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano para ser capaz de concretizar o projeto individual, que deve ser apresentado em um de dois suportes (vídeo ou digital). Ou seja, um programa de televisão ou blogue.

PROFESSORES: Nuno Azinheira e Miguel Crespo

2º ANO
NOTÍCIAS E CONTEÚDOS (NEWS AND EDITORIAL)

Os avanços tecnológicos significativos dos últimos anos vieram alterar o velho conceito de que apenas os jornalistas, comentadores e colunistas podem constituir-se como fonte de notícias e de conteúdos editoriais. A Internet veio permitir o acesso de todos a tudo e deu poder para que qualquer pessoa possa construir, na sua própria plataforma, o seu conteúdo. A Unidade lança as seguintes questões: De que forma isso é possível? Que limites éticos e deontológicos? Que credibilidade?

PROFESSORES: Nuno Azinheira e Luís Sobral

ESTUDOS AVANÇADOS DE COMUNICAÇÃO (ADVANCED JOURNALISM STUDIES)

A Comunicação moderna e o jornalismo exigem profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta Unidade, o aluno desenvolve a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade.

PROFESSORES: Nuno Azinheira, Nuno Santos, Luís Filipe Borges, Francisco Sena Santos e João Santareno de Sousa

JORNALISMO ESPECIALIZADO (SPECIALIST JOURNALISM)

O Jornalista é um especialista em generalidades. No mundo global, em que todos têm acesso a tudo, só os mais especializados são capazes de chegar mais longe na profissão. Nesta Unidade, o aluno trabalha na especialização das suas competências (nos mais diferentes formatos). No final, será capaz de comunicar para leitores e consumidores especializados em política, justiça, economia, saúde ou desporto

PROFESSORES: Anselmo Crespo, Sara Antunes de Oliveira, Filipe Alves e Ana Rute Peixinho

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

O objetivo desta Unidade é apoiar o aluno na transição entre os estudos e o mercado de trabalho ou o trabalho freelance. Elaborar planos de carreira, escrever currículos vitae, ferramentas legais, planos de negócio, criação de agendas próprias são os pontos abordados.

PROFESSORES: Miguel Crespo e Paulo Moura

MULTIMÉDIA E REDES SOCIAIS (SOCIAL MEDIA PRAcTICE)

Esta Unidade explora o novo ecossistema cultural da comunicação, em que as redes sociais e os medias digitais têm uma importância crescente. Facebook, Twitter, Linkedin, blogues, sites e aplicações são hoje uma ferramenta essencial. A Unidade permite ao aluno analisar o mercado e desenvolver uma estratégia de comunicação digital.

PROFESSORES: Miguel Crespo, Ricardo Tomé e Helena Santos

RELAÇÕES PÚBLICAS, MARKETING E COMUNICAÇÃO (MARKETING AND PROMOTION)

No mundo da comunicação, do jornalismo e das suas relações com os vários poderes, instituídos, os profissionais têm de ser capazes de conhecer o mercado e perceber de que forma devem chegar de modo eficaz aos seus recetores. Esta Unidade visa perceber a importância das relações públicas e desenvolver estratégias de comunicação e marketing.

PROFESSORES: Nuno Azinheira, Luís Paixão Martins e Afonso Veiga Lopes

PROJETO COLETIVO (COLABORATIVE PROJECT)

Esta Unidade foi pensada para desenvolver a interdisciplinariedade e a colaboração entre alunos, na concretização de um trabalho coletivo com base num conceito estabelecido previamente. O aluno tem a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, e/ou com parceiros externos com experiências partilhadas.

PROFESSORES: Nuno Azinheira e Miguel Crespo

Professores

José Alberto Carvalho

Pivô do Jornal Das 8 (Tvi)

Judite Sousa

Diretora Adjunta de Informação da TVI

Nuno Santos

Antigo Diretor da RTP, Sic e Sic Notícias

Pedro Mourinho

Jornalista e pivô da Sic

Rita Marrafa De Carvalho

Jornalista e Editora da Rtp

Carlos Pinota

Repórter de Imagem RTP

Filomena Martins

Diretora Adjunta do Observador

Francisco Sena Santos

Jornalista de Rádio

João Santareno De Sousa

Professor

João Cunha

Jornalista da Rádio Renascença

José Vegar

Jornalista, Investigador e Escritor

Paulo Moura

Grande Repórter

Anselmo Crespo

Jornalista, Subdiretor da TSF

Sara Antunes De Oliveira

Jornalista Especializada Em Justiça (Sic)

Filipe Alves

Diretor do Jornal Económico

Ana Rute Peixinho

Jornalista da Agencia Lusa

João Lopes

Jornalista e Critico de Cinema

Miguel Crespo

Jornalista e Professor Universitário

António Pedro Santos

Fotojornalista

João Silva

Professor e Designer

Luís Sobral

Diretor de Media da Federação Portuguesa de Futebol

António Granado

Jornalista e Professor Universitário da FCSH

Helena Santos

Consultora de Marketing Digital e Formadora Certificada

Luís Paixão Martins

Especialista em Relações Públicas e Conselho de Comunicação

Ricardo Tomé

Diretor da Média Capital Digital

Equipamento

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite e Microsoft Office 365. Estúdios de Som, Fotografia, Vídeo e Multimédia com ciclorama e sistema de cenários virtuais e de Motion Capture. Equipamentos de registo de áudio e Imagem profissional.

Candidaturas

Requisitos:

  • 12.º Ano de Escolaridade.
  • Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
  • Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
  • Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.162,50€ (10% desconto)
24 prestações de 371.93€ (3.5% desconto)
30 prestações de 308,33€

Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias

Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.