No javascript ETIC | Curso Makeup & HairstylingMakeup & Hairstyling – ETIC

Makeup & Hairstyling

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 270h

Datas: Outubro a julho

Horário: 4ª e 6ª / 19H-22H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma : Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Pode incluir também aulas online, aulas simultâneas e atividades letivas fora do período normal de aula.

Galeria

Apresentação

O Curso de Makeup e Hairstyling junta duas das profissionais mais conceituadas do mercado português da Moda — Antónia Rosa e Helena Vaz Pereira — num formato de ensino único que te prepara na prática para entrar no mercado da imagem de Moda.

Responsáveis pelos inesquecíveis cabelos e maquilhagem que vemos desfilar na ModaLisboa, esta dupla propõe-se a trazer um curso focado em projetos práticos, desenvolvidos em parceria com profissionais da área e clientes reais.

No final do curso ficas apto a executar projetos de Makeup e Hairstyling para diversos contextos — comerciais, artísticos e editoriais —, demonstrados num portefólio variado e completo, repleto de trabalhos de nível profissional que demonstrem as tuas capacidades técnicas e criativas.

Para informações mais detalhadas acerca dos projetos que irás desenvolver ao longo do curso, consulta o programa curricular.

Para veres o portefólio de trabalhos realizados pelos nossos alunos, consulta www.instagram.com/modaetic

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Makeup artist
  • Caracterizador para cinema, teatro e televisão
  • Hairstylist
  • Criador de conteúdos visuais

COMPETÊNCIAS

  • Criar diversos tipos de looks, de acordo com as especificidades do projeto (comercial, artístico ou editorial).
  • Responder a um briefing criativo de forma assertiva e profissional.
  • Desenvolver conceitos visuais impactantes, alinhados com a ocasião e com a identidade de um determinado cliente.
  • Conhecer as principais referências históricas e contemporâneas da maquilhagem e cabelos, incorporando-as de forma pertinente no seu próprio processo de pesquisa.
  • Identificar tendências emergentes e incorporá-las na sua visão criativa.
  • Conhecer e aplicar os conceitos base da maquilhagem e do styling de cabelos.
  • Conhecer e dominar os diferentes produtos e técnicas de maquilhagem e cabelos.
  • Preparar as condições de utilização e higiene e segurança dos espaços, produtos e equipamentos.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

RESPONSÁVEL DE CURSO

LUIS SANTOS
Designer, Professor e Investigador
linkedin.com/in/luisrcsantos

GESTORA PEDAGÓGICA

DORA NOBRE

PLANO CURRICULAR

UNIDADE 1 // PRINCÍPIOS DA MAKEUP E DO HAIRSTYLING

Ao longo desta unidade vais aprender os princípios inerentes à prática da maquilhagem e do styling de cabelos profissionais.  De uma forma teórico-prática vais ser introduzido às diversas práticas profissionais e referências da área, contextualizadas com o atual mercado de trabalho.

CONTEÚDOS

  • O profissional de maquilhagem e cabelos
      • Principais funções
      • Comportamento e postura profissional
      • Ética e Moral no contexto profissional
      • Materiais e equipamentos de trabalho: o estojo profissional
  • A consulta de beleza
  • Filosofia da maquilhagem e cabelos
      • Diagnóstico, limpeza, hidratação e tratamentos de pele e cabelos
      • Fisionomia, etnia e estilos de rosto e cabelo
      • Luz, sombra e estudo da cor
      • Modelação, camuflagem e correção de pele
      • Face Charts e a sua utilidade
      • Os produtos de maquilhagem e cabelos e as suas fórmulas
      • Higiene e preservação de material
  • História aplicada da maquilhagem e cabelos
  • Imagem, cabelos e make-up: a adaptação das linguagens aos diferentes meios de comunicação
  • O processo criativo: identificação de tendências, temas e conceitos visuais, pesquisa e experimentação
UNIDADE 2 // BEAUTY

Nesta unidade vais aprender a criar looks comerciais, direcionados a clientes na área da televisão, publicidade e comunicação de beleza e de moda.

CONTEÚDOS

  • Tipos de looks comerciais: beleza e moda
  • A adaptação de referências de moda para looks diários
  • O conceito do “no-makeup”
  • Maquilhagem Masculina
  • Maquilhagem Madura
  • Cabelos: esticar e apanhar em rabo-de-cavalo
  • Briefing: Análise, pesquisa e experimentação
  • Social Media e criação de conteúdos; Influencing Strategy; Marketing Pessoal
  • A influência da iluminação da fotografia na maquilhagem: flash, iluminação natural e iluminação contínua
  • Criação e seleção de imagens estáticas e em movimento
  • Sessão fotográfica
UNIDADE 3 // SOCIAL EVENT

Neste projeto irás aprender a executar looks para eventos sociais. Seja uma gala, uma “red carpet” ou qualquer outra cerimónia, estes looks primam pela elegância e intemporalidade, enaltecendo as características específicas de cada pessoa.

CONTEÚDOS

  • Tipos de looks de eventos: noivas, galas e cerimónias
  • Leitura do perfil de cliente
      • Estilos e tipologias
      • Gestão de expectativas
      • A realização da prova
  • Sobrancelhas: definir com depilação vs maquilhar
  • Olhos: esfumado vs gráfico
  • Pestanas: naturais vs postiças
  • Rosto: contouring e iluminação vs aplicação consoante estrutura óssea
  • Lábios: reequilibrar vs dar volume
  • Cabelos: ondular e rolos; apanhados (banana, chighons e semi-apanhado)
  • Sessão fotográfica
UNIDADE 4 // FASHION EDITORIAL

Neste projeto vais desenvolver looks focados no potencial disruptivo da moda, explorando tendências e conceitos visuais contemporâneos.

CONTEÚDOS

  • Adequação da maquilhagem e cabelos para o contexto moda: comercial vs editorial
  • Maquilhagem: aplicações
  • Cabelos: tranças e aplicação de postiços
  • Fontes de inspiração em moda e desenvolvimento de conceitos visuais
  • Identificação e interpretação de tendências de moda em maquilhagem e cabelos
  • A adequação da maquilhagem e cabelos ao styling
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e experimentação
  • Sessão fotográfica
UNIDADE 5 // PARTY LOOK

O ambiente de festa propicia looks mais arrojados onde a energia e excentricidade podem ser explorados livremente. Neste projeto irás aprender a criar looks irreverentes, apropriados para festas, espetáculos e performances.

CONTEÚDOS

  • Adequação da maquilhagem e cabelos para looks de festa
  • Cabelos: aplicação de acessórios
  • Maquilhagem “drag”
  • Adequação da maquilhagem e cabelos ao outfit e evento
  • Briefing: Análise, pesquisa e experimentação
  • Sessão fotográfica
UNIDADE 6 // ARTISTIC IMAGE

Nesta unidade vais explorar a dimensão performativa dos cabelos e da maquilhagem. Vais aprender algumas das técnicas utilizadas na indústria da arte do entretenimento, explorando-as no contexto da imagem artística.

CONTEÚDOS

  • A maquilhagem e cabelos na indústria da arte e do entretenimento
      • Técnicas de caracterização
      • Body e face painting
      • Hair coloring
  • Adequação da maquilhagem e cabelos à linguagem visual
  • Briefing: Análise, pesquisa e experimentação
  • Sessão fotográfica
UNIDADE 7 // FASHION EVENT

Neste projeto irás desenvolver a maquilhagem e cabelos para um Evento de   Moda, de acordo com a identidade do evento e dos seus criadores de Moda.

CONTEÚDOS

  • Maquilhagem e cabelos para eventos de moda: desfiles e performances
  • A utilização da caracterização na maquilhagem de moda
  • Exploração tridimensional e performativa dos cabelos em movimento
  • Antes, durante e depois do evento
  • Briefing: Análise, pesquisa e experimentação
  • Evento de Moda; Backstage
UNIDADE 8 // AUTO-PROMOÇÃO

Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

CONTEÚDOS

  • Criação e gestão de negócio
  • Angariação e gestão de clientes
  • Apresentação e orçamentação de propostas a clientes
  • O portefólio profissional

EQUIPAMENTO

  • Atelier de moda equipado com maquinaria industrial;
  • Estúdios de Fotografia equipados com luz contínua e flash eletrónico;
  • Estúdio de Vídeo e Multimédia, ciclorama e sistema de cenários virtuais e motion capture;
  • Salas equipadas com workstation de trabalho individuais, iMac e Pc;
  • Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

PARCERIAS

PARQ MAGAZINE
Revista Independente de Moda e Tendências
instagram.com/parqmag
parqmag.com

L’ORÉAL
www.loreal.com/pt-pt/portugal
www.instagram.com/lorealportugal

CANDIDATURAS

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

CONDIÇÕES

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 2.720,00€ (15% desconto).
9 prestações: 334,22€ (6% desconto).
12 prestações: 250,67€ (6% desconto).
18 prestações: 177,78€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.700,00€ (15% desconto).
1ª prestação(*):  902,40€ mais 9 prestações de: 233,96€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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