No javascript

Técnico de Som

Cursos ETIC (1 ANO)

Duração: 280 horas

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 19H-23H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Apresentação

O Som e a Música sempre estiveram presentes no nosso quotidiano e cada vez mais temos consciência e prazer nisso. Estúdio, televisão, cinema, rádio, som ao vivo ou diferido são áreas que não vivem sem a mestria e o ouvido de um bom Técnico de Som.

As inovações tecnológicas transformaram em pouco tempo toda a indústria relacionada com o som, e exigem cada vez mais uma sólida base de formação que permita a tomada de decisões acertadas nas mais diversas situações; desde a escolha do microfone ou plug-in, ao dimensionamento de um sistema de reforço sonoro para qualquer tipo de evento.

O curso de Técnico de Som foi criado a pensar nos alunos que procuram uma formação inicial nesta área , ou o desenvolvimento de conhecimentos previamente adquiridos, num horário pós-laboral com um programa curricular que equilibra a teoria e a prática, promovendo o desenvolvimento das capacidades técnicas, criaIvas e colaborativas de cada aluno.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Técnico de Som (estúdio, pós-produção áudio, masterização, espectáculos ao vivo).
  • Projectos, actividades culturais e empresas que necessitem da manipulação do áudio nas suas diferentes vertentes, musicais, radiofónicas, televisivas, cinematográficas e novos media digitais.

Coordenação e Tutoria

CARLOS VALES (CAJÓ) — RESPONSÁVEL DE CURSO

Técnico de som, Produtor, Formador AVID. Divide a sua actividade entre o Estúdio (Produção, gravação mistura e masterização) , o som ao vivo e actividades lectivas.
Iniciou a atividade de técnico de som em 1982.
Formador cerIficado AVID em Pro Tools 101-110.

JOÃO FERREIRA GOMES — COORDENADOR
Músico, Produtor e Professor, já tocou com bandas e artistas como LX-90, Delfins, Mazgani, Rita Redshoes, JP Simões e Valete e trabalhou em dezenas de álbuns desde os anos 90.
Técnico de Som e Pós-produtor.

ANDRÉ PRISTA — GESTOR PEDAGÓGICO
Produtor, Músico, Compositor, Técnico de Som.
Teve a primeira banda aos 15 anos e, aos 17 anos, o primeiro gravador de 4 pistas.
A paixão pela música e pela engenharia de som foi sempre alimentada pelas diversas oportunidades da vida quer pessoal quer profissional.
Trabalhou com nomes como Bob Katz, Brian “Big Bass” Gardner, Dennis Ward, André Matos (Angra), Rafael Bittencourt, Henning Basse, Akira Takasaki, entre outros.
Abraçou o projeto pedagógico ETIC onde exerce a função de Gestor Pedagógico e professor há 15 anos.

NUNO RUA — TUTOR
Sound Designer, Técnico de Som, Diretor de Som para Cinema, Pós-Produtor e Tutor no curso Higher Nationals Sound Design For New Media Production na ETIC, desde 2014. Dirige, pós-produz e mistura trabalhos com maior foco nas áreas do Cinema e Televisão documental onde assinou as biografias de Jorge Listopad, Eduardo Prado Coelho, Joana Vasconcelos e Maria Gabriela Llansol. Colabora com artistas de diversas áreas, tais como, a exposição “Overflow” do artista Tadashi Kawamata @maat e a exposição”A Tendency to Forget” de Ângela Ferreira @museu Berardo, obra vencedora do prémio BES NOVO FOTO 2015, que atualmente faz parte do espólio do museu Tate Modern London.

Plano Curricular

UNIDADE 1 // FUNDAMENTOS
  • M1 Corrente elétrica, Componentes eletrónicos e áudio analógico e digital.
  • M2 Fenómenos de Interferência.
  • M3 Isolamento e acondicionamento acústico.
  • M4 Organologia.

Esta unidade aborda os conceitos fundamentais do funcionamento dos equipamentos eletrónicos desde a corrente elétrica à conversão de sinais analógicos e digitais.
Pretende-se uma abordagem prática, que relacione estes conceitos com a utilização dos equipamentos e que identifique a função dos diversos componentes eletrónicos no funcionamento de microfones, amplificadores, altifalantes, crossovers, etc.
O conhecimento dos fenómenos que interferem na forma como nos apercebemos do som é determinante na forma como escolhemos os microfones, dimensionamos sistemas de amplificação ou como posicionamos os diversos instrumentos numa mistura. Estas interações serão explicadas através de exemplos práticos.
Em organologia pretende-se dar a conhecer as características dos instrumentos mais utilizados na música atual.

UNIDADE 2 // ESTÚDIO
  • M5 Notação, análise musical e sistemas MIDI.
  • M6 Estações de trabalho digitais: Pro Tools e Reaper.
  • M7 Microfones e captação.
  • M8 Equalizadores e compressores.
  • M9 Mistura.
  • M10 Masterização.

Começa com uma análise do comportamento do som nos diversos espaços e das formas e ferramentas para o controlar.
Em notação, análise e sistemas MIDI estudam-se os elementos básicos da escrita musical e aprende-se a utilizar equipamentos com interfaces MIDI.
Os sistemas digitais de gravação e a edição não linear vieram revolucionar a indústria da música e tornaram-se a base de trabalho dos estúdios para gravar, misturar ou masterizar. Saber trabalhar bem com o Pro Tools, o Reaper ou outra DAW, é hoje em dia obrigatório. Neste módulo vamos conhecer o Pro Tools e o Reaper com bastante detalhe.
Em microfones e captação, vamos conhecer os diversos tipos de microfones e as suas características, e praticar a captação de diversos instrumentos acústicos e elétricos.
Equalizadores e compressores são as ferramentas mais importantes para modificar o som respetivamente, em frequência e dinâmica, e neste módulo vamos ficar a conhecer os diversos tipos de equalizadores e compressores e as suas aplicações.
A mistura é a fase em que se dá a forma final a uma gravação. Neste módulo, os alunos ficarão a conhecer os diversos procedimentos e técnicas utilizadas em mistura de música, gravada ao vivo ou em estúdio e publicidade.
A masterização é o último processo antes da comercialização do produto. Nela será dada a característica sonora final ao trabalho de forma a que possa competir no mercado com produtos do mesmo género. Os meios de distribuição e comercialização diversificaram-se e hoje é necessário conhecer as especificidades das diversas formas de divulgação: plataformas de streaming, broadcast, ou preparar pré-masters para vinil ou CD.

UNIDADE 3 // SOM AO VIVO
  • M11 Configuração de Mesas de mistura.
  • M12 Montagem de Sistemas de Amplificação.
  • M13 Mistura em Tempo Real

O som ao vivo é uma área muito importante da indústria da música e do espetáculo.
Nesta unidade serão abordadas as áreas mais relevantes do som ao vivo de modo a que os alunos possam ficar a conhecer o funcionamento de mesas digitais e analógicas, as características dos diversos sistemas de reforço sonoro e os seus principais componentes, os diversos formatos de ligação digital (MADI, Dante etc) e os sistemas de monição com e sem fios.
Pretende-se que os alunos no final desta unidade sejam capazes de montar e afinar sistemas de reforço sonoro, de operar mesas digitais e analógicas e de conhecer o funcionamento de toda a envolvente de um evento desde a ligação da corrente elétrica, à mistura final do espetáculo.

UNIDADE 4 // MANIPULAÇÂO DO SOM EM PÓS-PRODUÇÃO

Pretendesse nesta unidade que o aluno adquira competências na área técnica da pós-produção áudio. Rececionar, pensar, elaborar e finalizar um projeto, indo ao encontro da ideia original. No final da unidade o aluno será capaz de reconhecer e avaliar um projeto, delinear estratégias de trabalho, construir, editar, misturar um projeto e ser capaz de o levar até ao final da sua cadeia.

UNIDADE 5 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

Laboratório de Inovação e Criatividade.
Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar. Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos. Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

UNIDADE 8 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
  • Laboratório de Inovação e Criatividade.
  • Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
  • Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
  • Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
  • Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
  • Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
  • Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.

Professores

Carlos Vales (Cajó)// Técnico de Som / Xutos e Pontapés.

André Prista// Produtor, Músico, Compositor, Técnico de Som.

Sassa Nascimento// Técnico de som ao vivo.

Sérgio Fonseca// Construtor de instrumentos, Músico António Ferreira// Maestro e Pianista.

Tiago Pimentel// DJ, Produtor Musical.

Francisco Rebelo// Músico, Produtor.

CONVIDADOS:

José Fortes// Técnico de Som

Equipamento

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI.
Programas utilizados: Cubase, ProTools, Logic e Live.
Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer.
Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha). Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Cubase e Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD.
Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam. Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha).
Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha).
Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects)
Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland).

Candidaturas

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

A candidatura inicia-se com uma visita, sempre que possível.
1.º passo: agendar a visita à ETIC aqui.
2.º passo: uma entrevista online com o coordenador do curso, para conhecer em pormenor e esclarecer todas as questões sobre o curso.

Após a visita, receberá indicações para o agendamento desta entrevista.
(No caso de impossibilidade de visita, por favor contacte info@etic.pt)

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento: 2.541,50€ (15% desconto).
9 prestações: 312,29€ (6% desconto).
12 prestações: 234,22€ (6% desconto).
18 prestações: 166,11€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.541,50€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 843.18€ mais 9 prestações de: 218.60€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.