Apresentação
Com este curso poderás vir a fazer parte de uma equipa de produção profissional.
No curso os alunos adquirem conhecimentos transversais de cinema e televisão, e aprendem a desenvolver ideias e projetos em equipa. Realizam três projetos principais, e outros exercícios, conduzidos em articulação com os alunos dos cursos de Realização, Câmara e Pós-Produção, completando a sua compreensão dos processos de trabalho e do poder da produção na finalização, incluindo o visionamento e a análise, de conteúdos cinematográficos e televisivos.
O objetivo do curso é fomentar a prática, alicerçada na teoria, através de exercícios orientados por professores e profissionais da área. O programa curricular envolve os alunos num processo colaborativo de produção de conteúdos, desde a desde a escrita ao planeamento, bem como a organização da rodagem e da pós-produção, passando por todas as etapas necessárias à produção de documentários, programas de televisão e curtas-metragens de ficção.
A história do curso promove ainda o encontro dos alunos com diversos protagonistas da indústria, bem como visitas de estudo. No final do curso terão enriquecido o seu portefólio, demonstrando capacidades estratégicas, criativas e organizacionais, merecedoras de um certificado.
saídas PROFISSIONAIS
- Assistentes de produção e produtores/criadores de conteúdos;
- Produtoras de cinema, televisão, publicidade, vídeo, conteúdos digitais e estações de televisão;
- Criar e gerir o seu próprio negócio e/ou como freelancer.
Programa Erasmus+ e Estágios
Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
RESPONSÁVEL DE CURSO
Pedro Senna Nunes
Realizador, Produtor, Programador Cultural, Professor e Investigador do GECAPA na área de imagem e som. Estudou Cinema, Escrita, Fotografia, Vídeo e Teatro em escolas nacionais e europeias. Realizou filmes experimentais, publicitários, ficcionais e documentais. Foi Coordenador e Diretor Criativo da ETIC. É codirector artístico da Vo’Arte e co-programa os Festivais InShadow, InArt, InMotion e os Encontros Cinema Viana, e é colaborador do Festival Filmes do Homem. É cofundador da Companhia de Teatro Meridional e consultor e coordenador de diversos projetos pedagógicos e culturais internacionais. É cofundador do projeto inclusivo “Geração Soma”. Premiado pelo seu trabalho foto-cinematográfico experimental e documental. É doutorando no curso de Artes Performativas e Imagem em Movimento, na Universidade de Lisboa.
GESTORA PEDAGÓGICA // Dora Nobre
Licenciada em Ciências da Comunicação com especialização de Relações Públicas, formação complementar em Marketing Político e Gestão/ Produção das Artes do Espetáculo. Há mais de 20 anos iniciou atividade na área de Produção em vários projetos culturais. Desde 2004 que desempenha funções na ETIC que passam pela Coordenação, Gestão Pedagógica e formação nas áreas de Cinema e TV, Jornalismo, Moda e Produção de Eventos. Também coordena projetos extra-curriculares no âmbito de parcerias estratégicas para a escola, como por exemplo o Rock In Rio, MIL, entre outros.
Plano Curricular
Este desafio visa a produção de um conjunto de filmes de curta duração, feitos em equipa, que se caracterizam pela interpretação subjetiva da realidade. Regra geral, são filmes não ficcionais, não copiam a realidade, e exploram os diferentes territórios associados à memória. Serão implementadas técnicas de rodagem e planeamento. Os projetos devem contemplar o conceito de retrato e podem ter uma componente experimental.
- Linguagem e Narrativa Audiovisual
- Cinema Documental: visionamento e análise
- Produção I
Este desafio envolve a utilização de várias câmaras para o registo de um evento, seja desportivo, artístico (filmes, telenovelas e séries) ou jornalístico. A televisão é um sistema de transmissão e receção de imagens e sons à distância. A proposta é a produção de um magazine segundo um determinado tema. O sistema multicâmara contrasta com o modelo de filmagem com câmara única. São destacadas práticas de gravação, planeamento e gestão orçamental.
- Produção Técnica de Televisão
- Produção de Publicidade, Promocionais e Institucionais
- Produção II
Da conceção à exibição, procura-se alicerçar o processo criativo na escrita de argumento, para diferentes géneros, com uma intenção narrativa, estética, poética e social. São apreendidas práticas de rodagem e é fundamental a exploração do trabalho de ator no processo de construção de personagens. São filmes de curta duração, produzidos com uma só câmara, que procuram contar histórias de forma clara e impactante.
- Cinema Ficcional: visionamento e análise
- Escrita de Argumento e Guião
- Organização de Casting
- Promoção e Distribuição de Obras Audiovisuais
- Produção III
Laboratório de Inovação e Criatividade.
- Criação e desenvolvimento de um projeto multidisciplinar.
- Trabalho em equipa constituída por alunos de várias áreas de especialidade ou de diferentes cursos.
- Criação de conceitos, conteúdos e produtos com potencial de mercado e que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas para este milénio.
- Desenvolvimento de estratégias e processos inovadores tendo em conta a sustentabilidade ambiental e social, e as potencialidades da economia circular.
- Potenciar a ação local pensando em problemáticas globais, com consciência da importância da participação de cada pessoa no Mundo.
- Continuação da preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
- Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.
PROFESSORES
Ana Patrícia Santos
Realizadora
Bruno Jesus
Jornalista e Produtor
Saber +
Carlos Braga
Montador e Realizador
Saber +
Carlota Gonçalves
Crítica de Cinema e Membro da Direção do Festival IndieLisboa
Saber +
Dora Nobre
Produtora de Televisão e Eventos
Saber +
Eduarda Laia
Autora e Guionista
Saber +
Fernando Centeio
Produtor de Cinema
Saber +
Inês Sales
Produtora
Saber +
Miguel Mariano
Pós-Produtor de Vídeo e Motion Graphics
Miguel Valverde
Programador de Cinema
Saber +
Miguel Rocha
Produtor de Conteúdos
Saber +
Nuno Madeira
Diretor de fotografia
Saber +
Nuno Rua
Operador de Som e Pós-Produtor
Pedro Senna Nunes
Realizador e Produtor
Saber +
Rita Nunes
Realizadora
Saber +
Rui Medeiros
Técnico de Broadcast
Tomás Baltazar
Montador de Cinema
Saber +
EQUIPAMENTO
Enquanto aluno da ETIC, vais ter acesso a uma grande variedade de material profissional com qualidade broadcast, para poderes desenvolver não só os projetos do curso, mas as tuas próprias ideias.
> Captação de Imagem: 6 Câmaras Sony PMW-320 (Full HD); 5 Câmaras Sony NEX50 (Full HD); 2 Câmaras Panasonic GH4 (UHD 4K); 2 Câmaras Panasonic DVX200 (UHD 4K); 5 Câmaras Canon 700D; 1 Câmara Blackmagic Cinema e Kit de Lentes (2.5K).
> Captação de Áudio: Gravadores Tascam HD P2; Gravadores Tascam DR-60 D; Gravadores Roland R26; Gravadores Sound Devices 702T; Microfones Shotgun Rode NTG2 ou AKG SE 300B + CK98; Microfones Lavalier Wireless Sennhiser EK 100 G3 + SK 100 G3 Bodypack; Microfones Wireless Sennhiser EK 100 G3 + SKM 100-835 G3; Headphones Áudio Técnica; Perche RODE; Perche Lightwave; Rode Blimp; Rycote Windjammer; Rycote Wind Screen.
> Iluminação: Kits Fresnel, Led, Kino Flo, Dedolights, Open Face.
> Pós-Produção: Salas PC e MAC equipadas com Adobe Creative Cloud (Premiere, After Effects, Photoshop, Audition), Avid Media Composer, DaVinci Resolve; 2 Salas de Mistura Mix Room equipadas com monitores Genelec, microfones Shure SM58, Shure SM 57, sE Magneto e Interface M-Audio Firewire 1840.
> Estúdio: Régie e estúdio preparado para gravação multi-câmara, equipado com 4 câmaras Full HD, controlo de imagem, mesa de mistura, teleponto, servidor playout e gravação HD.
Candidaturas
Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > PEDIR INFORMAÇÃO
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> Visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.
Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 2.815,20€ (15% desconto).
9 prestações: 345,92€ (6% desconto).
12 prestações: 259,44€ (6% desconto).
18 prestações: 184€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.815,20€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 933,98€ mais 9 prestações de: 242,14€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.