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Produção e Comunicação de Moda

Cursos ETIC (1 ano)

Duração: 282h

Datas: outubro a julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

A Moda é um fenómeno social criado não só pelos seus designers e marcas, mas também por um conjunto de profissionais especializados na produção e comunicação de conteúdos visuais que tornam os seus produtos desejáveis.
O curso de Produção e Comunicação de Moda prepara-te para integrar o mercado profissional da Moda e atuar na definição de estratégias eficazes de comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda — on e offline. Ficarás apto a acionar todos os meios necessários à definição, concretização e avaliação de projetos de comunicação de Moda, preparando-te para o desenho de estratégias e criação de briefings, pesquisa de localizações e modelos, e trabalho com revistas, showrooms, stylists, fotógrafos e videógrafos.
Ao longo de um ano irás desenvolver as tuas capacidades estratégicas, criativas e organizacionais na implementação prática de projetos de comunicação de Moda de diversos tipos: sessões fotográficas, vídeos, redes sociais e eventos de moda.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Produtor de Moda [editoriais de moda, desfiles, catálogos e on-line].
  • Gestor de projetos de comunicação de Moda.
  • Gestor de conteúdos [online e offline].
  • Gestor de showroom.
  • Assistente de guarda-roupa [Moda, TV, Cinema e Televisão].

Competências

  • Criar e implementar projetos de comunicação de moda direcionados para as necessidades de um determinado cliente.
  • Desenvolver planos e estratégias de comunicação alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
  • Delinear estratégias digitais na comunicação de moda.
  • Produzir conteúdos de Moda de forma assertiva e profissional.
  • Coordenar os diversos intervenientes de forma a produzir ações de comunicação de moda.
  • Identificar tendências emergentes na comunicação de moda e incorporá-las nas suas propostas de comunicação.
  • Coordenar a criação de diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto.

RESPONSÁVEL DE CURSO

Luís Santos // Criativo multidisciplinar, docente e profissional nas áreas do design gráfico e do design de moda, com especialização em comunicação visual e digital.

Com formação base em Estudos Avançados em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, aplica a metodologia de projeto na sua ação enquanto designer e consultor de comunicação, procurando incorporar ao espírito metódico e crítico uma abordagem criativa e espontânea.

https://www.linkedin.com/in/luisrcsantos/

GESTORA PEDAGÓGICA : Dora Nobre

Plano Curricular

UNIDADE 1 // MODA E COMUNICAÇÃO
  • Teoria da moda; História da Moda e da Comunicação de Moda.
  • Ciclo da Moda; Tendências de Moda.
  • O consumidor e o mercado da moda.
  • Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”.
  • Press releases.
  • Branding de Moda e storytelling.
  • Planos e campanhas de comunicação: criação, implementação e avaliação.
  • Estratégia digital de comunicação.
  • Redes sociais.
  • Influencer Marketing.
UNIDADE 2 // PRODUÇÃO DE MODA
  • Criação e gestão de projetos.
  • Desenvolvimento de briefings.
  • Orçamentação e apresentação de propostas a clientes.
  • Pré-produção [repérage, materiais e custos].
  • Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores.
  • Implementação e avaliação.
  • Gestão de problemas e conflitos.
UNIDADE 3 // RECURSOS E INTERVENIENTES
  • Marcas, imprensa e showrooms.
  • Fotógrafos, videógrafos e criadores de conteúdos.
  • Stylists, maquilhadores e cabeleireiros.
  • Modelos e agências.
  • Influencers e celebridades.
  • Comunicação com intervenientes [shopping, inventariação e devoluções].
UNIDADE 4 // PROCESSOS E TÉCNICAS
  • Criação de conteúdos escritos [workshop].
  • Fotografia e vídeo de moda: linguagem fotográfica, sets e iluminação [workshop].
  • Redes sociais [workshop].
  • Composição gráfica [workshop].
  • Set design [workshop].
  • Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos) [workshop].
  • Técnicas de comunicação e de apresentação [workshop].
UNIDADE 5 // PROJETOS
  • Still life [fotografia de produto].
  • Lookbook
  • Sessão fotográfica.
  • Vídeo de Moda.
  • Redes Sociais.
  • Evento de Moda.
UNIDADE 6 // PRÁTICA PROFISSIONAL
  • Criação e gestão de negócio.
  • Angariação e gestão de clientes.
  • Autopromoção: portefólio e curriculum vitae.

Professores

Patrícia de Sá Oliveira
Produtora e Diretora Criativa de Moda
https://www.strazzera.pt/

Tiago Espírito Santo
Talent and Strategy Partner
https://www.whatabout-agency.com/

Simonne Doret
Stylist e Editora de Moda
https://www.instagram.com/simonnedoret
https://www.facebook.com/Simonne-Doret-Fashion-Editor-Stylist-351387284934714/

Diana Bastos
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
https://www.ervamoura.pt/studio

CONVIDADOS:

Miguel Stapleton
Make-up Artist
http://www.miguelstapleton.com/

Equipamento

Sala de Make Up Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

Parcerias

Parq
Revista Independente de Moda e Tendências
https://www.instagram.com/parqmag/
https://parqmag.com/

Maison Flair
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
https://www.facebook.com/maisonflairpt/
https://www.instagram.com/maisonflair/

Ganesh
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
https://www.facebook.com/ganesh.comunicacao/
https://www.instagram.com/ganesh_comunicacao/
http://www.ganesh.pt/

Companhia das Soluções
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
https://www.instagram.com/companhiasolucoes/
https://www.companhiasolucoes.com/

Candidaturas

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

A candidatura inicia-se com uma visita, sempre que possível.
1.º passo: agendar a visita à ETIC aqui.
2.º passo: uma entrevista online com o coordenador do curso, para conhecer em pormenor e esclarecer todas as questões sobre o curso.

Após a visita, receberá indicações para o agendamento desta entrevista.
(No caso de impossibilidade de visita, por favor contacte info@etic.pt)

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto Pagamento: 2.533€  (15%  desconto).
9 prestações 311,24€ (6% desconto).
12 prestações: 233,43€ (6% desconto).
18 prestações: 165,56€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento:2.533€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 840.36€ mais 9 prestações de: 217.87€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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