Apresentação
Por detrás do glamour da moda estão pessoas que orquestram esse sonho. Num ano vais produzir sessões fotográficas, vídeos, imagens de marca e um grande evento de moda em conjunto com profissionais da área.
O curso de Produção de Moda irá preparar-te para seres um produtor de moda, o profissional responsável por criar e organizar estratégias visuais adequadas à promoção de marcas de moda.
Este curso ensina-te a agilizar a comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda, on e offline ao longo de 6 projetos práticos que são acompanhados por profissionais da área e desenvolvidos em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — designers, marcas, revistas e gabinetes de imprensa.
Terás também a oportunidade de trabalhar com diversos intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos — e de realizar visitas de estudo que te permitirão perceber a forma de atuação de um Produtor de Moda.
No final do curso terás construído um portefólio completo de nível profissional que demonstre as tuas capacidades estratégicas, criativas e organizacionais na produção de projetos de comunicação de Moda de diversos tipos — still-life, lookbook, editorial de moda, vídeo de moda, redes sociais e evento de moda.
As principais competências a desenvolver são:
- Criar e implementar projetos de comunicação de moda direcionados para as necessidades de um determinado cliente.
- Desenvolver planos e estratégias de comunicação alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
- Delinear estratégias digitais na comunicação de moda.
- Produzir conteúdos de Moda de forma assertiva e profissional.
- Coordenar os diversos intervenientes de forma a produzir ações de comunicação de moda.
- Identificar tendências emergentes na comunicação de moda e incorporá-las nas suas propostas de comunicação.
- Coordenar a criação de diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto
Para veres o portefólio de trabalhos realizados pelos nossos alunos, consulta @ModaETIC
saídas PROFISSIONAIS
- Empresas de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
- Marcas e empresas na área da Moda
- Showrooms e Gabinetes de Imprensa
- Jornais e Revistas de Moda
- Escolas e centros de formação de Moda
Estágios Erasmus+ e Integração Profissional
A ETIC disponibiliza dois tipos de estágios:
– Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
– Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do departamento de Integração Profissional da ETIC.
RESPONSÁVEL DE CURSO
Luís Santos
Designer, Professor e Investigador
GESTORA PEDAGÓGICA
Dora Nobre
Certificação
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
Plano Curricular
Ao longo desta unidade vais compreender as principais dinâmicas do mercado de moda. Serás introduzido ao marketing de moda e vais perceber a forma como as marcas agilizam estratégicas on e offline para chegar aos seus consumidores.
CONTEÚDOS
- História e tendências do mercado da moda
- Introdução ao marketing de moda; O consumidor e os mercados da moda
- Branding de moda e storytelling
- Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”
- Técnicas de comunicação e de apresentação
No projeto Still Life vais produzir fotografias de produto, direcionadas para as necessidades comunicativas de um cliente.
CONTEÚDOS
- Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
- Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
- Desenvolvimento de conceitos visuais
- Marcas, imprensa e showrooms
- Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Set Design (design de cenários)
- Sessão fotográfica
- Seleção e apresentação de resultados
Nesta unidade vais aprender a produzir imagens de moda de caráter comercial. Vais aprender a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.
CONTEÚDOS
- Produção de catálogos, lookbooks e peças publicitárias
- Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
- Press releases e Press kits
- Modelos e agências
- Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
- Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
- Direção de Maquilhagem e Cabelos
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais agilizar a produção de um Editorial para revistas de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
- Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial vs conceptual
- Fotógrafos e stylists nacionais e internacionais
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
- Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
- Pré-produção; Shopping, inventariação e devoluções
- Linguagem fotográfica, sets e iluminação
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais produzir conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
- O vídeo de moda
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Desenvolvimento de briefing; Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
- Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
- Shopping, inventariação e devoluções
- Filmagem; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
Nesta unidade vais criar um plano de comunicação para as redes sociais de um cliente, produzindo os conteúdos nele constante.
CONTEÚDOS
- Planos e campanhas de comunicação: criação, implementação e avaliação
- Estratégia digital de comunicação;
- Criação de conteúdos escritos
- Redes Sociais
- Influencer Marketing
- Criação, gestão e avaliação de projetos
- Gestão de clientes
- Desenvolvimento e implementação de briefings
- Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
- Shopping, inventariação e devoluções
- Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
- Filmagens e/ou Sessão Fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
Neste projeto irás organizar um Evento de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
- Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
- A produção de um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
- Gestão de problemas e conflitos
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
- Gestão de clientes
- Pré-produção [repêrage, materiais e custos]; Set design
- Shopping, inventariação e devoluções
- Evento de Moda; Backstage
Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.
CONTEÚDOS
- Criação e gestão de negócio
- Angariação e gestão de clientes
- Orçamentação e apresentação de propostas a clientes
- Ferramentas de autopromoção
Professores
Patrícia de Sá Oliveira
Produtora e Diretora Criativa de Moda
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Marta Cordeiro
Marketeer de Moda e Consultora
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Tiago Espírito Santo
Talent and Strategy Partner
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Diana Bastos
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
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Ana Afonso
Designer de Moda, Acessórios e Adereços
Instagram
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Antónia Rosa
Make-up Artist
Facebook
Instagram
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Helena Vaz Pereira
Hairstylist e Art Director
Instagram
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Mário Príncipe
Fashion Photographer
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Luís Santos
Designer e Investigador
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Susana Bettencourt
Digital Marketing Manager
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Diogo Sousa
Brand Manager
LinkedIn
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David Motta
Visual Artist, Creative Director, Art director, Creative Consultant, Curator, Fashion Stylist, Fashion Producer
Site
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Equipamento
Sala de Make Up.
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
Parcerias
FREEPORT
Lisboa Fashion Outlet
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PARQ
Revista Independente de Moda e Tendências
Instagram
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MAISON FLAIR
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Facebook
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GANESH
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
Facebook
Instagram
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COMPANHIA DAS SOLUÇÕES
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Instagram
Saber +
ANTÓNIA ROSA
Atelier de Maquilhagem
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Candidaturas
Bolsa de Mérito:
A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
Inscrição:
180€
Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 3.174,91€ (10% desconto).
12 prestações: 282,21€ (4% desconto).
18 prestações: 195,98€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
1ª prestação(*): 1.693,29€ mais 9 prestações de: 188,14€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.