No javascript ETIC | Curso Produção e Comunicação de ModaProdução e Comunicação de Moda – ETIC

Produção e Comunicação de Moda

Cursos ETIC (1 ano)

Duração: 286h

Datas: Outubro a julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online, aulas simultâneas e atividades letivas fora do período normal de aula.

Galeria

Apresentação

Vais aprender a agilizar a produção e a comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda, on e offline. O curso tem como pilares 6 projetos práticos que são acompanhados por profissionais da área e são desenvolvidos em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — designers, marcas, revistas e gabinetes de imprensa.

Terás também a oportunidade de trabalhar com diversos intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos — e de realizar visitas de estudo que te permitirão perceber a forma de atuação de um Produtor de Moda.

No final do curso terás construído um portefólio completo de nível profissional que demonstre as tuas capacidades estratégicas, criativas e organizacionais na produção de projetos de comunicação de Moda de diversos tipos — still-life, lookbook, editorial de moda, vídeo de moda, redes sociais e evento de moda.

Para informações mais detalhadas acerca dos projetos que irás desenvolver ao longo do curso, consulta o programa curricular.

Para veres o portefólio de trabalhos realizados pelos nossos alunos, consulta www.instagram.com/modaetic

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

O profissional da área de Produção e Comunicação de Moda está apto a trabalhar em:

  • Empresas de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
  • Departamentos de Marketing e de Comunicação de marcas e empresas na área da Moda
  • Showrooms e Gabinetes de Imprensa
  • Jornais e Revistas de Moda
  • Escolas e centros de formação de Moda

Competências

  • Criar e implementar projetos de comunicação de moda direcionados para as necessidades de um determinado cliente.
  • Desenvolver planos e estratégias de comunicação alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
  • Delinear estratégias digitais na comunicação de moda.
  • Produzir conteúdos de Moda de forma assertiva e profissional.
  • Coordenar os diversos intervenientes de forma a produzir ações de comunicação de moda.
  • Identificar tendências emergentes na comunicação de moda e incorporá-las nas suas propostas de comunicação.
  • Coordenar a criação de diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

RESPONSÁVEL DE CURSO

LUIS SANTOS
Designer, Professor e Investigador

GESTORA PEDAGÓGICA : Dora Nobre

Plano Curricular

UNIDADE 1 // PROJETO DE COMUNICAÇÃO DE MODA

Ao longo desta unidade vais compreender os mecanismos fundamentais da Moda e da Comunicação de Moda, os quais irás aplicar na construção de uma proposta de comunicação para cliente.

CONTEÚDOS
·       Teoria e História e Comunicação de Moda
·       História e Tendências da Comunicação de Moda
·       Introdução ao Marketing de Moda; O consumidor e o mercado da moda
·       Branding de Moda e storytelling
·       Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”
·       Técnicas de comunicação e de apresentação [workshop]

 

UNIDADE 2 // PROJETO STILL LIFE

No projeto Still Life vais produzir fotografias de produto, direcionadas para as necessidades comunicativas de um cliente.

CONTEÚDOS
·       Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual; Still Life para e-commerce
·       Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
·       Desenvolvimento de conceitos visuais
·       Marcas, imprensa e showrooms
·       Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
·       Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados

UNIDADE 3 // PROJETO LOOKBOOK

Nesta unidade vais aprender a produzir um Lookbook que capte de forma clara a essência das peças que estás a trabalhar. Vais aprender a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

CONTEÚDOS
·       Produção de catálogos e lookbooks; Tipos e estilos de catálogos
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
·       Press releases e Press kits
·       Modelos e agências
·       Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
·       Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
·       Direção de Maquilhagem e Cabelos
·       Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados

UNIDADE 4 // PROJETO EDITORIAL DE MODA

Neste projeto vais agilizar a produção de um Editorial para revistas de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

CONTEÚDOS
·       Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial vs conceptual
·       O luxo na moda; o luxo pós-pandemia
·       Marcas de luxo [visita de estudo]
·       Fotógrafos e stylists nacionais e internacionais
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
·       Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
·       Pré-produção; Shopping, inventariação e devoluções
·       Linguagem fotográfica, sets e iluminação
·       Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados

UNIDADE 5 // PROJETO VÍDEO DE MODA

Neste projeto vais produzir conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

CONTEÚDOS
·       O vídeo de moda
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
·       Desenvolvimento de briefing; Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
·       Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
·       Shopping, inventariação e devoluções
·       Filmagens; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente

UNIDADE 6 // PROJETO REDES SOCIAIS

Nesta unidade vais criar um plano de comunicação para as redes sociais de um cliente, produzindo os conteúdos nele constante.

CONTEÚDOS
·       Planos e campanhas de comunicação: criação, implementação e avaliação
·       Estratégia digital de comunicação;
·       Criação de conteúdos escritos
·       Redes Sociais
·       Influencer Marketing
·       Criação, gestão e avaliação de projetos
·       Gestão de clientes
·       Desenvolvimento e implementação de briefings
·       Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
·       Shopping, inventariação e devoluções
·       Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
·       Filmagens e/ou Sessão Fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente

UNIDADE 7 // PROJETO EVENTO DE MODA

Neste projeto irás organizar um Evento de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

CONTEÚDOS
·       Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
·       A produção de um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
·       Gestão de problemas e conflitos
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação; Gestão de clientes
·       Pré-produção [repêrage, materiais e custos]; Set design
·       Shopping, inventariação e devoluções
·       Evento de Moda; Backstage

UNIDADE 8 // AUTO-PROMOÇÃO

Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

CONTEÚDOS
·       Criação e gestão de negócio
·       Angariação e gestão de clientes
·      Orçamentação e apresentação de propostas a clientes
·       Autopromoção: portefólio e curriculum vitae

Professores

PATRÍCIA DE SÁ OLIVEIRA
Produtora e Diretora Criativa de Moda
strazzera.pt

MARTA CORDEIRO
 Marketeer de Moda e Consultora
https://www.linkedin.com/in/marta-cordeiro-5138105b

SUSANA BETTENCOURT
Digital Marketing Manager
www.linkedin.com/in/susanabtt

TIAGO ESPÍRITO SANTO
Talent and Strategy Partner
whatabout-agency.com

SIMONNE DORET
Stylist e Editora de Moda
instagram.com/simonnedoret
facebook.com/Simonne-Doret

DIANA BASTOS
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
ervamoura.pt/studio

ANA AFONSO
Designer de Moda, Acessórios e Adereços
instagram.com/annaafonso
im-creator.com/anaafonso

ANTÓNIA ROSA
Make-up Artist
facebook.com/Antonia-Rosa
https://antoniarosa-atelier.wixsite.com/atelier
www.instagram.com/iamwhathiam/

HELENA VAZ PEREIRA
Hairstylist e Art Director
https://www.griffehairstyle.com/
www.instagram.com/helenavazpereira

MÁRIO PRÍNCIPE
Fashion Photographer
http://www.marioprincipe.com/

LUÍS SANTOS
Designer e Investigador
linkedin.com/in/luisrcsantos

Equipamento

Sala de Make Up.
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

Parcerias

FREEPORT // Lisboa Fashion Outlet
instagram.com/freeportlisboafashionoutlet
freeportfashionoutlet.pt

PARQ // Revista Independente de Moda e Tendências
instagram.com/parqmag
parqmag.com

MAISON FLAIR // Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
facebook.com/maisonflairpt
instagram.com/maisonflair

GANESH //  Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
facebook.com/ganesh.comunicacao
instagram.com/ganesh_comunicacao
ganesh.pt

COMPANHIA DAS SOLUÇÕES // Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
instagram.com/companhiasolucoes
www.companhiasolucoes.com

ANTÓNIA ROSA // Atelier de Maquilhagem
https://www.facebook.com/Antonia-Rosa-book-100645158578955/

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 2.883,20€ (15% desconto).
9 prestações: 354,28€ (6% desconto).
12 prestações: 265,21€ (6% desconto).
18 prestações: 188,44€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.883,20€ (15% desconto).
1ª prestação(*):  956,54€ mais 9 prestações de: 247,99€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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