No javascript ETIC | Curso Produção de ModaProdução de Moda – ETIC

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    Produção de Moda

    Cursos ETIC (1 ano)

    Duração: 286h

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 14H-18H

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    Por detrás do glamour da moda estão pessoas que orquestram esse sonho. Num ano vais produzir sessões fotográficas, vídeos, imagens de marca e um grande evento de moda em conjunto com profissionais da área.

    O curso de Produção de Moda irá preparar-te para seres um produtor de moda, o profissional responsável por criar e organizar estratégias visuais adequadas à promoção de marcas de moda.

    Este curso ensina-te a agilizar a comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda, on e offline ao longo de 6 projetos práticos que são acompanhados por profissionais da área e desenvolvidos em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — designers, marcas, revistas e gabinetes de imprensa.

    Terás também a oportunidade de trabalhar com diversos intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos — e de realizar visitas de estudo que te permitirão perceber a forma de atuação de um Produtor de Moda.

    No final do curso terás construído um portefólio completo de nível profissional que demonstre as tuas capacidades estratégicas, criativas e organizacionais na produção de projetos de comunicação de Moda de diversos tipos — still-life, lookbook, editorial de moda, vídeo de moda, redes sociais e evento de moda.

    As principais competências a desenvolver são:

    • Criar e implementar projetos de comunicação de moda direcionados para as necessidades de um determinado cliente.
    • Desenvolver planos e estratégias de comunicação alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
    • Delinear estratégias digitais na comunicação de moda.
    • Produzir conteúdos de Moda de forma assertiva e profissional.
    • Coordenar os diversos intervenientes de forma a produzir ações de comunicação de moda.
    • Identificar tendências emergentes na comunicação de moda e incorporá-las nas suas propostas de comunicação.
    • Coordenar a criação de diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto

    Para veres o portefólio de trabalhos realizados pelos nossos alunos, consulta @ModaETIC

    saídas PROFISSIONAIS

      • Empresas de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
      • Marcas e empresas na área da Moda
      • Showrooms e Gabinetes de Imprensa
      • Jornais e Revistas de Moda
      • Escolas e centros de formação de Moda

    Estágios Erasmus+ e Integração Profissional

    A ETIC disponibiliza dois tipos de estágios:
    – Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    – Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do departamento de Integração Profissional da ETIC.

    RESPONSÁVEL DE CURSO

    Luís Santos
    Designer, Professor e Investigador

    GESTORA PEDAGÓGICA
    Dora Nobre

    Certificação

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    Plano Curricular

    MÓDULO 1 // MERCADO DE MODA

    Ao longo desta unidade vais compreender as principais dinâmicas do mercado de moda. Serás introduzido ao marketing de moda e vais perceber a forma como as marcas agilizam estratégicas on e offline para chegar aos seus consumidores.

    CONTEÚDOS

    • História e tendências do mercado da moda
    • Introdução ao marketing de moda; O consumidor e os mercados da moda
    • Branding de moda e storytelling
    • Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”
    • Técnicas de comunicação e de apresentação
    MÓDULO 2 // PROJETO STILL LIFE

    No projeto Still Life vais produzir fotografias de produto, direcionadas para as necessidades comunicativas de um cliente.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
    • Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
    • Desenvolvimento de conceitos visuais
    • Marcas, imprensa e showrooms
    • Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Set Design (design de cenários)
    • Sessão fotográfica
    • Seleção e apresentação de resultados
    MÓDULO 3 // PROJETO COMERCIAL

    Nesta unidade vais aprender a produzir imagens de moda de caráter comercial. Vais aprender a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

    CONTEÚDOS

    • Produção de catálogos, lookbooks e peças publicitárias
    • Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
    • Press releases e Press kits
    • Modelos e agências
    • Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
    • Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
    • Direção de Maquilhagem e Cabelos
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 4 // PROJETO EDITORIAL DE MODA

    Neste projeto vais agilizar a produção de um Editorial para revistas de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

    CONTEÚDOS

    • Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial vs conceptual
    • Fotógrafos e stylists nacionais e internacionais
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
    • Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
    • Pré-produção; Shopping, inventariação e devoluções
    • Linguagem fotográfica, sets e iluminação
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 5 // PROJETO VÍDEO DE MODA

    Neste projeto vais produzir conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

    CONTEÚDOS

    • O vídeo de moda
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Desenvolvimento de briefing; Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
    • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Filmagem; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
    MÓDULO 6 // PROJETO REDES SOCIAIS

    Nesta unidade vais criar um plano de comunicação para as redes sociais de um cliente, produzindo os conteúdos nele constante.

    CONTEÚDOS

    • Planos e campanhas de comunicação: criação, implementação e avaliação
    • Estratégia digital de comunicação;
    • Criação de conteúdos escritos
    • Redes Sociais
    • Influencer Marketing
    • Criação, gestão e avaliação de projetos
    • Gestão de clientes
    • Desenvolvimento e implementação de briefings
    • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
    • Filmagens e/ou Sessão Fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
    MÓDULO 7 // PROJETO EVENTO DE MODA

    Neste projeto irás organizar um Evento de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
    • A produção de um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
    • Gestão de problemas e conflitos
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
    • Gestão de clientes
    • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]; Set design
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Evento de Moda; Backstage
    MÓDULO 8 // AUTOPROMOÇÃO

    Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

    CONTEÚDOS

    • Criação e gestão de negócio
    • Angariação e gestão de clientes
    • Orçamentação e apresentação de propostas a clientes
    • Ferramentas de autopromoção

    Professores

    Patrícia de Sá Oliveira
    Produtora e Diretora Criativa de Moda
    Saber +

    Marta Cordeiro
    Marketeer de Moda e Consultora
    Saber +

    Tiago Espírito Santo
    Talent and Strategy Partner
    Saber +

    Diana Bastos
    Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
    Saber +

    Ana Afonso
    Designer de Moda, Acessórios e Adereços
    Instagram
    Saber +

    Antónia Rosa
    Make-up Artist
    Facebook
    Instagram
    Saber +

    Helena Vaz Pereira
    Hairstylist e Art Director
    Instagram
    Saber +

    Mário Príncipe
    Fashion Photographer
    Saber +

    Luís Santos
    Designer e Investigador
    Saber +

    Susana Bettencourt
    Digital Marketing Manager
    Saber +

    Diogo Sousa
    Brand Manager
    LinkedIn
    Saber +

    David Motta
    Visual Artist, Creative Director, Art director, Creative Consultant, Curator, Fashion Stylist, Fashion Producer
    Site
    Saber +

    Equipamento

    Sala de Make Up.
    Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais.
    Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

    Parcerias

    FREEPORT
    Lisboa Fashion Outlet
    Instagram
    Saber +

    PARQ
    Revista Independente de Moda e Tendências
    Instagram
    Saber +

    MAISON FLAIR
    Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
    Facebook
    Saber +

    GANESH
    Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
    Facebook
    Instagram
    Saber +

    COMPANHIA DAS SOLUÇÕES
    Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
    Instagram
    Saber +

    ANTÓNIA ROSA
    Atelier de Maquilhagem
    Saber +

    Candidaturas

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    Condições

    Inscrição:
    180€

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento: 3.174,91€ (10% desconto).
    12 prestações: 282,21€ (4% desconto).
    18 prestações: 195,98€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(*):  1.693,29€ mais 9 prestações de: 188,14€.
    (*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
    O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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