No javascript ETIC | Curso Produção e Comunicação de ModaProdução e Comunicação de Moda – ETIC

Produção e Comunicação de Moda

Cursos ETIC (1 ano)

Duração: 286h

Datas: Outubro a julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 14H-18H (COMPLETO)

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online, aulas simultâneas e atividades letivas fora do período normal de aula.

Galeria

Apresentação

O curso de Produção e Comunicação de Moda vai preparar-te a atuar profissionalmente como produtor de moda, o profissional responsável por criar e organizar estratégias visuais adequadas à promoção de marcas de moda.

Este curso ensina-te a agilizar a comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda, on e offline ao longo de 6 projetos práticos que são acompanhados por profissionais da área e são desenvolvidos em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — designers, marcas, revistas e gabinetes de imprensa.

Terás também a oportunidade de trabalhar com diversos intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos — e de realizar visitas de estudo que te permitirão perceber a forma de atuação de um Produtor de Moda.

No final do curso terás construído um portefólio completo de nível profissional que demonstre as tuas capacidades estratégicas, criativas e organizacionais na produção de projetos de comunicação de Moda de diversos tipos — still-life, lookbook, editorial de moda, vídeo de moda, redes sociais e evento de moda.

Para informações mais detalhadas acerca dos projetos que irás desenvolver ao longo do curso, consulta o programa curricular.

Para veres o portefólio de trabalhos realizados pelos nossos alunos, consulta @ModaETIC

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

O profissional da área de Produção e Comunicação de Moda está apto a trabalhar em:

  • Empresas de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
  • Departamentos de Marketing e de Comunicação de marcas e empresas na área da Moda
  • Showrooms e Gabinetes de Imprensa
  • Jornais e Revistas de Moda
  • Escolas e centros de formação de Moda

Competências

  • Criar e implementar projetos de comunicação de moda direcionados para as necessidades de um determinado cliente.
  • Desenvolver planos e estratégias de comunicação alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
  • Delinear estratégias digitais na comunicação de moda.
  • Produzir conteúdos de Moda de forma assertiva e profissional.
  • Coordenar os diversos intervenientes de forma a produzir ações de comunicação de moda.
  • Identificar tendências emergentes na comunicação de moda e incorporá-las nas suas propostas de comunicação.
  • Coordenar a criação de diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

RESPONSÁVEL DE CURSO

Luís Santos
Designer, Professor e Investigador

GESTORA PEDAGÓGICA : Dora Nobre

Plano Curricular

UNIDADE 1 // PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO DE MODA

Ao longo desta unidade vais compreender os mecanismos fundamentais da Moda e da Comunicação de Moda. Serás introduzido ao marketing de moda e vais perceber a forma como as marcas agilizam estratégicas on e offline para chegar aos seus consumidores.

CONTEÚDOS

  • História e Tendências da Comunicação de Moda
  • Introdução ao Marketing de Moda; O consumidor e o mercado da moda
  • Branding de Moda e storytelling
  • Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”
  • Técnicas de comunicação e de apresentação

 

UNIDADE 2 // PROJETO STILL LIFE

No projeto Still Life vais produzir fotografias de produto, direcionadas para as necessidades comunicativas de um cliente.

CONTEÚDOS

  • Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
  • Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
  • Desenvolvimento de conceitos visuais
  • Marcas, imprensa e showrooms
  • Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Set Design (design de cenários)
  • Sessão fotográfica
  • Seleção e apresentação de resultados
UNIDADE 3 // PROJETO LOOKBOOK

Nesta unidade vais aprender a produzir um Lookbook que capte de forma clara a essência das peças que estás a trabalhar. Vais aprender a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

CONTEÚDOS

  • Produção de catálogos e lookbooks; Tipos e estilos de catálogos
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Press releases e Press kits
  • Modelos e agências
  • Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
  • Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
  • Direção de Maquilhagem e Cabelos
  • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
UNIDADE 4 // PROJETO EDITORIAL DE MODA

Neste projeto vais agilizar a produção de um Editorial para revistas de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

CONTEÚDOS

  • Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial vs conceptual
  • Fotógrafos e stylists nacionais e internacionais
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
  • Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
  • Pré-produção; Shopping, inventariação e devoluções
  • Linguagem fotográfica, sets e iluminação
  • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
UNIDADE 5 // PROJETO VÍDEO DE MODA

Neste projeto vais produzir conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

CONTEÚDOS

  • O vídeo de moda
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Desenvolvimento de briefing; Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
  • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
  • Shopping, inventariação e devoluções
  • Filmagens; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
UNIDADE 6 // PROJETO REDES SOCIAIS

Nesta unidade vais criar um plano de comunicação para as redes sociais de um cliente, produzindo os conteúdos nele constante.

CONTEÚDOS

  • Planos e campanhas de comunicação: criação, implementação e avaliação
  • Estratégia digital de comunicação;
  • Criação de conteúdos escritos
  • Redes Sociais
  • Influencer Marketing
  • Criação, gestão e avaliação de projetos
  • Gestão de clientes
  • Desenvolvimento e implementação de briefings
  • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
  • Shopping, inventariação e devoluções
  • Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
  • Filmagens e/ou Sessão Fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
UNIDADE 7 // PROJETO EVENTO DE MODA

Neste projeto irás organizar um Evento de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.

CONTEÚDOS

  • Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
  • A produção de um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
  • Gestão de problemas e conflitos
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
  • Gestão de clientes
  • Pré-produção [repêrage, materiais e custos]; Set design
  • Shopping, inventariação e devoluções
  • Evento de Moda; Backstage
UNIDADE 8 // AUTO-PROMOÇÃO

Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

CONTEÚDOS

  • Criação e gestão de negócio
  • Angariação e gestão de clientes
  • Orçamentação e apresentação de propostas a clientes
  • Ferramentas de autopromoção

Professores

Patrícia de Sá Oliveira
Produtora e Diretora Criativa de Moda
Saber +

Marta Cordeiro
Marketeer de Moda e Consultora
Saber +

Tiago Espírito Santo
Talent and Strategy Partner
Saber +

Simonne Doret
Stylist e Editora de Moda
Instagram
Saber +

Diana Bastos
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
Saber +

Ana Afonso
Designer de Moda, Acessórios e Adereços
Instagram
Saber +

Antónia Rosa
Make-up Artist
Facebook
Instagram
Saber +

Helena Vaz Pereira
Hairstylist e Art Director
Instagram
Saber +

Mário Príncipe
Fashion Photographer
Saber +

Luís Santos
Designer e Investigador
Saber +

Susana Bettencourt
Digital Marketing Manager
Saber +

Diogo Sousa
Brand Manager
LinkedIn
Saber +

Equipamento

Sala de Make Up.
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

Parcerias

FREEPORT
Lisboa Fashion Outlet
Instagram
Saber +

PARQ
Revista Independente de Moda e Tendências
Instagram
Saber +

MAISON FLAIR
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Facebook
Saber +

GANESH
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
Facebook
Instagram
Saber +

COMPANHIA DAS SOLUÇÕES
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Instagram
Saber +

ANTÓNIA ROSA
Atelier de Maquilhagem
Saber +

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre:
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 2.883,20€ (15% desconto).
9 prestações: 354,28€ (6% desconto).
12 prestações: 265,21€ (6% desconto).
18 prestações: 188,44€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.883,20€ (15% desconto).
1ª prestação(*):  956,54€ mais 9 prestações de: 247,99€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.