Apresentação
Vais aprender a agilizar a produção e a comunicação visual de ideias, conceitos e produtos de moda, on e offline. O curso tem como pilares 6 projetos práticos que são acompanhados por profissionais da área e são desenvolvidos em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — designers, marcas, revistas e gabinetes de imprensa.
Terás também a oportunidade de trabalhar com diversos intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos — e de realizar visitas de estudo que te permitirão perceber a forma de atuação de um Produtor de Moda.
No final do curso terás construído um portefólio completo de nível profissional que demonstre as tuas capacidades estratégicas, criativas e organizacionais na produção de projetos de comunicação de Moda de diversos tipos — still-life, lookbook, editorial de moda, vídeo de moda, redes sociais e evento de moda.
Para informações mais detalhadas acerca dos projetos que irás desenvolver ao longo do curso, consulta o programa curricular.
Para veres o portefólio de trabalhos realizados pelos nossos alunos, consulta www.instagram.com/modaetic
ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS
O profissional da área de Produção e Comunicação de Moda está apto a trabalhar em:
- Empresas de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
- Departamentos de Marketing e de Comunicação de marcas e empresas na área da Moda
- Showrooms e Gabinetes de Imprensa
- Jornais e Revistas de Moda
- Escolas e centros de formação de Moda
Competências
- Criar e implementar projetos de comunicação de moda direcionados para as necessidades de um determinado cliente.
- Desenvolver planos e estratégias de comunicação alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
- Delinear estratégias digitais na comunicação de moda.
- Produzir conteúdos de Moda de forma assertiva e profissional.
- Coordenar os diversos intervenientes de forma a produzir ações de comunicação de moda.
- Identificar tendências emergentes na comunicação de moda e incorporá-las nas suas propostas de comunicação.
- Coordenar a criação de diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto.
Programa Erasmus+ e Estágios
Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
RESPONSÁVEL DE CURSO
LUIS SANTOS
Designer, Professor e Investigador
GESTORA PEDAGÓGICA : Dora Nobre
Plano Curricular
Ao longo desta unidade vais compreender os mecanismos fundamentais da Moda e da Comunicação de Moda, os quais irás aplicar na construção de uma proposta de comunicação para cliente.
CONTEÚDOS
· Teoria e História e Comunicação de Moda
· História e Tendências da Comunicação de Moda
· Introdução ao Marketing de Moda; O consumidor e o mercado da moda
· Branding de Moda e storytelling
· Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”
· Técnicas de comunicação e de apresentação [workshop]
No projeto Still Life vais produzir fotografias de produto, direcionadas para as necessidades comunicativas de um cliente.
CONTEÚDOS
· Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual; Still Life para e-commerce
· Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
· Desenvolvimento de conceitos visuais
· Marcas, imprensa e showrooms
· Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
· Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
· Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Nesta unidade vais aprender a produzir um Lookbook que capte de forma clara a essência das peças que estás a trabalhar. Vais aprender a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.
CONTEÚDOS
· Produção de catálogos e lookbooks; Tipos e estilos de catálogos
· Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
· Press releases e Press kits
· Modelos e agências
· Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
· Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
· Direção de Maquilhagem e Cabelos
· Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais agilizar a produção de um Editorial para revistas de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
· Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial vs conceptual
· O luxo na moda; o luxo pós-pandemia
· Marcas de luxo [visita de estudo]
· Fotógrafos e stylists nacionais e internacionais
· Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação;
· Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
· Pré-produção; Shopping, inventariação e devoluções
· Linguagem fotográfica, sets e iluminação
· Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais produzir conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
· O vídeo de moda
· Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
· Desenvolvimento de briefing; Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
· Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
· Shopping, inventariação e devoluções
· Filmagens; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
Nesta unidade vais criar um plano de comunicação para as redes sociais de um cliente, produzindo os conteúdos nele constante.
CONTEÚDOS
· Planos e campanhas de comunicação: criação, implementação e avaliação
· Estratégia digital de comunicação;
· Criação de conteúdos escritos
· Redes Sociais
· Influencer Marketing
· Criação, gestão e avaliação de projetos
· Gestão de clientes
· Desenvolvimento e implementação de briefings
· Pré-produção [repêrage, materiais e custos]
· Shopping, inventariação e devoluções
· Definição e coordenação de conteúdos e colaboradores
· Filmagens e/ou Sessão Fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados ao cliente
Neste projeto irás organizar um Evento de Moda, gerindo todos os recursos e intervenientes no processo.
CONTEÚDOS
· Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
· A produção de um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
· Gestão de problemas e conflitos
· Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação; Gestão de clientes
· Pré-produção [repêrage, materiais e custos]; Set design
· Shopping, inventariação e devoluções
· Evento de Moda; Backstage
Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.
CONTEÚDOS
· Criação e gestão de negócio
· Angariação e gestão de clientes
· Orçamentação e apresentação de propostas a clientes
· Autopromoção: portefólio e curriculum vitae
Professores
PATRÍCIA DE SÁ OLIVEIRA
Produtora e Diretora Criativa de Moda
strazzera.pt
MARTA CORDEIRO
Marketeer de Moda e Consultora
https://www.linkedin.com/in/marta-cordeiro-5138105b
SUSANA BETTENCOURT
Digital Marketing Manager
www.linkedin.com/in/susanabtt
TIAGO ESPÍRITO SANTO
Talent and Strategy Partner
whatabout-agency.com
SIMONNE DORET
Stylist e Editora de Moda
instagram.com/simonnedoret
facebook.com/Simonne-Doret
DIANA BASTOS
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
ervamoura.pt/studio
ANA AFONSO
Designer de Moda, Acessórios e Adereços
instagram.com/annaafonso
im-creator.com/anaafonso
ANTÓNIA ROSA
Make-up Artist
facebook.com/Antonia-Rosa
https://antoniarosa-atelier.wixsite.com/atelier
www.instagram.com/iamwhathiam/
HELENA VAZ PEREIRA
Hairstylist e Art Director
https://www.griffehairstyle.com/
www.instagram.com/helenavazpereira
MÁRIO PRÍNCIPE
Fashion Photographer
http://www.marioprincipe.com/
LUÍS SANTOS
Designer e Investigador
linkedin.com/in/luisrcsantos
Equipamento
Sala de Make Up.
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais.
Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
Parcerias
FREEPORT // Lisboa Fashion Outlet
instagram.com/freeportlisboafashionoutlet
freeportfashionoutlet.pt
PARQ // Revista Independente de Moda e Tendências
instagram.com/parqmag
parqmag.com
MAISON FLAIR // Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
facebook.com/maisonflairpt
instagram.com/maisonflair
GANESH // Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
facebook.com/ganesh.comunicacao
instagram.com/ganesh_comunicacao
ganesh.pt
COMPANHIA DAS SOLUÇÕES // Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
instagram.com/companhiasolucoes
www.companhiasolucoes.com
ANTÓNIA ROSA // Atelier de Maquilhagem
https://www.facebook.com/Antonia-Rosa-book-100645158578955/
Candidaturas
Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > PEDIR INFORMAÇÃO
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.
Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 2.883,20€ (15% desconto).
9 prestações: 354,28€ (6% desconto).
12 prestações: 265,21€ (6% desconto).
18 prestações: 188,44€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.883,20€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 956,54€ mais 9 prestações de: 247,99€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.