Apresentação
A indústria musical tem sido alvo de grandes mudanças. O músico é hoje cada vez mais autor, compositor, produtor e gestor da sua própria carreira. O objetivo deste curso é permitir ao aluno o início de uma atividade no meio musical através do desenvolvimento de capacidades de escrita e composição, bem como o conhecimento técnico da performance ou da produção.
No estúdio, o aluno convive com o analógico e o digital, utiliza vários softwares de gravação, descobre o fascínio da edição, o equilíbrio da mistura e o processo da masterização. Com a prática, aperfeiçoa a sua personalidade estética e artística, e aprende a saber ouvir e a encontrar a sua própria voz. Durante o curso tem acesso a estúdios de gravação/produção e salas de pós-produção áudio e masterização.
ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS
Músicos e Compositores;
Produtores musicais;
Gestores de projetos musicais.
Coordenação e Tutoria
MIGUEL ANGELO — COORDENADOR
facebook.com/Miguel.Angelo.Solo
Músico, Produtor, Autor, Compositor e Professor. Foi um dos fundadores dos Delfins e dos Resistência. Tem vários livros e discos editados (a solo e em colaboração com diferentes músicos). Fez dobragens para filmes de Animação.
JOÃO GOMES — TUTOR
Músico, Produtor e Professor.
UNIDADES CURRICULARES
Esta Unidade aborda a indústria musical como uma indústria em eterno movimento, com uma variedade de áreas que se vão sobrepondo às que existiam anteriormente e interagindo com as novas. É necessário, neste contexto dinâmico e ligado através da tecnologia, compreender a sua complexidade para potenciar oportunidades que poderão coroar com êxito a atividade escolhida.
A versatilidade é hoje em dia extremamente importante para quem quiser desenvolver esta atividade, organizando o seu portfolio e comunicando a sua carreira com as ferramentas de promoção e marketing adequadas. É importante que o músico adquira conhecimentos anteriormente confinados às editoras e aos managers. Estes são os temas desta Unidade.
A paisagem da indústria musical alterou-se drasticamente nos últimos anos, tendo a tecnologia influenciado o modo como se produz e se usufrui a música, o que constitui um enorme desafio para músicos, compositores, autores e produtores, assim como para as editoras. A Unidade permite o conhecimento dos pontos fortes e a originalidade da proposta individual do aluno, o que fará certamente a diferença.
Esta Unidade observa e estuda a criação de conteúdos a partir das interações entre a sociedade e a música popular. O aluno irá explorar o papel importante e influente da média na sociedade de hoje e perceber que impacto têm no artista os debates sobre identidades de género, raça, classe e sexualidade, influenciando o seu trabalho, o género e/ou subgénero musical e por consequência a oferta do produto cultural. Após a conclusão desta Unidade o aluno pode observar como a sociedade molda o desenvolvimento da música popular.
A tecnologia é hoje omnipresente na produção de música contemporânea e uma ferramenta padrão da indústria da música e do entretenimento. Os desenvolvimentos tecnológicos modificaram significativamente a prática de gravação, edição e mixagem de som nos últimos anos, e são o foco desta unidade.
Há uma variedade de métodos usados por engenheiros de som para trabalhar o áudio de maneira segura, controlada e criativa. Ser um engenheiro de som envolve muito mais do que posicionar um microfone e carregar no Rec. Os músicos, produtores e engenheiros de som de música devem adquirir todas as valências necessárias para trabalhar o áudio nos seus campos respetivos, que podem ir da gravação de um disco à sonorização de um filme. A Unidade aborda uma introdução a estas matérias.
Hoje em dia a escrita de canções requer mais do que nunca um conjunto versátil de valências e conhecimentos sócio culturais. Individualmente, ou como parte de um projeto colaborativo, o processo de escrita nesta Unidade envolve uma variedade de conceitos e ferramentas cuja prática será desenvolvida ao longo das aulas.
O objetivo é familiarizar o aluno com o(s) processo(s) de composição de modo a criar as suas próprias canções e a gerar o seu portfolio pessoal, seja como compositor individual seja como parte de uma equipa colaborativa.
Seja aspirante a produtor ou autor, intérprete ou compositor, qualquer futuro profissional do meio deverá adquirir uma compreensão física detalhada do funcionamento do mecanismo vocal e das técnicas necessárias para o alcançar de performances do maior padrão possível. Nesta Unidade O alunos aprende como produzir um som mais confiante e tonalmente seguro, melhorando o seu ouvido musical. Será também incentivado a desenvolver a capacidade de usar certos requisitos físicos para alcançar uma boa produção vocal.
No final desta Unidade o aluno saberá aquecer e preparar a sua voz para um desempenho eficaz e seguro, dominando os mecanismos de produção vocal.
Nesta Unidade o aluno escolherá o seu próprio projeto com base num tema proposto, o que permitirá explorar e examinar um assunto atual e com assinalável importância no contexto do Curso de Produção e Criação Musical.
Esta Unidade baseia-se na aprendizagem adquirida na Unidade Introdução à Produção Musical, lecionada no ano anterior. Os conhecimentos apreendidos anteriormente são consolidados e desenvolvidos à luz das melhores práticas da indústria atual. O uso confiante da tecnologia dentro do ambiente de produção é fundamental para a prática profissional nas Indústrias de música e entretenimento. A velocidade, a proficiência e o fluxo de trabalho, além de uma compreensão efetiva das principais técnicas e processos, são vitais para uma carreira de sucesso.
A mistura de áudio é um processo muito importante na pós-produção. Numa mistura todas as pistas gravadas são inspecionadas ao detalhe e processadas até soarem da maneira desejada e se relacionarem de modo equilibrado. O objetivo desta Unidade é proporcionar ao aluno o conhecimento e a compreensão das técnicas utilizadas pelos engenheiros de som e produtores de música para combinar/misturar várias pistas e camadas de modo a valorizar o resultado final.
Nas últimas duas décadas têm sido desenvolvidas opções cada vez mais diversificadas no uso de tecnologias que fornecem aos músicos digitais e designers de som uma gama desconcertante para a sua paleta sonora. Esta Unidade explora o espetro dessas tecnologias, a teoria subjacente e as capacidades sonoras de cada uma delas e explica como as técnicas avançadas de processamento podem transportar um som cru para um nível superior.
Esta Unidade mostra como fazer som ao vivo envolve mais do que a operação de equipamentos de reforço de som. A comunicação empática com os artistas e as equipas de áudio é igualmente importante, assim como a valorização do nível emocional de uma atuação ao vivo. Na verdade, não há engenheiros de áudio que ao vivo que sejam “melhores” do que outros: há “apenas” engenheiros de som que são empáticos e que entendem as necessidades complexas (muitas vezes não relacionadas com o áudio) do artista com o qual trabalham em palco.
Trabalhar como artista na atual indústria da música exige uma gama diversificada de valências e conhecimentos. A adaptação ao Mundo em constante mudança, guiado por diferentes tecnologias, como por exemplo os social media, coloca maior ênfase na necessidade de convivência entre o universo musical e os contextos comerciais. A diferenciação entre o “artista musical” e o “produto comercial” nunca foi tão necessária quanto hoje. Esta Unidade prepara o aluno para a complexidade da indústria.
Esta Unidade oferece aos alunos a oportunidade de, qualquer que seja o percurso escolhido, criar um portfólio de trabalho relacionado diretamente com o projeto que quiserem realizar. Será uma espécie de cartão-de-visita para o mundo do trabalho.
O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.
Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.
Professores
BEATRIZ NUNES // Professora de Canto, Autora, Compositora e Intérprete
RAFAELA RIBAS // Manager, Agente
ALEXANDRE CORTEZ // Músico, Produtor, Empresário, Agente Cultural
ANDRÉ PRISTA (Gestor Pedagógico) // Técnico de Som, Produtor Musical, Compositor, Músico
DAVIDE PINHEIRO // Jornalista, Radialista
JOÃO GOMES(Tutor) // Produtor, Músico
MARCO BAPTISTA // Técnico de Som
MIGUEL ANGELO (Coordenador) // Músico, Autor, Compositor, Produtor
MIKKEL SOLNADO // Produtor, Músico, Autor, Compositor
SÉRGIO NORONHA // Professor, Marketeer
MIGUEL FERRADOR // Produtor, Mixer
TIAGO PIMENTEL aka TRYAMBAKA // DJ, Produtor Musical
EQUIPAMENTO
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI.
Programas utilizados: Cubase, ProTools, Logic e Live.
Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer. Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha).
Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Cubase e Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD. Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam.
Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha). Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha). Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects). Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland ).
Candidaturas
Requisitos:
- 12º Ano de Escolaridade.
- Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
- Marcação de entrevista pessoal / info@etic.pt / 213 942 140.
- Apresentação de portefólio ou showreel na entrevista.
Candidaturas de maio a setembro.
Condições
Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto)
24 prestações de 386€ (3.5% desconto)
30 prestações de 320€
Outros descontos:
Ex-alunos
Parcerias
Condições especiais:
Cidadãos sem residência fiscal em território nacional.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.