Apresentação
Um curso para formar profissionais para as várias áreas da indústria musical internacional – autor, compositor, produtor, manager.
A indústria musical tem sido alvo de grandes mudanças. O músico é hoje cada vez mais autor, compositor, produtor e gestor da sua própria carreira. O objetivo deste curso é permitir ao aluno o início de uma atividade no meio musical através do desenvolvimento de capacidades de escrita e composição, bem como o conhecimento técnico da performance ou da produção.
No estúdio, o aluno convive com o analógico e o digital, utiliza vários softwares de gravação, descobre o fascínio da edição, o equilíbrio da mistura e o processo da masterização. Com a prática, aperfeiçoa a sua personalidade estética e artística, aprende a saber ouvir e a encontrar a sua própria voz, e explora a melhor maneira de tornar-se profissional e lidar com o mercado. Durante o curso tem acesso a estúdios de gravação/produção e salas de pós- produção áudio e masterização.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Músicos e Compositores;
- Produtores musicais;
- Gestores de projetos musicais.
Programa Erasmus+ e Estágios
Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.
Coordenação e Tutoria
JOÃO FERREIRA GOMES – Coordenador
Músico, Produtor e Professor, já tocou com bandas e artistas como LX-90, Delfins, Mazgani, Rita Redshoes, JP Simões e Valete e trabalhou em dezenas de álbuns desde os anos 90.
ANDRÉ PRISTA – Gestor Pedagógico
Produtor, Músico, Compositor, Técnico de Som.
Teve a primeira banda aos 15 anos e, aos 17 anos, o primeiro gravador de 4 pistas.
A paixão pela música e pela engenharia de som foi sempre alimentada pelas diversas oportunidades da vida quer pessoal quer profissional.
Trabalhou com nomes como Bob Katz, Brian “Big Bass” Gardner, Dennis Ward, André Matos (Angra), Rafael Bittencourt, Henning Basse, Akira Takasaki, entre outros.
Abraçou o projeto pedagógico ETIC onde exerce a função de Gestor Pedagógico e professor há 15 anos.
NUNO RUA – Tutor
Técnico de Som e Pós-produtor.
Sound Designer, Técnico de Som, Diretor de Som para Cinema, Pós-Produtor e Tutor no curso Higher Nationals Sound Design For New Media Production na ETIC, desde 2014. Dirige, pós-produz e mistura trabalhos com maior foco nas áreas do Cinema e Televisão documental onde assinou as biografias de Jorge Listopad, Eduardo Prado Coelho, Joana Vasconcelos e Maria Gabriela Llansol. Colabora com artistas de diversas áreas, tais como, a exposição “Overflow” do artista Tadashi Kawamata @maat e a exposição”A Tendency to Forget” de Ângela Ferreira @museu Berardo, obra vencedora do prémio BES NOVO FOTO 2015, que atualmente faz parte do espólio do museu Tate Modern London.
Certificação
Os BTEC Higher Nationals são qualificações de ensino superior reconhecidas internacionalmente nos níveis 4 e 5, proporcionando a possibilidade de uma progressão tanto para a universidade como para o mercado de trabalho.
Os curos Higher Nationals (HN) têm nível atribuído pelo Ofqual – Office of Qualifications and Examinations regulation através do Regulated Qualifications Framework (RQF) correspondente ao nível 5 do Sistema de Qualificações Europeu (EQF).
Pode saber mais sobre este tipo de certificação aqui
UNIDADES CURRICULARES
Esta unidade aborda a indústria musical como uma indústria em eterno movimento, com uma variedade de áreas que se vão sobrepondo às que existiam anteriormente e interagindo com as novas. É necessário, neste contexto dinâmico e ligado através da tecnologia, compreender a sua complexidade para potenciar oportunidades que poderão coroar com êxito a atividade escolhida.
A paisagem da indústria musical alterou-se drasticamente nos últimos anos, tendo a tecnologia influenciado o modo como se produz música e se usufrui dela, o que constitui um enorme desafio para músicos, compositores, autores e produtores, assim como para as editoras. Esta unidade permite conhecer a originalidade da proposta individual do aluno e os seus pontos fortes, que a farão ser distinta.
A tecnologia é hoje omnipresente na produção de música contemporânea e uma ferramenta padrão da indústria da música e do entretenimento. Os desenvolvimentos tecnológicos modificaram significativamente a prática de gravação, edição e mixagem de som nos últimos anos, e são o foco desta unidade.
Hoje em dia a escrita de canções requer mais do que nunca um conjunto versátil de valências e conhecimentos sócio culturais. Individualmente, ou como parte de um projeto colaborativo, o processo de escrita nesta unidade envolve uma variedade de conceitos e ferramentas cuja prática será desenvolvida ao longo das aulas.
O objetivo é familiarizar o aluno com o(s) processo(s) de composição de modo a criar as suas próprias canções e a gerar o seu portfolio pessoal, seja como compositor individual seja como parte de uma equipa colaborativa.
A versatilidade é hoje em dia extremamente importante para quem quiser desenvolver esta atividade, organizando o seu portfolio e comunicando a sua carreira com as ferramentas de promoção e marketing adequadas. É importante que o músico adquira conhecimentos anteriormente confinados às editoras e aos managers. Estes são os temas desta unidade.
Hoje em dia, os espetáculos ao vivo compõem uma boa parte do rendimento de um artista ou produtor. Nesta unidade, aprenderás a melhor maneira de planear, configurar e operar um sistema de som para música ao vivo, garantindo assim som sem distorção nem feedback tanto para a audiência, como para os artistas em palco.
Há uma variedade de métodos usados por engenheiros de som para trabalhar o áudio de maneira segura, controlada e criativa. Ser um engenheiro de som envolve muito mais do que posicionar um microfone e carregar no Rec. Os músicos, produtores e engenheiros de som de música devem adquirir todas as valências necessárias para trabalhar o áudio nos seus campos respetivos, que podem ir da gravação de um disco à sonorização de um filme. A unidade aborda uma introdução a estas matérias.
Seja aspirante a produtor ou autor, intérprete ou compositor, qualquer futuro profissional do meio deverá adquirir uma compreensão física detalhada do funcionamento do mecanismo vocal e das técnicas necessárias para alcançar performances da maior qualidade possível. Nesta unidade os alunos aprendem como produzir um som mais confiante e tonalmente seguro, melhorando o seu ouvido musical.
Serão também incentivados a desenvolver a capacidade de usar certos requisitos físicos para alcançar uma boa produção vocal. No final desta unidade o aluno saberá aquecer e preparar a voz para um desempenho eficaz e seguro, dominando os mecanismos de produção vocal.
Nesta unidade o aluno escolherá o seu próprio projeto com base num tema proposto, que permitirá explorar e examinar um assunto atual e com assinalável importância no contexto do Curso de Produção e Criação Musical.
A mistura de áudio é um processo muito importante na pós-produção. Numa mistura, todas as pistas gravadas são inspecionadas ao detalhe e processadas até soarem da maneira desejada e se relacionarem de modo equilibrado. O objetivo desta unidade é proporcionar ao aluno o conhecimento e a compreensão das técnicas utilizadas pelos engenheiros de som e produtores de música para combinar/misturar várias pistas e camadas de modo a valorizar o resultado final.
Importa maximizar o efeito de um dos componente mais fundamentais do sucesso na indústria musical atual de hoje em dia: a música ao vivo. Vamos explorar técnicas e processos envolvidos na criação de arranjos musicais para espetáculos ao vivo, para que possamos criar a melhor e mais duradoura impressão em quem nos ouve.
No campo do som e da música, a tecnologia está sempre em constante evolução. Dando seguimento à unidade de Produção Musical Avançada, nesta unidade vamo-nos tornando cada vez mais proficientes no uso das novas ferramentas que nos chegam a cada novo dia e que nos permitem chegar a excelentes novos resultados.
Esta unidade baseia-se na aprendizagem adquirida na unidade “Introdução à Produção Musical”, lecionada no ano anterior. Os conhecimentos apreendidos anteriormente são consolidados e desenvolvidos à luz das melhores práticas da indústria atual. O uso confiante da tecnologia dentro do ambiente de produção é fundamental para a prática profissional nas Indústrias de música e entretenimento. A velocidade, a proficiência e o fluxo de trabalho, além de uma compreensão efetiva das principais técnicas e processos, são vitais para uma carreira de sucesso.
Nas últimas duas décadas têm sido desenvolvidas opções cada vez mais diversificadas no uso de tecnologias que fornecem aos músicos digitais e designers de som uma gama desconcertante para a sua paleta sonora. Esta unidade explora o espetro dessas tecnologias, a teoria subjacente e as capacidades sonoras de cada uma delas e explica como as técnicas avançadas de processamento podem transportar um som cru para um nível superior.
Trabalhar como artista na atual indústria da música exige uma gama diversificada de valências e conhecimentos. A adaptação ao mundo em constante mudança, guiado por diferentes tecnologias, como por exemplo os social media, coloca maior ênfase na necessidade de convivência entre o universo musical e os contextos comerciais. A diferenciação entre o “artista musical” e o “produto comercial” nunca foi tão necessária quanto hoje. Esta unidade prepara o aluno para a complexidade da indústria.
Professores
António Cruz
Cantor, Compositor, Professor de Canto, Vocal Coach
António Saraiva
Produtor multimédia
Saber +
Rafaela Ribas
Manager, Agente
Saber +
Alexandre Cortez
Músico, Produtor, Empresário, Agente Cultural
Saber +
André Prista
Técnico de Som, Produtor Musical, Compositor, Músico
João Gomes
Produtor, Músico
Marco Baptista
Técnico de Som
Miguel Ângelo
Músico, Autor, Compositor, Produtor
Saber +
Francisco Faria
Songwriter, Compositor, Produtor, Mixer
Saber +
Sérgio Noronha
Professor, Marketeer
Miguel Ferrador
Produtor, Mixer
Saber +
Simon Wadsworth
Compositor e produtor musical.
Orquestrador e arranjador musical.
EQUIPAMENTO
- Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI.
- Programas utilizados: ProTools, Logic e Live.
- Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer. Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha).
- Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD. Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam.
- Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha). Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha). Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects). Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland ).
Candidaturas
Bolsa de Mérito:
A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão MAIS INFO
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
INSCRIÇÃO
600€(*) – Inscrição internacional Pearson/BTEC.
(*) Pode ser pago 300€ no ato da matricula seguido de 2 prestações no valor de 150€/cada a liquidar em setembro e outubro
Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.725,00€ (10% desconto).
24 prestações de 420,00€ (4% desconto).
30 prestações de 350,00€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
1ª prestação(**): 3.024,00€ mais 12 prestações de 588,00€.
(**) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
Soluções de Financiamento:
Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.