No javascript ETIC | Curso Sound Design for New Media ProductionSound Design for New Media Production – ETIC

Sound Design for New Media Production

Higher Nationals (2 anos / Nível 5) + TOP UP YEAR (1 ANO)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª / 14H-18H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Curso inovador e com uma abordagem prática. Técnicas de som, desenho de sistemas, técnicas de edição, mistura, masterização para cinema e videojogos, espetáculos de música e artes performativas.

É o primeiro curso em Portugal com uma abordagem prática ao design de som. Técnicas de som, desenhos de sistemas, técnicas de edição, mistura, masterização para música, cinema e videojogos, espetáculos de música e de artes performativas são algumas das matérias lecionadas.

O percurso de aprendizagem inclui ainda o estudo, isolamento e tratamento acústico de salas com recurso a software sofisticado. O método “learning by doing” junta a prática em estúdio de gravação e todo o tipo de eventos à teoria, resultando na aquisição de competências técnicas, artísticas e criativas para gravação musical, som direto, pós-produção, som ao vivo, som para cinema, televisão e home studio.

Os Professores são profissionais em atividade no mundo do trabalho. Ao longo do curso os alunos apresentam projetos perante um júri de profissionais da indústria.

Saídas PROFISSIONAIS

  • Técnico de Som em estúdios profissionais de gravação, mistura, masterização, rádio e televisão.
  • Designer de Som especializado em captação e pós-produção para videojogos, cinema, teatro, publicidade e instalações sonoras.
  • Técnico de Som para espetáculos ao vivo.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

Coordenação e Tutoria

COORDENADOR: João Ferreira Gomes
Músico, Produtor e Professor, já tocou com bandas e artistas como LX-90, Delfins, Mazgani, Rita Redshoes, JP Simões e Valete e trabalhou em dezenas de álbuns desde os anos 90.

GESTOR PEDAGÓGICO: André Prista
Produtor, Músico, Compositor, Técnico de Som.
Teve a primeira banda aos 15 anos e, aos 17 anos, o primeiro gravador de 4 pistas.
A paixão pela música e pela engenharia de som foi sempre alimentada pelas diversas oportunidades da vida quer pessoal quer profissional.
Trabalhou com nomes como Bob Katz, Brian “Big Bass” Gardner, Dennis Ward, André Matos (Angra), Rafael Bittencourt, Henning Basse, Akira Takasaki, entre outros.
Abraçou o projeto pedagógico ETIC onde exerce a função de Gestor Pedagógico e professor há 15 anos.

TUTOR: Nuno Rua
Técnico de Som e Pós-produtor.
Sound Designer, Técnico de Som, Diretor de Som para Cinema, Pós-Produtor e Tutor no curso Higher Nationals Sound Design For New Media Production na ETIC, desde 2014. Dirige, pós-produz e mistura trabalhos com maior foco nas áreas do Cinema e Televisão documental onde assinou as biografias de Jorge Listopad, Eduardo Prado Coelho, Joana Vasconcelos e Maria Gabriela Llansol. Colabora com artistas de diversas áreas, tais como, a exposição “Overflow” do artista Tadashi Kawamata @maat e a exposição”A Tendency to Forget” de Ângela Ferreira @museu Berardo, obra vencedora do prémio BES NOVO FOTO 2015, que atualmente faz parte do espólio do museu Tate Modern London.

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO
THE MUSIC INDUSTRY

Esta unidade aborda a indústria musical como uma indústria em eterno movimento, com uma variedade de áreas que se vão sobrepondo às que existiam anteriormente e interagindo com as novas. É necessário, neste contexto dinâmico e ligado através da tecnologia, compreender a sua complexidade para potenciar oportunidades que poderão coroar com êxito a atividade escolhida.

 

MARKETING AND PROMOTION (PEARSON-SET)

A versatilidade é hoje em dia extremamente importante para quem quiser ter uma carreira de profissional do som. Organizar o portfolio e comunicar a carreira com as ferramentas de promoção e marketing adequadas é essencial para que possamos progredir na carreira que almejamos.

PRÁTICAS PROFISSIONAIS (PROFESSIONAL PRACTICE)

A definição de planos de desenvolvimento profissional, através da investigação das competências necessárias para uma carreira na área do som, é essencial para o lançamento de uma carreira. Vamos descobrir a originalidade da proposta individual de cada aluno e os pontos fortes que a farão ser distinta.

RECORDING TECHNOLOGY

É fácil sentirmo-nos assoberbados pela quantidade de ferramentas de gravação que temos ao nosso dispor hoje em dia. Para ajudar a guiar-nos nessa selva de equipamento, nesta unidade aprenderemos técnicas que são fundamentais aos profissionais da nossa área, assim como maneiras criativas de as usar.

 

CREATIVE SOFTWARE TECHNIQUES

As plataformas DAW (digital audio workstation) vieram revolucionar a maneira como trabalhamos o áudio. Para tirar o melhor partido delas, vamos aprender os seus fundamentos e explorar várias, para saber quais são as especificidades de cada uma.

SOUND DESIGN FUNDAMENTALS

Usamos o som para ampliar a emoção, intensificar a ação, criar atmosferas, ou reforçar atuações. Para chegarmos ao melhor resultado, vamos aprender várias técnicas de desenho de som: das mais fundamentais às mais modernas, do foley e edição de áudio ao sampling e síntese sonora.

MUSIC AND SOUND FOR PICTURE

O som e a música são partes essenciais da narrativa de cinema, vídeo, televisão e animação. Vamos aprender a combinar os dois de maneira a fortalecer o alcance das imagens e das histórias que queremos contar.

CREATIVE SYNTHESIS TECHNIQUES

Aprender síntese sonora é saber definir o horizonte tímbrico do nosso som e conseguir criar os tons e texturas que melhor comunicam o que queremos transmitir. Nesta unidade, vamos explorar síntese subtrativa.

2º ANO
CREATIVE RESEARCH PROJECT (PEARSON-SET)

Nesta unidade, o aluno escolherá o seu próprio projeto com base num tema proposto, que permitirá explorar e examinar um assunto atual e com assinalável importância no contexto do Curso de Sound Design.

ADVANCED SOUND DESIGN FOR INTERACTIVE MEDIA

O desenho de som para jogos e media interativo é uma das áreas em maior crescimento da indústria do entretenimento. Esta é a nossa área de estudo: como desenvolver sons para esses produtos, assim como a maneira de os implementar, usando middleware standard de indústria.

SOM AO VIVO (LIVE MIXING)

Esta unidade visa promover o trabalho com sistemas de som ao vivo, seja em recintos fechados ou ao ar livre. Vamos conhecer as melhores práticas e técnicas, tendo por base teorias sólidas para assegurar a melhor qualidade sonora em qualquer espetáculo ao vivo ou evento.

SOM PARA PRODUTOS MEDIA (SOUND FOR MEDIA PRODUCTS)

Cada tipo de media tem requisitos diferentes no que toca ao áudio. Filme, anúncios, programas de televisão, jogos de computador e animação têm, cada um deles, técnicas específicas de som que iremos aprender.

MIXING AND MASTERING

A mistura de áudio é um processo muito importante na pós-produção. É nesse processo que todas as pistas gravadas são inspecionadas ao detalhe e processadas para obter um bom som e se relacionarem de maneira equilibrada. Aprenderemos as melhores técnicas para combinar/misturar várias pistas e camadas sonoras de modo a obter o melhor resultado final possível.

MULTI-AUDIO & STUDIO LIVE PRODUCTION

Há qualquer coisa de especial que acontece quando gravamos várias fontes sonoras simultaneamente – a espontaneidade da interação cria momentos especiais. Seja uma banda com vários elementos, uma conferência ou programas de televisão com vários convidados, vamos saber planear e delinear aspetos técnicos, assegurando-nos que todos os intervenientes estão confortáveis e prontos a dar o seu melhor.

ADVANCED SOUND ENGINEERING

O profissional de som tem de combinar domínio técnico com um ouvido apurado. Só assim poderá garantir a reprodução de som de alta qualidade numa panóplia de situações diversas. Vamos planear e fazer o setup de dois projetos contrastantes: um de som ao vivo e outro de estúdio, colaborando com vários outros intervenientes.

3º ANO

VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

TOP UP YEAR →

Professores

Diogo Melo
Músico, Engenheiro Electrotécnico
Saber +

Dominique Borde
Produtor Musical e Técnico de som
Saber +

Guilherme Martins
Artista Inter-disciplinar e consultor de design interactivo

Pedro Senna Nunes
Realizador, Investigador e Programador Cultural

Ana Camilo
Booking Agent/Marketing Management

Paulo Feijão
Técnico de Som

Miguel Ferrador
Produtor, Mixer

Paulo Soares
Investigador de Estudos de Mercado

Marco Batista
Técnico de Som

Nuno Rua
Técnico de Som e Pós-produtor
Saber +

Paulo Abelho
Músico, Produtor, Sound Designer, Técnico de FOH, Diretor de Som para Cinema
IMDB
Saber +

Pedro Sousa
Realizador e Diretor de Fotografia.
Saber +

Ricardo Toureiro
Game designer

Rui Bentes
Diretor de Som para Cinema e televisão, Sound Designer
IMDB
Saber +

Luís Maio
Jornalista, Musicólogo e Crítico Musical
Saber +

Tiago Rodrigues
Musico, Compositor, Designer de som para videogames
Saber +

André Tenente
Técnico de emissão TSF

CONVIDADOS:

António Pinheiro da Silva
Técnico de som, Produtor, Masterizador, Sound Designer
IMDB
Saber +

António Pires
Encenador de Teatro, Opera.
Wikipédia
Saber +

Mario Seco
Técnico de som, Técnico de monitores, Técnico de FOH.
Saber +

Miguel Carretas
Advogado, Diretor Audiogest.
Saber +

Miguel Ramos
Designer de iluminação, Músico, Fundador da empresa Tela negra.

Fernando Rodrigues
Desenho e operação de sistemas de som D&B – Nan Audiovisuais
Saber +

EQUIPAMENTO

  • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI.
    Programas utilizados: ProTools, Logic e Live.
  • Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer. Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha).
  • Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD. Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam.
  • Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha). Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha). Microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects). Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland).

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

Opções de pagamento:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.495,5€ (10% desconto).
24 prestações de 401,68€ (3.5% desconto).
30 prestações de 333€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.495,5€ (10% desconto).
1ª prestação(*): 2.892,11€ mais 12 prestações de 562,35€.
(*) Valor a liquidar no ato da matrícula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

Soluções de Financiamento:
Se precisas de financiamento para concretizar os teus projetos, informa-te em cgd.pt. ou em qualquer agência da Caixa. Para tua maior conveniência poderás dirigir-te à Agência da CGD Santos, situada na Avenida Dom Carlos I, 60-A, a 300m da ETIC.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.