No javascript

Sound Design for New Media Production

Higher Nationals (2 anos) + TOP UP YEAR (1 ANO)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª / 9H-13H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

É o primeiro curso em Portugal com uma abordagem prática ao design de som. Técnicas de som, desenhos de sistemas, técnicas de edição, mistura, masterização para cinema e videojogos, espetáculos de música e artes performativas são algumas das matérias lecionadas.

O percurso de aprendizagem inclui ainda a previsão, isolamento e tratamento acústico de salas, com recurso a softwares sofisticados. O método learning by doing junta a prática em estúdio de gravação e todo o tipo de eventos à teoria, resultando na aquisição de competências técnicas, artísticas e criativas para gravação musical, som direto, pós-produção, som ao vivo, som para cinema, televisão e home studio.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

Técnico de Som em estúdios profissionais de gravação, mistura, masterização, rádio e televisão.
Designer de Som especializado em captação e pós-produção para videojogos, cinema, teatro, publicidade e instalações sonoras.
Técnico de Som para espetáculos ao vivo.

Coordenação e Tutoria

JOÃO FERREIRA GOMES — COORDENADOR
Músico, Produtor e Professor, já tocou com bandas e artistas como LX-90, Delfins, Mazgani, Rita Redshoes, JP Simões e Valete e trabalhou em dezenas de álbuns desde os anos 90.
Técnico de Som e Pós-produtor.

ANDRÉ PRISTA — GESTOR PEDAGÓGICO
Produtor, Músico, Compositor, Técnico de Som.
Teve a primeira banda aos 15 anos e, aos 17 anos, o primeiro gravador de 4 pistas.
A paixão pela música e pela engenharia de som foi sempre alimentada pelas diversas oportunidades da vida quer pessoal quer profissional.
Trabalhou com nomes como Bob Katz, Brian “Big Bass” Gardner, Dennis Ward, André Matos (Angra), Rafael Bittencourt, Henning Basse, Akira Takasaki, entre outros.
Abraçou o projeto pedagógico ETIC onde exerce a função de Gestor Pedagógico e professor há 15 anos.

NUNO RUA — TUTOR
Sound Designer, Técnico de Som, Diretor de Som para Cinema, Pós-Produtor e Tutor no curso Higher Nationals Sound Design For New Media Production na ETIC, desde 2014. Dirige, pós-produz e mistura trabalhos com maior foco nas áreas do Cinema e Televisão documental onde assinou as biografias de Jorge Listopad, Eduardo Prado Coelho, Joana Vasconcelos e Maria Gabriela Llansol. Colabora com artistas de diversas áreas, tais como, a exposição “Overflow” do artista Tadashi Kawamata @maat e a exposição”A Tendency to Forget” de Ângela Ferreira @museu Berardo, obra vencedora do prémio BES NOVO FOTO 2015, que atualmente faz parte do espólio do museu Tate Modern London. Trabalhou como técnico de Som em dezenas de festivais de música.

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO
PROJECTO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, PEARSON-SET)

O objetivo desta Unidade é desenvolver competências de investigação através da realização de uma pesquisa sustentada e orientada para a realização de um projeto individual dentro da área.

INDÚSTRIAS CRIATIVAS (CREATIVE MEDIA INDUSTRY)

Esta Unidade centra-se nas indústrias criativas e áreas específicas de produção de Media criativos.

PRÁTICAS PROFISSIONAIS (PROFESSIONAL PRACTICE)

A definição de planos de desenvolvimento profissional, através da investigação das competências necessárias para uma carreira nas indústrias criativas, é o objetivo desta Unidade.

PRÁTICAS DE ESTÚDIO DE SOM (AUDIO PRACTICES)

Esta Unidade centra-se no estúdio de gravação, equipamentos e no modo como se interligam entre si desde a sala de captação até ao control room.

ESTUDOS DE ÁUDIO (AUDIO STUDIES)

Esta Unidade aprofunda conhecimentos sobre áudio para Media e a sua importância para a interpretação de significados para o público. A Unidade prepara o aluno para trabalhos em estúdios de pós-produção de áudio, combinando os sons e imagens na criação de produtos audiovisuais.

ESCRITA PARA SOM (SCRIPTWRITING FOR SOUND)

Nesta Unidade, aborda-se a escrita de guiões para áudio, procurando a produção de um script atraente e cativante para o ouvinte.

TECNOLOGIAS DE ÁUDIO (AUDIO TECHNOLOGIES)

O objetivo desta Unidade é familiarizar os alunos com as tecnologias associadas à gravação de áudio, a sua instalação e modos de operação.

MISTURA E MASTERIZAÇÃO (MIXING AND MASTERING)

Esta Unidade foca-se na tecnologia utilizada em estúdios de gravação, fornecendo as competências necessárias para misturar e masterizar programas de áudio.

2º ANO
PROJETO COLABORATIVO (COLLABORATIVE PROJECT, PEARSON-SET)

Esta Unidade foi projetada para desenvolver uma colaboração interdisciplinar e criativa em torno de um tema. O aluno terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, trabalhar com parceiros externos ou colaborar com uma grande equipa de produção para a realização de um trabalho criativo.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

O objetivo desta unidade é apoiar o aluno na transição dos estudos para o mundo profissional, como colaborador de uma empresa ou como freelancer.

ESTUDOS AVANÇADOS DE SOM PARA MEDIA (ADVANCED SOUND MEDIA STUDIES)

Esta unidade explora as competências práticas da pós-produção para diferentes Media, dando especial destaque ao cinema.

SOM AO VIVO (LIVE MIXING)

Esta unidade visa promover o trabalho com sistemas de som ao vivo em recintos fechados e ao ar livre, desenvolvendo bases sólidas de teorias e práticas.

SOM PARA PRODUTOS MEDIA (SOUND FOR MEDIA PRODUCTS)

Esta unidade explora a criação de recursos de design de som específicos para criar interatividade com imagens em movimento, usadas em jogos e aplicativos. O aluno irá compreender e desenvolver competências relativas à conceção e produção de música e som para a indústria dos jogos de computador.

FUNDAMENTOS DO SOM (APPLIED SOUND PRINCIPLES)

Esta unidade explora as características físicas subjacentes das ondas sonoras, a sua propagação e a forma como o ser humano as interpreta. Os princípios acústicos serão aqui estudados e analisados.

GESTÃO DE PROJECTO (PROJECT MANAGEMENT)

O objetivo desta unidade é explorar na teoria e na prática a gestão de um projeto. O aluno irá desenvolver e implementar um plano estratégico para a criação, desenvolvimento e produção de um projeto.

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

3º ANO

VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

TOP UP YEAR →

Professores

DOMINIQUE BORDE // Produtor Musical e Técnico de som
Link Bio

MICK MENGUCI // Musico, Programador
Link Bio 1
Link Bio 2

JORGE CRAMEZ // Realizador
Link Bio 1
Link Bio 2

JORGE PEREIRINHA PIRES // Jornalista, Produtor, Autor, Realizador
Link Bio 1
Link Bio 2

NUNO RUA // Técnico de Som e Pós-produtor
Link Bio

PAULO ABELHO // Músico, Produtor, Sound Designer, Técnico de FOH, Diretor de Som para Cinema
Link Bio 1
Link Bio 2

PEDRO SOUSA // Realizador e Diretor de Fotografia.
https://www.imdb.com/name/nm5015041/

RICARDO TOUREIRO // Game designer

RUI BENTES // Diretor de Som para Cinema e televisão, Sound Designer
Link Bio 1
Link Bio 2

LUÍS MAIO // Jornalista, Musicólogo e Crítico Musical
Link Bio

TIAGO RODRIGUES // Musico, Compositor, Designer de som para videogames
Link Bio

ANDRÉ TENENTE // Técnico de emissão TSF

CONVIDADOS:

ANTONIO PINHEIRO DA SILVA // Técnico de som, Produtor, Masterizador, Sound Designer
Link Bio 1
Link Bio 2

ANTONIO PIRES // Encenador de Teatro, Opera.
Link Bio 1
Link Bio 2

MARIO SECO // Técnico de som, Técnico de monitores, Técnico de FOH.
Link Bio

MIGUEL CARRETAS // Advogado, Diretor Audiogest.
Link Bio

FERNANDO RODRIGUES // Desenho e operação de sistemas de som D&B – Nan Audiovisuais
Link Bio

EQUIPAMENTO

Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI.
Programas utilizados: Cubase, ProTools, Logic e Live.
Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer.
Instrumentos musicais variados, entre eles: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha).
Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HD, Cubase e Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD. Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam.
Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha).
Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha); microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects);
Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland ).

Candidaturas

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

A candidatura inicia-se com uma visita, sempre que possível.
1.º passo: agendar a visita à ETIC aqui.
2.º passo: uma entrevista online com o coordenador do curso, para conhecer em pormenor e esclarecer todas as questões sobre o curso.

Após a visita, receberá indicações para o agendamento desta entrevista.
(No caso de impossibilidade de visita, por favor contacte info@etic.pt)

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
24 prestações de 386€ (3.5% desconto).
30 prestações de 320€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
1ª prestação(*): 2,779.20€ mais 12 prestações de 540.40€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.