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Sound Design for New Media Production

Higher Nationals (2 anos / Nível 5) + TOP UP YEAR (1 ANO)

Duração: 2 anos (1.010 horas)

Datas: Outubro a Julho

Horário: 2ª a 6ª / 9H-13H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Curso inovador e com uma abordagem prática. Técnicas de som, desenho de sistemas, técnicas de edição, mistura, masterização para cinema e videojogos, espetáculos de música e artes performativas.

É o primeiro curso em Portugal com uma abordagem prática ao design de som. Técnicas de som, desenhos de sistemas, técnicas de edição, mistura, masterização para cinema e videojogos, espetáculos de música e artes performativas são algumas das competências necessárias à formação de um profissional de Som.

A aprendizagem inclui ainda a previsão, isolamento e tratamento acústico de salas, com recurso a softwares sofisticados. O método “aprender, fazendo” junta a prática em estúdio de gravação e todo o tipo de eventos à teoria, resultando na aquisição de competências técnicas, artísticas e criativas para gravação musical, som direto, pós-produção, som ao vivo, som para cinema, televisão e home studio.

Os Professores são profissionais em atividade no mundo do trabalho. Ao longo do curso os alunos apresentam projetos perante um júri de profissionais da indústria.

Saídas PROFISSIONAIS

  • Técnico de Som em estúdios profissionais de gravação, mistura, masterização, rádio e televisão;
  • Designer de Som especializado em captação e pós-produção para videojogos, cinema, teatro, publicidade e instalações sonoras;
  • Técnico de Som para espetáculos ao vivo.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

Coordenação e Tutoria

COORDENADOR: João Ferreira Gomes
Músico, Produtor e Professor, já tocou com bandas e artistas como LX-90, Delfins, Mazgani, Rita Redshoes, JP Simões e Valete e trabalhou em dezenas de álbuns desde os anos 90.
Técnico de Som e Pós-produtor.

GESTOR PEDAGÓGICO: André Prista
Produtor, Músico, Compositor, Técnico de Som.
Teve a primeira banda aos 15 anos e, aos 17 anos, o primeiro gravador de 4 pistas.
A paixão pela música e pela engenharia de som foi sempre alimentada pelas diversas oportunidades da vida quer pessoal quer profissional.
Trabalhou com nomes como Bob Katz, Brian “Big Bass” Gardner, Dennis Ward, André Matos (Angra), Rafael Bittencourt, Henning Basse, Akira Takasaki, entre outros.
Abraçou o projeto pedagógico ETIC onde exerce a função de Gestor Pedagógico e professor há 15 anos.

TUTOR: Nuno Rua
Sound Designer, Técnico de Som, Diretor de Som para Cinema, Pós-Produtor e Tutor no curso Higher Nationals Sound Design For New Media Production na ETIC, desde 2014. Dirige, pós-produz e mistura trabalhos com maior foco nas áreas do Cinema e Televisão documental onde assinou as biografias de Jorge Listopad, Eduardo Prado Coelho, Joana Vasconcelos e Maria Gabriela Llansol. Colabora com artistas de diversas áreas, tais como, a exposição “Overflow” do artista Tadashi Kawamata @maat e a exposição “A Tendency to Forget” de Ângela Ferreira @museu Berardo, obra vencedora do prémio BES NOVO FOTO 2015, que atualmente faz parte do espólio do museu Tate Modern London. Trabalhou como técnico de Som em dezenas de festivais de música.

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO
PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, PEARSON-SET)

Nesta unidade, o aluno escolherá o seu próprio projeto, que lhe permitirá a exploração dum tema proposto, tendo assim a oportunidade de demonstrar as suas capacidades para gerir e implementar um projeto individual fundamentado no som. A pesquisa e a investigação serão ferramentas essenciais para o desenvolvimento deste projeto, dando primazia à criatividade.

INDÚSTRIAS CRIATIVAS (CREATIVE MEDIA INDUSTRY)

A produção de media criativa existe dentro do contexto mais amplo do setor das indústrias criativas. Este setor é um dos mais importantes e de mais rápido crescimento a nível económico na maior parte do mundo. Ao desenvolver uma ampla compreensão contextual da indústria, práticas de negócios e competências específicas, os alunos serão capazes de situar o seu próprio trabalho e competências dentro do setor. A aquisição de conhecimento sobre a produção de media permitirá aos alunos informar a sua própria atividade, enquadrando-a num contexto mais vasto.

PRÁTICAS PROFISSIONAIS (PROFESSIONAL PRACTICE)

Dentro do amplo espectro da produção de media criativos, é importante definir a área em que nos queremos desenvolver profissionalmente. Nesta unidade, vamos definir um plano de desenvolvimento profissional, através da investigação das competências necessárias para uma carreira nas indústrias criativas. Exploraremos técnicas de pesquisa usadas pelos profissionais que trabalham em Produção de Media Criativos, técnicas essas que são essenciais em qualquer equipa de produção.

 

PRÁTICAS DE ESTÚDIO DE SOM (AUDIO PRACTICES)

Há uma variedade de métodos usados por engenheiros de som para gravar e trabalhar o áudio de maneira segura, controlada e criativa. Saber utilizar um estúdio de som de forma competente envolve muito mais do que posicionar um microfone e carregar no Rec. Esta familiarização com os processos fundamentais subjacentes ao estúdio é a base da edificação de qualquer trabalho de som.

 

ESTUDOS DE ÁUDIO (AUDIO STUDIES)

Entender o áudio de forma mais profunda pode levar a uma melhor forma de o poder desfrutar. Podcasts, audiolivros, bandas sonoras para televisão, vídeo e cinema têm o poder de entreter e criar emoções. Ao longo desta unidade os alunos irão produzir trabalhos que irão demonstrar a sua capacidade prática para criar bandas sonoras, assim como criar desenvoltura na utilização e entendimento da linguagem de pós-produção áudio para objectos audiovisuais.

ESCRITA PARA SOM (SCRIPTWRITING FOR SOUND)

Escrever um script de áudio requer uma capacidade de pensar no som e não nas imagens. Ao longo desta unidade, os alunos desenvolverão a aprendizagem necessária em técnicas e recursos sonoros que podem ser usados para ilustrar uma história, ganhando a aptidão para produzir scripts de escrita, realização e produção, originando um produto que captará e prenderá a atenção do ouvinte.

TECNOLOGIAS DE ÁUDIO (AUDIO TECHNOLOGIES)

Os profissionais que trabalham em produção áudio encontram uma vasta gama de hardware e software especializado. Escolher o equipamento correto para um projeto e configurá-lo corretamente é de vital importância tanto no estúdio como em gravações on location. Vamos adquirir todas as valências necessárias para trabalhar o áudio desde a gravação, à edição e até ao broadcast online, conseguindo assim ganhar uma boa autonomia e desenvoltura em estúdio.

MISTURA E MASTERIZAÇÃO (MIXING AND MASTERING)

A mistura de áudio é um processo muito importante na pós-produção. Numa mistura, todas as pistas gravadas são inspecionadas ao detalhe e processadas até soarem da maneira desejada e se relacionarem de modo equilibrado. O objetivo desta unidade é proporcionar ao aluno o conhecimento e a compreensão das técnicas utilizadas pelos engenheiros de som e produtores de música para combinar/misturar várias pistas e camadas de modo a valorizar o resultado final.

2º ANO
PROJETO COLABORATIVO (COLLABORATIVE PROJECT, PEARSON-SET)

Trabalhar como parte de uma equipa é um requisito cada vez mais essencial nesta indústria. Partindo de um tema definido anualmente pela Pearson, esta unidade visa desenvolver a capacidade de colaboração interdisciplinar num âmbito criativo. Focar-nos-emos no envolvimento com a comunidade em geral, estabelecendo uma plataforma para explorar práticas de trabalho colaborativo na produção de media criativa. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, com parceiros externos, ou até colaborar entre toda a turma para realizar um trabalho criativo de produção de media como parte de uma experiência coletiva enriquecedora.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

Um aspeto essencial da prática profissional é a análise objetiva detalhada dos nossos pontos fortes e fracos. Isto, juntamente com uma estratégia clara para apresentar competências e conhecimentos a potenciais empregadores ou clientes, é fundamental para o sucesso duma carreira promissora. O objetivo desta unidade é ajudar os alunos a fazer a transição do estudo para o emprego ou trabalho freelance.

ESTUDOS AVANÇADOS DE SOM PARA MEDIA (ADVANCED SOUND MEDIA STUDIES)

Com o crescente aumento de realizações audiovisuais, seja para TV, para cinema, ou até para a internet, a função do técnico de som ganha nova importância, sendo exigido o conhecimento e a flexibilidade para se adaptar a essas novas necessidades. Nesta unidade, serão introduzidos e desenvolvidos conceitos e técnicas que capacitam o aluno a enfrentar os mais diversos desafios que podem surgir em ambiente profissional com som gravado em cena. Assim, desenvolver-se-ão competências e bases que fomentam uma melhor capacidade de resolução de problemas.

SOM AO VIVO (LIVE MIXING)

Esta unidade mostra que fazer som ao vivo envolve mais do que a operação de equipamentos de reforço de som. A comunicação empática com os artistas e as equipas de áudio é igualmente importante, assim como a valorização do nível emocional de uma atuação ao vivo. Na verdade, não há engenheiros de áudio que ao vivo que sejam “melhores” do que outros: há “apenas” engenheiros de som que são empáticos e que entendem as necessidades complexas (muitas vezes não relacionadas com o áudio) do artista com o qual trabalham em palco.

SOM PARA PRODUTOS MEDIA (SOUND FOR MEDIA PRODUCTS)

Apesar da presença dos videojogos na cultura ocidental não ser novidade, nos últimos anos tem-se assistido a uma massificação deste tipo de produção audiovisual, o que demonstra o peso e importância culturais que detém no seio da nossa sociedade. Relativamente ao design de som, espera-se que não só se adapte à experiência visual, mas que potencie igualmente, toda a experiência do utilizador com a obra. O objetivo geral desta unidade, passa por criar um design sonoro que se ajuste à componente visual de forma verosímil, respondendo aos conceitos centrais de interatividade, adaptabilidade e imersão dissecados ao longo da unidade.

FUNDAMENTOS DO SOM (APPLIED SOUND PRINCIPLES)

A compreensão profunda das propriedades das ondas sonoras e da forma como o cérebro humano interpreta e usa essa informação é crucial, no campo da produção musical e da engenharia de som. Para os profissionais que trabalham com tecnologia de som e música, uma das competências capaz de os elevar acima da média é a capacidade de visualizar, prever e interpretar o que acontece quando o som é emitido e como as condições acústicas o afetam. Assim, vamos explorar as características e a física subjacente das ondas sonoras da sua propagação e como o som é interpretado pelos seres humanos.

GESTÃO DE PROJETO (PROJECT MANAGEMENT)

A gestão de projetos abrange a direção de um projeto desde a sua concepção, passando pelos estágios de pesquisa até à sua produção. Vamos explorar teorias e práticas que permitam e facilitem a gestão de um projecto na área da prototipagem e programação. Os avanços da tecnologia nos últimos anos trouxeram significativas mudanças na forma como a música e o som são produzidos. Nesta unidade, iremos explorar ferramentas e técnicas postas à nossa disposição para facilitar o processo de criação, manipulação e produção de material sonoro. Serão encorajados a usar estas técnicas e processos no seu processo de criação e manipulação sonora.

INGLÊS/PREPARAÇÃO PARA TESTE DE NÍVEL LINGUÍSTICO

O HN é um diploma que permite, a quem quiser, prosseguir estudos e internacionalizar-se fazendo um Top Up Year (2 anos HN + 1 ano TopYear = B.A. Hons).
As universidades anglo-saxónicas pedem, entre outros requisitos de candidatura, a realização de um teste de Língua Inglesa com bons resultados (por exemplo, ter uma classificação mínima de 6 valores no teste IELTS, um dos testes oficiais mais conhecidos). Quem não conseguir aquele nível, não pode entrar no curso.
É para esse teste que esta Unidade vos prepara. Uma parte do caminho fica treinada e facilitada.

Por outro lado, os nossos cursos partilham conteúdos e propõem desafios com uma visão internacional. Preparamos e apoiamos os nossos alunos pensando nas melhores práticas, independentemente das geografias ou nacionalidades.
Também por esta razão saber inglês é um instrumento fundamental para destruir muros: ter acesso a mais referências, conhecer mais contextos profissionais e desenvolver o seu portfolio em linha com o que se faz de melhor, sem fronteiras.

3º ANO

VER CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

TOP UP YEAR →

Professores

DOMINIQUE BORDE // Produtor Musical e Técnico de som
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MICK MENGUCI // Musico, Programador
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JORGE CRAMEZ // Realizador
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JORGE PEREIRINHA PIRES // Jornalista, Produtor, Autor, Realizador
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NUNO RUA // Técnico de Som e Pós-produtor
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PAULO ABELHO // Músico, Produtor, Sound Designer, Técnico de FOH, Diretor de Som para Cinema
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PEDRO SOUSA // Realizador e Diretor de Fotografia.
https://www.imdb.com/name/nm5015041/

RICARDO TOUREIRO // Game designer

RUI BENTES // Diretor de Som para Cinema e televisão, Sound Designer
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LUÍS MAIO // Jornalista, Musicólogo e Crítico Musical
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TIAGO RODRIGUES // Musico, Compositor, Designer de som para videogames
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ANDRÉ TENENTE // Técnico de emissão TSF

CONVIDADOS:

ANTONIO PINHEIRO DA SILVA // Técnico de som, Produtor, Masterizador, Sound Designer
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ANTONIO PIRES // Encenador de Teatro, Opera.
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MARIO SECO // Técnico de som, Técnico de monitores, Técnico de FOH.
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MIGUEL CARRETAS // Advogado, Diretor Audiogest.
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FERNANDO RODRIGUES // Desenho e operação de sistemas de som D&B – Nan Audiovisuais
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EQUIPAMENTO

  • Estúdios de Som equipados com Universal Audio, Audient, Pre-amps Valvulados, sistemas AVID Pro-Tools HDX, Cubase e Ableton LIVE com recurso a plugins da Waves, Fab Filter e UAD.
  • Monitores de som Genelec, M-Audio, Adam.
  • Mesas de mistura (Midas, Allen & Heath, Behringer e Yamaha).
  • Gravadores digitais HD Fostex, processadores (Lexicon, TLAudio, SPL, Yamaha); microfones (Neumann, Sennheiser, AKG, DPA, Shure, Sanken, Studio Projects);
  • Equipamentos portáteis de gravação (Sound Devices, Tascam e Roland).
  • Espaços para concertos com palco, PA e estações de DJ Pionneer.
  • Instrumentos musicais: guitarras elétricas e acústicas, baixo elétrico, bateria acústica (Fender, Stratocaster, Telecaster, Jazz Bass, Yamaha).
  • Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais Apple iMac com Headphones, Placa de som e Teclado MIDI.
  • Programas utilizados: Cubase, ProTools, Logic e Live.

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
600€ – Inscrição internacional Pearson/BTEC.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
24 prestações de 386€ (3.5% desconto).
30 prestações de 320€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento em duas prestações anuais: 4.320€ (10% desconto).
1ª prestação(*): 2,779.20€ mais 12 prestações de 540.40€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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