No javascript ETIC | Curso Styling de ModaStyling de Moda – ETIC

Styling de Moda

Cursos ETIC (1 ano)

Duração: 286 horas

Datas: Outubro a julho

Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 9H-13H (COMPLETO)

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Prepara-te para trabalhar profissionalmente enquanto Stylist de Moda, um autêntico “intérprete” de Moda que ajuda revistas, designers e artistas a contar visualmente as suas histórias através da criação de “looks” impactantes.

Ao longo de 8 projetos focados na prática, acompanhados por profissionais da área e realizados em parceria com clientes reais — marcas, revistas, artistas e gabinetes de imprensa —, terás a oportunidade de interagir com diversos intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos — e de realizar visitas de estudo que te darão uma visão real do que é ser um Stylist de Moda.

No final do curso ficas apto a pesquisar, planear e executar trabalhos de Styling de Moda para diversos contextos — online e offline, comercial e editorial —, concretizados em fotografias, vídeos e eventos de Moda. Vais construir um portefólio completo e diferenciador de trabalhos de nível profissional que demonstram as tuas capacidades enquanto Stylist de Moda.

Para informações mais detalhadas acerca dos projetos que irás desenvolver ao longo do curso, consulta o programa curricular.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Stylist de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
  • Artist Developer (Stylist de Artistas)
  • Figurinista (Moda, TV, Cinema e Televisão)
  • Consultor visual para marcas de Moda.
  • Criador de conteúdos visuais.
  • Coordenador de showroom.

Competências

  • Criar propostas visuais para imagens de moda, aptas a cumprir um determinado objetivo comunicativo, comercial ou editorial
  • Responder a um briefing criativo de forma assertiva e profissional.
  • Dirigir uma equipa criativa na ótica da obtenção de imagens de moda.
  • Desenvolver histórias visuais impactantes alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
  • Conhecer as principais referências históricas e contemporâneas na imagem de moda, incorporando-as de forma pertinente no seu próprio processo criativo.
  • Identificar tendências emergentes na moda e incorporá-las na sua visão criativa.
  • Criar diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

RESPONSÁVEL DE CURSO

Luís Santos 
Designer, Professor e Investigador.
Saber +

GESTORA PEDAGÓGICA : Dora Nobre

Programa Curricular

UNIDADE 1 // PRINCÍPIOS DO STYLING DE MODA

Ao longo desta unidade vais compreender a forma como os diversos mecanismos da Moda impactam a ação de um stylist de moda. Irás conhecer os principais fenómenos e linguagens da moda, assim como, os principais intervenientes da sua história.

CONTEÚDOS

  • Teoria da moda
  • História da Moda
  • Ciclo da Moda e Segmentos de Mercado
  • Tendências de Moda e Coolhunting
  • Dicionário da Moda: tipologias de peças, materiais e cor
  • Estética fotográfica: principais fotógrafos, modelos, stylists e marcas
UNIDADE 2 // PROJETO STILL LIFE (FOTOGRAFIA DE PRODUTO)

No projeto Still Life vais idealizar e produzir fotografias criativas de produto para um cliente.

CONTEÚDOS

  • Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
  • O processo criativo; Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
  • Desenvolvimento de conceitos visuais
  • Marcas, imprensa e showrooms
  • Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Set design: design de cenários
  • Linguagem fotográfica, sets e iluminação
  • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
UNIDADE 3 // PROJETO LOOKBOOK

Nesta unidade vais desenvolver o Styling para um Lookbook que capte de forma clara a essência das peças e da marca para a qual estás a trabalhar. Vais aprender a realizar operações simples de maquilhagem e a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

CONTEÚDOS

  • Catálogo vs Lookbook; Tipos e estilos de catálogo
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Modelos e agências
  • Modelos editoriais VS modelos comerciais; Como fazer um casting
  • Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
  • Introdução à Maquilhagem e Cabelos
  • Shooting: Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
UNIDADE 4 // PROJETO EDITORIAL DE MODA

Neste projeto vais desenvolver o Styling para um Editorial de Moda em parceria com uma revista de Moda, explorando tendências e conceitos visuais contemporâneos.

CONTEÚDOS

  • Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial VS conceptual
  • Fontes de inspiração; Fotógrafos nacionais e internacionais
  • Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
  • Shopping, inventariação e devoluções
  • Direção de maquilhagem
  • Prop design: design de cenários e adereços
  • Sessão fotográfica
UNIDADE 5 // PROJETO VÍDEO DE MODA

Neste projeto vais desenvolver o Styling para conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, aptos a captar um conceito visual.

CONTEÚDOS

  • O vídeo de moda
  • Fontes de inspiração
  • Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
  • Shopping, inventariação e devoluções
  • Filmagens
UNIDADE 6 // PROJETO MONTRA

Neste projeto vais fazer o styling para a montra de uma loja de moda, recorrendo a técnicas que potenciem a promoção e vendas dos produtos expostos.

CONTEÚDOS

  • O styling para montras
  • O luxo na moda; o luxo pós-pandemia
  • Marcas de luxo [visita de estudo]
  • Teoria da cor
  • Fontes de inspiração
  • Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
  • Montagem
UNIDADE 7 // PROJETO ARTIST DEVELOPMENT

No projeto Artist Development vais aprender a colocar o potencial criativo e comunicativo do Styling ao serviço de um artista, compreendendo de que forma a sua atitude e a sua identidade podem ser elevadas pela Moda.

CONTEÚDOS

  • O Styling na indústria do entretenimento
  • Corpo, cores e estilo
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Shopping, inventariação e devoluções
  • Acompanhamento do evento ou da captação de imagem
UNIDADE 8 // PROJETO REDES SOCIAIS

Nesta unidade vais desenvolver o Styling para um conjunto de publicações para as redes sociais de um cliente, respeitando as especificidades deste tipo de meio de comunicação.

CONTEÚDOS

  • O Styling para redes sociais
  • Storytelling
  • Influencer Marketing
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Shopping, inventariação e devoluções
  • Filmagens e/ou Sessão Fotográfica
UNIDADE 9 // PROJETO EVENTO DE MODA

Neste projeto irás desenvolver o Styling para um Evento de Moda, de acordo com o tipo de peças e a tipologia de evento a trabalhar.

CONTEÚDOS

  • Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
  • O Styling para um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
  • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
  • Shopping, inventariação e devoluções
  • Prop design: design de adereços
  • Evento de Moda; Backstage
UNIDADE 10 // AUTO-PROMOÇÃO

Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

CONTEÚDOS

  • Criação e gestão de negócio
  • Angariação e gestão de clientes
  • Apresentação e orçamentação de propostas a clientes
  • Ferramentas de autopromoção

Professores

Simonne Doret
Stylist e Editora de Moda
Instagram
Saber +

Mónica Lafayette
Stylist e Artist Developer
Saber +

Diana Bastos
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
Saber +

Patrícia de Sá Oliveira
Produtora e Diretora Criativa de Moda
Saber +

Tiago Espírito Santo
Talent and Strategy Partner
Saber +

Ana Afonso
Designer de Moda, Acessórios e Adereços
Instagram
Saber +

Antónia Rosa
Make-up Artist
Facebook
Instagram
Saber +

Helena Vaz Pereira
Hairstylist e Art Director
Instagram
Saber +

Mário Príncipe
Fashion Photographer
Saber +

Luís Santos
Designer e Investigador
Saber +

EQUIPAMENTO

Sala de Make Up.
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

Parcerias

FREEPORT
Lisboa Fashion Outlet
Facebook
Instagram
Saber +

PARQ
Revista Independente de Moda e Tendências
Instagram
Saber +

MAISON FLAIR
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Facebook
Saber +

GANESH
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
Facebook
Instagram
Saber +

COMPANHIA DAS SOLUÇÕES
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Instagram
Saber +

STIVALI
Loja de marcas de luxo
Saber +

ESPACE CANNELLE
Loja de marcas de luxo
Saber +

ANTÓNIA ROSA
Atelier de Maquilhagem
Saber +

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 2.883,20€ (15% desconto).
9 prestações: 354,28€ (6% desconto).
12 prestações: 265,71€ (6% desconto).
18 prestações: 188,44€.

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.883,20€ (15% desconto).
1ª prestação(*):  956,54€ mais 9 prestações de: 247,99€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

Outros cursos

Everything Is Now.
Learn. Do. Create.
BEGIN HERE Get Everywhere.
Dare To Try.