Apresentação
A Moda é irreverente, provocatória e criativa, exigindo visionários que consigam gerar novidade. Ao longo de um ano vais descobrir como criar looks para sessões fotográficas, para artistas, para marcas e para coleções de moda.
Prepara-te para trabalhar profissionalmente enquanto Stylist de Moda, um autêntico “intérprete” de Moda que ajuda revistas, designers e artistas a contar visualmente as suas histórias através da criação de “looks” impactantes.
Ao longo de 7 projetos focados na prática, acompanhados por profissionais da área e realizados em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — designers, marcas, revistas, artistas e gabinetes de imprensa —, terás a oportunidade de interagir com diversos intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos — e de realizar visitas de estudo que te darão uma visão real do que é ser um Stylist de Moda.
No final do curso ficas apto a pesquisar, planear e executar trabalhos de Styling de Moda para diversos contextos — online e offline, comercial e editorial —, concretizados em fotografias, vídeos e eventos de Moda. Vais construir um portefólio completo e diferenciador de trabalhos de nível profissional que demonstram as tuas capacidades enquanto Stylist de Moda.
As principais competências a desenvolver são:
- Criar propostas visuais para imagens de moda, aptas a cumprir um determinado objetivo comunicativo, comercial ou editorial
- Responder a um briefing criativo de forma assertiva e profissional.
- Dirigir uma equipa criativa na ótica da obtenção de imagens de moda.
- Desenvolver histórias visuais impactantes alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
- Conhecer as principais referências históricas e contemporâneas na imagem de moda, incorporando-as de forma pertinente no seu próprio processo criativo.
- Identificar tendências emergentes na moda e incorporá-las na sua visão criativa.
- Criar diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto.
Para veres o portefólio de trabalhos realizados pelos nossos alunos, consulta @MODAETIC
saídas PROFISSIONAIS
- Empresas de Styling e de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
- Showrooms e Gabinetes de Imprensa
- Jornais e revistas de moda
- Gabinetes de tendências de moda
- Guarda-roupa
- Departamentos de comunicação de marcas de moda
- Escolas e centros de formação de Moda
Estágios Erasmus+ e Integração Profissional
A ETIC disponibiliza dois tipos de estágios:
– Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
– Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do departamento de Integração Profissional da ETIC.
RESPONSÁVEL DE CURSO
Luís Santos
Designer, Professor e Investigador.
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GESTORA PEDAGÓGICA
Dora Nobre
Certificação
A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).
Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).
Programa Curricular
Ao longo desta unidade vais compreender a forma como os diversos mecanismos da Moda impactam a ação de um stylist de moda. Irás conhecer os principais fenómenos e linguagens da moda, assim como, os principais intervenientes da sua história.
CONTEÚDOS
- Teoria da moda
- História da Moda
- Ciclo da Moda e Segmentos de Mercado
- Tendências de Moda e Coolhunting
- Dicionário da Moda: tipologias de peças, materiais e cor
- Estética fotográfica: principais fotógrafos, modelos, stylists e marcas
No projeto Still Life vais idealizar e produzir fotografias criativas de produto para um cliente.
CONTEÚDOS
- Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
- O processo criativo; Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
- Desenvolvimento de conceitos visuais
- Marcas, imprensa e showrooms
- Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Set design: design de cenários
- Linguagem fotográfica, sets e iluminação
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Nesta unidade vais aprender a desenvolver o Styling para imagens de moda comerciais. Vais aprender a realizar operações simples de maquilhagem e a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.
CONTEÚDOS
- Catálogo, Lookbook e Peças publicitárias
- Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
- Modelos e agências
- Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
- Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
- Introdução à Maquilhagem e Cabelos
- Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
Neste projeto vais desenvolver o Styling para um Editorial de Moda em parceria com uma revista de Moda, explorando tendências e conceitos visuais contemporâneos.
CONTEÚDOS
- Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial VS conceptual
- Fontes de inspiração; Fotógrafos nacionais e internacionais
- Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
- Shopping, inventariação e devoluções
- Direção de maquilhagem
- Prop design: design de adereços
- Sessão fotográfica
Neste projeto vais desenvolver o Styling para conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, aptos a captar um conceito visual.
CONTEÚDOS
- O vídeo de moda
- Fontes de inspiração
- Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
- Shopping, inventariação e devoluções
- Filmagem
No projeto Artist Development vais aprender a colocar o potencial criativo e comunicativo do Styling ao serviço de um artista, compreendendo de que forma a sua atitude e a sua identidade podem ser elevadas pela Moda.
CONTEÚDOS
- O Styling na indústria do entretenimento
- Corpo, cores e estilo
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Shopping, inventariação e devoluções
- Acompanhamento do evento ou da captação de imagem
Nesta unidade vais desenvolver o Styling para um conjunto de publicações para as redes sociais de um cliente, respeitando as especificidades deste tipo de meio de comunicação.
CONTEÚDOS
- O Styling para redes sociais
- Storytelling
- Influencer Marketing
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Shopping, inventariação e devoluções
- Filmagens e/ou Sessão Fotográfica
Neste projeto irás desenvolver o Styling para um Evento de Moda, de acordo com o tipo de peças e a tipologia de evento a trabalhar.
CONTEÚDOS
- Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
- O Styling para um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
- Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
- Shopping, inventariação e devoluções
- Prop design: design de adereços
- Evento de Moda; Backstage
Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.
CONTEÚDOS
- Criação e gestão de negócio
- Angariação e gestão de clientes
- Apresentação e orçamentação de propostas a clientes
- Ferramentas de autopromoção
Professores
Mónica Lafayette
Stylist e Artist Developer
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Diana Bastos
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
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Patrícia de Sá Oliveira
Produtora e Diretora Criativa de Moda
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Tiago Espírito Santo
Talent and Strategy Partner
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Ana Afonso
Designer de Moda, Acessórios e Adereços
Instagram
Saber +
Antónia Rosa
Make-up Artist
Facebook
Instagram
Saber +
Helena Vaz Pereira
Hairstylist e Art Director
Instagram
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Mário Príncipe
Fashion Photographer
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Luís Santos
Designer e Investigador
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David Motta
Visual Artist, Creative Director, Art director, Creative Consultant, Curator, Fashion Stylist, Fashion Producer
Site
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EQUIPAMENTO
Sala de Make Up.
Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.
Parcerias
FREEPORT
Lisboa Fashion Outlet
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PARQ
Revista Independente de Moda e Tendências
Instagram
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MAISON FLAIR
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Facebook
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GANESH
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
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COMPANHIA DAS SOLUÇÕES
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
Instagram
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ANTÓNIA ROSA
Atelier de Maquilhagem
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Candidaturas
Bolsa de Mérito:
A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas
Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.
O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado > botão PRÉ-CANDIDATURA
Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional)
Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.
Candidaturas de Maio a Setembro.
Condições
Inscrição:
180€
Opções de pagamento:
Pronto pagamento: 3.174,91€ (10% desconto).
12 prestações: 282,21€ (4% desconto).
18 prestações: 195,98€.
Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
1ª prestação(*): 1.693,29€ mais 9 prestações de: 188,14€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.
Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.
CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.
Para mais informações contacte-nos.