No javascript ETIC | Curso Styling de ModaStyling de Moda – ETIC

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    Styling de Moda

    Cursos ETIC (1 ano)

    Duração: 286 horas

    Datas: Outubro a julho

    Horário: 2ª, 4ª e 6ª / 9H-13H (COMPLETO-SEM VAGAS)

    Participantes: Máximo de 16 alunos

    Idioma: Português

    Formato: Aulas presenciais e projetuais.

    Pré
    Candidatura

    Galeria

    Apresentação

    A Moda é irreverente, provocatória e criativa, exigindo visionários que consigam gerar novidade. Ao longo de um ano vais descobrir como criar looks para sessões fotográficas, para artistas, para marcas e para coleções de moda.

    Prepara-te para trabalhar profissionalmente enquanto Stylist de Moda, um autêntico “intérprete” de Moda que ajuda revistas, designers e artistas a contar visualmente as suas histórias através da criação de “looks” impactantes.

    Ao longo de 7 projetos focados na prática, acompanhados por profissionais da área e realizados em parceria com clientes do mercado da Moda Nacional — designers, marcas, revistas, artistas e gabinetes de imprensa —, terás a oportunidade de interagir com diversos intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos — e de realizar visitas de estudo que te darão uma visão real do que é ser um Stylist de Moda.

    No final do curso ficas apto a pesquisar, planear e executar trabalhos de Styling de Moda para diversos contextos — online e offline, comercial e editorial —, concretizados em fotografias, vídeos e eventos de Moda. Vais construir um portefólio completo e diferenciador de trabalhos de nível profissional que demonstram as tuas capacidades enquanto Stylist de Moda.

    As principais competências a desenvolver são:

    • Criar propostas visuais para imagens de moda, aptas a cumprir um determinado objetivo comunicativo, comercial ou editorial
    • Responder a um briefing criativo de forma assertiva e profissional.
    • Dirigir uma equipa criativa na ótica da obtenção de imagens de moda.
    • Desenvolver histórias visuais impactantes alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
    • Conhecer as principais referências históricas e contemporâneas na imagem de moda, incorporando-as de forma pertinente no seu próprio processo criativo.
    • Identificar tendências emergentes na moda e incorporá-las na sua visão criativa.
    • Criar diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto.

    Para veres o portefólio de trabalhos realizados pelos nossos alunos, consulta @MODAETIC

    saídas PROFISSIONAIS

    • Empresas de Styling e de Produção de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
    • Showrooms e Gabinetes de Imprensa
    • Jornais e revistas de moda
    • Gabinetes de tendências de moda
    • Guarda-roupa
    • Departamentos de comunicação de marcas de moda
    • Escolas e centros de formação de Moda

    Estágios Erasmus+ e Integração Profissional

    A ETIC disponibiliza dois tipos de estágios:
    – Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
    – Podem igualmente candidatar-se a um estágio em empresas através do departamento de Integração Profissional da ETIC.

    RESPONSÁVEL DE CURSO

    Luís Santos 
    Designer, Professor e Investigador.
    Saber +

    GESTORA PEDAGÓGICA
    Dora Nobre

    Certificação

    A ETIC é uma entidade formadora certificada pela DGERT, que lhe atribui um reconhecimento global para realizar formação e que é concedida por áreas de educação e formação. Este curso está inserido na modalidade Outra Formação Profissional (OFP).

    Os registos das ações de formação são efetuados em SIGO, destinando-se a certificar a conclusão com aproveitamento da ação de formação para alunos com residência em Portugal (Portaria nº474/2007).

    Programa Curricular

    MÓDULO 1 // PRINCÍPIOS DO STYLING DE MODA

    Ao longo desta unidade vais compreender a forma como os diversos mecanismos da Moda impactam a ação de um stylist de moda. Irás conhecer os principais fenómenos e linguagens da moda, assim como, os principais intervenientes da sua história.

    CONTEÚDOS

    • Teoria da moda
    • História da Moda
    • Ciclo da Moda e Segmentos de Mercado
    • Tendências de Moda e Coolhunting
    • Dicionário da Moda: tipologias de peças, materiais e cor
    • Estética fotográfica: principais fotógrafos, modelos, stylists e marcas
    MÓDULO 2 // PROJETO STILL LIFE (FOTOGRAFIA DE PRODUTO)

    No projeto Still Life vais idealizar e produzir fotografias criativas de produto para um cliente.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
    • O processo criativo; Técnicas de pesquisa; Moodboard e Storyboard
    • Desenvolvimento de conceitos visuais
    • Marcas, imprensa e showrooms
    • Gabinetes de imprensa [visita de estudo]
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Set design: design de cenários
    • Linguagem fotográfica, sets e iluminação
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 3 // PROJETO COMERCIAL

    Nesta unidade vais aprender a desenvolver o Styling para imagens de moda comerciais. Vais aprender a realizar operações simples de maquilhagem e a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

    CONTEÚDOS

    • Catálogo, Lookbook e Peças publicitárias
    • Briefing: Análise, pesquisa e apresentação
    • Modelos e agências
    • Modelos editoriais vs modelos comerciais; Como fazer um casting
    • Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos)
    • Introdução à Maquilhagem e Cabelos
    • Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
    MÓDULO 4 // PROJETO EDITORIAL DE MODA

    Neste projeto vais desenvolver o Styling para um Editorial de Moda em parceria com uma revista de Moda, explorando tendências e conceitos visuais contemporâneos.

    CONTEÚDOS

    • Editoriais de Moda e Revistas de Moda; Editorial comercial VS conceptual
    • Fontes de inspiração; Fotógrafos nacionais e internacionais
    • Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Direção de maquilhagem
    • Prop design: design de adereços
    • Sessão fotográfica
    MÓDULO 5 // PROJETO VÍDEO DE MODA

    Neste projeto vais desenvolver o Styling para conteúdos em vídeo para revistas de Moda online, aptos a captar um conceito visual.

    CONTEÚDOS

    • O vídeo de moda
    • Fontes de inspiração
    • Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Filmagem
    MÓDULO 6 // PROJETO ARTIST DEVELOPMENT

    No projeto Artist Development vais aprender a colocar o potencial criativo e comunicativo do Styling ao serviço de um artista, compreendendo de que forma a sua atitude e a sua identidade podem ser elevadas pela Moda.

    CONTEÚDOS

    • O Styling na indústria do entretenimento
    • Corpo, cores e estilo
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Acompanhamento do evento ou da captação de imagem
    MÓDULO 7 // PROJETO REDES SOCIAIS

    Nesta unidade vais desenvolver o Styling para um conjunto de publicações para as redes sociais de um cliente, respeitando as especificidades deste tipo de meio de comunicação.

    CONTEÚDOS

    • O Styling para redes sociais
    • Storytelling
    • Influencer Marketing
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Filmagens e/ou Sessão Fotográfica
    MÓDULO 8 // PROJETO EVENTO DE MODA

    Neste projeto irás desenvolver o Styling para um Evento de Moda, de acordo com o tipo de peças e a tipologia de evento a trabalhar.

    CONTEÚDOS

    • Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
    • O Styling para um Evento de Moda; Antes, durante e depois do evento
    • Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
    • Shopping, inventariação e devoluções
    • Prop design: design de adereços
    • Evento de Moda; Backstage
    MÓDULO 9 // AUTOPROMOÇÃO

    Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

    CONTEÚDOS

    • Criação e gestão de negócio
    • Angariação e gestão de clientes
    • Apresentação e orçamentação de propostas a clientes
    • Ferramentas de autopromoção

    Professores

    Mónica Lafayette
    Stylist e Artist Developer
    Saber +

    Diana Bastos
    Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
    Saber +

    Patrícia de Sá Oliveira
    Produtora e Diretora Criativa de Moda
    Saber +

    Tiago Espírito Santo
    Talent and Strategy Partner
    Saber +

    Ana Afonso
    Designer de Moda, Acessórios e Adereços
    Instagram
    Saber +

    Antónia Rosa
    Make-up Artist
    Facebook
    Instagram
    Saber +

    Helena Vaz Pereira
    Hairstylist e Art Director
    Instagram
    Saber +

    Mário Príncipe
    Fashion Photographer
    Saber +

    Luís Santos
    Designer e Investigador
    Saber +

    David Motta
    Visual Artist, Creative Director, Art director, Creative Consultant, Curator, Fashion Stylist, Fashion Producer
    Site
    Saber +

     

     

     

     

    EQUIPAMENTO

    Sala de Make Up.
    Salas de computadores equipadas com workstation de trabalho individuais. Programas utilizados: Adobe Creative Cloud Suite.

    Parcerias

    FREEPORT
    Lisboa Fashion Outlet
    Facebook
    Instagram
    Saber +

    PARQ
    Revista Independente de Moda e Tendências
    Instagram
    Saber +

    MAISON FLAIR
    Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
    Facebook
    Saber +

    GANESH
    Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
    Facebook
    Instagram
    Saber +

    COMPANHIA DAS SOLUÇÕES
    Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
    Instagram
    Saber +

    ANTÓNIA ROSA
    Atelier de Maquilhagem
    Saber +

    Candidaturas

    Bolsa de Mérito:
    A ETIC atribui Bolsas de Mérito aos alunos que tenham aproveitamento escolar excecional, promovendo a excelência do seu desempenho. Para mais informações consultar Bolsas

    Requisitos:
    12.º Ano de Escolaridade.
    Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais.
    Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

    O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
    > Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  botão PRÉ-CANDIDATURA

    Quais os passos seguintes?
    Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
    > Marcação de entrevista
    > visita à escola (opcional)

    Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

    Candidaturas de Maio a Setembro.

    Condições

    Inscrição:
    180€

    Opções de pagamento:
    Pronto pagamento: 3.174,91€ (10% desconto).
    12 prestações: 282,21€ (4% desconto).
    18 prestações: 195,98€.

    Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
    1ª prestação(*):  1.693,29€ mais 9 prestações de: 188,14€.
    (*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

    Outros descontos:
    Ex-alunos.
    Parcerias.

    CONDIÇÕES GERAIS
    Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
    O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
    O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
    Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
    Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
    As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
    A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
    A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
    O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

    Para mais informações contacte-nos.

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