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Styling de Moda

Cursos ETIC (1 ano)

Duração: 282 horas

Datas: outubro a julho

Horário: 2a, 4a e 6a / 9H-13H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

Prepara-te para trabalhar profissionalmente enquanto Stylist de Moda, um autêntico “intérprete” de Moda que ajuda revistas, designers e artistas a contar visualmente as suas histórias através da criação de “looks” impactantes.
Ao longo de 7 projetos focados na prática, acompanhados por profissionais da área e realizados em parceria com clientes reais — marcas, revistas, artistas e gabinetes de imprensa —, terás a oportunidade de interagir com diversos intervenientes da indústria — fotógrafos, videógrafos, cabeleireiros, maquilhadores, showrooms e agências de modelos — e de realizar visitas de estudo que te darão uma visão real do que é ser um Stylist de Moda.
No final do curso ficas apto a pesquisar, planear e executar trabalhos de Styling de Moda para diversos contextos — online e offline, comercial e editorial —, concretizados em fotografias, vídeos e eventos de Moda. Vais construir um portefólio completo e diferenciador de trabalhos de nível profissional que demonstram as tuas capacidades enquanto Stylist de Moda.
Para informações mais detalhadas acerca dos projetos que irás desenvolver ao longo do curso, consulta o programa curricular.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Stylist de Moda (Fotografia, Vídeo e Eventos)
  • Artist Developer (Stylist de Artistas)
  • Figurinista (Moda, TV, Cinema e Televisão)
  • Consultor visual para marcas de Moda.
  • Criador de conteúdos visuais.
  • Coordenador de showroom.

Competências

  • Criar propostas visuais para imagens de moda, aptas a cumprir um determinado objetivo comunicativo, comercial ou editorial
  • Responder a um briefing criativo de forma assertiva e profissional.
  • Dirigir uma equipa criativa na ótica da obtenção de imagens de moda.
  • Desenvolver histórias visuais impactantes alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
  • Conhecer as principais referências históricas e contemporâneas na imagem de moda, incorporando-as de forma pertinente no seu próprio processo criativo.
  • Identificar tendências emergentes na moda e incorporá-las na sua visão criativa.
  • Criar diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto.

Programa Erasmus+ e Estágios

Os alunos ETIC, no final do curso e mediante o seu desempenho, podem candidatar-se a um estágio internacional através do Programa Erasmus+.
Podem igualmente candidatar-se a um estágio numa empresa portuguesa da área do curso através do Departamento de Integração Profissional e Erasmus+.

RESPONSÁVEL DE CURSO

Luís Santos 
Designer, Professor e Investigador.
linkedin.com/in/luisrcsantos

GESTORA PEDAGÓGICA : Dora Nobre

Programa Curricular

UNIDADE 1 // PROJETO ESTÉTICA PESSOAL

Ao longo desta unidade vais compreender os diversos fenómenos e linguagens da Moda sob a forma de um projeto de pesquisa pessoal onde vais ser desafiado a encontrar a tua estética e visão pessoal enquanto Stylist de Moda.

CONTEÚDOS
·       Teoria da moda; História da Moda
·       Ciclo da Moda; Segmentos de Mercado
·       Tendências de Moda e Coolhunting
·       Dicionário da Moda: tipologias de peças, materiais e cor
·       Estética fotográfica: principais fotógrafos, modelos, stylists e marcas
·       Composição gráfica [workshop]

UNIDADE 2 // PROJETO STILL LIFE (FOTOGRAFIA DE PRODUTO)

CONTEÚDOS
·       Tipos de Still Life: Comercial vs conceptual
·       O processo criativo; Técnicas de pesquisa
·       Desenvolvimento de conceitos visuais
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
·       Shooting: Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
·       Set e prop design: design de cenários e adereços [workshop]

UNIDADE 3 // PROJETO LOOKBOOK

Nesta unidade vais desenvolver o Styling para um Lookbook que capte de forma clara a essência das peças e da marca para a qual estás a trabalhar. Vais aprender a realizar operações simples de maquilhagem e a dirigir modelos e fotógrafos de forma a obter os resultados idealizados.

CONTEÚDOS
·       Catálogo vs Lookbook
·       O processo criativo; Técnicas de pesquisa
·       Desenvolvimento de conceitos visuais
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
·       Marcas, imprensa e showrooms
·       Modelos e agências; Como fazer um casting
·       Shooting: Sessão fotográfica; Seleção e apresentação dos resultados
·       Coordenação de intervenientes (fotógrafos, videógrafos e modelos) [workshop]
·       Maquilhagem [workshop]
·       Cabelos [workshop]
·       Gabinetes de imprensa [visita de estudo]

UNIDADE 4 // PROJETO EDITORIAL DE MODA // REVISTA PARQ

Neste projeto vais desenvolver o Styling para um Editorial de Moda em parceria com uma revista de Moda, explorando tendências e conceitos visuais contemporâneos.

CONTEÚDOS
·       Styling de Moda: comercial vs editorial
·       O luxo na moda
·       Fontes de inspiração; Fotógrafos nacionais e internacionais
·       Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
·       Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
·       Shopping, inventariação e devoluções
·       Shooting: Sessão fotográfica
·       Linguagem fotográfica, sets e iluminação [workshop]
·       Direção de maquilhagem [workshop]
·       Set e prop design: design de cenários e adereços [workshop]
·       Marcas de luxo [visita de estudo]

UNIDADE 5 // PROJETO VÍDEO DE MODA // REVISTA PARQ

Mais uma vez em parceria com uma revista de Moda, vais desenvolver o Styling, mas desta vez para conteúdos em vídeo, aptos a captar um conceito visual.

CONTEÚDOS
·       O vídeo de moda
·       Fontes de inspiração
·       Desenvolvimento de conceitos visuais; Moodboards e trendboards
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
·       Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação
·       Shopping, inventariação e devoluções
·       Shooting: Filmagens

UNIDADE 6 // PROJETO ARTIST DEVELOPMENT

No projeto Artist Development vais aprender a colocar o potencial criativo e comunicativo do Styling ao serviço de um artista, compreendendo de que forma a sua atitude e a sua identidade podem ser elevadas pela Moda.

CONTEÚDOS
·       O Styling na indústria do entretenimento
·       Corpo, cores e estilo
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
·       Shopping, inventariação e devoluções
·       Shooting: Filmagens e/ou Sessão Fotográfica
·       Técnicas de comunicação e apresentação [workshop]
·       Prop design: design de adereços [workshop]

UNIDADE 7 // PROJETO REDES SOCIAIS // FREEPORT

Nesta unidade vais desenvolver o Styling para um conjunto de publicações para as redes sociais de um cliente, respeitando as especificidades deste tipo de meio de comunicação.

CONTEÚDOS

·       O Styling para redes sociais

·       Storytelling

·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação

·       Shopping, inventariação e devoluções

·       Shooting: Filmagens e/ou Sessão Fotográfica

·       Influencer Marketing [workshop]

UNIDADE 8 // PROJETO EVENTO DE MODA // FREEPORT

Neste projeto irás desenvolver o Styling para um Evento de Moda, de acordo com o cliente e todas as particularidades inerentes à tipologia de evento a trabalhar.

CONTEÚDOS
·       Tipos de Eventos de Moda: desfiles, lançamentos comerciais e performances
·       Antes, durante e depois do evento
·       Briefing de cliente: Análise, pesquisa e apresentação
·       Shopping, inventariação e devoluções
·       Evento de Moda; Backstage

UNIDADE 9 //AUTO-PROMOÇÃO

Nesta unidade vais criar as tuas ferramentas de comunicação profissional, montando um portefólio que demonstre todas as capacidades adquiridas ao longo do curso.

CONTEÚDOS
·       Criação e gestão de negócio
·       Angariação e gestão de clientes
·       Apresentação e orçamentação de propostas a clientes
·       Autopromoção: portefólio e curriculum vitae
·       Edição de imagem [workshop]

Professores

Antónia Rosa
Make-up Artist
facebook.com/Antonia-Rosa
instagram.com/antoniarosamua/

Simonne Doret
Stylist e Editora de Moda
instagram.com/simonnedoret
facebook.com/Simonne-Doret

Mónica Lafayette
Stylist e Artist Developer
intagram.com/lafayette

Diana Bastos
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
ervamoura.pt/studio

Patrícia de Sá Oliveira
Produtora e Diretora Criativa de Moda
strazzera.pt

Tiago Espírito Santo
Talent and Strategy Partner
whatabout-agency.com

Ana Afonso
Designer de Moda, Acessórios e Adereços
instagram.com/annaafonso
im-creator.com/anaafonso

EQUIPAMENTO

Parcerias

Freeport

Lisboa Fashion Outlet
facebook.com/freeportfashionoutlet
instagram.com/freeportlisboafashionoutlet
freeportfashionoutlet.pt

Parq
Revista Independente de Moda e Tendências
instagram.com/parqmag
parqmag.com

Maison Flair
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
facebook.com/maisonflairpt/
instagram.com/maisonflair

Ganesh
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
facebook.com/ganesh.comunicacao
instagram.com/ganesh_comunicacao
www.ganesh.pt

Companhia das Soluções
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
https://www.instagram.com/companhiasolucoes/
companhiasolucoes.com

Candidaturas

Bolsa de Mérito:
Tendo em conta o momento que vivemos, a ETIC atribui uma Bolsa que visa ajudar os alunos no pagamento dos seus cursos, mediante o seu aproveitamento no curso.
Para mais informações consultar aqui.

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

O que devo fazer para iniciar a minha candidatura?
> Preencher o formulário na página do curso em que estou interessado >  PEDIR INFORMAÇÃO

Quais os passos seguintes?
Irá receber um email de confirmação com informação sobre :
> Marcação de entrevista
> visita à escola (opcional > pode agendar na página CANDIDATURAS)

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto Pagamento: 2.771€  (15%  desconto).
9 prestações 340,49€ (6% desconto).
12 prestações: 255,37€ (6% desconto).
18 prestações: 181,11€

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.771€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 919.32€ mais 9 prestações de: 238.34€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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