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Styling e Imagem de Moda

Cursos ETIC (1 ano)

Duração: 282 horas

Datas: outubro a julho

Horário: 2a, 4a e 6a / 9H-13H

Participantes: 8 a 16 alunos

Idioma: Português

Formato: Aulas presenciais e projetuais. Inclui também aulas online.

Galeria

Apresentação

A indústria da moda vive de uma constante renovação das suas imagens. Essas imagens são criadas por profissionais altamente informados e cujas capacidades estéticas se equiparam a verdadeiros artistas visuais. Com uma alargada cultura de moda, estes profissionais ajudam os agentes da indústria a manterem-se interessantes e relevantes através da criação de representações memoráveis e impactantes, explorando conceitos muitas das vezes provocativos e visionários.
O curso de Styling e Imagem de Moda é uma forma de entrar no mercado da criação de conceitos visuais adaptados aos diferentes tipos de imagem de Moda — online e offline, comercial e editorial.
Ao longo deste curso irás compreender qual o papel do Stylist de Moda enquanto criador de imagens de Moda e aprender a responder às necessidades de diferentes projetos criativos, tais como o styling de eventos de moda, a criação de imagens para editoriais de moda e o desenvolvimento de discursos visuais para redes sociais.
Ao longo de um ano irás aprender a pesquisar, a planear e a executar de forma profissional a tua visão na criação de imagens de Moda. A tua criatividade e conhecimento estético serão enriquecidos de forma transversal, informados pelas tendências atuais, contextualizados pelas referências históricas e contemporâneas, e em linha com os conceitos emergentes no mercado da Moda.

ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

  • Stylist de Moda.
  • Figurinista.
  • Editor de Moda.
  • Consultor visual para marcas de Moda.
  • Criador de conteúdos visuais.
  • Coordenador de showroom.

Competências

  • Criar propostas visuais para imagens de moda, aptas a cumprir um determinado objetivo comunicativo, comercial ou editorial
  • Responder a um briefing criativo de forma assertiva e profissional.
  • Dirigir uma equipa criativa na ótica da obtenção de imagens de moda.
  • Desenvolver histórias visuais impactantes alinhadas com a identidade de um determinado cliente.
  • Conhecer as principais referências históricas e contemporâneas na imagem de moda, incorporando-as de forma pertinente no seu próprio processo criativo.
  • Identificar tendências emergentes na moda e incorporá-las na sua visão criativa.
  • Conhecer e comunicar com os principais intervenientes na criação de imagens de moda.
  • Criar diversos tipos de imagem de moda de acordo com as especificidades do projeto.

RESPONSÁVEL DE CURSO

Luís Santos // Criativo multidisciplinar, docente e profissional nas áreas do design gráfico e do design de moda, com especialização em comunicação visual e digital.

Com formação base em Estudos Avançados em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, aplica a metodologia de projeto na sua ação enquanto designer e consultor de comunicação, procurando incorporar ao espírito metódico e crítico uma abordagem criativa e espontânea.

https://www.linkedin.com/in/luisrcsantos/

GESTORA PEDAGÓGICA : Dora Nobre

Programa Curricular

UNIDADE 1 // MODA E IMAGEM
  • Teoria da moda; História da Moda.
  • Ciclo da moda; Segmentos de Mercado.
  • Tendências de moda e coolhunting.
  • Dicionário da moda: tipologias de peças, materiais e cor.
  • Estética fotográfica: fotógrafos, modelos, stylists e marcas.
UNIDADE 2 // STYLING DE MODA
  • O styling de moda: comercial vs editorial.
  • O processo criativo.
  • Técnicas de pesquisa.
  • Desenvolvimento de conceitos visuais.
  • Moodboard vs trendboard.
  • Tipos de corpo e colometria.
  • Direção criativa: briefing, pré-produção, implementação e avaliação.
  • Storytelling: tipos de estratégias e tons de comunicação.
  • Meios de comunicação visual: físicos, digitais e “figitais”.
UNIDADE 3 // RECURSOS E INTERVENIENTES
  • Marcas, imprensa e showrooms.
  • Fotógrafos, videógrafos e criadores de conteúdos.
  • Maquilhadores e cabeleireiros.
  • Produtores de Moda.
  • Modelos e agências.
  • Influencers e celebridades.
  • Comunicação com intervenientes [shopping, inventariação e devoluções].
UNIDADE 4 // PROCESSOS E TÉCNICAS
  • Maquilhagem [workshop].
  • Cabelos [workshop].
  • Set design [workshop].
  • Prop design: design de adereços [workshop].
  • Composição gráfica [workshop].
  • Criação e edição de imagem [workshop].
  • Edição de vídeo [workshop].
  • Fotografia e vídeo de moda: linguagem fotográfica, sets e iluminação [workshop].
  • Direção de intervenientes “on set” (fotógrafos, videógrafos e modelos) [workshop].
  • Técnicas de comunicação e de apresentação [workshop].
UNIDADE 5 // PROJETOS
  • Still life [fotografia de produto].
  • Lookbook.
  • Sessão fotográfica.
  • Vídeo de Moda.
  • Redes Sociais.
  • Evento de Moda.
UNIDADE 6 // PRÁTICA PROFISSIONAL
  • Criação e gestão de negócio.
  • Angariação e gestão de clientes.
  • Apresentação e orçamentação de propostas a clientes.
  • Autopromoção: portefólio e curriculum vitae.

Professores

Simonne Doret
Stylist e Editora de Moda
https://www.instagram.com/simonnedoret
https://www.facebook.com/Simonne-Doret-Fashion-Editor-Stylist-351387284934714/

Diana Bastos
Stylist e Editora de Moda e Lifestyle
https://www.ervamoura.pt/studio

Patrícia de Sá Oliveira
Produtora e Diretora Criativa de Moda
https://www.strazzera.pt/

Tiago Espírito Santo
Talent and Strategy Partner
https://www.whatabout-agency.com/

Miguel Stapleton
Make-up Artist
http://www.miguelstapleton.com/

Ana Afonso
Designer de Moda, Acessórios e Adereços
https://www.instagram.com/annaafonso/
http://www.im-creator.com/free/anaafonso/anaafonso

EQUIPAMENTO

Parcerias

Parq
Revista Independente de Moda e Tendências
https://www.instagram.com/parqmag/
https://parqmag.com/

Maison Flair
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
https://www.facebook.com/maisonflairpt/
https://www.instagram.com/maisonflair/

Ganesh
Showroom e Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas
https://www.facebook.com/ganesh.comunicacao/
https://www.instagram.com/ganesh_comunicacao/
http://www.ganesh.pt/

Companhia das Soluções
Showroom e Agência de Assessoria de Imprensa e Relações-Públicas
https://www.instagram.com/companhiasolucoes/
https://www.companhiasolucoes.com/

Candidaturas

Requisitos:
12.º Ano de Escolaridade.
Carta de motivações / razões pelas quais se candidata e objetivos profissionais (via e-mail).
Apresentação de portefólio ou showreel, caso possua.

Convidamos a conhecer o ambiente criativo e próximo que se vive na Escola, através de visita acompanhada aos estúdios, ateliers e salas de formação.

A candidatura inicia-se com uma visita, sempre que possível.
1.º passo: agendar a visita à ETIC aqui.
2.º passo: uma entrevista online com o coordenador do curso, para conhecer em pormenor e esclarecer todas as questões sobre o curso.

Após a visita, receberá indicações para o agendamento desta entrevista.
(No caso de impossibilidade de visita, por favor contacte info@etic.pt)

Candidaturas de Maio a Setembro.

Condições

Inscrição:
100€ para pronto pagamento ou pagamento em 9 prestações.
180€ para pagamento em 12 ou 18 prestações.

Opções de pagamento para residentes:
Pronto Pagamento: 2.771€  (15%  desconto).
9 prestações 340,49€ (6% desconto).
12 prestações: 255,37€ (6% desconto).
18 prestações: 181,11€

Opções de pagamento para cidadãos sem residência fiscal em território nacional:
Pronto pagamento: 2.771€ (15% desconto).
1ª prestação(*): 919.32€ mais 9 prestações de: 238.34€.
(*) Valor a liquidar no ato da matricula e não reembolsável em caso de desistência.

Outros descontos:
Ex-alunos.
Parcerias.

CONDIÇÕES GERAIS
Os preços e condições de pagamento podem sofrer alterações até ao início das inscrições. A abertura de cada curso/turma/horário está condicionada a um número mínimo de inscrições. A inscrição no horário pretendido é limitada ao número de vagas disponíveis.
O ensino é presencial e projetual. As aulas são lecionadas nos formatos de ensino presencial ou online, de acordo com necessidades impostas pelo COVID-19, protegendo a Comunidade, ou de acordo com adequação pedagógica.
O programa do curso inclui aulas sem professor para desenvolvimento de exercícios autónomos e práticas projetuais. O trabalho autónomo ou projetual é importante para o progresso do aluno nas suas aprendizagens.
Os professores podem solicitar o desenvolvimento de trabalhos fora do horário estabelecido para as aulas.
Eventualmente podem ser marcadas aulas fora do horário estabelecido, por exemplo para responder a projetos que exigem essa flexibilidade, para atender a necessidades de equipamento específicas dos projetos, para resposta a exercícios feitos em contexto real com parceiros, ou por qualquer outro motivo que apoie a melhor consecução do programa.
As aulas técnicas específicas e/ou workshops podem ocorrer aos sábados.
A duração de cada aula pode variar em função da sua natureza teórica ou prática.
A turma pode ser dividida em grupos para melhor aprendizagem e intensificação do desenvolvimento de projetos e matérias.
O programa curricular e o elenco de professores do curso podem ser alterados por razões de adequação pedagógica ou por motivos de força maior.

Para mais informações contacte-nos.

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