ANIMAÇÃO 3D // ANUAL

Apresentação

Ao longo de um ano vais experimentar, compreender e aplicar os processos de criação, de modelação e de produção nesta técnica de animação específica.

Em cada unidade vais adquirir competências para desenvolver um projecto de animação 3D. Começando na ideia, passando pela conceção e produção de personagens e ambientes, animação de personagens, materiais, iluminação e rendering, até à pós-produção.

Aprendes a controlar forma, cor, ambiente e luz usando tecnologia específica e aplicando os princípios do cinema de animação.

No final, terás as ferramentas criativas e técnicas que formam o espaço de trabalho de um profissional completo no mundo da animação 3D e multimédia: pintura digital, animação 3D de personagens e ambientes, e pós-produção.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // HISTÓRIA E ESTÉTICA DA ANIMAÇÃO

> Linguagem da Animação e Princípios do Movimento.

> Breve História da Animação.

> Correntes estéticas, influências artísticas e técnicas na Animação 3D.

 

UNIDADE 2 // DESENHO DIGITAL E CONCEPT ART

> Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital.

> Criação e desenvolvimento de universos gráficos e narrativos.

> Desenvolvimento de personagens: caracterização física e psicológica a nível conceptual e imagético.

> Construção de cenários e ambientes. Relação entre o espaço e a personagem.

 

UNIDADE 3 // MODELAÇÃO E AMBIENTE 3D

> Introdução ao espaço 3D, interface e componentes de uma geometria 3D.

> Manipulação de objetos 3D: transformadores e deformadores.

> Técnicas e ferramentas de modelação e modelação poligonal.

> Modelação de um cenário e de uma personagem para animação.

 

UNIDADE 4 // ANIMAÇÃO 3D

> Criação e edição de animação - interface e ferramentas.

> Edição avançada com a timeline e editor de curvas.

> Utilização de transformadores e deformadores para animação 3D.

> Simulações de animações físico-dinâmicas.

> Processo de rigging e skinning.

> Animação da personagem e elementos do cenário criados pelo(a) aluno(a), aplicando os princípios da animação.

 

UNIDADE 5 // MATERIAIS, ILUMINAÇÃO E RENDERING

> Criação e aplicação de materiais e texturas para geometria 3D.

> Criação de um ambiente de luz 3D.

> Renderização e exportação em sequências de imagem para posterior pós-produção e composição.

> Aplicação das técnicas apreendidas à personagem e cenário criados.

 

UNIDADE 6 // PÓS-PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO

> Composição e pós-produção de imagens 3D.

> Tratamento e correção de cor.

> Aplicação das técnicas apreendidas às renderizações da personagem e cenário criados.

 

UNIDADE 7 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

> Laboratório de Inovação e Criatividade.

> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.

> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.

> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.

> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.

> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.