Animação 2D // ANUAL

Apresentação

Este é um curso onde exploras e pões em prática os princípios técnicos e artísticos de uma das áreas mais procuradas na indústria criativa. A Animação é uma técnica e uma linguagem muito antiga, sempre em constante expansão e reinvenção: encontras a Animação em séries televisivas, videoclips, videojogos, conteúdos web e, claro, no cinema. Propomos-te um percurso de aprendizagem de algumas das técnicas e tecnologias da animação 2D, do desenho frame a frame à animação por keyframes.

Ao mesmo tempo que experimentas as ferramentas, vais aprofundar a tua cultura visual e cinematográfica, aperfeiçoar a representação do movimento e desenvolver a capacidade de criar formas e personagens animadas. No final, através deste roteiro – acompanhado por realizadores, animadores e outros profissionais da animação experientes e inspiradores – reúnes conhecimento sobre as diferentes fases de criação, produção e gestão de projetos e podes desenvolver um filme de âmbito autoral ou uma animação profissional.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // INTRODUÇÃO À REPRESENTAÇÃO DE MOVIMENTO E HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO

> Origens da imagem animada – dos brinquedos óticos ao surgimento do Cinema.

> As várias Técnicas de Animação – Desenho, stopmotion, 2D e 3D digitais.

> Introdução à elaboração de um projeto – sinopse, storyboard e animatic.

> Introdução à edição de vídeo.

> Desenho à vista: natureza morta e modelo.

> Exercícios práticos de representação de movimento em animação de desenho:

- Aceleração e desaceleração;

- Antecipação, ação e reação;

- Peso, atrito e outras variantes.

 

UNIDADE 2 // DESENHO TÉCNICO E DESENVOLVIMENTO DA ANIMAÇÃO DE DESENHO

> Desenho técnico:

- Desenho de personagens – character design e modelsheet.

> Desenvolvimento e exploração dos princípios de representação do movimento adquiridos na unidade anterior.

> Desenvolvimento de um projecto em animação de desenho.

 

UNIDADE 3 // ANIMAÇÃO POR KEYFRAMES E PÓS-PRODUÇÃO

> Animação 2D digital por keyframes.

> Finalização, Pós-produção e efeitos especiais.

 

UNIDADE 4 // PRÉ-PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO

> Argumento: storyline, sinopse e guião.

> Desenvolvimento de personagens e ambientes.

> Storyboard e animatic.

> Noções técnicas de produção de um projeto.

> Criação de dossier de projeto.

> Desenvolvimento e realização de um projeto de animação.

 

UNIDADE 5 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

> Laboratório de Inovação e Criatividade.

> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.

> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.

> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.

> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.

> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.