Animação // ANUAL

Apresentação

A Animação é uma das áreas mais procuradas na indústria criativa. No curso desenvolves capacidades criativas e técnicas na área do design e do movimento, usando as tecnologias digitais para criares imagens, formas e personagens animadas para televisão, web, cinema e videojogos. Realizas variados trabalhos práticos que estimulam a tua individualidade e autonomia na gestão de projetos.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // CULTURA E DESENHO
> Origens da Imagem Animada - sec. XIX
> Formas de Animação: Tradicional, 2d e 3d Digitais, Stop-Motion, Flip-Book e Rotóscopia
> Animação na actualidade e o fenómeno dos Videojogos
> Técnicas de Desenho
> Iniciação aos Softwares de 2D/3D e pós-produção
> Projecto A - apresentação perante júri especialista

UNIDADE 2 // PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO; TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO
Técnicas práticas para a compreensão e realização do movimento:
> Walkcycles e Runcycles
> Variantes do Peso em Animação
> Antecipação/Acção/Reacção
> Takes & Accents
> Temporização / Animação de efeitos especiais

UNIDADE 3 // PINTURA DIGITAL
> Desenho técnico
> Teoria da Cor
> Personagens; Modelsheet; Ambiências
> Desenho livre; Abstracto; Fantasia

UNIDADE 4 // TÉCNICAS NARRATIVAS: DA ESCRITA AO STORYBOARD
> Pitching: elaboração de projecto para filme de animação
> Pré-produção
> A ideia: construção de uma história: Sinopse e Guião
> Storyboard: história aos quadradinhos

UNIDADE 5 // PROJECTO FINAL
> Análise de dossier pitching e pré-produção
> Realização de filme de animação

UNIDADE 6 // PROGRAMA ETIC_IDEIA
> Laboratório de Inovação e Criatividade.
> Criação de conceitos e produtos com potencial de mercado.
> Projetos em competição com atribuição de prémios.
> Participação de cerca de 200 alunos dos diferentes cursos.
> Trabalho desenvolvido em equipas multidisciplinares.