Fotografia // ANUAL

Apresentação

Para os amantes de Fotografia que pretendam iniciar uma aprendizagem das técnicas fotográficas e simultaneamente desenvolver as componentes criativa e autoral, que
permitam criar uma linguagem própria, por forma a obter um bom nível de autonomia no processo de criação e aplicação da imagem fotográfica.

Durante o curso terás a oportunidade de colaborar com colegas de outras áreas, desenvolvendo projetos em parceria e de forma multidisciplinar.

Serão convidados especialistas da área para partilharem as suas melhores experiências com os alunos nas várias vertentes da prática fotográfica.

Durante o curso irás desenvolver dois projetos individuais que serão apresentados a um júri externo, tal como o portefólio final resultante da unidade de Projeto.

Estrutura do curso

Técnicas Fotográficas

Fotografar de acordo com aquilo que se pretende a nível de resultado é um misto de aplicação de técnicas e saber ver e selecionar. Na técnica implica saber controlar a profundidade de campo, selecionar a velocidade, escolher a distância focal adequada, medir a luz, selecionar o equilíbrio de brancos e escolher o tamanho do ficheiro em que se pretende gravar a imagem. O ver e selecionar está relacionado com o uso da luz disponível e saber enquadrar e compor. No resultado final a edição de imagem também tem uma palavra a dizer.

Para avaliação o aluno irá entregar um portefólio técnico e produzir um projeto fotográfico criativo e autónomo que será apresentado e avaliado por um júri externo.

Iluminação em estúdio

Saber iluminar e dirigir modelos e objetos de acordo com as necessidades específicas. Conhecer o funcionamento dos flashes de estúdio e saber escolher os acessórios que irão moldar a luz de acordo com as necessidades. Adquirir noções de fotografia publicitária e de moda. Unidade muito prática, aulas com modelos para fotografar retratos e nu. Para avaliação o aluno irá produzir um portefólio.

Laboratório Analógico

Esta unidade oferece aos alunos a oportunidade de adquirirem competências, conhecimento e compreensão de como trabalhar numa câmara escura,, no controlo e exploração dos processos de revelação e impressão  a Preto e Branco, na escolha do suporte e na qualidade das impressões finais.

Inclui um workshop, sobre processos alternativos.

Laboratório Digital

Saber usar os programas de edição para tratamento de imagem, explorando as várias ferramentas para retoque e composição de imagens digitais é indispensável para a obtenção dum bom resultado final, assim como saber preparar ficheiros para impressão de modo a garantir a qualidade pretendida. Programas Lightroom e Photoshop.

Portefólio

Esta unidade visa desenvolver as competências do aluno para colocação de dúvidas de forma independente, realizando uma investigação sustentada da relevância direta para o seu desenvolvimento vocacional e profissional. Os alunos são orientados no desenvolvimento de um projeto autónomo e criativo destinado à criação de um portefólio individual e autoral.

Ao longo da unidade, consoante as propostas apresentadas, serão convidados  profissionais das áreas de interesse. Cada aluno deverá apresentar o seu portefólio a um júri externo. No final do ano letivo será realizada uma exposição coletiva de trabalhos selecionados.

PROGRAMA ETIC_IDEIA

> Laboratório de Inovação e Criatividade.
> Criação de conceitos e produtos com potencial de mercado.
> Projetos em competição com atribuição de prémios.
> Participação de cerca de 200 alunos dos diferentes cursos.
> Trabalho desenvolvido em equipas multidisciplinares.

Workshops com Profissionais e especialistas das várias áreas.
Apresentação de trabalhos e projetos a júri externo.