Ilustração para os Novos Media // ANUAL

Apresentação

A Ilustração marca hoje uma presença muito forte em todos os meios digitais e interativos, para além de variados suportes impressos. Neste curso preparamos-te para desenvolver layouts para marcas, produtos ou projetos de autor com o teu estilo gráfico individual.

Aprendes técnicas de tratamento e produção de imagem para criares um ebook, uma fanzine ou artwork para projetos musicais ou culturais, por exemplo. Aplicas conceitos de comunicação que envolvem noções de narrativa, usabilidade, layout e tipografia.

Para que possas fazer da ilustração a tua profissão, o curso ajuda-te a construir uma rede de contactos através de briefings para clientes reais e de conversas informais com ilustradores, agentes e editoras. Segue-nos no instagram @ilustradores.etic.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

UNIDADE 1 // PROCESSO CRIATIVO

> O conceito de Ilustração e as suas diferentes tipologias.

> Como desenvolver um processo criativo.

> Experimentação nos domínios da ilustração interpretativa e descritiva.

> Estudo da relação entre imagem e texto.

> Narrativa: comunicar com clareza.

> Desenho digital em Adobe Photoshop com uso de mesa e caneta digital.

 

UNIDADE 2 // ILUSTRAÇÃO E OS MEIOS ANALÓGICOS

> Responder a briefing de ilustração descritiva / editorial.

> Responder a briefing de ilustração interpretativa / de autor.

> Exploração da linha e mancha, forma e cor e composição.

> Recortes, carimbos e pop-ups: ilustrar sem desenhar.

> Colagem, stencils e técnicas de transferência de imagem.

> Consolidação de valências no uso de materiais analógicos para o posterior tratamento nos meios digitais.

> Construção de um storyboard.

> Criar uma fanzine.

> Serigrafia em atelier especializado.

> Risografia em atelier especializado.

 

UNIDADE 3 // ILUSTRAÇÃO DIGITAL E PARA O DIGITAL

> Princípios de ilustração para os novos media, estática e animada.

> Tratamento avançado de imagem, integração de imagens provenientes de origens diferentes, retoque digital, integração tipográfica.

> Pintura digital: converter desenhos analógicos em digitais.

> Simulação do analógico no digital.

> Gráficos vetoriais em Adobe Illustrator

> Artes finais e acabamentos.

> Tipografia digital: criação e integração tipográfica; cuidados na utilização de fontes; tipografia criativa.

> Resposta a briefings editoriais (publicidade, capas de livros, ilustração para Jornais e revistas).

> Artwork para música (Capas de CD, merchandise, gráficos para vídeo-projecção em espetáculos).

> Criação de infografias.

> Ilustração animada em Adobe After Effects.

 

UNIDADE 4 // PROJETO FINAL

> Projeto individual, de autor, que pretende desenvolver os conhecimentos e competências adquiridas no curso, para apresentação de um projeto pessoal do aluno.

> Desenvolvimento e execução acompanhados por um professor.

> Apresentação a um Júri composto por profissionais do meio.

 

UNIDADE 5 // PORTEFÓLIO

> Criação de um portfolio profissional.

> Como selecionar e apresentar trabalhos online.

> Marketing Digital para ilustradores: técnicas de divulgação do indivíduo como Autor; técnicas para a divulgação de um projeto.

> Montar uma exposição colectiva.

> Direitos de Autor e contratos.

 

UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

> Laboratório de Inovação e Criatividade.

> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.

> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.

> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.

> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.

> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.