O Técnico de Som // ANUAL

Apresentação

O Som e a Música sempre estiveram presentes no nosso quotidiano e cada vez mais temos consciência e prazer nisso. Estúdio, televisão, cinema, rádio, som ao vivo ou diferido são áreas que não vivem sem a mestria e o ouvido de um bom Técnico de Som.

As transformações e inovações tecnológicas e o desenvolvimento crescente, prático e teórico, do registo sonoro e musical exigem cada vez mais uma sólida base de formação. Propomos um curso de Técnico de Som criado a pensar nos alunos que procuram uma formação inicial sólida, num horário pós-laboral, que exige a empenho, participação e paixão.

O programa curricular procura equilibrar a teoria e a prática, promovendo o desenvolvimento das capacidades técnicas, criativas e colaborativas importantes nas diversas fases e componentes de uma sessão de gravação de música ou de uma locução, de um espetáculo musical ou de um filme. Promove-se o exercício das ferramentas essenciais necessárias para iniciar um projeto na área do som., utilizando softwares e equipamentos de estúdio existentes no mercado.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // MANIPULAÇÃO DO SOM e INTRODUÇÃO AO ESTÚDIO DE SOM

> Acústica – Electroacústica.

> Organologia.

> Introdução ao estúdio, captação e som ao vivo.

> História da gravação sonora, do analógico até aos nossos dias; processos de registo analógico, digital e por laser.

> Conceitos fundamentais de eletricidade e eletrónica; lei de Ohm e equação de potência.

> Captação e gravação de música e som: princípios de funcionamento de microfones; técnicas de captação estéreo; técnicas de captação de múltiplos instrumentos.

 

UNIDADE 2 // MANIPULAÇÃO DO EQUIPAMENTO ANALÓGICO e EDIÇÃO, PROCESSAMENTO E MISTURA

> Introdução aos sistemas digitais.

> Continuação das práticas de estúdio, captação de som e mistura.

> Da sessão de captação, passando pela mistura final até ao master; utilização de plug-ins e de ferramentas virtuais associadas às tecnologias de produção musical atuais.

> Análise e correção de ambientes específicos para captação de som; cálculo de tempos de reverberação; identificação num espaço acústico de ondas estacionárias; preparação acústica de sala para gravação, mistura e masterização.

 

UNIDADE 3 // MASTERIZAÇÃO ÁUDIO

> Aprender a ouvir: treino auditivo para uma captação perfeita. O ouvido humano.

> Masterização digital e analógica. Fundamentos, conceitos e prática. Ficheiros e protocolos, edição e masterização. > Os processadores em contexto de masterização. Formatos e procedimentos de preparação para duplicação e/ou distribuição. Produto Final.

 

UNIDADE 4 // SOM AO VIVO

> Técnicas de montagem e operação de um evento ao vivo – montagem de PA; palcos e régies: teatros, auditórios, palcos ao ar livre, régies ao ar livre.

> Protocolo de comunicação entre equipamento de música, som e imagem, hardware e software; equipamento (teclados e módulos de som, sequenciadores e caixas de ritmo, samplers, gravadores multipistas, MIDI para outros equipamentos).

 

UNIDADE 5 // SONOPLASTIA e AUDIOVISUAL

> O som ao serviço do Cinema e da linguagem audiovisual: do conceito ao produto final; noções de criação e produção de som para cinema, vídeo e multimédia.

> Som direto, som de referência e pós-produzido; bruitage/foley e dobragens.

> Conceitos básicos de sincronismo entre som e imagem; montagem e criação da banda sonora, preparação da sessão de mistura de som, mistura final e master; correção e ajuste da relação entre sons na construção de uma banda sonora.

> Tipos de programa de Televisão e elaboração de projetos de som: entretenimento (talk-show, música, concurso), ficção (telenovela), desporto e informação.

> Montagem e operação de equipamentos; central de ligações e distribuição de sinais, operação de som para emissão “Broadcast”.

> Técnicas e metodologias de criação de produtos de Rádio para emissão em radiofrequência e netstream; processos de criação de produtos Rádio (jingles, spots publicitários e autopromoções).

 

UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

> Laboratório de Inovação e Criatividade.

> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.

> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.

> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.

> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.

> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.