Concept Art // ANUAL

Apresentação

Terás preparação para criares desenhos conceptuais - figuras, objetos e cenários - que possam servir de base ao desenvolvimento de videojogos em todas as fases da produção ou que se destinem à animação. Desenvolves competências para utilizar ferramentas do desenho virtual e aprendes também como organizar o fluxo de um trabalho conceptual e respetiva otimização.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // DESENHO
> Aprender as bases do desenho, da anatomia, perspetiva e composição.
> Explorar as formas básicas do corpo humano e de alguns animais.
> Adquirir noções básicas de perspetiva e paisagem para a construção de cenários e ambientes.
> Aprender a utilizar a cor como ferramenta de comunicação.

UNIDADE 2 // PINTURA DIGITAL
> Dominar as ferramentas da pintura digital.
> Introdução às técnicas básicas de desenho (linha, mancha, valores e luz).
> Ferramentas básicas do software (brushes, texturas e volumes).

UNIDADE 3 // 3D
> Aprender as bases dos softwares 3D relevantes para arte conceptual.
> Aplicar mapas de textura 2D a modelos 3D.
> Criação de mapas de UV's.
> Adicionar sombras e efeitos de luzes.
> Câmaras.

UNIDADE 4 // ARTE CONCEPTUAL
> Desenvolvimento de personagens (anatomia, personalidade, silhueta, proporções, cor e acessórios).
> Desenvolvimento de elementos do cenário (ambiente, objetos, enquadramento e ângulos de câmara).
> Sequencia Narrativa para banda desenhada e storyboards.

UNIDADE 5 // ESTUDOS VISUAIS
> Cultura visual.
> Potencializar o uso das novas plataformas online.
> Desenvolver conceitos de apresentação do trabalho.
> Conhecer o mercado.