Concept Art // ANUAL

Apresentação

 
Propomos um curso que te apresenta à Concept Art onde, através do Desenho, podes desenvolver a tua capacidade de criação e comunicação visual – para expressar ideias, contar histórias e criar universos gráficos e narrativos.
A Concept Art é uma área de desenvolvimento criativo que tem como objetivo materializar ideias e conceitos, aplicados em projetos de Cinema e Animação, Videojogos, Banda Desenhada, Publicidade e Marketing, entre muitos outros, desde o início da produção até ao momento final.
No nosso curso anual de Concept Art vamos desafiar-te com exercícios e propostas de projetos práticos, com ferramentas virtuais e tradicionais, para que possas desenvolver uma cultura e uma linguagem visual flexível, organizar um fluxo de trabalho coerente, desenvolver a autonomia e aprofundar as tuas singularidades – para saber aplicá-las num trabalho de equipa.
Terás preparação para criares desenhos conceptuais – figuras, objetos e cenários – para servir de base ao desenvolvimento de projetos gráficos e audiovisuais em todas as fases de produção.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // DESENHO E COMUNICAÇÃO VISUAL
> Introdução à comunicação visual e à construção básica do Desenho (linha, mancha, valores e texturas); Exercícios de experimentação técnica e material.
> Imagem: Palavra – exercícios de associação conceptual e significado da Imagem.
> Composição visual – Estrutura e equilíbrio, desde a Pintura do Renascimento à publicidade, posters e ao Design de Comunicação dos dias de Hoje.
> Desenho ao ar livre/ambiências: Adquirir noções básicas de perspetiva e de espacialidade; caracterização e tratamento de espaços através de valores, cromatismo, luz e técnicas materiais.
> Desenho de observação: Exercícios de desenho rápido de observação a partir de modelo; Compreensão e estudo da anatomia e da personalidade do corpo humano.
> Síntese gráfica e estilização; seleção dos elementos característicos e definidores de carácter.
 
UNIDADE 2 // PINTURA E TÉCNICAS DIGITAIS
> Introdução às ferramentas e técnicas de manipulação e criação digital; exploração das possibilidades e diversas vertentes digitais.
> Bases e ferramentas do Photoshop: brushes, layers, texturas e volumes.
> Construção de imagens através de colagens, manipulação digital e composições híbridas.
> Pintura e Desenho digital: aplicação da manualidade do Desenho ao suporte digital; adaptação das técnicas analógicas ao contexto digital.
> Exercícios de Desenho, Pintura e composição gráfica em mesas gráficas (tablets Wacom).
 
UNIDADE 3 // CONSTRUÇÃO 3D
> Construção de figuras tridimensionais a partir de model sheets e referências bidimensionais: transformação do 2D para 3D.
> Renderização tridimensional da Imagem, através de softwares 3D (Maya, Zbrush); Modelação 3D;
> Aplicar mapas de textura 2D a modelos 3D.
> Criação de mapas de UVs; Aplicação e simulação de sombras e efeitos de luz;
> Posicionamento e enquadramentos de plano; pontos de vista de câmara/observador.
 
UNIDADE 4 // CONCEPT ART: DESENVOLVIMENTO VISUAL E NARRATIVO
> Sequência e Narrativas: Desenvolvimento de conceitos emnarrativas e sequências visuais; Imagem, Palavra, Movimento: do Storyboard à Banda Desenhada; Narrativas Character Driven e Story Driven.
> Metodologias de organização de referências e de material de trabalho.
> Criação e desenvolvimento de Universos.
 
UNIDADE 5 // CONCEPT ART: CRIAÇÃO DE PERSONAGENS E AMBIENTES
> Desenvolvimento de Personagens: Caracterização física e psicológica, a nível conceptual e imagético; Construção de cenários e ambientes; Espaço versus Personagem, Espaço envolvente da Personagem.
> Elaboração e acompanhamento do Projeto Final e do portfólio profissional.
 
UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
> Laboratório de Inovação e Criatividade.
> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.
> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.
> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.
> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.