Ilustração para os Novos Media // ANUAL

Apresentação

A Ilustração marca hoje uma presença muito forte em todos os meios digitais e interativos, para além de variados suportes impressos. Neste curso desenvolves estilos e técnicas de produção de layouts para marcas, produtos ou projetos de autor para maior visibilidade nesses meios: revistas, jornais, redes sociais, websites e blogs.
Aprendes técnicas de ilustração, tratamento e produção de imagem para criares um ebook, uma fanzine ou artwork para projetos musicais ou culturais, por exemplo. Aplicas conceitos de comunicação que envolvem noções de narrativa, usabilidade, layout e tipografia.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

UNIDADE 1 // PROCESSO CRIATIVO
> O conceito de Ilustração e as suas diferentes tipologias.
> Como desenvolver um processo criativo.
> Experimentação nos domínios da ilustração interpretativa e descritiva.
> Estudo da relação entre imagem e texto.
> Narrativa: comunicar com clareza.
> Workshop de Desenho à mão livre.
> Desenho digital com uso de mesa e caneta digital.
 
UNIDADE 2 // ILUSTRAÇÃO E OS MEIOS ANALÓGICOS
> Responder a briefing de ilustração descritiva / editorial.
> Responder a briefing de ilustração interpretativa / de autor.
> Exploração da linha e mancha, forma e cor e composição.
> Colagem e Recortes: ilustrar sem desenhar.
> Carimbos, stencils e técnicas de transferência de imagem.
> Consolidação de valências no uso de materiais analógicos para o posterior tratamento nos meios digitais.
> Construção de livros e Pop-ups.
> Serigrafia em atelier especializado.
> Risografia em atelier especializado.
 
UNIDADE 3 // ILUSTRAÇÃO DIGITAL E PARA O DIGITAL
> Tratamento avançado de imagem, integração de imagens provenientes de origens diferentes, retoque digital, integração tipográfica.
> Produção de gráficos de natureza fotográfica, edição de cor e efeitos de cor.
> Gráficos vetoriais.
> Produção de tipografia digital: criação e integração tipográfica, cuidados na utilização de fontes, tipografia criativa.
> Pintura digital; converter desenhos analógicos em digitais.
> Simulação do analógico no digital.
> Resposta a briefings Editoriais (publicidade, capas de livros, ilustração para Jornais e revistas).
> Artwork para música (Capas de CDs, merchandise, gráficos para vídeo-projecção em espetáculos).
> Criação de Infografias.
> Princípios de ilustração para os novos media, estática e animada.
> Construção de um storyboard.
> Workshop de layouts digitais, GUI e icons.
> Produzir um E-book interativo.
 
UNIDADE 4 // PROJETO FINAL
> Projeto individual, de autor, que pretende desenvolver os
conhecimentos e competências adquiridas no curso, para
apresentação de um projeto pessoal do aluno.
> Desenvolvimento e execução acompanhados por um professor.
> Apresentação a um Júri composto por profissionais do meio.
 
UNIDADE 5 // PORTEFÓLIO
> Criação de um portfolio profissional.
> Como selecionar e apresentar trabalhos online.
> Técnicas de divulgação do individuo como Autor.
> Técnicas para a divulgação de um projeto.
> Workshop de Marketing digital.
> Workshop de Direitos de Autor e Contratos.
 
UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
> Laboratório de Inovação e Criatividade.
> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.
> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.
> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.
> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.
> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.