Design de Comunicação e Multimédia - BTEC HND

Apresentação

 

Com a globalização de uma cultura visual em massa, é necessário diferenciar-se e criar novas realidades para a comunicação de conceitos nos contextos sociais e culturais. Os media digitais permitem a rápida difusão e implementação das ideias, pelo que é importante compreender a prática do design como disciplina potenciadora de novos formatos e significados.

Com forte componente criativa, o curso propõe desafios à definição de uma linguagem artística própria, seja em projetos de intervenção cultural, social ou comercial. Da metodologia ao processo de criação, da planificação à consolidação prática, os alunos ampliam o seu potencial criativo com trabalho multidisciplinar nas áreas do Design Gráfico, Motion Design, Vídeo, Artes Visuais, Fotografia e Web Design.

Têm contacto com a realidade profissional, desenvolvendo objetos de comunicação integrada para eventos ou organizações e vão contruindo estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (PROFESSIONAL DEVELOPMENT)
Nesta unidade o aluno deverá identificar áreas de desenvolvimento profissional, aprender a gerir o tempo de reflexão, planeamento e desenvolvimento projectual. Deverá ser capaz de identificar tendências e indústrias criativas especializadas.
 
REFERÊNCIAS CONTEXTUAIS E CULTURAIS EM ARTE E DESIGN (CONTEXTUAL STUDIES)
Nesta unidade pretende-se estimular a compreensão dos fatores sociais, psicológicos, culturais, históricos e comerciais que servem de base a toda a teoria e prática das artes visuais e são transversais ao espectro de temas da especialidade.
 
PROJECTO GRÁFICO I (INDIVIDUAL PROJECT, PERSON-SET)
O pensamento criativo e a capacidade de gerar um fluxo livre de ideias são aptidões essenciais a artistas e designers. Esta unidade desenvolve as competências necessárias para gerar e comunicar conceitos visualmente. Dentro do amplo contexto das indústrias criativas existem muitas especialidades. O objectivo desta unidade é fornecer aos alunos a oportunidade de descobrir mais-valias pessoais e informar práticas independentes. A prática criativa será desenvolvida em resposta a um projecto proposto, onde os alunos deverão aplicar o conhecimento e técnicas aprendidas noutras áreas de estudo.
 
TÉCNICAS E PROCESSOS (TECHNIQUES & PROCESSES)
As habilidades criativas e as aptidões técnicas que sustentam a prática do Design são a chave para desenhar uma forte abordagem pessoal, desenvolvimento de ideias e execução de projecto. Nesta unidade pretende-se estabelecer as bases para o futuro desenvolvimento da prática individual. Os alunos irão explorar conceitos, materiais e processos através da experimentação, adquirir conhecimento e compreensão das questões que têm centrado o debate sobre as finalidades e os processos do Design.
 
TIPOGRAFIA (TYPOGRAPHY)
Desenvolver a compreensão e as competências dos alunos relativamente à tipografia e sua aplicação em trabalhos impressos e digitais. Investigar a aplicação da prática tipográfica em diversos formatos e explorar tecnologias e processos tipográficos em contextos específicos.
 
DESIGN GRÁFICO I (GRAPHIC DESIGN PRACTICES)
O Design Gráfico incorpora um amplo espectro de práticas, da ilustração à identidade corporativa, do packaging à interface digital. Nesta unidade pretende-se que o aluno desenvolva confiança na gestão de um projecto gráfico, compreensão quanto à forma e ao significado.
 
COMUNICAÇÃO VISUAL EM ARTE E DESIGN (COMMUNICATION IN ART & DESIGN)
A capacidade de comunicar visualmente é uma habilidade fundamental para todos os campos especializados nas indústrias criativas. Nesta unidade pretende-se desenvolver as competências necessárias para comunicar ideias através de aplicações especializadas, tendo em mente um cliente ou uma finalidade.
 
TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS (PHOTOGRAPHIC PRACTICES)
O desenvolvimento de novas tecnologias e a manipulação digital alterou a forma como processamos as imagens. A prática fotográfica foi evoluindo ao longo da história, no entanto permanecem constantes técnicas e processos para sustentar a criação de significados visuais. Nesta unidade os alunos irão desenvolver competências em técnicas fotográficas que passam pelo correto uso dos mecanismos da máquina, seleção das objetivas, medição da luz (natural e artificial) e aquisição de noções de enquadramento e composição fotográfica.

 

2º ANO

PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)
Alargar o conhecimento do aluno relativamente a práticas profissionais na sua área de especialidade, relacionando-as com objetivos pessoais e oportunidades de carreira.
 
PROJECTO GRÁFICO II (APPLIED PRACTICE COLLABORATIVE PROJECT, PERSON-SET)
Desenvolvimento de projecto interdisciplinar, exploração da prática colaborativa, envolvimento com a comunidade (indústria, organizações culturais, grupos comunitários, organizações não governamentais, entre outros). Definir, planear e implementar um projecto segundo os procedimentos da prática do Design.
 
DESIGN GRÁFICO II (ADVANCED GRAPHIC DESIGN STUDIES)
Estudo e desenvolvimento de práticas de design diversificadas. Metodologia projectual e definição de abordagem criativa própria, compreensão de objectivos de comunicação, exploração da relação entre o designer, o cliente e o público-alvo.
 
IDENTIDADE CORPORATIVA (BRANDING & IDENTITY)
Nesta unidade os alunos deverão compreender os conceitos de marca e identidade e o seu impacto no mercado comercial. Deverão identificar a natureza social e cultural subjacente à configuração visual de marcas e produtos, desenvolvendo competências de design gráfico na sua projeção comercial.
 
EDIÇÃO DE VÍDEO E MOTION DESIGN (MOVING IMAGE)
Nesta unidade o aluno irá adquirir competências em planeamento, preparação e produção de imagens em movimento, elaborar um projecto em resposta a um briefing e usar equipamentos, processos e software da indústria.
 
WEB DESIGN
Nesta unidade o aluno irá adquirir competências e conhecimentos na criação e gestão de websites. Os alunos explorarão os princípios do UI e terão domínio das linguagens HTML, CSS e Javascript.