Design de Moda - BTEC HND

Apresentação

O Curso de Design de Moda BTEC HND (2 Anos)

A Moda está em grande transformação – no design, na comunicação e nos formatos de apresentação. Neste curso, o aluno explora tendências, estuda vestuário e acessórios, experimenta com têxteis, desenha, construi e comunica coleções e desenvolve a sua criatividade usando as metodologias do design para resolver problemas e criar soluções.

O método pedagógico é inovador e promove a interdisciplinaridade de saberes. No final do percurso o aluno apresenta publicamente a sua coleção, que será fotografada através de uma produção de moda ou registada através de outros media. Os professores e convidados deste curso são parte integrante do universo da Moda, nas suas diversas áreas de Design de Moda, Têxteis, Acessórios, Calçado, Media e Produção, tendo conhecimento real dos desafios atuais do mundo profissional global e estão disponíveis para incentivar e descobrir a potencialidade do aluno.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

A Unidade faz a introdução às diferentes áreas profissionais e campos de trabalho da indústria da Moda, desenvolvendo competências para comunicar visualmente as ideias no contexto de domínios especializados.

 

CULTURA VISUAL (CONTEXTUAL STUDIES)

Esta Unidade centra-se na compreensão das referências históricas e culturais dos fenómenos da Moda, cruzando aprendizagens essenciais na área da cultura de moda, marketing e semiótica. Faz-se o enquadramento histórico, social e cultural do séc. XX, e a sua relação com o mundo da Moda.

 

PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, PEARSON-SET)

Nesta Unidade, o aluno executa um projeto individual que promove a aplicação de práticas criativas em resposta a um tema importante, cruzando referências e disciplinas, numa prática da Moda completa e contemporânea. Cruzam-se conhecimentos de tendências, processos e sustentabilidade.

 

TÉCNICAS & PROCESSOS (TECHNIQUES & PROCESSES)

A Unidade aborda e identifica técnicas e processos fundamentais à prática do Design de Moda. O aluno desenvolve um projeto assente numa componente prática e experimental em atelier, fomentando-se uma abordagem pessoal no desenvolvimento de ideias e execução de trabalho. Os processos de pesquisa, interpretação, experimentação, testes e apresentação de projetos são desenvolvidos nesta Unidade.

 

DESIGN ASSISTIDO POR COMPUTADOR (COMPUTER AIDED DESIGN)

A produção de conteúdos digitais no âmbito do Design de Moda é o tema desta Unidade, abordando-se as ferramentas para apresentação e comunicação e produção de narrativas visuais para projetos de moda no contexto digital.

 

PRÁTICAS DE MODA E TÊXTEIS (FASHION & TEXTILES PRACTICES)

A Unidade centra-se na iniciação aos têxteis em várias vertentes, explorando conhecimentos essenciais em várias matérias, fibras, tecidos, propriedades e comportamentos. Faz-se uma abordagem multidisciplinar da superfície têxtil, através da introdução a práticas de manipulação dos materiais, tais como técnicas de estampagem e bordado.

 

MODELAGEM E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO EM DESIGN DE MODA (PATTERN CUTTING & GARMENT MAKING)

A Unidade trabalha a criação de moldes para peças de vestuário, recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais, apresentando os processos de confeção para realização de vestuário.

 

ACESSÓRIOS (ACCESSORIES)

A análise do papel dos acessórios no vasto negócio da moda é o tema desta Unidade durante a qual o aluno toma conhecimento das ferramentas práticas e teóricas que permitem estruturar, conceber e desenvolver projetos nesta área.

 

2º ANO

PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)

A Unidade familiariza o aluno com processo de transição para o mercado de trabalho ou conceção de um negócio. Abordase a astruturação de carreira. A produção de conteúdos de promoção profissional e o Portfolio.

 

PROJECTO COLABORATIVO DE PRÁTICA APLICADA (APPLIED PRACTICE COLLABORATIVE PROJECT, PEARSON-SET)

Esta Unidade contempla o desenvolvimento de um projeto na área da moda com enfoque na prática de colaboração. Através do trabalho de equipa, em que todos assumem papéis distintos e coordenados, a Unidade fomenta o envolvimento da comunidade exterior e de projetos profissionais no âmbito da escola. São passadas informações essenciais sobre gestão de processos e equipa, onde cada um aprende a conhecer as suas capacidades individuais.

 

ESTUDOS DE MODA AVANÇADOS (ADVANCED FASHION STUDIES)

Nesta Unidade faz-se o desenvolvimento de uma coleção de moda, procurando a obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de uma coleção de moda. A abordagem é experimental e sustentável.

 

ESTUDOS AVANÇADOS EM TÊXTEIS (ADVANCED TEXTILE STUDIES)

A Unidade centra-se nos têxteis – materiais e processos de produção. O método é a experimentação e produção de amostras de têxteis com diferentes técnicas com o objetivo de desenvolver uma coleção de superfícies têxteis e sua apresentação em portfólio.

 

ESTUDOS AVANÇADOS DE PROTOTIPAGEM (PROFESSIONAL MODELMAKING)

A construção de modelos 3D direcionados para a área do design de Moda, a produção de protótipos com recurso a técnicas e equipamentos profissionais são os objetivos da Unidade.