Design de Moda e Inovação - BTEC HND

Apresentação

Num contexto global cada vez mais rápido e competitivo é necessário diferenciar-se e criar novas linguagens e visões na área do Design de Moda, descobrindo novos caminhos e soluções. A Moda está em grande transformação - o design, a comunicação, os formatos de apresentação estão a dar novas cartas e neste curso terás a oportunidade de apreender os conceitos chave da indústria e começar a construir o futuro.

Neste curso vais ganhar ferramentas que te permitem concretizar as tuas ideias, pondo-as em prática. Explorar tendências e desenvolver a criatividade, usando metodologias de design na resolução de problemas e na criação de soluções. Aqui vais adquirir o conhecimento necessário para concretizares a tua visão e desenvolveres uma carreira de sucesso no mundo da Moda. A partir de um conceito inovador, aprendes a criar e a produzir coleções, percorrendo todos os passos: compreensão das necessidades do consumidor, criação de propostas e prototipagem de peças recorrendo a técnicas de modelagem e confeção. 

No final do percurso a tua coleção é apresentada publicamente e fotografada através de uma produção de moda.

Os professores deste curso são parte integrante do circuito da Moda nas suas diversas áreas, tendo conhecimento real dos desafios atuais do mercado e estão sempre prontos para te apoiar na descoberta das tuas potencialidades.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

ANO1

COMUNICAÇÃO VISUAL EM ARTE E DESIGN
>Desenvolvimento das competências necessárias para comunicar visualmente as próprias ideias no contexto de domínios especializados no âmbito do Design de Moda. Forte componente do desenho como ferramenta artística e de comunicação do Design de Moda.

GERAÇÃO DE IDEIAS EM ARTE E DESIGN
>Introdução ao processo de design e suas ferramentas. Desenvolvimento de pesquisa e de conceitos a aplicar ao Design de Moda. Prática de moodboards e sketchbooks.
Experimentação sobre peças de vestuário. 

CONTEXTUALIZAÇÃO E REFERÊNCIAS CULTURAIS EM ARTE E DESIGN
>Compreensão das referências históricas e culturais dos fenómenos da Moda. Enquadramento histórico, social e cultural do Sec. XX, numa perspetiva de enquadramento à prática da Moda.Introdução a algumas das marcas e produtos icónicos e incontornáveis do Design de Moda.

INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN DE MODA
>Aquisição de competências e conhecimentos no domínio do design de moda, através da exploração da relação entre o design thinking e a conceção de
produtos. Desenvolvimento de uma coleção cápsula resultado do processo de investigação e de experimentação.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE IMAGEM DIGITAL
>Desenvolver competências que permitam realizar imagens digitais no âmbito do Design de Moda, com recurso a ferramentas para apresentação de projetos de moda.

EXPLORAÇÃO DO DESIGN EM TÊXTIL
>Obtenção de conhecimentos sobre têxteis: fibras, tecidos, propriedades e comportamentos. Exploração multidisciplinar da superfície têxtil, através da introdução a práticas de manipulação dos materiais, tais como técnicas de estampagem e bordado.

MODELAGEM PARA DESIGN DE MODA
>Desenvolvimento de capacidades e conhecimentos na criação de peças de vestuário, recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais.

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO EM DESIGN DE MODA
>Desenvolvimento de conhecimentos técnicos dos processos de confeção, que permitam a execução de peças de vestuário.

ANO2 

EXPLORAÇÃO DO DESIGN DE MODA
>Aplicação do Design de Moda numa lógica de integração no mercado, com considerações na área da sustentabilidade.

DESIGN DE PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO
>Estudo do Ciclo da Moda e processos de gestão aplicados ao design. O calendário internacional da indústria da Moda e seus mecanismos. O posicionamento dos produtos no contexto do mercado global.

PROMOÇÃO E MARKETING DE MODA
>Exploração de várias ferramentas na área da comunicação de moda. Experimentação com várias técnicas na produção de conteúdos digitais no suporte a comunicação de marcas de moda.

APLICAÇÃO DO DESIGN NA MODA
>Contextualização dos fenómenos da Moda e introdução às ferramentas de tendências e forecasting.

CONSTRUÇÃO DE MOLDES EM DESIGN DE MODA
>Aprendizagem sobre a modelagem de diversas tipologias do vestuário. Construção de moldes e execução de peças no âmbito de um projecto pessoal.

CONSTRUÇÃO DE VESTUÁRIO EM DESIGN DE MODA
>Aprendizagem sobre a construção de diversas tipologias do vestuário. Execução de peças no âmbito de um projeto pessoal.

REALIZAÇÃO DE COLEÇÃO DE MODA
>Desenvolvimento coleção cápsula de Design de Moda. Experimentação com diversas metodologias e tipologias, concebendo uma coleção equilibrada entre valores de inovação e comerciais.

PRÁTICA PROFISSIONAL EM ARTE E DESIGN
>Desenvolvimento de capacidades e conhecimentos que permitam uma eficaz comunicação de projetos e objetivos pessoais.