Design Gráfico // ANUAL

Apresentação

Aprendes a produzir projetos de comunicação visual para marcas, produtos e serviços através de competências especializadas e ferramentas de edição de imagem, tratamento de texto e desenho vetorial.

Desenvolves capacidades criativas e técnicas para a execução de projetos de identidade visual, campanhas de publicidade e design editorial. Crias projetos reais que comunicam ideias e conceitos.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // PROCESSO CRIATIVO

> Gerar e desenvolver ideias em design.

> Como desenvolver um processo criativo.

> Referências contextuais e culturais em design.

> Pensamento estratégico enquanto metodologia de projeto.

> Como apresentar um projeto/ideia.

> Aula no exterior/visita de estudo

> Apresentação do Projeto de final de Unidade.

 

UNIDADE 2 // TIPOGRAFIA E DESIGN EDITORIAL

> Análise tipográfica.

> Compreender, explorar, e aplicar tipografia em diferentes contextos.

> Hierarquia visual aplicada a um objecto essencial no design gráfico: cartaz.

> Estrutura e organização de página: layout e grelha.

> Paginação de um projeto editorial chave: revista.

> Aula no exterior/visita de estudo

> Aprendizagem do software InDesign.

 

UNIDADE 3 // IDENTIDADE VISUAL

> Desenho vetorial (formas, objetos, seleção e cor).

> Imagem digital (correção e retoques de imagem, criação de máscaras e layers, utilização de efeitos e distorção).

> Desenvolvimento da identidade visual de uma marca ou produto.

> Derivação da imagem para variados suportes gráficos e 3D.

> Execução do manual de normas.

> Aprendizagem dos softwares Illustrator e Photoshop.

> Aula no exterior/visita de estudo

> Apresentação do Projeto de final de Unidade.

 

UNIDADE 4 // PUBLICIDADE E PRODUÇÃO GRÁFICA

> Desenvolvimento de uma campanha publicitária multimeios a partir de briefing.

> Perceção dos diferentes tipos de campanha.

> Compreender e definir conceitos criativos adequados a um público alvo.

> Trabalhar direção de arte e copy/ texto.

> Aprendizagem dos sistemas de pré-impressão, impressão e acabamentos.

> Contacto com as diferentes técnicas de impressão.

> Como arte-finalizar um projeto.

> Como orçamentar e apresentar um orçamento.

> Aula no exterior/visita de estudo

> Apresentação do Projeto de final de Unidade.

 

UNIDADE 5 // ATELIER DE DESIGN

> Projeto auto-iniciado que reúne os conhecimentos e competências adquiridas no curso.

> Desenvolvimento e execução do projeto acompanhados por um professor.

> Aula no exterior/visita de estudo

> Apresentação do Projeto de final de Unidade.

 

UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

> Laboratório de Inovação e Criatividade.

> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.

> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.

> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.

> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.

> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.