Cinema e Televisão - BTEC HND

Apresentação

O Curso de Cinema e Televisão // BTEC HND (2 Anos)

O ecossistema cinematográfico e televisivo nacional e internacional exige cada vez mais profissionais preparados para assegurar a reinvenção do setor.
Segundo alguns estudos estratégicos o consumo de filmes, séries e documentários continua a aumentar. É preciso continuar a produzir conteúdos com desafios interdisciplinares, alicerçados numa história das imagens e dos sons em movimento.
Para além dos exercícios curriculares, são lançados ao longo do curso desafios extracurriculares em contexto real que completam a descoberta de uma linguagem artística pessoal. Do portfolio fazem parte projetos individuais e de equipa. O processo de criação é o resultado de metodologias cruzadas entre professores, convidados e alunos, nas suas diversas áreas da produção, realização, escrita, câmara e iluminação, som, casting, direção de actores, pós-produção e exibição, tendo conhecimento real dos desafios atuais do mercado global e sempre disponíveis para ampliar o potencial técnico-criativo de cada aluno. O cinema, a televisão e o audiovisual estão cada vez mais interligados, destacam-se como experiências sociais e culturais de massa, mas é necessário despoletar novas realidades e perspetivar a execução e a difusão de ideias, pelo que é importante compreender a interligação prática das respetivas áreas criativas e técnicas.
No curso os alunos participam em festivais, workshops, conferências com especialistas da indústria, têm contacto direto com profissionais da área e vão construindo estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional.
Os projetos finais são estreados na Cinemateca Portuguesa e podem competir em diversos festivais de cinema e vídeo ou podem ainda candidatar-se aos prémios nacionais de cinema.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO

INDÚSTRIA CRIATIVA (CREATIVE MEDIA INDUSTRY)

Enquadramento histórico, social, psicológico, comercial e cultural das áreas criativas. Desenvolvimento do conhecimento, através de abordagens teóricas, em torno do conceito de criatividade enquanto gerador de economias, incluindo todos os géneros e plataformas de difusão da produção audiovisual, enquadrando-a num contexto contemporâneo nacional e internacional das artes visuais e performativas transversais no espectro das indústrias criativas.

ILUMINAÇÃO E SOM (LIGHT AND SOUND)

Introdução às áreas técnicas de imagem e som. Desenvolvimento de competências práticas na utilização do atual equipamento de câmara, iluminação e som para a produção de conteúdos para cinema e televisão.

EDIÇÃO PARA CINEMA E TELEVISÃO (EDITING FOR FILM & TELEVISION)

Dar a conhecer marcos essenciais da história da montagem e conferir as competências necessárias para edição de imagem e som, passando pela digitalização e sincronismo, até à exportação dos trabalhos para a exibição no cinema, na televisão e em plataformas digitais.

PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)

Aquisição de competências práticas, teóricas e éticas necessárias à organização e planeamento de projetos, individuais e coletivos, de produção de imagens e sons em movimento, utilizando as tecnologias de registo num regime de total segurança.

ESTUDOS FÍLMICOS (FILM STUDIES)

Desenvolvimento de competências de análise crítica e a compreensão dos enquadramentos teóricos no âmbito da criação cinematográfica, bem como da sua interligação com a prática televisiva.

PROJECTO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, PEARSON-SET)

Realização de um projeto individual que promove a aplicação criativa de práticas e técnicas em resposta a um tema proposto, cruzando referências e disciplinas numa abordagem investigativa. Pesquisa de tendências e aplicação de conhecimentos tendo em conta princípios de sustentabilidade.

PRÁCTICA FÍLMICA (FILM PRACTICE)

Identificação e prática de técnicas e processos fundamentais à pratica cinematográfica: escrita, realização, direção de atores, produção, câmara, iluminação, som e edição. Desenvolvimento de domínios especializados das áreas do cinema, necessárias para comunicar visual e sonoramente ideias fílmicas.

TECNOLOGIAS DE ÁUDIO (AUDIO TECHNOLOGIES)

Desenvolvimento de competências técnicas que permitam realizar e produzir conteúdos áudio para imagens em movimento. Aprendizagem de ferramentas de captação, pós-produção e mistura de áudio. Aplicação de tecnologias à produção de narrativas áudio para projetos digitais de cinema e televisão.

 

2º ANO

DOCUMENTÁRIO (DOCUMENTARY)

Realização de documentários com qualidade para transmissão. Desenvolvimento de competências investigativas necessárias para o trabalho na área de produção e realização do género documental: cinematográfico, televisivo e interativo.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

Confere as competências necessárias para a capacitação e a utilização das técnicas académicas de pesquisa, usadas pelos profissionais que trabalham na área de produção e investigação audiovisual. Pesquisar e aprofundar temas com o objetivo de os desenvolver no universo cinematográfico e audiovisual.

ESCRITA PARA FILME E TELEVISÃO (SCRIPTWRITING FOR FILM & TELEVISION)

Aquisição das técnicas de escrita para o desenvolvimento e criação de argumentos, personagens e diálogos, com especial destaque para a prática e compreensão das estruturas narrativas. Processos de escrita de um guião e desenvolvimento de competências para a escrita de guiões com a qualidade exigida na produção de ficção: televisiva e cinematográfica.

ESTUDOS AVANÇADOS DE CINEMA E TELEVISÃO (ADVANCED FILM & TELEVISION STUDIES)

Desenvolvimento de trabalhos com uma abordagem profissional, experimental e defensável, ao nível da produção, pós-produção e apresentação. Obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de um filme e de um programa de televisão.

PRODUÇÃO MULTI-CÂMARA (MULTI-CAMERA PRODUCTION)

Confere competências, a partir de desafios contextualizados, necessárias para a escrita, planeamento, registo e produção, em equipa, de programas baseados na prática de multi-câmara para televisão com qualidade de transmissão.

PROJETO COLABORATIVO (COLLABORATIVE PROJECT, PEARSON-SET)

Desenvolvimento das capacidades individuais, em contexto colectivo, para realizar um projeto na área do cinema e televisão. O foco está no regime de colaboração através do trabalho de equipa, em que todos têm papéis distintos e coordenados, fomentando o envolvimento de elementos externos e de projetos profissionais no âmbito da escola.

EDIÇÃO AVANÇADA E COMPOSIÇÃO (ADVANCED EDITING & COMPOSITING)

Informações e contato com ferramentas essenciais à utilização e gestão de processos de motion graphics e efeitos associados a técnicas de grafismo, recorrendo a equipamentos profissionais, para pós-produção audiovisual com incidência na criação de genéricos para cinema e séries televisivas.