Computer Science - BTEC HND

Apresentação

 Curso de Computer Science - BTEC HND (2 Anos)

Este curso em Ciências da Computação e Programação Prática tem como objetivo desenvolver as competências que permitem transformar ideias em inovação digital através de criatividade, lógica e código computacional.

O percurso curricular é desenhado para que o aluno adquira conhecimentos sobre a estrutura, arquitetura e desenvolvimento de qualquer aplicação, desde a conceção de projeto, à arquitetura de sistemas e base de dados, programação funcional, prototipagem em ambientes de impressão 3D e Arduino, segurança e webdesign (frontend/backend).

A Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Desenvolvimento de Jogos são algumas das áreas abordadas. O curso alia a teoria à prática e aprofunda o conhecimento através de exercícios aplicados, individuais e em equipa, que te preparam para o mundo profissional.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES 

 

1º ANO

DESENHO E DESENVOLVIMENTO EM BASE DE DADOS (DATABASE DESIGN & DEVELOPMENT)

Nesta Unidade, o aluno aprende princípios básicos sobre bases de dados, a construir modelos entidade relação, com base no modelo E-R, entre outros. Trabalha-se também com bases de dados utilizando a linguagem SQL.

 

PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)

Esta Unidade dá a conhecer de perto o mercado de trabalho com mais de cinco visitas de estudo a empresas da área da computação. É uma preparação para o mercado de trabalho, um desafio para que o aluno crie oportunidades de estágio e emprego na área.

 

PROGRAMAÇÃO (PROGRAMMING)

Esta Unidade estrutura-se em torno da compreensão dos princípios de programação, explorando a natureza orientada a objetos da linguagem e a versatilidade de múltiplas plataformas oferecidas. C, Python, C++ e outras são as linguagens a explorar.

 

REDES (NETWORKING)

A definição e avaliação de uma arquitetura de rede para uma determinada aplicação e da necessidade de redes de alto desempenho são os objetivos desta Unidade a par da seleção de ferramentas de Redes de Computadores que permitam a gestão autónoma da implementação de uma rede.

 

SEGURANÇA (SECURITY)

Nesta Unidade, pretende-se partilhar a história e conceitos de segurança física e lógica, o paradigma atual da área (vulnerabilidades e tipos de ataque mais comuns, estatísticas etc.), arquitetura TCP/IP (serviços TCP/IP, protocolos, DNS), criptografia e políticas e padrões de segurança da informação.

 

GESTÃO DE PROJETOS INFORMÁTICOS DE SUCESSO (MANAGING A SUCCESSFUL COMPUTING PROJECT, PEARSON SET)

Esta Unidade tem como finalidade que o aluno desenvolva competências de pesquisa, criando um processo ágil de gestão de projetos de computação com a ajuda de metodologias Agile (Scrum e Kanban)

 

WEBSITE DESIGN & DEVELOPMENT (WEBSITE DESIGN & DEVELOPMENT)

Conhecer o mundo do webdesign bem como as linguagens relativas ao desenvolvimento de frontend, HTML, CSS e Javascript são os pontos essenciais desta Unidade.

 

ARQUITETURA DE SISTEMAS (COMPUTER SYSTEMS ARCHITECTURE)

Procura-se nesta Unidade, dar a conhecer e desenvolver a compreensão da arquitectura de computação e os seus sistemas: hardware, peopleware e software.

 

2º ANO

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL (BUSINESS INTELLIGENCE)

Esta Unidade analisa as vantagens do uso das ferramentas de inteligência empresarial e das suas tecnologias nomeadamente no apoio à tomada de decisão, aprendendo a configurar ferramentas como Tableau, Microsoft Power BI ou Google Data Studio.

 

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (COMPUTING RESEARCH PROJECT, PEARSON-SET)

Esta Unidade de projeto foca-se no desenvolvimento de competências de investigação independente, sustentada e de relevância direta para o desenvolvimento profissional e académico do aluno.

 

SISTEMAS DE GESTÃO DE BASES DE DADOS (DATABASE MANAGEMENT SYSTEMS)

Esta Unidade permite a compreensão do uso de estruturas de dados em algoritmos de forma a que os alunos possam projetar e implementar semelhante tipo de projeto.

 

ESTRUTURAS DE DADOS E ALGORITMOS (DATA STRUCTURES & ALGORITHMS)

Nesta Unidade, o aluno deverá conhecer e compreender como as estruturas de dados são usadas em algoritmos e de que forma é possível desenhar e construir estruturas de dados.

 

CRIAÇÃO DE PROTÓTIPOS (PROTOTYPING)

A Unidade faz a introdução ao desenho e implementação de projetos e protótipos usando Arduino, Raspberry Pi e Impressora 3D.

 

DESENVOLVIMENTO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (VIRTUAL & AUGMENTED REALITY DEVELOPMENT)

Esta Unidade centra-se nos conceitos de realidade aumentada e da realidade virtual bem como as suas tecnologias, com o objetivo de pensar, desenhar e criar aplicações.

 

DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (GAMES DEVELOPMENT)

A Unidade ensina as metodologias e tecnologias mais recentes de desenho e construção de jogos.