Computer Science and Practical Programming - BTEC HND

Apresentação

 

Dá um impulso na tua carreira aprendendo a programar e a perceber como o mundo da computação funciona. Este curso em Ciências da Computação e Programação Prática tem como objetivo desenvolver as competências que permitem transformar ideias em inovação digital através de criatividade, lógica e código computacional.

O percurso curricular é desenhado para que os alunos adquiram conhecimentos sobre a estrutura, arquitetura e desenvolvimento de qualquer aplicação, desde a concepção de projeto, à arquitetura de sistemas e base de dados, programação funcional, prototipagem em ambientes de impressão 3D e arduino, segurança e webdesign (frontend/backend).

A Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Desenvolvimento de Jogos serão algumas das áreas abordadas. O curso alia a teoria à prática e aprofunda o conhecimento através de exercícios aplicados, individuais e em equipa, que te preparam para o mundo profissional.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES 

 

1º ANO

ARQUITETURA DE SISTEMAS (COMPUTER SYSTEMS ARCHITECTURE)
Dar a conhecer e desenvolver a compreensão da arquitectura de computação e os seus sistemas: hardware, peopleware e software.
 
PROJECTO DE PESQUISA (PROJECT DESIGN IMPLEMENTATION AND EVALUATION)
Desenvolver competências de pesquisa, realizando uma investigação sustentada e relevante para o percurso vocacional, académico e profissional.
 
PROTOTIPAGEM (PROTOTYPING)
Introdução ao desenho e implementação de projetos e protótipos usando Arduino, Raspberry Pi e Impressora 3D.
 
WEBSITE DESIGN (WEBSITE DESIGN)
Conhecer o mundo do webdesign bem como as linguagens relativas ao desenvolvimento de frontend, HTML, CSS e Javascript.
 

2º ANO

DESENVOLVIMENTO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (VIRTUAL AND AUGMENTED REALITY DEVELOPMENT)
Examinar e compreender os conceitos de realidade aumentada e da realidade virtual bem como as suas tecnologias, com o objectivo de pensar, desenhar e criar aplicações usando estas tecnologias.
 
DESENVOLVIMENTO DE JOGOS (GAMES DEVELOPMENT)
Aprender as metodologias e tecnologias mais recentes para a idealização, e desenvolver competências para o desenho e a construção de jogos.
 
ESTRUTURAS DE DADOS E ALGORITMOS (DATA STRUCTURES AND ALGORITHMS)
Conhecer e compreender como as estruturas de dados são usadas em algoritmos e de que forma é possível desenhar e construir estruturas de dados.
 
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL (BUSINESS INTELLIGENCE)
Compreender as vantagens do uso das ferramentas de inteligência empresarial e das suas tecnologias. Analisar os processos e mecanismos utilizados na inteligência empresarial no apoio à tomada de decisão, aprendendo a configurar ferramentas como Tableau, Microsoft Power BI ou Google Data Studio.