Design de Comunicação e Multimédia - BTEC HND

Apresentação

 

O Curso de Design de Comunicação e Multimédia BTEC HND (2 Anos)

Com a globalização de uma cultura visual em massa é necessário diferenciar-se e criar novas realidades para a comunicação de conceitos nos contextos sociais e culturais. Os media digitais permitem a rápida difusão e implementação das ideias, pelo que é importante compreender a prática do design como disciplina potenciadora de novos formatos e significados.

Com forte componente criativa, o curso propõe desafios à definição de uma linguagem artística própria, seja em projetos de intervenção cultural, social ou comercial. Da metodologia ao processo de criação, da planificação à consolidação prática, o aluno amplia o seu potencial criativo com trabalho multidisciplinar nas áreas do Design Gráfico, Motion Design, Vídeo, Artes Visuais, Fotografia e Web Design.

O aluno contacta com a realidade profissional, desenvolvendo objetos de comunicação integrada para eventos ou organizações e vai construindo estratégias inovadoras na configuração do seu perfil profissional.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

Nesta Unidade o aluno deverá identificar áreas de desenvolvimento profissional, aprender a gerir o tempo de reflexão, planeamento e desenvolvimento projectual. Deverá ser capaz de identificar tendências e indústrias criativas especializadas.

 

REFERÊNCIAS CONTEXTUAIS E CULTURAIS EM ARTE E DESIGN (CONTEXTUAL STUDIES)

Nesta Unidade pretende-se estimular a compreensão dos fatores sociais, psicológicos, culturais, históricos e comerciais que servem de base a toda a teoria e prática das artes visuais e são transversais ao espetro de temas da especialidade.

 

PROJETO GRÁFICO I (INDIVIDUAL PROJECT, PERSON-SET)

O pensamento criativo e a capacidade de gerar um fluxo livre de ideias são aptidões essenciais a artistas e designers. Esta Unidade desenvolve as competências necessárias para gerar e comunicar conceitos visualmente. Dentro do amplo contexto das indústrias criativas existem muitas especialidades. O objetivo desta Unidade é fornecer ao aluno a oportunidade de descobrir mais-valias pessoais e informar práticas independentes. A prática criativa será desenvolvida em resposta a um projeto proposto, onde o aluno deverá aplicar o conhecimento e técnicas aprendidas noutras áreas de estudo.

 

TÉCNICAS E PROCESSOS (TECHNIQUES & PROCESSES)

As habilidades criativas e as aptidões técnicas que sustentam a prática do Design são a chave para desenhar uma forte abordagem pessoal, desenvolvimento de ideias e execução de projeto. Nesta Unidade pretende-se estabelecer as bases para o futuro desenvolvimento da prática individual. O aluno irá explorar conceitos, materiais e processos através da experimentação, adquirir conhecimento e compreensão das questões que têm centrado o debate sobre as finalidades e os processos do Design.

 

TIPOGRAFIA (TYPOGRAPHY)

Desenvolver a compreensão e as competências do aluno relativamente à tipografia e sua aplicação em trabalhos impressos e digitais são os temas desta Unidade, ao longo da qual se explora a aplicação da prática tipográfica em diversos formatos e se estudam tecnologias e processos tipográficos em contextos específicos.

 

DESIGN GRÁFICO I (GRAPHIC DESIGN PRACTICES)

O Design Gráfico incorpora um amplo espectro de práticas, da ilustração à identidade corporativa, do packaging à interface digital. Nesta Unidade pretende-se que o aluno desenvolva confiança na gestão de um projeto gráfico, compreensão quanto à forma e ao significado.

 

COMUNICAÇÃO VISUAL EM ARTE E DESIGN (COMMUNICATION IN ART & DESIGN)

A capacidade de comunicar visualmente é uma habilidade fundamental para todos os campos especializados nas indústrias criativas. Nesta Unidade desenvolvem-se as competências necessárias para comunicar ideias através de aplicações especializadas, tendo em mente um cliente ou uma finalidade.

 

TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS (PHOTOGRAPHIC PRACTICES)

O desenvolvimento de novas tecnologias e a manipulação digital alterou a forma como processamos as imagens. A prática fotográfica foi evoluindo ao longo da história, no entanto permanecem constantes técnicas e processos para sustentar a criação de significados visuais. Nesta Unidade o aluno irá desenvolver competências em técnicas fotográficas que passam pelo correto uso dos mecanismos da máquina, seleção das objetivas, medição da luz (natural e artificial) e aquisição de noções de enquadramento e composição fotográfica.

 

2º ANO

PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)

Alargar o conhecimento do aluno relativamente a práticas profissionais na sua área de especialidade, relacionando-as com objetivos pessoais e oportunidades de carreira é o objetivo desta Unidade.

 

PROJETO GRÁFICO II (APPLIED PRACTICE COLLABORATIVE PROJECT, PERSON-SET)

Esta Unidade contempla o desenvolvimento de projeto interdisciplinar, a exploração da prática colaborativa e o envolvimento com a comunidade (indústria, organizações culturais, grupos comunitários, organizações não governamentais, entre outros). O aluno irá definir, planear e implementar um projeto segundo os procedimentos da prática do Design.

 

DESIGN GRÁFICO II (ADVANCED GRAPHIC DESIGN STUDIES)

Neste Unidade faz-se o estudo e desenvolvimento de práticas de design diversificadas, nomeadamente a metodologia projetual, a definição de abordagem criativa própria, compreensão de objetivos de comunicação e exploração da relação entre o designer, o cliente e o público-alvo.

 

IDENTIDADE CORPORATIVA (BRANDING & IDENTITY)

Nesta Unidade o aluno deverá compreender os conceitos de marca e identidade e o seu impacto no mercado comercial. Deverá identificar a natureza social e cultural subjacente à configuração visual de marcas e produtos, desenvolvendo competências de design gráfico na sua projeção comercial.

 

EDIÇÃO DE VÍDEO E MOTION DESIGN (MOVING IMAGE)

Nesta Unidade o aluno irá adquirir competências em planeamento, preparação e produção de imagens em movimento, elaborar um projeto em resposta a um briefing e usar equipamentos, processos e software da indústria.

 

WEB DESIGN (WEB DESIGN)

Nesta Unidade o aluno irá adquirir competências e conhecimentos na criação e gestão de websites. O aluno explora os princípios do UI e terá domínio das linguagens HTML, CSS e Javascript.