Design de Moda e Inovação - BTEC HND

Apresentação

 

Num contexto Internacional é possível e necessário diferenciar-se e criar novas linguagens e visões na área do Design de Moda, descobrindo novos caminhos e soluções. A Moda está em grande transformação – o design, a comunicação, os formatos de apresentação estão a dar novas cartas e neste curso terás a oportunidade de apreender os conceitos chave da indústria e começar a construir o futuro.

Neste curso vais ganhar ferramentas que permitem concretizar as tuas ideias, pondo-as em prática. Vais adquirir conhecimentos sobre o Mundo da Moda, a sua história, explorar tendências, estudar acessórios, experimentar com têxteis, desenhar, construir e comunicar colecções, e desenvolver a criatividade usando as metodologias do design para resolver problemas e criar soluções.

Através de um método pedagógico inovador assente na interdisciplinaridade de saberes e com foco na área da sustentabilidade, vais concretizar a tua visão e iniciar um percurso profissional no mundo da moda. No final do percurso a tua coleção é apresentada publicamente e fotografada através de uma produção de moda.

Os professores e convidados deste curso são parte integrante do universo da Moda, nas suas diversas áreas de Design de Moda, Têxteis, Acessórios, Calçado, Media, Produção e Ensino, tendo conhecimento real dos desafios atuais do mercado global e estão sempre prontos para te apoiar na descoberta das tuas potencialidades.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (PROFESSIONAL DEVELOPMENT)
Introdução às diferentes áreas profissionais e campos de trabalho da indústria da Moda. Desenvolvimento das competências necessárias para comunicar visualmente as ideias no contexto de domínios especializados.
 
CULTURA VISUAL (Contextual Studies)
Compreensão das referencias históricas e culturais dos fenómenos da Moda, cruzando aprendizagens essenciais na área da cultura de moda, marketing e semiótica. Enquadramento histórico, social e cultural do séc. XX, e a sua relação com o mundo da Moda.
 
PROJECTO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, PEARSON-SET)
Realização de um projeto individual que promove a aplicação de práticas criativas em resposta a um tema importante, cruzando referências e disciplinas, numa prática da Moda completa e contemporânea. Conhecimentos de tendências, processos e sustentabilidade.
 
TECNICAS & PROCESSOS (TECHNIQUES & PROCESSES)
Identificação de técnicas e processos fundamentais à pratica do Design de Moda. Realização de um projeto assente numa componente pratica e experimental em atelier, fomentando uma abordagem pessoal no desenvolvimento de ideias e execução de trabalho. Desenvolvimento de conhecimentos e competências nos processos de pesquisa, interpretação, experimentação, testes e apresentação de projetos.
 
DESIGN ASSISTIDO POR COMPUTADOR (COMPUTER AIDED DESIGN)
Desenvolvimento de competências que permitam realizar e produzir conteúdos digitais no âmbito do Design de Moda. Recurso a ferramentas para apresentação e comunicação e produção de narrativas visuais para projetos de moda no contexto digital.
 
PRÁTICAS DE MODA E TÊXTEIS (FASHION & TEXTILES PRACTICES)
Iniciação aos têxteis em várias vertentes. Conhecimentos essenciais: fibras, tecidos, propriedades e comportamentos. Exploração multidisciplinar da superfície têxtil, através da introdução a práticas de manipulação dos materiais, tais como técnicas de estampagem e bordado.
 
MODELAGEM E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO EM DESIGN DE MODA (PATTERN CUTTING & GARMENT MAKING)
Desenvolvimento de capacidades e conhecimentos na criação de moldes para peças de vestuário, recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais. Desenvolvimento de conhecimentos técnicos dos processos de confeção para realização de vestuário.
 
ACESSÓRIOS (ACCESSORIES)
Obtenção de conhecimentos sobre o papel dos acessórios no vasto negócio da moda.
Desenvolvimento de conhecimentos, ferramentas práticas e teóricas que permitam estruturar, conceber e desenvolver projetos na área dos acessórios.
 

2º ANO

PRÁTICA PROFISSIONAL (PROFESSIONAL PRACTICE)
Aquisição de conhecimentos e ferramentas práticas para o processo de transição para o mercado de trabalho ou conceção de um negócio. Estruturação de carreira e produção de conteúdos de promoção profissional. Portfolio.
 
PROJECTO COLABORATIVO DE PRÁTICA APLICADA (APPLIED PRACTICE COLLABORATIVE PROJECT, PEARSON-SET)
Desenvolvimento de um projeto na área da moda com enfoque na prática de colaboração. Através do trabalho de equipa, em que todos assumem papéis distintos e coordenados, fomentamos o envolvimento da comunidade exterior e de projetos profissionais no âmbito da escola. Informações essenciais sobre gestão de processos e equipa, onde cada um aprende a conhecer as suas capacidades individuais.
 
ESTUDOS DE MODA AVANÇADOS (ADVANCED FASHION STUDIES)
Desenvolvimento de coleção de moda. Obtenção de conhecimentos dos processos e etapas na conceção, desenvolvimento e produção de uma coleção de moda. Abordagem Experimental e Sustentável.
 
ESTUDOS AVANÇADOS EM TÊXTEIS (ADVANCED TEXTILE STUDIES)
Desenvolvimento de conhecimentos na área dos têxteis – materiais e processos de produção. Experimentação e produção de amostras de têxteis com diferentes técnicas. Desenvolvimento de uma coleção de superfícies têxteis e sua apresentação em portfólio.
 
MODELMAKING PROFISSIONAL (PROFESSIONAL MODELMAKING)
Obtenção de conhecimentos e ferramentas praticas na construção de modelos 3D direcionados para a área do design de Moda e recorrendo a técnicas e equipamentos profissionais. Construção de moldes e produção de protótipos.