Design de Moda e Inovação - BTEC HND

Apresentação

Neste curso vais explorar tendências, desenvolver a criatividade, aprender as técnicas e a inovar o conceito de negócio. Vais adquirir o conhecimento necessário para criares a tua marca e conquistares o teu mercado. 

De uma ideia, de um conceito inovador, aprendes a criar e produzir a tua coleção. Percorres todos os passos para atingires o teu objetivo: entendimento do comportamento do consumidor, identificação de necessidades, ideação, prototipagem e qual a estratégia de venda e comunicação para promoveres a tua marca. No final, realizas a produção fotográfica da tua coleção.

Os professores são parte integrante do circuito de Moda, quer na Moda Lisboa quer em novos modelos de negócios que integram o novo sistema de Moda
emergente – sustentável e inclusivo, como por exemplo o Slow
Fashion.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

COMUNICAÇÃO VISUAL EM ARTE E DESIGN
Desenvolver as competências necessárias aos artistas, designers e artesãos para comunicar as próprias ideias no contexto de domínios especializados, tanto tradicionais como alternativos.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS EM ARTE E DESIGN
O pensamento criativo e a capacidade de criar ideias são competências vitais para os artistas e designers. Esta unidade desenvolve essas competências, a partir de técnicas para criar e comunicar ideias visualmente.

CONTEXTUALIZAÇÃO E REFERÊNCIAS CULTURAIS EM ARTE E DESIGN
Entendimento dos factores sociais, psicológicos, culturais, históricos e comerciais que sustentam a teoria e a prática das artes visuais num
alargado campo de áreas e especialidades.

PRÁTICA PROFISSIONAL EM ARTE E DESIGN
Conhecimento das práticas profissionais; processos deontológicos; técnicas de criação de portfólio e autopromoção; análise de objetivos pessoais e oportunidades de carreira.

CONCEPÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
Desenvolver competências para conduzir pesquisas avançadas e de
relevo para o desenvolvimento profissional e académico.

GESTÃO DE UM NEGÓCIO NAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS
Gestão de inovação e criação de modelo de negócio de um produto ou serviço num setor das indústrias criativas, analisando as habilidades pessoais e profissionais necessárias.

OPERAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE VESTUÁRIO
Conhecimento sobre a indústria do vestuário: manufactura, sistemas de controlo de qualidade, e processos de produção, visando a sua sustentabilidade.

GESTÃO DO PROCESSO DE DESIGN E DE PRODUÇÃO
Conhecimento e compreensão sobre o funcionamento do processo produtivo no design, na sua totalidade, e a sua sustentabilidade.

EXPLORAÇÃO DO DESIGN EM TÊXTIL
Técnicas criativas de exploração e aplicação que auxiliam o
“pensar-com-as-mãos” do design thinking e estão na base de um design têxtil assente na compreensão íntima do material, prototipagem rápida e teste.

DESIGN TÊXTIL EXPERIMENTAL
Conhecimentos sobre os produtos têxteis através de uma extensiva pesquisa e experimentação direta com vários media, materiais, técnicas, tecnologias e processos.

APLICAÇÃO DO DESIGN NA MODA
Competências e conhecimentos no domínio da moda e do design, através da exploração da relação entre o design thinking e a concepção do produto ou serviço a nível de marketing, promoção e produção.

TÉCNICAS E PROCESSOS EM DESIGN DE MODA
Desenvolvimento de moldes e execução da peça final, de forma precisa, a partir de desenhos originais, utilizando conhecimentos da modelagem básica bidimensional, draping e costura.

INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA O DESIGN DE MODA
Competências no domínio do design de moda, através da investigação crítica, pesquisa pessoal, seleção e aplicação avançada de informação dos meios audiovisuais.

CONSTRUÇÃO DE MOLDES EM DESIGN DE MODA
Construção de moldes a partir de desenhos originais, com vista a edificar um produto moda tridimensional de acordo com o comportamento do utilizador e do meio envolvente.

CONSTRUÇÃO DE VESTUÁRIO
Conhecimentos sobre as técnicas, processos e equipamento envolvidos na construção de peças de roupa no setor do vestuário.

TECNOLOGIA E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 3D
Competências práticas e compreensão de software utilizado na concepção de vestuário e têxteis.