Fotografia - BTEC HND

Apresentação

O Curso de Fotografia BTEC (2 Anos)

Este curso estrutura-se de modo a permitir ao aluno encontrar uma linguagem própria e original, enquadrada no campo da expressão autoral.

Em exterior ou em estúdio, com fotografia de moda ou fotojornalismo, vídeo ou publicidade, o aluno terá oportunidade de apreender e aplicar técnicas fotográficas básicas e avançadas (em formato analógico e digital), experimentar com iluminação modelar, bem como aprender métodos de impressão convencionais e alternativos.

Ao longo de dois anos, o aluno explora conceitos da técnica e da estética fotográfica, aplicando formas de captura e de expressão singulares e desenvolvendo projetos individuais e colaborativos. É o curso indicado para quem procura ser um profissional da fotografia contemporânea, na sua vertente artística e comercial.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA (CONTEXTUAL STUDIES)

Nesta Unidade, o aluno terá oportunidade de embarcar num estudo reflexivo sobre como “escrever” e “ler” imagens fotográficas. Neste contexto, o estudo da cultura fotográfica abrange os momentos mais marcantes da sua história, desde o seu nascimento oficial – em 1839 –até à contemporaneidade, não esquecendo a sua pré-história e os princípios científicos que a viram nascer e que continuam a potenciar o seu desenvolvimento tecnológico.

 

TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS (TECHNIQUES & PROCESSES)

Esta Unidade faz a introdução às técnicas fotográficas básicas, utilizando-se diferentes equipamentos, no exterior e em estúdio. Aqui, o aluno contacta com vários materiais e resultados, permitindo a tomada de decisões autónomas aquando da escolha de equipamento e parametrização da câmara, passando pela captura da imagem até ao resultado final.

 

ILUMINAÇÃO (LIGHTING FOR PHOTOGRAPHY)

A Unidade aborda diferentes técnicas de iluminação – em ambiente de estúdio e exterior –, permitindo ao aluno manusear equipamentos e modelar a luz. Com esta aprendizagem, pretende-se que seja capaz de planear sessões fotográficas, respondendo às necessidades de diversos clientes e produzindo resultados que demonstrem domínio técnico e criativo.

 

FOTOJORNALISMO E FOTOGRAFIA DOCUMENTAL (PHOTOGRAPHIC PRACTICES)

Ao encarar a fotografia como imagem do real, o aluno é convidado a pensá-la na relação com o seu contexto social e a desenvolver um corpo de trabalho que dê conta dos mecanismos técnicos e teóricos próprios de um trabalho de cariz documental. Esta Unidade visa alargar o conhecimento sobre o fotojornalismo, a fotografia documental e as suas características históricas, técnicas e éticas, relacionando-as com objetivos pessoais e possibilidades de carreira nesta área.

 

NARRATIVAS VISUAIS (VISUAL NARRATIVAS)

Esta Unidade tem como objetivo desenvolver a compreensão do aluno sobre narrativas visuais, em concreto o fotolivro. Através da experimentação prática, trabalha-se a narrativa pictórica. O objetivo é aprender a reconhecer as estratégias discursivas do fotógrafo e o modo como estas influenciam a experiência do observador.

 

TÉCNICAS DE IMPRESSÃO (PRINTMAKING)

Conhecer, experimentar e executar alguns processos de impressão de relevância na história na fotografia, bem como na prática contemporânea, são os temas centrais desta Unidade. O aluno irá produzir provas em processos como a cianotipia, o colódio húmido ou o papel salgado, entre outros.

 

CRIAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS (PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

Esta Unidade introduz o pensamento crítico sobre as diferentes profissões na área da fotografia. O objetivo é analisar a indústria e as suas necessidades, de modo a refletir sobre o estado da arte, identificando as competências exigidas e os conhecimentos fundamentais para integrar os vários setores.

 

PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, PEARSON-SET)

Adquiridas as competências básicas, o aluno realiza um projeto individual, adquirindo as ferramentas necessárias para desenvolver a sua prática pessoal de forma independente. A capacidade de definir e realizar um projeto é extremamente valiosa nas indústrias criativas, treinando a resiliência, a superação de dificuldades e o foco no desenvolvimento.

 

2º ANO

VÍDEO (MOVING IMAGE)

Esta Unidade visa desenvolver as competências do aluno no planeamento, preparação, captação e edição de breves vídeos sobre um tema sugerido. Abordam-se técnicas de pós-produção e edição em vídeo.

 

FOTOGRAFIA DE MODA E PUBLICIDADE (ADVANCED PHOTOGRAPHY STUDIES)

Esta Unidade está estruturada entre a moda e a publicidade. Na fotografia aplicada à moda, o aluno deve compreender as influências contextuais e conseguir apresentar e definir uma estratégia criativa para uma sessão fotográfica de moda, devendo conseguir concretizá-la. Na fotografia publicitária, o aluno irá adquirir as competências necessárias para criar uma campanha publicitária com um contexto sólido e um grande impacto visual.

 

FOTOGRAFIA EXPERIMENTAL E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (ADVANCED ART PRACTICE STUDIES)

A Unidade explora outras disciplinas artísticas e o seu relacionamento com a prática fotográfica. O percurso pode ir desde a arte efémera à pintura, passando pela performance, o desenho e a escultura.

 

PRÁTICA PROFISSIONAL EM FOTOGRAFIA (PROFESSIONAL PRACTICE)

Esta unidade introduz o pensamento crítico sobre as diferentes profissões na área da fotografia. Pretende-se conhecer e analisar a indústria e as suas necessidades, realizando exercícios práticos e criativos de fotografia aplicada à captura, edição e pós-produção em ambiente digital.

 

PROJETO COLABORATIVO (APPLIED PRACTICE – COLLABORATIVE PROJECT, PEARSON-SET)

A Unidade leva o aluno para o desenvolvimento de um projeto colaborativo, sendo-lhe facultadas as ferramentas necessárias para elaborar um plano que contemple os recursos humanos e técnicos necessários para a sua boa concretização. Este projeto deverá ser orientado de acordo com um tema facultado pelo centro Pearson.