Produção e Criação Musical // BTEC HND

Apresentação

Curso de Produção e Criação Musical BTEC HND (2 Anos)

A indústria musical tem sido alvo de grandes mudanças. O músico é hoje cada vez mais autor, compositor, produtor e gestor da sua própria carreira. O objetivo deste curso é que inicies uma atividade no meio musical através do desenvolvimento das tuas capacidades de escrita e composição, bem como o conhecimento técnico da performance ou da produção.
No Estúdio convives com o analógico e o digital, utilizas vários softwares de gravação, descobres o fascínio da edição, o equilíbrio da mistura e o processo da masterização. Com a prática, aperfeiçoas a tua personalidade estética e artística, e aprendes a saber ouvir e a encontrar a tua própria voz. Durante o curso tens acesso a estúdios de gravação/produção e salas de pós-produção áudio e masterização.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO

A INDÚSTRIA MUSICAL (THE MUSIC INDUSTRY)
A indústria musical é uma indústria em eterno movimento, com uma variedade de áreas que se vão sobrepondo às que existiam anteriormente e interagindo com as novas. É necessário, neste contexto dinâmico e ligado através da tecnologia, compreender a sua complexidade para potenciar oportunidades que poderão coroar com êxito a actividade escolhida.
 
MARKETING E PROMOÇÃO PARA MÚSICOS (MARKETING AND PROMOTION FOR MUSICIANS)
A versatilidade é hoje em dia extremamente importante para quem quiser desenvolver esta actividade, organizando o seu portfolio e comunicando a sua carreira com as ferramentas de promoção e marketing adequadas. É importante que o músico adquira conhecimentos anteriormente confinados às editoras e aos managers.
 
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (PROFESSIONAL DEVELOPMENT)
A paisagem da indústria musical alterou-se drasticamente nos últimos anos, tendo a tecnologia influenciado o modo como se produz e se usufrui a música, o que constitui um enorme desafio para músicos, compositores, autores e produtores, assim como para as editoras. O conhecimento dos nossos pontos fortes e a originalidade da nossa proposta fará certamente a diferença.
 
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO MUSICAL (MUSIC PRODUCTION FUNDAMENTALS)
A tecnologia é hoje omnipresente na produção de música contemporânea e uma ferramenta padrão da indústria da música e do entretenimento. Os desenvolvimentos tecnológicos modificaram significativamente a prática de gravação, edição e mixagem de som nos últimos anos, e são o foco desta unidade.
 
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOM (SOUND ENGINEERING FUNDAMENTALS)
Há uma variedade de métodos usados por engenheiros de som para trabalhar o áudio de maneira segura, controlada e criativa. Ser um engenheiro de som envolve muito mais do que posicionar um microfone e carregar no Rec. Os músicos, produtores e engenheiros de som de música devem adquirir todas as valências necessárias para trabalhar o áudio nos seus campos respectivos, que podem ir da gravação de um disco à sonorização de um filme.
 
TÉCNICAS DE SÍNTESE SONORA (CREATIVE SYNTHESIS TECHNIQUES)
A síntese de som é um aspecto fundamental da produção de música moderna, design de som e pós-produção. Ao aprender sobre técnicas de síntese, um compositor ou designer de som será capaz de controlar verdadeiramente as suas produções e criar as texturas e os tons que expressam o que pretende.
 
TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO (COMPOSITIONAL TECHNIQUES)
A exploração de uma ampla gama de técnicas de composição é uma componente essencial do desenvolvimento de valências composicionais, especialmente na indústria de música e no seu modo de funcionamento actual. Desenvolver ideias e saber como essas ideias se traduzem em composições finalizadas requer a exploração de uma variedade de ferramentas e da experimentação de diferentes métodos usados habitualmente em composição.
 
COMPOSIÇÃO COM TECNOLOGIA (COMPOSITION USING TECHNOLOGY)
A tecnologia associada ao exercício da música é uma ferramenta fundamental na composição contemporânea e uma prática padrão na indústria da música e do entretenimento. Os desenvolvimentos tecnológicos modificaram significativamente a prática de composição nos últimos anos e são o foco desta unidade.

 

2º ANO

PROJECTO DE PESQUISA CRIATIVA (CREATIVE RESEARCH PROJECT)
Nesta unidade os alunos escolherão o seu próprio projeto com base num tema proposto, o que permitirá que os alunos explorem e examinem um assunto atual e com assinalável importância no contexto do Curso de Produção e Criação Musical.
 
PRODUÇÃO MUSICAL (ADVANCED MUSIC PRODUCTION)
Esta unidade baseia-se na aprendizagem adquirida na Unidade Introdução à Produção Musical, lecionada no ano anterior. Os conhecimentos apreendidos anteriormente são consolidados e desenvolvidos à luz das melhores práticas da indústria atual. O uso confiante da tecnologia dentro do ambiente de produção é fundamental para a prática profissional nas Indústrias de música e entretenimento. A velocidade, a proficiência e o fluxo de trabalho, além de uma compreensão efetiva das principais técnicas e processos, são vitais para uma carreira de sucesso.
 
MISTURA E MASTERIZAÇÃO (MIXING AND MASTERING)
A mistura de áudio é um processo muito importante na pós-produção. Numa mistura todas as pistas gravadas são inspecionadas ao detalhe e processadas até soarem da maneira desejada e se relacionarem de modo equilibrado. O objetivo desta unidade é proporcionar aos alunos o conhecimento e a compreensão das técnicas utilizadas pelos engenheiros de som e produtores de música para combinar/misturar várias pistas e camadas de modo a valorizarem o resultado final.
 
PORTFÓLIO CRIATIVO (CREATIVE PORTFOLIO)
Esta unidade oferece aos alunos a oportunidade de, qualquer que seja o percurso escolhido, criar um portfólio de trabalho relacionado directamente com o projecto que quiserem realizar. Será uma espécie de cartão de visita para o mundo do trabalho.
 
SOM AO VIVO (LIVE MIXING)
Fazer som ao vivo envolve mais do que a operação de equipamentos de reforço de som. A comunicação empática com os artistas e as equipas de áudio é igualmente importante, assim como a valorização do nível emocional de uma actuação ao vivo. Na verdade, não há engenheiros de áudio que ao vivo que sejam "melhores" do que outros: há “apenas” engenheiros de som que são empáticos e que entendem as necessidades complexas (muitas vezes não relacionadas com o áudio) do artista com o qual trabalham em palco.
 
DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO (DEVELOPING AS AN ARTIST)
Trabalhar como artista na atual indústria da música exige uma gama diversificada de valências e conhecimentos. A adaptação ao Mundo em constante mudança, guiado por diferentes tecnologias, como por exemplo os social media, coloca maior ênfase na necessidade de convivência entre o universo musical e os contextos comerciais. A diferenciação entre o “artista musical” e o “produto comercial” nunca foi tão necessária quanto hoje.
 
MUSICOLOGIA (MUSICOLOGY)
Esta unidade destina-se a introduzir os alunos no estudo da música e do seu contexto histórico e cultural, lidando com as disciplinas de etnomusicologia, estudos culturais e sociologia.